Política

Aprovação de Bolsonaro despenca de 37% para 26% e atinge o mesmo nível de junho de 2020, diz pesquisa EXAME/IDEIA

Foto: Reprodução

Com a crise de saúde pública em Manaus e desencontros sobre o cronograma de vacinação, a aprovação à gestão do presidente Jair Bolsonaro caiu de 37% para 26%, a maior queda semanal desde o início de seu governo. Agora, está no mesmo nível de junho de 2020, um dos momentos mais críticos da pandemia. A queda acentuada fez com que a desaprovação ao governo saltasse para 45%.

É o que mostram os novos resultados de uma pesquisa exclusiva de EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Clique aqui para ver o relatório completo.

A desaprovação do presidente é maior nos estratos de maior renda e de maior escolaridade: entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, 58% não aprovam a gestão do presidente. No grupo dos que têm ensino superior, 64% desaprovam o governo federal.

Já em relação à aprovação do presidente, ela segue maior entre os que moram no Centro-Oeste e os evangélicos. Entre os que moram no Centro-Oeste, 36% aprovam o governo Bolsonaro — nas outras regiões do Brasil, esse índice varia de 22% a 27%.

Entre os evangélicos, 38% apoiam o governo Bolsonaro, ante 20% dos católicos e 23% dos que declaram seguir outra religião.

O levantamento foi realizado por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 18 e 21 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

“A dinâmica dos sérios problemas em Manaus junto a falta de perspectivas sobre um cronograma de vacinação e o fim do auxílio emergencial constituem os principais fatores que levam à queda de popularidade do presidente”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Os dados de avaliação do governo mostram um desempenho similar: o percentual de pessoas que considera o governo ótimo ou bom passou de 38% para 27%. Do mesmo modo, o grupo que avalia a gestão Bolsonaro como ruim ou péssima subiu de 34% para 45%.

Com informações da Exame

 

Opinião dos leitores

  1. Gaguinho e Antônio Turci, perfeito mais uma vez o comentário de vcs. Infelizmente o maior opositor do governo Bolsonaro, é ele mesmo. João Macena.

    1. Verdade!!
      Se o Bolsonaro bota se esses caras no gelo, os partidos de esquerda se acabam no Brasil.
      Mas tem hora que penso que é estratégia do PR.
      Vejam que faz dois anos que ele está no topo, mesmo tendo tudo e todos contra.
      Tá dando certo até aqui.
      Quem somos nós pra ensinar um ganhador a ganhar.
      Na vida desse homem bom, religioso, espetacular é so VITORIAS.
      Pode prestarem atenção.

  2. O Presidente é bem intencionado, não é perfeito, tem erros e fala demais, mais quer o melhor para o Brasil é vem fazendo um bom trabalho quebrando a espinha dorsal da corrupção. Ele não fez mais, devido à grande quantidade de gente trabalhando contra, são políticos, STF, parte da imprensa, uma parcela da população todos torcendo contra e colocando pedras em seu caminho, dificultando o progresso da Nação. Tem muita gente com interesses contrariados, gente que vivia de verbas públicas, esse povo mata a mãe para culpar Bolsonaro.

    1. Corrupção? Homi, me ajude! Essa palavra é doce na boca da família do presidente. Espinha dorsal? Quase quebrei minha de tanto rir. O presidente só faz o povo passar vergonha. Governo sem projetos. Brasil sem Governo. MOURÃO 2021 JÁ!

  3. O presidente precisar encarar a realidade e ser presidente. Povo brasileiro sendo humilhado todo dia, passando vergonha. É necessário primeiro, assumir compromisso de combater a pandemia e urgentemente deixar de dar créditos a mentiras.

    1. Falou o zumbi de Maduro e Lula, querendo se promover em cima da pandemia…
      Os derrotados em 2018, turma do mensalão e do petrolao, querendo voltar, comemoram cada óbito.
      São abutres.
      Lula se contaminou .
      Onde estava o fique em casa dele?
      Morreram 10 pessoas no RN.
      O que Fátima está fazendo a respeito?

  4. Se essa pesquisa for verdadeira, no final de fevereiro sobe de novo.
    Vamos pras urnas.
    Duvido que outro tenha se sobre saído.
    Quem????
    Kkkkkkkk
    Tenho nem medo.
    É no primeiro turno.
    Kkkkk
    Aposto os culhões de ze gado.
    Kkkkkk

  5. Covid 19 derrubou Trump, esse mesmo vírus também já contaminou o futuro político de Bolsonaro, isso nós vamos ver em 2022. Os 2 maiores negacionistas da pandemia, irão se encontrar no ocaso de suas idiotices.

    1. Relinche, relinche…
      Idiotices?
      Você sabia que na Califórnia está faltando leitos e oxigênio?
      Você sabia que em Portugal também?
      Você sabia que o número de óbitos na Argentina, Inglaterra Itália, em termos proporcionais é maior do que no Brasil e ninguém fica ofendendo o presidente da República?
      Só esquerdistas radicais, seguidores de Maduro e de Lula mentem dia e noite para se promover com a pandemia.
      É verdade que 240 pessoas morreram no RN por falta de UTI?
      Se for, você acha que Fátima é uma otima gestora?

  6. É melhor dar mais ministérios para o Centrão e manter o Auxílio Emergencial até 2022, se não vai ter o mesmo fim do nosso querido Trump. O Véio é duro.

  7. Vamos ver se o blogueiro deixa passar essa. E o gás R$ 100,00, o arroz R$ 6,00, o feijão R$ 9,00, a gasolina R$ 5,20, o queijo R$ 45,00, o coxão duro R$ 35,00! Aonde vamos parar? Bora fazer arminha mesmo, encher o bolso dos empresários, da oligarquia e dos banqueiros. Gado raivoso, se puder me ajudar, sou profissional liberal e trabalho para hotel. Rendimentos lá embaixo. Entramos no 3° ano de governo, mais a desgraça do Brasil é a esquerda, é Cuba, é China, é Lula e o PT. 3° ano gado, a oposição dessa anta é ele mesmo! Ainda bem que aqui já vi uns da direita reconhecendo que Bolsonaro é o problema do próprio governo. E Deus me livre Lula e PT, mas que a gente possa ter uma opção sem ter radicalismo para um lado ou para o outro!

    1. Vá trabalhar e se qualificar, que vc compra tudo isso aí.
      O Sine tem vagas todos os dias.
      Sai da moita.
      Vá trabalhar parasita.
      Vá produzir riquezas pro nosso Brasil.

  8. O tamanho do tombo, o caminho para o impeachment. Pesquisa Exame/IDEIA mensurou:

    Caiu de 38% para 27% quem acha esse governo ótimo ou bom;
    Ruim ou péssimo subiu de 34% para 45%;

    Motivos mensurados na pesquisa: atraso na vacinação; crise em Manaus; fim do auxílio emergencial.

  9. DÉJÀ-VU 2022, A Ruína dos Lacradores
    Dos mesmos produtores de: TODOS VENCEM BOLSONARO
    e dos diretores de: ELENÃO 2 e VAI TER IMPITIMAN.

    Na primavera de 22, numa secão eleitoral perto de você.
    (compre o seu ingresso antecipadamente).

  10. O grande adversário do Presidente é ele mesmo. Fala alem da conta e parece não ouvir ponderação de ninguém. Confunde Palácio do Planalto com Câmara de Deputados. Nesta a verborragia pode, até, correr frouxa; no Planalto o comedimento deveria prevalecer.

    1. Por isso digo, o presidente não está a altura do cargo que ocupa, deveria renunciar para disputar a câmara federal e quebrar o recorde de Henrique Alves.

  11. Acho uma grande sacanagem falar isso do presidente. Gasolina 5,16 carne 43,00 gás 87,00 dólar 5,23 STF cada ministro mais de cem funcionários fora a venda de sentenças etc. O presidente está fazendo de tudo para o país melhorar.

  12. ENGRAÇADO, QUANDO ALGUMA COISA DAR CERTO, E MERITO DOS GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS, QUANDO DAR ERRADO E CULPA DE BOLSONARO.

    1. Justamente o contrario do que os bosonaristas fazem!!!

    2. Desse jeito, o que é bom é mérito do governadores e prefeitos o que é de ruim é culpa de Bolsonaro. Ninguém reclama do rio de dinheiro que foi enviado pel Gov Federal, ninguém nem diz quanto recebeu e o que fez com o dinheiro.

  13. Tudo isso? Como assim? Tem coisa errada aí…
    O omi não foi capaz de eleger nem a Wal do açaí…kkkkkkkkkkkkk

  14. Vixe, o gado ? vai dizer que essa pesquisa é fake e o ministro bunda mole da justiça vai solicitar abertura de inquérito para investigar quem fez a pesquisa

  15. Já sei: o MINTOmaníaco vai voltar o auxílio emergencial para melhorar sua popularidade… Fazer aquilo que o PT sempre fazia e ele condenava lembram? O problema é que o rombo fiscal já está enorme e vai aumentar ainda mais com essa medida… O auxílio foi pago indiscriminadamente e muita gente que realmente precisava ainda não recebeu…

    1. A revista exame é de André Esteves, amigo de Paulo Guedes. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pré-campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro já geram quatro vezes mais ações no TSE em meio ao avanço da Inteligência Artificial

Fotos: Wilton Junior/Estadão

A disputa presidencial de 2026 já começou nos tribunais. Entre janeiro e maio deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 87 representações envolvendo pré-candidatos e partidos, número mais de quatro vezes superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando houve 19 ações.

PT de Lula e o PL de Flávio Bolsonaro concentram a maior parte dos processos, com 21 e 26 representações, respectivamente. As principais discussões envolvem propaganda antecipada, desinformação, impulsionamento de conteúdo nas redes sociais e o uso de inteligência artificial.

A tecnologia tem sido um dos focos da disputa. PT e PL já acionaram o TSE em casos envolvendo conteúdos produzidos ou supostamente manipulados por inteligência artificial, incluindo vídeos e personagens virtuais divulgados nas redes sociais.

Diante do avanço da IA, o TSE aprovou novas regras para as eleições de 2026, mantendo a proibição de deepfakes e exigindo identificação de conteúdos sintéticos utilizados em campanhas.

Além das ações eleitorais, as equipes jurídicas dos principais pré-candidatos vêm sendo reforçadas para monitorar redes sociais e reagir rapidamente a possíveis irregularidades.

Nos bastidores, a avaliação é que a eleição de 2026 pode se tornar uma das mais judicializadas da história recente do país.

O TSE designou os ministros André Mendonça e Estela Aranha para atuar na análise das representações eleitorais, que devem se intensificar à medida que a campanha se aproxima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande público marca abertura do Santo Antônio do Povo, que segue neste sábado com Luan Estilizado e Márcia Fellipe em Ceará-Mirim

A primeira noite do Santo Antônio do Povo 2026 foi marcada por um grande público e muita animação em Ceará-Mirim. Promovida pela Prefeitura Municipal, a festa teve início nesta sexta-feira (5), reunindo moradores e visitantes para acompanhar os shows de Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz.

Além de celebrar a cultura nordestina e manter vivas as tradições juninas, o evento já demonstra sua força na movimentação da economia local. Comerciantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, donos de bares, restaurantes, salões de beleza e diversos empreendedores já sentem os reflexos positivos da festa, com aumento na circulação de pessoas e aquecimento das vendas.

“A maior satisfação é ouvir o mototaxista, o taxista, o ambulante, o comerciante, o dono do salão de beleza, os bares, restaurantes e tantos outros trabalhadores dizendo que a cidade está movimentada e que as vendas aumentaram. É para isso que trabalhamos: para promover uma grande festa, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Ver Ceará-Mirim movimentada, aquecendo a economia e beneficiando quem vive do seu trabalho, é o que nos deixa mais felizes”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A programação segue neste sábado (6) com os shows de Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro, prometendo mais uma grande noite de festa.

No domingo (7), o encerramento ficará por conta de Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto, organização e segurança, o Santo Antônio do Povo segue consolidado como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas da região do Mato Grande, fortalecendo a cultura, impulsionando a economia e gerando oportunidades para o povo de Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 100 vereadores, 6 prefeitos e 2 vice-prefeitos prestigiam Álvaro Dias em evento de Dr. Kerginaldo no Alto Oeste

O município de Tenente Ananias foi palco de uma das maiores mobilizações políticas do Alto Oeste potiguar neste período pré-eleitoral. O lançamento oficial da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Kerginaldo reuniu mais de 100 vereadores de diversas regiões do Rio Grande do Norte, além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e importantes lideranças políticas. O evento evidenciou a força de articulação de Dr. Kerginaldo junto às bases municipais e a sintonia desse grupo com o projeto político liderado por Álvaro Dias, reforçando a receptividade à sua pré-candidatura ao Governo do Estado em diversas regiões potiguares.

Ao lado de Dr. Kerginaldo, o pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, foi recebido por uma expressiva representação política regional. A presença de mais de uma centena de vereadores transformou o encontro em um dos maiores atos políticos realizados no Alto Oeste nos últimos meses, reforçando não apenas o prestígio do deputado estadual, mas também a receptividade ao projeto liderado por Álvaro Dias em diversas regiões do estado.

Entre as autoridades presentes estavam a prefeita de Tenente Ananias, Dayane Batista; a vice-prefeita de Caraúbas, Kátia Linhares; o vice-prefeito de Major Sales, Dr. Allan; o prefeito de Venha-Ver, Dr. Cleiton; a prefeita de São Francisco do Oeste, Gisely Porfírio; o prefeito de Encanto, Alberone; o prefeito de Bento Fernandes, Berguinho da Saúde; o prefeito de Marcelino Vieira, Dibed; a ex-prefeita de Tenente Ananias, Mazé; e o ex-prefeito de São Francisco do Oeste, Lusimar Porfírio. Também participaram o pré-candidato a deputado federal Juninho Alves, o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio e o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira.

Durante o evento, Álvaro Dias agradeceu a recepção recebida e destacou sua trajetória como gestor público, afirmando que tem experiência para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte.

“Fomos para as ruas. Instalamos, em apenas 40 dias, um hospital de campanha para salvar vidas durante a pandemia do coronavírus. Buscamos as soluções necessárias em um dos momentos mais difíceis da saúde pública. Não me acovardei diante das necessidades da nossa população. Também não tive medo de enfrentar o debate e promover as mudanças trazidas pelo novo Plano Diretor de Natal, que hoje gera emprego, renda e oportunidades na capital do nosso querido Rio Grande do Norte. Da mesma forma, não terei medo do desafio de reconstruir o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Álvaro também ressaltou que a expressiva presença de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças regionais demonstra a força de um movimento que nasce nos municípios e que tem como objetivo construir um novo momento para o estado, baseado no diálogo, nas parcerias institucionais e na valorização do interior.

A expressiva participação de lideranças de diversas regiões do estado reforçou o crescimento da pré-candidatura de Álvaro Dias e demonstrou a receptividade ao seu projeto político, consolidando mais uma importante agenda de articulação no Alto Oeste potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ponte de R$ 36 milhões desaba no Acre dois anos após inauguração; 4 pessoas ficaram feridas

Imagem: reprodução

Uma ponte sobre o Rio Iaco desabou na noite desta sexta-feira (5) em Sena Madureira, no Acre, deixando quatro pessoas feridas. A estrutura estava interditada desde o dia anterior e era monitorada por equipes técnicas. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a estrutura cedeu.

Dois feridos foram transferidos para Rio Branco em estado grave. Antônio Morais Lima Filho, de 36 anos, sofreu fratura no fêmur, enquanto Edinaldo Muniz, de 54 anos, teve traumatismo craniano e lesões internas. Os outros dois envolvidos apresentaram ferimentos leves e quadro estável.

A ponte Frei Paolino Baldassari foi entregue em dezembro de 2023 e inaugurada em março de 2024. Com 232 metros de extensão, a obra custou cerca de R$ 36 milhões.

A governadora do Acre, Mailza Assis, informou que serão realizadas perícias para identificar as causas do desabamento e apurar possíveis responsabilidades. A empresa responsável pela obra também foi acionada para prestar esclarecimentos.

Opinião dos leitores

  1. A governada não tem partido, né? Agora é uma só uma questão de tempo até associarem ao Lula

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temendo sanções dos EUA, empresas brasileiras checam possíveis ligações de parceiros comerciais com PCC e Comando Vermelho

Foto: reprodução/Correio Braziliense

A classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos levou empresas brasileiras a reforçarem a análise de clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Companhias de diversos setores iniciaram uma revisão interna para identificar possíveis vínculos com as facções e evitar riscos de sanções futuras. A medida aumentou a procura por serviços de compliance e assessoria jurídica.

A preocupação é que a legislação americana permita investigações e punições contra empresas que, mesmo indiretamente, mantenham relações comerciais com pessoas ou organizações ligadas aos grupos criminosos.

Entre as possíveis consequências estão bloqueio de bens, restrições financeiras e dificuldades para operar em mercados internacionais.

Setores mais vulneráveis

Os setores considerados mais vulneráveis incluem combustíveis, transporte, construção civil, mercado imobiliário, apostas, mineração e, principalmente, o sistema financeiro.

Mesmo antes de eventuais sanções, a nova classificação já eleva custos, amplia exigências de fiscalização e aumenta a percepção de risco para negócios envolvendo o Brasil.

O caso mexicano é visto como referência. Após cartéis do país serem enquadrados como organizações terroristas pelos EUA, empresas ampliaram controles internos e enfrentaram maior fiscalização em operações financeiras e comerciais.

A avaliação do mercado é que a adaptação às novas regras e exigências deve se tornar parte permanente da rotina das empresas com atuação internacional.

Glossário do compliance contra o terrorismo:

  • AML (Anti-Money Laundering): Conjunto de leis, normas e controles destinados a prevenir, detectar e reportar lavagem de dinheiro
  • Asset Freeze (Congelamento de Ativos): Bloqueio de contas bancárias, participações societárias, imóveis e outros bens pertencentes a pessoas ou entidades sancionadas
  • Beneficial Owner: Pessoa que, em última instância, possui, controla ou se beneficia economicamente de uma empresa ou estrutura societária, ainda que não apareça formalmente nos documentos da companhia
  • CFT (Countering the Financing of Terrorism): Conjunto de medidas voltadas a prevenir e combater o financiamento de organizações terroristas
  • Correspondent Banking: Relação pela qual um banco mantém conta em outra instituição financeira, normalmente nos EUA, para liquidar pagamentos internacionais. O risco de perder essas relações é um dos principais instrumentos de pressão das sanções americanas
  • De-risking: Prática pela qual bancos e instituições financeiras encerram contas ou recusam clientes considerados de alto risco regulatório, jurídico ou reputacional, mesmo quando não há comprovação de ilegalidade
  • Designated Entity: Pessoa física, empresa, organização ou grupo formalmente incluído em uma lista de sanções ou de terrorismo
  • EDD (Enhanced Due Diligence): Investigação aprofundada aplicada a clientes, parceiros ou operações consideradas de alto risco para dectar possíveis vínculos com atividades ilícitas
  • FinCEN (Financial Crimes Enforcement Network): Unidade de inteligência financeira do Tesouro dos EUA responsável pelo combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e outros crimes financeiros. Produz alertas para o sistema financeiro e recebe relatórios de operações suspeitas
  • KYC (Know Your Customer): Conjunto de procedimentos para identificar e verificar a identidade de clientes. É um dos pilares dos programas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo
  • Lista SDN: Cadastro de pessoas, empresas e entidades sancionadas pela OFAC. Quem entra na lista tem seus bens sob jurisdição americana bloqueados e fica proibido de negociar com cidadãos, empresas e instituições financeiras dos EUA, mas também dificulta ou inviabiliza o acesso ao sistema financeiro internacional
  • Material Support: Conceito jurídico do direito americano que abrange qualquer forma de apoio a uma organização terrorista. Pode incluir dinheiro, bens, treinamento, transporte, hospedagem, tecnologia, serviços profissionais, assistência logística ou conhecimento especializado
  • OFAC (Office of Foreign Assets Control): Agência do Tesouro dos EUA responsável por administrar e aplicar programas de sanções econômicas. Mantém a lista SDN, emite licenças e orientações e pode impor multas bilionárias a instituições que violem sanções
  • Overcompliance: Fenômeno pelo qual empresas e bancos adotam restrições mais severas do que as exigidas pela lei para evitar riscos regulatórios. É comum após a designação de grupos terroristas
  • Reputational Risk (Risco Reputacional): Perda potencial de clientes, investidores, parceiros comerciais ou acesso a financiamento após associação direta ou indireta com sancionados
  • SAR (Suspicious Activity Report): Relatório de atividade suspeita que instituições financeiras devem enviar ao FinCEN quando identificam operações potencialmente ligadas a atividades ilícitas
  • Sanctions Screening: Processo de verificação de clientes, fornecedores, acionistas e contrapartes contra listas de sanções, listas terroristas e bases de pessoas politicamente expostas ou investigadas
  • Secondary Sanctions (Sanções Secundárias): Mecanismo pelo qual os EUA podem restringir ou punir empresas e instituições estrangeiras que realizem negócios relevantes com pessoas ou entidades sancionadas, mesmo sem presença física em território americano
  • UBO (Ultimate Beneficial Owner): Expressão usada em compliance para designar o beneficiário final efetivo de uma empresa
  • Watchlist: Lista de monitoramento utilizada por bancos, seguradoras e empresas para identificar clientes, fornecedores ou parceiros associados a sanções, terrorismo ou crimes financeiros

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Antes dos EUA, oposição propôs 19 vezes equiparar facções criminosas a grupos terroristas

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Antes dos Estados Unidos classificarem PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas, parlamentares da oposição já haviam apresentado pelo menos 19 propostas com o mesmo objetivo no Congresso Nacional.

Os projetos, apresentados principalmente por deputados e senadores de partidos de direita, buscam alterar a Lei Antiterrorismo para permitir o enquadramento de facções criminosas como grupos terroristas, ampliando penas e instrumentos de combate ao crime organizado.

A maior parte das iniciativas cita diretamente organizações como o PCC e o Comando Vermelho, além de propor a criação de listas oficiais de grupos terroristas e a tipificação de crimes como o narcoterrorismo.

O tema voltou ao centro do debate após os Estados Unidos anunciarem, na sexta-feira (5), a classificação das duas facções brasileiras como organizações terroristas estrangeiras. A decisão reforçou o discurso de parlamentares que defendem a adoção de medida semelhante no Brasil.

Apesar da pressão da oposição, o governo federal continua contrário à mudança. A avaliação do Executivo é que o terrorismo está associado a motivações políticas ou ideológicas, enquanto as facções criminosas atuam principalmente com objetivos econômicos. A maioria das propostas segue em tramitação e ainda depende de análise nas comissões da Câmara dos Deputados e do Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM: Prazo de inscrição é prorrogado até 12 de junho

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para o Enem foram prorrogadas. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (5), foi estendido até o dia 12 de junho. A medida ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Os interessados devem se inscrever na página enem.inep.gov.br/participante.

Essa mesma data-limite, 12 de junho, vale para os candidatos que querem pedir tratamento pelo nome social ou que necessitam de atendimento especializado; para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

Nesse caso, a inscrição é automática, mas é preciso confirmar a participação, escolher a opção de prova de língua estrangeira e indicar, se for o caso, a necessidade de acessibilidade ou o uso de nome social;

Candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição aprovado também precisam confirmar a participação no Enem 2026.

As provas acontecem nos dias 8 e 15 de novembro.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

O SEU DINHEIRO: Potiguares já pagaram R$ 12,75 bilhões em impostos em apenas 5 meses

Foto: Divulgação/Impostômetro

Os contribuintes do Rio Grande do Norte já pagaram R$ 12,75 bilhões em impostos em pouco mais de cinco meses de 2026, segundo dados divulgados pelo Impostômetro.

O painel aponta que, entre 1º de janeiro e 6 de junho, a arrecadação de tributos no estado alcançou R$ 12.749.711.628,32. O valor reúne impostos, taxas e contribuições recolhidos pelos governos federal, estadual e municipal.

A marca bilionária foi atingida antes mesmo da metade do ano e reflete o volume de recursos arrecadados junto a pessoas físicas e empresas potiguares.

Os números são atualizados em tempo real pelo Impostômetro, ferramenta que acompanha a arrecadação tributária com base em dados oficiais das três esferas de governo.

O levantamento não detalha quanto do total arrecadado permanece no estado ou é destinado à União e aos municípios, mas mostra o montante de tributos recolhidos no Rio Grande do Norte ao longo de 2026.

Até a manhã deste sábado (6), o valor já superava R$ 12,7 bilhões, mantendo o ritmo elevado de arrecadação registrado desde o início do ano.

Opinião dos leitores

  1. Seria de bom alvitre informar que o RN é quarto Estado que menos arrecada no Nordeste. Só ganha do Piauí, Sergipe e Alagoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

IMPOSTÔMETRO: brasileiros já pagaram R$ 1,77 trilhão em impostos de 1º de janeiro até este sábado (6)

Foto: Divulgação/Impostômetro

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou que os brasileiros já pagaram R$ 1.775.158.220.004,13 em impostos entre 1º de janeiro e 6 de junho de 2026, o que corresponde a aproximadamente R$ 1,77 trilhão.

O dado reforça o ritmo acelerado da arrecadação tributária no país em poucos meses do ano, em meio a críticas recorrentes sobre a alta carga de impostos.

Apesar dos números expressivos, o debate sobre a qualidade dos serviços públicos volta a ganhar força, com questionamentos sobre a relação entre o volume arrecadado e a entrega de infraestrutura, saúde, educação e segurança à população.

A marca bilionária reacende discussões sobre o sistema tributário brasileiro, frequentemente apontado como complexo e pesado para o contribuinte.

O levantamento é do Impostômetro, ferramenta que contabiliza em tempo real os tributos pagos pelos brasileiros ao longo do ano.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

“EQUIVOCO GROSSEIRO”: Diretor da PF rebate EUA sobre PCC e CV e diz que medida não muda nada no país

Foto: Reprodução

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, criticou a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Segundo ele, a medida é um “equívoco grosseiro” e não tem efeito prático sobre a legislação brasileira nem sobre as investigações conduzidas no país, segundo informações da coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Andrei afirmou que a decisão dos EUA não altera a política de combate ao crime organizado no Brasil. “Não existe nenhuma força executória de uma decisão de outro país capaz de mudar algo dentro do Brasil”, disse.

Ele disse ainda que há diferença técnica entre terrorismo e facções criminosas. “Organizações terroristas têm motivações ideológicas ou religiosas, enquanto facções como PCC e CV atuam principalmente com foco no lucro do narcotráfico”.

Apesar das críticas, Andrei afirmou que a decisão dos EUA pode abrir espaço para ampliar a cooperação internacional.

Ele citou a possibilidade de ações conjuntas para prisão de foragidos brasileiros no exterior, bloqueio de bens usados para lavagem de dinheiro e recuperação de ativos ligados ao crime organizado.

“Se os Estados Unidos querem enfrentar essas facções, podemos colaborar”, afirmou.

O diretor também ressaltou a parceria já existente com agências norte-americanas como o FBI e a DEA. Segundo ele, muitas operações da Polícia Federal dependem dessa troca de informações.

Andrei alertou, porém, que a nova classificação pode gerar entraves burocráticos na cooperação internacional, dependendo de como os EUA vão implementar a medida.

Opinião dos leitores

  1. Nunca tivemos um diretor da PF que tivesse tanto apreço e fizesse tanta defesa do PCC e do CV como na era do Lula

  2. Esse Diretor atual da PF, que tornou essa Corporação como ente de Governo, não vale o que o “gato enterra”… “EQUIVOCO GROSSEIRO” é deixar a população a mercê de grupos armados que expulsão as pessoas de suas residências, condomínio, cidades inteiras… Em algumas localidades dominadas por eles, os pais estão mandando seus filhos para casa de parentes, para não serem aliciados… Quem tem filha e essa não aceitar “namorar” com eles, é morta ela e a família… O governo atual está a 20 anos no poder e, o que aconteceu, foi um aumento exponencial desses grupos pelo País… O que eles fazem não é “terrorismo”??? Não vamos perder a nossa soberania, como tentam passar, para os Estados Unidos, já perdemos nossa soberania para essas facções… Temos o poder de tentar reverter tudo isso, votando em pessoas comprometidas com nossa Nação…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *