Atividade do comércio tem alta de 2% em 2019, diz Serasa

Foto: Agência Brasil/EBC

A atividade no comércio registrou alta de 2% em 2019, segundo levantamento divulgado hoje (22) pela Serasa Experian a partir das consultas ao seu banco de dados. Na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2018, foi registrada alta de 3,9%.

O aumento da atividade no ano foi puxada pelo setor de veículos e autopeças, que teve alta de 8,4% no ano e pelo ramo de material de construção, com elevação de 4,6% em 2019. O setor de supermercados teve alta de 0,6% . Enquanto acumularam ao longo do ano pequenas quedas os setores de vestuário e acessórios (0,6%) e moveis, eletrodomésticos e eletreletrônicos (0,4%).

Também foi verificada uma alta na atividade do comércio no último Natal de 4,1% em relação ao período de 18 a 24 de dezembro de 2018.

Segundo o economista da Serasa Luiz Rabi, a queda na taxa de juros melhorou o acesso ao crédito. Ao longo de 2019, a taxa básica de juros (Selic) caiu de 6,% para 4,5% “Além disso, com o 13° salário e os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, há um aumento pontual da renda da população, que acabou gerando um bom desempenho”, explicou.

Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. E. costa disse:

    Terraplanistas na área!!🙊👉💩👈

  2. Jair disse:

    Kkkkkkkkkkk não cobre nem a inflação oficial do período q foi de 4,6%

    • Neco disse:

      Onde vc leu que é só crescimento nominal..? kkkk… hi-ho…hi-ho…. hi-ho….

    • Bil berg disse:

      E no período do PT??
      13 milhões de desempregados.
      Kkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkk

    • Neco disse:

      Isso é calculado além da inflação…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    • Antônio disse:

      Só para para refrescar a memória curta dos esquerdistas, em 2015, a Dilma ainda governou o ano inteiro, e a inflação anual foi de 10,67% e o PIB teve uma retracão de 4, 35%. Imagina se essa quadrilha ainda estivesse no poder. Seríamos a Venezuela 2. Deus nos livre!

  3. Neto disse:

    Todos os dias a PeTralhada sofre! São muitas notícias positivas na economia brasileira, panorama bem diferente da gestão da estocadora de ventos que eles tanto veneram. A máxima "aceite que dói menos" continua valendo! Caso contrário, vale lembrar que suco de maracujá está em promoção em algumas casas do ramo.

COMENTE AQUI