Denúncia

Atraso nas entregas dos imóveis novos tem se tornardo comum

O Blog pública reportagem sobre atraso nas entregas das obras de vários condomínios no RIO. Em Natal, a situação não é muito diferente, já tem construtora que o atraso está perto de completar dois anos na entrega. Reclamações no Procon e ações na justiça tem se tornado comum por aqui.

Segue reportagem de capa do Jornal O Globo:

RIO – O número de reclamações sobre o setor imobiliário aumentou 198%, de 2007 para 2010, no banco de dados da seção Defesa do Consumidor do GLOBO. A demora na entrega dos imóveis novos é o principal alvo de queixas. Este ano a participação desse tipo de reclamação, em relação ao total de cartas sobre o setor, quadruplicou. São casos de consumidores que já contabilizam atraso até um ano e meio em relação ao prazo prometido para a entrega das sonhadas chaves da casa própria, informa a reportagem de Luciana Casemiro.

Quando o advogado Ricardo Alves comprou o apartamento, ainda na planta, num empreendimento da Klabin Segall em Botafogo, seus filhos gêmeos sequer haviam sido concebidos. Os meninos já têm dois anos e seis meses, a Klabin Segall já foi comprada pela Agre, que por sua vez foi encampada pela PDG, quase um ano se passou da data prevista de entrega e Alves ainda não pôs as mãos na chave do apartamento.

– O contrato já prevê a possibilidade de seis meses de atraso, o que eu nem vou discutir, mas esse prazo terminou em fevereiro. Por esse atraso, além dos seis meses, a empresa deveria me pagar uma multa mensal. No contrato, no entanto, há uma cláusula, que já vi igual em outras construtoras, de que se houver habite-se não é preciso arcar com a multa. Conclusão: a PDG conseguiu o habite-se em março, mas não há condições de moradia. Isso é abusivo – queixa-se Alves, para quem o Ministério Público deveria fazer para as construtoras um recurso semelhante ao feito para sites de venda on-line.- Se não conseguem terminar as obras, as construtoras deveriam ser proibidas de fazer lançamentos.

A PDG informa que em janeiro de 2011 iniciou o processo de unificação das marcas de suas unidades, como CHL e Goldfarb, adquiridas em 2007, e Agre, comprada em 2010, e concentra todos os esforços na entrega dos empreendimentos lançados antes das aquisições. No primeiro trimestre deste ano, a PDG diz ter entregue 56% da meta para o semestre, que é de 15 mil unidades no país. Em relação ao empreendimento Etage, lançado em Botafogo pela Klabin Segall em 2007, a empresa informa que a assembleia de instalação do condomínio foi feita em 25 de maio e acrescenta que todas as questões contratuais relativas a multas serão honradas.

A entrega do empreendimento Ventura, em Niterói, da Living, empresa do grupo RJZ Cyrela, estava prevista para novembro de 2009, mas o atraso não é o maior problema dizem os compradores. Na vistoria do imóvel, Débora Roseira e seu marido Rodolfo Fernandes encontraram mármore quebrado, vidro trincado, porta do banheiro solta, erro de caimento no box etc.

– O grosso foi consertado, mas, como iríamos fazer obra, decidimos receber logo. Mais sérios, no entanto, são os problemas nas áreas comuns, que vão de acabamento a projeto. Os corredores estão um horror, a área externa fica com poças, há paredes tortas, e as pessoas são obrigadas a andar pela mesma via dos carros, não há uma passagem alternativa. Além disso, cercaram o condomínio com grade, quando o projeto previa muro – diz Débora, informando que os compradores planejam contratar um perito para avaliar a construção.

A Living informa que vem mantendo contato com os proprietários do Ventura para solucionar as questões pendentes, caso a caso. Especificamente sobre o caso de Débora e Fernandes, informa que o apartamento foi aprovado em 5 de maio e as chaves, entregues no dia 11, tendo o mármore sido trocado. O vidro, explica, será trocado após a reforma.

Manuel Martins Afonso conta que esperava mudar-se para seu apartamento no London Green, da Gafisa, na Barra da Tijuca, em abril de 2010. Ele quitou o imóvel de R$ 400 mil em dezembro do ano passado, mas no dia 7 de abril percebeu que faltavam vários itens, de vasos a rodapé, passando até pelo alizar.

A Gafisa esclarece que a alteração no cronograma de entrega dos empreendimentos em atraso – além do London Green há o Quintas do Pontal, no Recreio, a Torre Hill Valley e o Fit Residence, em Niterói – ocorreram por motivos alheios a seu controle, como chuvas acima da média e a escassez de mão de obra. A construtora reforça que tem sido transparente com os clientes sobre os processos ainda necessários e os novos prazos para a entrega das unidades. No caso de Afonso, informa que a entrega das chaves foi feita em 26 de maio.

Rogério Jonas Zylbersztajn, vice-presidente da RJZ Cyrela, empresa com mais reclamações do setor no cadastro desta seção, assume que realmente tem havido atraso na entrega das obras, mas destaca que não é uma questão isolada, e sim um problema do setor, que vive uma “crise do crescimento”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Copa do Mundo ganha 5% de audiência em relação a 2022, mas Globo perde 22% do público

Imagem: reprodução

A Copa do Mundo chegou ao fim neste domingo (19) com um aumento tímido, porém relevante, de público na TV aberta em relação ao Mundial de 2022. A entrada do SBT contribuiu para esse cenário, enquanto a Globo sentiu a falta da exclusividade na mídia.

Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, divulgados pela coluna ‘Outro Canal’ da Folha de S. Paulo, escrita pelo jornalista Gabriel Vaquer, a média total de todos os jogos exibidos pela Globo foi de 17 pontos. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores na capital paulista.

Somando-se aos 6 pontos de média alcançados pelo SBT, a TV aberta totalizou 23 pontos na região com o torneio. Em 2022, quando a Globo transmitiu a competição sozinha, a média foi de 22 pontos, o que representa um crescimento de 5%.

Apesar do saldo positivo, ao comparar apenas os jogos transmitidos pela Globo este ano com o desempenho da emissora em 2022, houve uma queda de 22% na audiência média.

Vale ressaltar que o horário das partidas influenciou o resultado, com alguns confrontos ocorrendo de madrugada, como já havia acontecido no Qatar, onde também houve jogos às 7 da manhã.

Os recordes de público foram registrados nas exibições envolvendo o Brasil. A partida mais vista da TV aberta foi a vitória da seleção sobre a Escócia por 3 a 0, em 24 de junho, que somou 53 pontos (39 da Globo e 14 do SBT).

Por outro lado, o jogo menos assistido pela Globo foi Áustria 3 x 1 Jordânia, com cinco pontos. Já o SBT registrou sua menor audiência (três pontos) nas partidas Suíça x Bósnia e Canadá x Marrocos.

Em 2026, a TV aberta exibiu apenas metade dos jogos da Copa. Pela primeira vez, a totalidade das 104 partidas foi transmitida exclusivamente por uma plataforma digital: o YouTube, através da CazéTV.

Atualmente, a Globo negocia com a Fifa os direitos de transmissão para o Mundial de 2030. A meta da emissora é retomar a integralidade das partidas na próxima edição, seja com exclusividade ou não.

Coluna ‘Outro Canal’, Folha de S. Paulo, por Gabriel Vaquer

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Torcedores do América agridem torcedor do Gama-DF antes de duelo pela Série D

Torcedores de América e Gama-DF entraram em confronto próximo a um dos portões de acesso à Arena das Dunas, na tarde deste domingo (19). A partida entre as equipes acontece às 19h.

Em maior número, torcedores americanos agrediram torcedor do Gama-DF que ficou ferido no chão, cercado por outros colegas, depois que os americanos se dispersaram.

Opinião dos leitores

  1. “Torcedores”, não, mas marginais com camisas de time de futebol. E desta vez, com a do América-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LULA x CONGRESSO: presidente sofreu pelo menos 23 derrotas relevantes no 3º mandato

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao recesso parlamentar de 2026 com pelo menos 23 derrotas relevantes no Congresso Nacional desde o início do terceiro mandato, em 2023, segundo levantamento feito pelo site Poder 360.

Entre os principais reveses estão vetos derrubados, projetos travados por falta de apoio, derrotas em votações, perda de espaço político e até a rejeição de uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O cenário para o restante do ano também é considerado desafiador. Com apenas alguns meses até o fim do mandato e o Congresso voltando o foco para as eleições, o tempo para votação de projetos será reduzido.

Entre as propostas prioritárias do Palácio do Planalto que podem enfrentar dificuldades está a PEC que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas e extingue a escala 6×1.

Confira as principais derrotas políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional entre 2023 e 2026:

2023

  • PL das Fake News
    • Situação: pauta travada.
    • O projeto foi retirado da pauta por falta de votos.
  • PL do Marco Temporal
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que protegia terras indígenas.
  • Reforma Tributária
    • Situação: derrota em plenário.
    • Congresso manteve exceções e benefícios fiscais.
  • CPI do MST
    • Situação: falta de controle.
    • Comissão foi instalada pela oposição contra o Planalto.
  • Eleição das comissões da Câmara
    • Situação: derrota política.
    • Governo perdeu o comando de comissões estratégicas.
  • CPMI do 8 de Janeiro
    • Situação: derrota política.
    • Planalto não conseguiu impedir a criação da comissão.

2024

  • Anistia dos Partidos
    • Situação: derrota política.
    • Proposta foi aprovada apesar da resistência do governo.
  • Proibição das “saidinhas de presos”
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que mantinha a saída temporária de presos.
  • Orçamento e costumes
    • Situação: veto derrubado.
    • Derrubada do veto que proibia verbas federais para pautas identitárias.
  • Desoneração da Folha
    • Situação: mista.
    • Veto foi derrubado; governo aceitou uma transição após judicializar o tema.
  • Trabalho por aplicativo
    • Situação: pauta travada.
    • Regulamentação dos motoristas de aplicativos ficou sem consenso.

2025

  • PEC da Segurança Pública
    • Situação: pauta travada.
    • Proposta ficou engavetada por falta de apoio.
  • Lei das Eólicas Offshore
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou vetos e manteve os chamados “jabutis”.
  • Execução de emendas
    • Situação: derrota política.
    • Governo ampliou concessões ao Congresso para garantir votações.
  • CPI do INSS
    • Situação: derrota política.
    • Aliado do Planalto perdeu a presidência da comissão.
  • Decreto do IOF
    • Situação: decreto sustado.
    • Congresso anulou o decreto que aumentava o imposto.
  • PL do Esporte
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou vetos sobre regras trabalhistas de atletas.
  • Pisos salariais (“bomba”)
    • Situação: modo defensivo.
    • Gastos obrigatórios avançaram.
  • Reforma Administrativa
    • Situação: pauta travada.
    • Governo tentou encerrar a proposta, mas a Câmara recusou.

2026

  • Indicação de Messias ao STF
    • Situação: rejeição.
    • Senado rejeitou o nome indicado pelo presidente.
  • PL da Dosimetria
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou veto sobre penas para crimes contra o Estado.
  • Taxação de Investimentos
    • Situação: caducidade.
    • Governo queria aumentar impostos, mas a oposição travou a pauta.
  • Doações em campanhas eleitorais
    • Situação: veto derrubado.
    • Congresso derrubou o veto que proibia doações de bens, valores e benefícios.

Fonte: Levantamento do Drive/Poder360 (até 16 de julho de 2026)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge loja de automóveis na Av. Ayrton Senna

Um incêndio atingiu a loja de automóveis Sertão Multimarcas, na Av. Ayrton Senna, na Zona Sul de Natal, na tarde deste domingo (19). É possível notar nas imagens muita fumaça escura, enquanto algumas pessoas tentavam entrar no local para retirar veículos, mas saíam rápido após ouvir um estouro.

As chamas já foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. O trecho da avenida onde fica o estabelecimento ficou interditado enquanto os bombeiros combatiam o incêndio. O Corpo de Bombeiros também confirmou que não houve feridos em razão do incêndio.

Segundo informações do Via Certa Natal, pelo menos quatro carros e duas motos foram aingidos pelo incêndio. Também não foi confirmado até agora o que teria provocado o incêndio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São Gonçalo recebe Carreta da Saúde da Mulher e amplia oferta de atendimento especializado do SUS para 31 municípios do RN

Após receber a Carreta de Oftalmologia do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, São Gonçalo do Amarante volta a ser escolhido para sediar uma importante ação de fortalecimento da saúde pública. Desta vez, o município recebe a Carreta da Saúde da Mulher, que será instalada no Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros e iniciará os atendimentos na próxima sexta-feira, 24 de julho.

A unidade móvel atenderá mulheres dos municípios que integram a 3ª e a 7ª Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, beneficiando uma população de 31 municípios com a ampliação do acesso a serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, oferecendo mamografias, colposcopias, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mama, biópsias, contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que acometem a saúde da mulher.

Serão contemplados os municípios da 3ª Região de Saúde: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Ceará-Mirim, Fernando Pedroza, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, Jandaíra, Lajes, Macau, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pedro Avelino, Poço Branco, Riacho da Cruz, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e Touros; além dos municípios da 7ª Região de Saúde: Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

O acesso aos atendimentos será realizado por meio de agendamento nas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios participantes, garantindo a organização da demanda e o encaminhamento das pacientes.

A Carreta da Saúde da Mulher é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a AgSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e as prefeituras dos municípios participantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Poder de compra do brasileiro acabou”, diz Flávio ao comparar preços no supermercado entre governos Bolsonaro e Lula

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou neste domingo (19) um vídeo em que compara preços de produtos entre os governos de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, uma compra de supermercado no valor de R$ 908,40 demonstra que “o poder de compra do brasileiro acabou”.

O senador também criticou a carga tributária sobre os produtos. De acordo com a nota fiscal apresentada, R$ 217,20 do valor total correspondem a impostos.

A gravação foi feita em um supermercado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Flávio afirmou que a compra, composta por itens de uso cotidiano, seria suficiente para poucos dias para uma família de três a quatro pessoas. Entre os itens adquiridos estavam carnes para churrasco, detergente, Nutella, sandálias e outros produtos de consumo.

Opinião dos leitores

    1. Gasolina chegou a 10 Reais…. Esse daí mente que nem ** sente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após denúncia do BLOGDOBG, famílias confirmam novos casos de filhos adolescentes expostos de forma indevida em perfis anônimos no TikTok

Após reportagem do BLOGDOBG neste domingo (19), denunciando a existência de perfis no TikTok usando indevidamente nomes de escolas particulares de Natal para criar rankings e expor estudantes, duas famílias procuraram o blog para dizer que seus filhos foram vítimas desta prática e tiveram nome e imagem expostas por perfis desta natureza.

Em um dos casos, uma menina de 12 anos teve a imagem e nome expostos em um dos perfis. O pai, em contato com o blog, informou que já agendou uma reunião com a escola para tratar do assunto.

Outra família que entrou em contato com o BLOGDOBG também disse que já procurou a escola onde a filha adolescente estuda para buscar entender o que está acontecendo e tomar as devidas providências. Esta família também relatou que soube da criação de outros perfis com imagens de outras adolescentes.

Entenda o caso

Os perfis usam sem autorização imagens para ranquear estudantes em listas de “as mais bonitas”, “as mais gostosas”, “pessoas mais estranhas”. Em alguns casos, chegam a dar detalhes sobre série e turma dos estudantes. Geralmente, utilizam nas publicações, músicas com conotação sexual. As postagens recebem comentários de estudantes, interagindo nas publicações.

LEIA MAIS: PERIGO NAS REDES: perfis anônimos expõem crianças e adolescentes de escolas particulares de Natal em “rankings” no TikTok

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de pedidos de impeachment no Senado contra o ministro do STF Alexandre de Moraes chega a 52

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já é alvo de 52 pedidos de impeachment protocolados no Senado desde 2021, segundo levantamento do site Poder 360. No mesmo período, os atuais ministros da Corte somaram 105 pedidos.

O mais recente foi apresentado na última quarta-feira (15) pelo líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL-PB). A petição questiona a decisão de Moraes que restringiu as visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a proibição de contato do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Entre os ministros do STF, Moraes lidera o número de pedidos de impeachment, seguido por Gilmar Mendes (14), Dias Toffoli (12) e Flávio Dino (8). Todos os atuais integrantes da Corte são alvo de ao menos um pedido.

Pela Constituição, cabe ao Senado analisar pedidos de impeachment contra ministros do STF por crime de responsabilidade. Qualquer cidadão pode apresentar uma petição, mas cabe ao presidente do Senado decidir se ela será arquivada ou seguirá para análise. Até hoje, nenhum ministro do Supremo sofreu impeachment.

Opinião dos leitores

  1. Só no Brasil que pedem impeachiment para um homem que não abaixou a cabeça para uma corja que queria perpetuar no poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sucesso de público marca o tradicional Leilão de Sant’Ana organizado pelo ex-prefeito Álvaro Dias em Caicó

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na noite deste sábado do tradicional Leilão de Sant’Ana, realizado na Granja Caiçara, em Caicó. Integrando a programação oficial da Festa de Sant’Ana, o evento superou as expectativas de público e participação, reunindo fiéis, famílias e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Antes do leilão, a programação contou com a tradicional Peregrinação de Sant’Ana, marcada pela celebração da Santa Missa, reunindo devotos e famílias em um momento de fé, devoção e confraternização. Realizada anualmente, a peregrinação consolidou-se como um dos momentos mais tradicionais da programação que antecede a Festa de Sant’Ana de Caicó.

Durante a celebração, Álvaro Dias agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da fé para o povo seridoense.

“Gostaria de agradecer a presença de todos vocês neste momento de fé e devoção. Com nossa fé em Sant’Ana, que ela continue protegendo o nosso Seridó.”

Participaram da programação o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira; o prefeito de Acari, Fernandinho; o prefeito de Natal, Paulinho Freire; a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome; os vereadores de Natal Kléber Fernandes, Irapuã Nóbrega, Daniell Rendall e Aldo Clemente; a pré-candidata a deputada estadual Anne Lagartixa; o deputado estadual Adjuto Dias; o deputado federal General Girão; a pré-candidata a deputada federal Nina Souza; o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante; os ex-prefeitos de Caicó Robson de Araújo (Batata) e Bibi Costa; o Padre João Júnior, pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó; o diácono Severino Neto; além de prefeitos da região, lideranças políticas, fiéis e representantes da sociedade caicoense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ativistas promovem “enterro do capitalismo” em Fortaleza, com presença da ex-prefeita Maria Luiza

Imagens: Thays Maria Salles/O Povo

O movimento Crítica Radical realizou ato simbólico chamado “Enterro do Capitalismo” neste sábado, 18, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza. O local é chamado pelos ativistas de Praça Rosa da Fonsêca, em homenagem a uma das suas fundadoras do grupo. A ex-prefeita da capital cearense, Maria Luiza, esteve presente no ato.

A atividade homenageou o filósofo alemão Robert Kurz (1943–2012) e marcou o início da Jornada Emancipatória, proposta apresentada pelo Crítica Radical com um conjunto de iniciativas para ampliar debates sobre meio ambiente, mobilidade, violência, direitos sociais, entre outros temas.

Com um caixão cenográfico, o ato reuniu militantes em frente à aroeira plantada em 2012 logo após a morte do filósofo alemão. Durante a roda de conversa, Jorge Paiva, um dos fundadores do grupo, explicou que Kurz promoveu uma ruptura no marxismo ao aprofundar a crítica ao capitalismo.

“A maior homenagem que nós podemos prestar ao companheiro é enterrar o capitalismo, sair dessa sociedade, construir uma outra sociedade. E, para isso, nós temos que estar autoconscientes. Temos que dimensionar bem o conteúdo da crise do sistema que não se fala. A palavra ‘capitalismo’ na direita e na esquerda é proibida. Ninguém comenta isso. Ou quando comenta é uma visão marxista da luta de classe”, contextualizou.

O Povo

Opinião dos leitores

  1. Esses EXCREMENTOS HUMANO 💩💩💩💩bem que deveriam ir morar em Cuba,pergunte se eles não gostam de uma boa vida,principalmente como vivem nas tetas do estado.

    1. Deveriam enterrar a Corrupção do Partido das Trevas. Cuba está aguardando vcs com mala e cuia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *