Imagens: Alexandre Barbosa
Os açudes Apanha Peixe, em Caraúbas, Sossego, em Rodolfo Fernandes, e Corredor, em Antônio Martins, atingiram 100% da capacidade e começaram a sangrar nesta semana. Com as recentes chuvas, as reservas hídricas do Rio Grande do Norte chegaram a 52,34% da capacidade total, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte.
Os 69 reservatórios monitorados acumulam atualmente 2,77 bilhões de metros cúbicos de água, de uma capacidade total de 5,29 bilhões. Na última segunda-feira (11), o índice era de 50,91%.
Ao todo, 36 reservatórios registraram aumento no volume de água nos últimos dias.
O açude Apanha Peixe, com capacidade para 10 milhões de metros cúbicos, completou o volume máximo nesta quinta-feira. O açude Sossego, com capacidade para 2,35 milhões de metros cúbicos, saiu de 95,99% para 100% e também começou a verter.
Já o açude Corredor recebeu mais de 41% de recarga desde segunda-feira e atingiu a capacidade total de 4,64 milhões de metros cúbicos.
Outro destaque foi o açude Rodeador, em Umarizal, que passou de 64,66% para 83,33% da capacidade, acumulando mais de 17,8 milhões de metros cúbicos.
Atualmente, 19 reservatórios estão com 100% da capacidade. São eles:
- Campo Grande, em São Paulo do Potengi;
- os açudes públicos de Marcelino, Riacho da Cruz e Encanto;
- Passagem, Sossego e Riachão, em Rodolfo Fernandes;
- Beldroega, em Paraú;
- Corredor, em Antônio Martins;
- Apanha Peixe, em Caraúbas;
- Curraes, em Patu;
- Arapuã, em José da Penha;
- Tesoura, em Francisco Dantas;
- Inspetoria, em Umarizal;
- Dinamarca, em Serra Negra do Norte;
- e as lagoas do Jiqui, Pium, Extremoz e Boqueirão.
Outros reservatórios estão próximos da sangria, como Novo Angicos, em Angicos, com 98,03%, e Pinga, em Cerro Corá, com 94,13%.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula 1,05 bilhão de metros cúbicos, o equivalente a 44,51% da capacidade total.
A Barragem de Oiticica, segunda maior do RN, chegou a 72,87% da capacidade, com mais de 541 milhões de metros cúbicos armazenados.
A barragem Santa Cruz do Apodi está com 69,24% da capacidade, enquanto a barragem Umari, em Upanema, atingiu 64,15%.
Apesar da melhora no cenário hídrico, dez reservatórios seguem em situação crítica, com menos de 10% da capacidade:
- Itans, em Caicó (0,74%);
- Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,13%);
- Esguicho, em Ouro Branco (8,05%);
- Dourado, em Currais Novos (4,53%);
- Jesus Maria José, em Tenente Ananias (1,63%);
- Zangarelhas, em Jardim do Seridó (5,65%);
- Alecrim, em Santana do Matos (4,30%);
- 25 de Março, em Pau dos Ferros (9,36%);
- Totoro, em Currais Novos (2,27%);
- e Mundo Novo, em Caicó (4,45%).
Deu um nó na cabeça do gado.
Já comeu seu capim hoje, ou só vai comer depois que puxar a carroça?
Mourão está tomando as rédias, menos mau.
Bom senso!
Se isso for verdade, o PR está corretíssimo.
Primeiro tem que vê a eficácia, nunca comprar de imediato, foi por causa disso que o RN perdeu 5.000 milhões de reais, com uma compra desastrosa de respiradores.
O pior!!!
Quantas pessoas não morreram esperando o enexistente.
Essa patota do PT aqui no RN eram pra está todos presos.
Bando de incompetente.
Criminosos, deram fim o dinheiro do povo.
Uma vergonha!!!
Pense numa fonte confiável… repórter da globo produz FACK NEWS diariamente contra Bolsonaro e o STF faz de conta que não vê é não sabe.
Ontem foi uma jornalista da globo que inventou um telefone dele a Biden que nunca existiu e a mídia REPASSANDO as FAKES com força e sem ter a preocupação de verificar se é verdade
Kkkkkkk
Verdade.!!
É isso aí. Vamos boicotar esses FACKeseiros e nos informar com fontes confiáveis, tipo Terça Livre. Olavo de Carvalho é um poço de sabedoria. O baluarte da informação séria, Sikera, também é aconselhável. Jornalismo de alto nível. Fica a dica.
Deve ser muito difícil defender as "ideias" do PR.
Podem começar rir……… O recuo, do recuo, do recuo, do recuo. Quando Bolsonaro diz algo, é prudente esperar 30 minutos, ele pode dizer que ñ foi bem assim, que foi mal interpretado ou que a culpa é da Globo lixo.
Este é um defeito do Presidente Bolsonaro, ele se comunica muito mal, mais tem feito um excelente governo, está botando o País nos eixos apesar de tanta pressão e tantos interesses contrários. Prefiro um Presidente conversador de besteira, do que um grande orador desonesto e contrário aos interesses da nação.
Bolsonaro ñ é nenhum bobinho que ñ sabe se expressar. Ele joga para torcida, dependendo do bafo da crítica do seu eleitorado, ele dá uma de desentendido ou terceiriza a culpa para algum auxiliar desavisado. Nesse jogo meu amigo, de bobo só que acredita nas suas lorotas.
Esse é o grande defeito do presidente Bolsonaro , só não é maior do que o péssimo governo que está fazendo , o BRASIL. está completamente fita do eixo e o DOIDIN , além de falar besteira está cercado de incompetentes .