Bolsonaro avança com projeto para que Brasil tenha presídios privados, presos trabalhando e pagando custos, revela reportagem

Foto: Ilustrativa/depositphotos

O governo federal tem um projeto para privatizar presídios e fazer os presos trabalharem e usarem parte do salário para pagar seus custos. Noticiado pelo Conexão Política em julho de 2020, a pauta esteve em alta na agenda do Palácio do Planalto e já está nos processos finais para ser a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro.

Conforme apurou o Conexão Política com interlocutores do governo, a medida visa alcançar soluções significativas para resolver o grande problema que é a situação carcerária no país. A ideia é que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul sejam utilizados como projeto piloto para as ações.

Além disso, a reportagem revela que o governo quer utilizar a região Nordeste como plano estratégico, estendendo a proposta para capitais com altos índices de violência.

As visitas do chefe do Executivo ao Nordeste não têm sido apenas uma agenda visando uma futura reeleição, mas também uma investida para consolidar aliados que estejam dispostos a acenar positivamente para a ‘atitude dos sonhos’ de Bolsonaro.

Ceará e Pernambuco estão na mira do governo federal.

No primeiro semestre de 2020, o Ceará apresentou um forte aumento da violência, em comparação com o mesmo período de 2019. O número de assassinatos cresceu em 102,3%, passando de 1.106 assassinatos de janeiro a junho de 2019 para 2.245 em 2020, de acordo com dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública.

O cenário em Pernambuco foi bastante semelhante. De janeiro a junho de 2020, 1.962 pessoas foram assassinadas no estado. O número representa aumento de 11,8% com relação ao mesmo período de 2019, que foi de 1.755 vítimas. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, através de documento anual que traz números fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal.

Caso o projeto realmente avance, a iniciativa privada poderá atuar por 35-40 anos.

Com informações do Conexão Política

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José vianes de Araújo disse:

    Deveria ser o seguinte: são todos cidadãos; roubar, matar, traficar etc, etc será punido com prisão perpétua.

  2. Chicó disse:

    Falou em trabalho os esquerdopatas piram !!! Por quê será ???

  3. Jonas disse:

    Valeu!!! coloquem isso em prática o mais rapidamente possível. Todo dia coloca uns 30 em um ônibus com escolta e coloca para limpar os canteiros. Os mais perigosos envia para trabalhar em minas ou fazendo açudes, todos com correntes nos pés.

  4. João Soares disse:

    Agora vai, botar pra fuder nesses criminosos. Essa cadeia tinha que ser parecida com a do Japão. O cidadão tem todos os direitos pra tudo, até não ser preso e condenado, depois disso esquece direitos. Tem que trabalhar e cumprir a pena por inteiro. Nem direito a falar com o companheiro de cela tem, precisa pedir autorização, do contrario a pena aumenta. Não trabalhou, a pena aumenta. Brigou, a pena aumenta. Traficou, a pena aumenta…….ou se ajeita por bem ou por mal.

  5. André disse:

    meu Deus, ô povo burro , idiota ,são do contra só por ser , independentemente do que o presidente faça, vcs não terem votado nele é uma coisa , agora mesmo o cara tentando fazer uma coisas certa e vcs mesmo assim ficam contra , aí é ser radical demais pra não dizer "burro "
    ps, tb não votei nele , mas torço pelo meu país independente de quem esteja no governo.

  6. Cesar Bomone disse:

    Os comentários dos ESQUERDOPATAS são ridículos. Não há nada de absurdo no trabalho dos presos, isso JÁ EXISTE nos presídios, servindo inclusive para redução da pena.
    A idéia é maravilhosa, os presos que optarem por trabalhar poderão, além da redução da pena, usufruírem de um presídio muito melhor do que as penitenciárias lamentáveis em que estão presos atualmente.
    PARABÉNS PRESIDENTE pela excelente idéia.

  7. Lair Solano Vale disse:

    FINALMENTE, LEVEM TODOS PARA AMAZÔNIA.

  8. Pedro Henrique disse:

    agora é q pobre não sai da cadeia mais nunca! furtou? Vai trabalhar 100 pra enriquecer mais ainda os ricos kkkk

    Não pagou pensão alimentícia porque ta desempregado? Trabalha aí 1 ano e meio nesse empreendimento, jovem. kkkkk

  9. Manoel disse:

    Engraçado, SP já tem presídio privado e o custo é 2x o estatal.
    O genocida é realmente um "jenio".
    O gado burro vibra de ignorância

    • Delano disse:

      Calma vagabundo, vc só vai trabalhar pra comer e pagar aos agentes penitenciários. Se não quiser, não faça como seus comparsas e evite roubar

  10. Gonoud disse:

    Menino, quanta inteligência! Por que será que ngn fez isso antes???

    Ah, é inconstitucional. Bozo vai so jogar pra sua galera do cercadinho …. não é possível obrigar preso a trabalhar!

    • Neto disse:

      Art. 36. O trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina. (Lei de Execuções Penais) parece que o burro não está em Brasilia.

  11. Inácio Adams disse:

    Bozo show!!!!
    Tenho certeza que o governador Camilo no Ceará, vai topar a parada.
    Quando o assunto é o Estado do Ceará, eles os representantes do povo cearense se juntam.
    Governo e oposição marcham juntos nessa questão.
    Vcs vão vê.
    O Camilo é duzentas mil vezes, menos radical que a paraibana Fátima do PT.

  12. Bozó disse:

    Alguém avisa no ouvido dele que trabalho forçado é inconstitucional!

    Esse corno não dá uma bola dentro….

    • Júlio disse:

      Procura ler as leis antes de escrever bobagem.
      Lei de Execução Penal. Vai no artigo 36.

  13. nasto disse:

    Uma boa proposta para o começo de mudanças. Coloca esse monte Vagabundo ladrão, assassinos , traficantes entre outros para trabalhar. Já é alguma coisa para ver se melhora.

  14. ZéGado disse:

    Ele (o bozo) vai sofrer muito para pagar os custos de sua estadia, pois nunca trabalhou na vida. Foi um péssimo militar (segundo os próprios colegas) e passou 28 anos como deputado, ou seja… Vai sofrer bastante.

  15. Um brasileiro disse:

    Excelente notícia.

  16. Guilherme disse:

    Finalmente uma ideia boa!

COMENTE AQUI