Bolsonaro diz que população brasileira “não será cobaia de ninguém”, e qualquer vacina, antes de ser disponibilizada, deverá ser certificada pela Anvisa

Foto: CNN Brasil

Em mensagem publicada em sua conta no Facebook nesta quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou uma justificativa para a decisão de o governo federal não comprar a Coronavac, vacina produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

“Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA”, escreveu Bolsonaro, se referindo à Coronavac como “a vacina chinesa de João Doria”.

O presidente afirmou ainda que a população brasileira “NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM”. “Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”, concluiu.

Pouco antes, em comentários a internautas em outra publicação na mesma rede social, Bolsonaro já havia dito que a vacina “não será comprada” pelo governo, revertendo anúncio feito na véspera pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Na terça-feira (20), após reunião com governadores, o Ministério da Saúde definiu a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, o que faria o país chegar a um total de 188 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 já adquiridos.

Apesar de usar os argumentos financeiro e de comprovação científica para rejeitar a aquisição da Coronavac, o governo federal assinou em agosto uma Medida Provisória que liberou R$ 1,9 bilhão para a produção e aquisição de 100 milhões de doses da vacina do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

Tanto o imunizante da AstraZeneca quanto a Coronavac estão na fase 3 de testes clínicos. Enquanto a vacina inglesa é testada no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o imunizante chinês é testado em parceria com o Butantan.

Sem diálogo

Bolsonaro reafirmou, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (21), o cancelamento da compra da vacina chinesa, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac e pelo Instituto Butantan. Bolsonaro disse ainda que “uma pessoa tentou tirar proveito político em cima disso [da discussão da Coronavac]”, referindo-se ao governador de São Paulo, João Doria. Bolsonaro disse ainda que não há possibilidade de diálogo com Doria.

“Ele tinha audiência marcada para hoje com o ministro Pazuello, mas ele passou mal. Depois o ministro fez uma videoconferência com os outros governadores, onde o João Doria entrou no circuito e ele [ Doria], acabando a vídeoconferência, correu para a imprensa falar que ele havia assinado protocolo para aquisição da vacina chinesa, estas são as palavras dele”, afirmou.

“Houve uma distorção, por parte do João Doria, no tocante ao que ele falou. Ele tem o protocolo de intenções, mas já mandei cancelar. O presidente sou eu e não abro mão da minha autoridade, até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessada por ela, a não ser, nós.”

“Nada será expedido agora para comprarmos uma vacina China que eu desconheço, mas parece que nenhum país do mundo está interessada nesta. As vacinas têm que ter comprovação científica, diferente da hidroxicloroquina, que eu posso falar sobre isso, e tem que ter sua eficácia. Não pode inalar algo em uma pessoa onde o malefício ser maior do que o possível benefício.”

E continuou: “Acho que a população está, por demais, inalada com discursos de terrorismo, desde o começo da pandemia. Chega. Os números têm apontado que a pandemia está indo embora. Agora, perseguimos a vacina e lá atrás destinamos recursos para Oxford não apenas para comprar vacina, mas para participar da pesquisa e desenvolvimento e com uma cota de quantidade de vacina para nós”.

O presidente também voltou a citar o Programa Nacional de Imunização e reafirmou que compete ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definir sobre a obrigatoriedade da vacina.

“Inclusive, tem um vídeo do senhor João Doria, de poucos dias, onde ele disse que obrigaria, os aproximadamente 40 milhões de habitantes de São Paulo a se vacinar. Isto é uma atitude autoritária, que dispensa comentários. Isso tudo, esta questão de vacinação ou não, que é uma lei de 1975 que é bem clara que o Programa Nacional de Vacinação compete ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello”, reiterou.

“Estamos perfeitamente afinados com o Ministério da Saúde trabalhando na busca de uma vacina confiável, nada mais além disso. Fora isto, é tudo especulação e é um jogo político que, infelizmente este governador só sabe fazer isto.”

Bolsonaro está cumprindo a agenda no interior de São Paulo nesta quarta. Na parte da manhã, o presidente visitou o Laboratório de Enriquecimento Isotópico (LEI), em Iperó (SP), a cerca de 120km da capital paulista.

Rejeição à Coronavac

Apesar dos resultados positivos apresentados pelo governo de São Paulo, pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data, encomendada pela CNN Brasil, mostra que quase metade dos brasileiros (46%) afirma que não tomaria uma vacina contra a Covid-19 de origem chinesa.

A rejeição a um imunizante chinês é maior do que de origem russa, rejeitada por 38% dos entrevistados, de Oxford (Reino Unido) ou dos EUA/Alemanha, ambos com rejeição de 22%.

Para a microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Natália Pasternak, esse dado é resultado de uma “politização em cima da vacina”, e é importante se atentar para que este movimento não atrapalhe as campanhas vacinais.

A especialista reforçou ainda que todas as vacinas “são igualmente promissoras”. “Não há motivos para ter medo de uma ou de outra e, principalmente, não há motivos para confiar mais em uma, do que em outra. Elas são igualmente promissoras. Não há motivo para esta desconfiança”, explicou em entrevista à CNN.

CNN Brasil

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Andrea disse:

    Inst Butantan e a Fiocruz são instituições sérias, cada uma tem história que derruba qualquer suspeita apresentada por quem quer que seja. Não colocariam (eu acredito) a reputação em dúvida por questões políticas. Cientistas sérios, comprometidos com a ciência , e são instituições com reconhecimento internacional. Picuinhas políticas deveriam estar bem longe dessas questões de saúde.

    • Dantas disse:

      Tem que ter cuidado com esses chineses mulher.
      Olhe a merda que fizeram no mundo inteiro, é o que dizem.
      Lá o PIB está bombando, em quanto o resto do mundo, fala em recuperação.
      Essa é a questão entendeu???

  2. Pedro disse:

    Homem pela caridade, esse Manoel Mané Lusitano é um pé no saco. Homem de Deus, aqui no Brasil está muito ruim, falta comida, vestuário, água, medicamentos, corrupção, vá viver na Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte, lá é bom, quero ver vc ter espaço para escrever as suas idiotices., por sinal, tenha cuidado com seus filhos (se os tiver), os meninos não são culpados por sua ignorância, deixe os bichinhos viver, tua burrice pode ser contagiosa, outra, na minha opinião, melhor um louco que um ladrão (fui eleitor dele), isso é muito sofrido, mais tenha paciência, Aguentar pixuleco, entregador de Pizza e vc é muito xarope.

    • Joca disse:

      Pedro, aguentar reacionários como vc mandar as pessoas ir pra Cuba ou Venezuela também é um pé no saco. O país está entregue a uma horda de ignorantes negacionistas, comandados por um estelionatário político que prometeu acabar com a corrupção mas está ligado ao que há de pior na política brasileira, acabou com a lava-jato e aparelhou o STF pra livrar seus filhos trambiqueiros e você continua com essa ladainha. Nós, homens comprometidos com o futuro dos filhos não vamos a parte alguma, vamos ficar aqui e insistir. Em breve esses palhaços que estão aí serão responsabilizado a por seus crimes. Não sou esquerdista, não sou petista, votei no Bolsonaro, mas sinceramente merecíamos algo melhor.

  3. Henrique disse:

    Incrível como Manoel é mané kkkk pelas Caridade omi

  4. Neto Cavalcant disse:

    Perfeito meu presidente!!
    Mas, vamos ficar esperto e botar um pé atrás com a Anvisa.
    Qualquer passo em falso, vamos meter um general de boa índole, pra tomar conta dessa agência.
    Seguro morreu de velho meu presidente.
    Arroche!!!

  5. Devolva o Brasil para os Índios disse:

    Rapaz esse presidente é uma comedia. A cloroquina, a quem é defensor,ñ é unanimidade nem precoce nem tardia. O próprio Trump, que ñ é burro, ñ quis tomar, ainda enviou tode seu estoque para Brasil, que tem cloroquina para 10 anos. Agora por questões ideológicas, as quais nem ele mesmo acredita, fica com esse joguinho de quinta serie para agradar seu eleitorado lunático.

  6. Emerson Fonseca disse:

    Esperando os apoiadores comentarem… Kkkkk Cloroquina, cloroquina, cloroquina de Jesus.

    😂😂😂😂😂😂😂

  7. MARCUS disse:

    SABE TUDO ESSE NOSSO PRESIDENTE, VALEU MITO!

  8. Eduardo disse:

    Mas cobaia da Cloroquina pode, né?!
    Pior que ainda tem quem defenda esse senhor.

  9. Severino disse:

    Cloriquina é pra usada de forma precoce e consorciada. Genocidas tentam desacreditá-la por política.

  10. Manoel disse:

    Cloroquina e Remédio contra lombriga pode né, imbecil?
    Temos um louco na presidência.

    • Lurdes disse:

      Cloroquina não é pra lombriga.
      Vá se informar.

    • ricardo borges disse:

      Lourdes, o cidadão falou cloroquina "E" remedio pra lombriga. Se você não tivesse tanta raiva no coração, teria lido com mais calma antes de mandar o rapaz se informar só pra defender rápido o seu político de estimação.

  11. Cabo Silva disse:

    E o que foi gasto com Cloroquina no Exercito, idiota!?

  12. Dilson disse:

    Presida, mas você não tava fazendo propaganda até de picolé de cloroquina? Agora me vem com essa história de comprovação científica, tá ficando maluco, é? kkkkkkkk

    • pixuleco disse:

      Desse jeito a Gadolândia entra em parafuso . O Tonho da Lua 🌑o doidin da CLOROQUINA , é insuperável . Vou comer meu ensopado de tijuassu com calasse tanajura . AH PAPAI ..

    • Ana Maria disse:

      kkkkkkkk…quer dá nó no pouco juízo dos asnos que o elegeram…
      Bota pra torar Bozo….kkkkkkk

COMENTE AQUI