Bolsonaro diz que vídeo com leão e hienas foi ‘erro’ e pede desculpas ao STF; presidente não responsabiliza filho Carlos, e orienta sua equipe a evitar conteúdo do tipo

Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ao Estado que a publicação em sua conta no Twitter em que se compara a um leão sendo atacado por hienas foi um “erro” e, por isso, pede desculpas.

No vídeo, divulgado na segunda-feira, 28, os animais que ameaçam o leão levam o símbolo de instituições, como o Supremo Tribunal Federal, a Organização das Nações Unidas (ONU), o seu partido, PSL, e siglas de oposição – entre as quais o PT e o PCdoB -, além da imprensa. A postagem foi apagada cerca de duas horas depois diante de forte repercussão negativa.

“Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, disse o presidente durante viagem à Arábia Saudita.

No filme postado ontem, o rei da selva se alia a outro leão, chamado “conservador patriota”, parte para o contra-ataque e vence seus inimigos. “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim. E não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso!”, dizem os letreiros sobrepostos às imagens da fuga. A montagem se encerra com a transição de imagens da bandeira do Brasil para a de Bolsonaro de braços abertos. A trilha sonora épica dá espaço a uma gravação do presidente repetindo o seu lema de campanha: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O presidente afirmou que o vídeo foi publicado em sua conta sem o devido cuidado e que orientou sua equipe a evitar este tipo de conteúdo. “O vídeo não é meu, esse vídeo apareceu, foi dada uma olhada e ninguém percebeu com atenção que tinham alguns símbolos que apareciam por frações de segundos. Depois, percebemos que estávamos sendo injustos, retiramos e falei que o foco (nas redes sociais) são as nossas viagens.”

Questionado se o autor da postagem foi o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que já admitiu ter acesso às contas do pai nas redes sociais, o presidente evitou responsabilizá-lo. “Não se pode culpar o Carlos. A responsabilidade final é minha. O Carlos foi um dos grandes responsáveis pela minha eleição e é comum qualquer coisa errada em mídias sociais culpá-lo diretamente. A responsabilidade é minha, tem mais gente que tem a senha e não sei por que passou despercebido essa matéria aí”, afirmou.

Reação. Ao comentar o vídeo, o decano do Supremo, ministro Celso de Mello, disse em nota que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.

“É imperioso que o senhor Presidente da República – que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso País absurdamente fosse uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados – saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a magistratura do Brasil”, disse o decano na nota.

Estadão

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Cidadão Atento disse:

    Coisa de moleque, na base do 'se colar, colou'!
    "Primeiro agride. Se a repercussão for negativa, recua, pede desculpas. Se sobrar para o filho, alega que outras pessoas têm suas senhas, que o filho é inocente. Ou seja: ninguém é culpado.
    Essas palhaçadas fazem o Palácio do Planalto parecer um circo, em cujo picadeiro um bando de palhaços brincam com a cara de todo mundo enquanto sorrateiramente entrega o patrimônio do Pais a preços de bananas as empresas multinacionais e destrói os direitos trabalhistas e previdenciários dos mais pobres e desfavorecidos.

    • Mauro disse:

      Disse tudo. Parabéns pelo excelente comentário. Traduziu com perfeição a tragicomédia que estamos sendo obrigados, por uma eleição fraudada por Fakes News e um facada encenada, a engolir.

  2. Abel disse:

    O mito não tem que pedir desculpas nenhuma, quem não quiser cair se deite.

  3. Carlos Henrique Chal disse:

    Esses que "assessoram" o fraco Bolsonaro, beiram o ridículo, tem uns fihos sem nenhuma postura moral.
    É triste hoje nós termos um país há onze meses sem Comando.
    O brasileiro, fez sua pior aposta. Até quando vamos sofrer com esta incompetência.
    Será, que vão deixar chegar ao final desse desmandato ?

    • Rosi Sampaio disse:

      Concordo plenamente. Aplausos!

    • Lima Raul disse:

      Vão sim, desse e do proximo.
      Ainda tem MORO e MORÃO melhor JAIR se acustumando, pra não ficar aí agonizando.
      Kkkkkkkkk

  4. Jorginho disse:

    por que não te calas????

  5. Dilmanta disse:

    Não defendo os petralhas, mas dessa vez quem fez a besteira (mais uma por sinal) foi o próprio sem-noção. Em boca fechada não entra mosquito….

  6. José medeiros disse:

    Esses petralhas, estão insatisfeitos, a porta está aberta , vão para Venezuela, Cuba que e o lugar de vcs .

  7. Luciano Porpino disse:

    Gente, irresponsabilidade tem limite. Quem tem um apoio desse, não precisa de oposição. Mais uma trapalhada, mais um pedido de desculpas.

  8. Vitor Silva disse:

    O que os petistas tem a ver com esse caso? Ainda não consegui entender essa relação.

    • Brasil acima de tudo disse:

      Pois é Vitor Silva, detesto o PT e o Bozo, mas qual a relação entre mais essa cagada do Bozo com os PTralhas?

  9. Allan Laranjeiras disse:

    Como diz um velho amigo meu : "Bitencourt tem medo" entendedores, entenderão!

  10. Manoel disse:

    Como são hipócritas esses petistas e além de tudo cegos a imprensa brasileira está toda contra o presidente, coisas piores presidentes anteriores fizeram e passava despercebido, porque a imprensa não posta as obras que o exército estão acabando que as gestão anteriores nem começaram e comeram o dinheiro porque não mostra o lucros da Petrobrás mesmo com o combustível mais barato entre outras coisas mais que se eu fosse citar tomava essa página toda, nem sou PT nem PSL mais o brasileiro só sabe condena.

  11. Henrique disse:

    Ridículos são vocês seus esquerdinhas derrotados. O choro é livre!!!!

  12. Roberto disse:

    Tem que pedir desculpas não presidente, no STF a maioria é corrupto, o que o senhor tem que fazer é fechar aquele lixo.

  13. Carlúcio disse:

    Ridículo, usa o filho como laranja e depois pede desculpas.

  14. Marvin disse:

    É um idiota este presidente.

  15. SANDRO disse:

    Só expôs a realidade.

COMENTE AQUI