Bolsonaro ironiza eficácia da coronavac, mas diz que país vai comprar qualquer imunizante aprovado: “Entre eu e a vacina tem a Anvisa. Não sou irresponsável”

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta quarta-feira a eficácia de 50,38% da CoronaVac, divulgada na terça-feira pelo governo de São Paulo. Bolsonaro disse que a “verdade” está aparecendo, sem especificar a que se referia, mas repetiu que o governo comprará qualquer vacina que tenha o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério de Saúde já assinou um contrato para comprar 46 milhões de doses da CoronaVac.

A declaração do presidente foi feita durante conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada. Um homem falava sobre a importância da vacina contra a Covid-19, quando Bolsonaro disse, rindo:

— Essa de 50% é uma boa?

Em seguida, o presidente afirmou que está há “quatro meses apanhando por causa da vacina”, mas que não quer “agradar quem quer que seja”:

— O que eu apanhei por causa disso…Agora estão vendo a verdade. Estou quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina tem a Anvisa. Não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja.

O mesmo apoiador disse, então, que o melhor imunizante é o feito pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxfod. Bolsonaro retrucou que a melhor é que “passar pela Anvisa”. Tanto a CoronaVac quanto a de AstraZeneca/Oxford já estão sendo analisadas pela agência.

— É a vacina que passar pela Anvisa. Seja qual for. Passou por lá…Já assinei um crédito de 20 bilhões (para comprar).

A CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, tem uma eficácia geral de 50,38%, anunciou nesta terça-feira o governo de São Paulo. Os dados incluem os voluntários do teste clínico que contraíram a doença, mas tiveram casos leves, o que mostra que o imunizante é capaz de proteger contra formas graves da Covid-19. A vacina supera o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar de o valor ser menor do que o índice 78% de eficácia anunciado inicialmente em relação a casos moderados.

A taxa global é menor do que os 78% porque inclui casos muito leves de coronavírus, ou seja, mesmo que a pessoa tenha se infectado, pode ter sido assintomática ou não ter necessitado de hospitalização. Para casos moderados e graves da Covid-19 – com hospitalização, incusive em UTIs -, a eficácia do imunizante foi de 100%.

Durante a fase três do estudo, que ainda está em andamento, 252 pessoas já apresentaram infecção. Dessas, 85 receberam a vacina (e por isso a eficácia global de 50,38%) e 167 receberam uma substância placebo. Entre as infectadas após receberem o imunizante, ninguém precisou de internação hospitalar.

Polêmicas e disputa política

A CoronaVac aparece em polêmicas e disputas políticas desde o ano passado. Em outubro, o ministro da Saúde, Eduardo, Pazuello anunciou, durante uma reunião com governadores, a assinatura de um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses. No dia seguinte, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a “vacina chinesa de João Doria” não seria comprada pelo governo.

Após a declaração de Bolsonaro, o Ministério da Saúde voltou atrás. O secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, disse que se tratava de “uma interpretação equivocada” e que não havia “intenção de compra”. Um dia depois, em um vídeo ao lado de Bolsonaro. Pazuello afirmou que “um manda e outro obedece”.

A justificativa original de Bolsonaro era de que o governo não poderia comprar uma vacina antes do registro na Anvisa. Entretanto, ele chegou a falar depois que a CoronaVac não seria comprada mesmo se obtivesse aprovação da agência. Além disso, o contrato acabou assinado antes da análise da Anvisa, após uma medida provisória (MP) autorizar esse tipo de compra.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José Macedo disse:

    Sim as cobaias irão tomar a vacina e ficarão imunes, mas existirá algum efeito colateral no futuro, ninguém sabe , só quem poderá dizer serão as cobaias.
    E quanto ao tratamento precoce com o kit que existe ,funciona, minha mãe com 76 anos e hipertensa tomou e teve sintomas leves da Covid-19.

  2. Tico de Adauto disse:

    2022 tem dia D e hora H.

  3. FRANCISCO SANTOS disse:

    É DIFÍCIL DIALOGAR COM IGNORANTES QUE SÃO CONTRA A VACINA, MAS DEFENDEM REMÉDIOS SEM NENHUMA COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA. É A MESMA COISA DE VOCÊ DEIXAR DE SE CONSULTAR COM O MÉDICO PRA SE CONSULTAR COM O SEU ZÉ DA FARMÁCIA QUE NEM FARMACÊUTICO É!

    ¯\_(ツ)_/¯

    O médico Luis Fernando Correia explica que o índice anunciado nesta tarde sobre eficácia global da CoronaVac mostra que é preciso vacinar um maior número de pessoas para atingir a imunidade de rebanho. #NoArNaCBN #vacina #pandemia #butantan #sp #CBN

  4. Francisco de Assis disse:

    Acho que a ANVISA seria mais célere na questão da aprovação das vacinas se dissessem que são, na verdade, agrotóxicos cancerígenos que não foram aceitos em nenhum país civilizado. Aí liberaria rapidinho

  5. Gado - Toro Nelore PO disse:

    Ôh Bolsonaro duro.
    Ôh véi macho.
    20 bi no pé do cipa, esperando a anvisa.
    Isso é um presidente forte da gota serena homi!!
    Mito.
    Mito.
    Mito
    2022.
    Esse é o cara.
    A vacina vai chegar, sem falcatruas.
    Ô presidente bom!!

    • SANDRA disse:

      BOLSONARO 2022

      EU VOTO, VOCE VOTA, ELE VOTA, ELA VOTA, O BRASIL VOTA.

      CHORA PETRALHAS

  6. ZéGado disse:

    As normais normais, a vacinação já! Aqueles que adoram o mito, um suco de cloroquina, depois banho de sol no pasto.

  7. Maria Bernardes disse:

    Tirando o erro de português, TONHO DA LUA ainda não entendeu que as 💩💩💩 q saem da boca dele não irá
    atrapalhar…. !

  8. Eduardo Neto disse:

    Governo federal teve a oportunidade de negociar com a Pfzer-Biontech em agosto/2019 e agora quatro meses quer se colocar em papel de vítima da CoronaVac? Ficou desde o começo dessa pademia num joguinho com governadores e 3 Ministros da Saude (e quando nomeou Mandetta os próprios apoiadores do presidente ecoaram: agora sim, um ministro com competência e lamentavelmente Pazuello, que tinha como emblema a especialização em Logistica não só não foi bem sucedido em Vacinas como sequer teve a capacidade de adquirir insumos), então a população por todo esse jogo é quem está pagando e vai pagar muito. O que esperar de um Deputado Federal que teve repercussão nacional no CQC (um programa de humor) por suas bizarrices na presidência de uma nação?! Vítima aqui senhor presidente, só os brasileiros de senso comum… o resto, como se diz, é mimimi!

    • Cesar Bomone disse:

      Sabe tudo hem, mas diz aí como o Brasil iria utilizar a vacina da Pfzer-Biontech se não temos rede de frios para armazenar e distribuir as vacinas a menos de 70º C, como fazer chegar nos municípios distantes.
      Seria uma vacina que chegaria apenas a algumas capitais.
      Os bilhões gastos com Copa do Mundo e Olimpíadas poderia terr servido para aparelhar os hospitais. Mas os ESQUERDOPATAS APLAUDIAM os gastos sem prioridades.

  9. Silvia disse:

    Este bossonaro e um sem noção,Rivotril nele

  10. Ivana Gadelha disse:

    A vacina contra o Covid será em 2021, mas a contra a estupidez e a perversidade será 2022.

  11. Manoel disse:

    Esse MINTOmaníaco eh bom demais! Pense num capataz bom pra esse gado! Ele vai ser o primeiro a tomar a vacina mas fica com negacionismo só pra hipnotizar a boiada… Muuu

  12. Calígula disse:

    Hô Véio Bom da gota serena é o Presidente Bolsonaro.
    A petralhada mamadora de tetas governamental piram com o Véio.
    O Véio Bolsonaro é duro Kkkk, quem não quiser cair que se deite, a pancada vai ser forte.

  13. natal sofrida disse:

    Esse é zé mesmo. Porque vcs mentem e sao tão degenerados seus petralhas? O presidente tem feito um excelente trabalho na pandemia. Quem matou os brasileiros? Quem escondeu os remedios e nao passou pra população ou quem providenciou dinheiro pra quem perdeu emprego, mandou dinheiro pra todos os estados e prefeituras do país? Vcs são demonios mentirosod petralhas maçditos!

  14. Antenado disse:

    O texto do O Globo é uma defesa da vacina e mais um ataque ao Presidente. As hienas entram na onda. Nada, absolutamente nada que o grupo Globo fala em relação ao Presidente pode ser levado a sério. Não passa de narrativa eleitoreira desesperada para tirar a popularidade do Presidente.

    • Insti Gado disse:

      Liga não Antenado, isso são coisas que botaram na sua cabeça.

  15. Jose de Arimatea Lopes Fernandes disse:

    Tratar à pandemia com leviandade, à campanha de vacinação com desprezo, à ciência com insignificância, impor à população o seu KIT garrafada, após essa pandemia ter ceifadas á vida de mais de 200.000 brasileiros.
    Isso é conduzir à nação para seu maior desastre humanitário.

    • Neco disse:

      A que vc tá se referindo quando fala em desprezo?

    • JOAO disse:

      E vai comprar vacina da índia! quero ver a galera que votou nele tomar muitos falavam que não tomava da China.;

    • claudio disse:

      verdade verdadeira

    • Necozinho disse:

      Alguém explica melhor pro bobo Neco. Esse gado tem muita dificuldade em entender o óbvio. Faz um desenho.

COMENTE AQUI