Bombeiros do RN criam aplicativo para localizar hidrantes na Grande Natal

FOTO: CBM/ASSECOM

Visando agilizar o atendimento em ocorrências de combate a incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio do 1° Grupamento de Bombeiros (1°GB), lançou um aplicativo de celular que indica a localização exata de hidrantes em toda a Região Metropolitana de Natal.

Através do aplicativo Google Maps, a nova ferramenta, Hidrantes RN, é usada para localizar e escolher o hidrante mais próximo para abastecer as viaturas de combate a incêndio. “Usando o GPS e uma rota detalhada, o mapeamento acelera a indicação do hidrante mais próximo durante as ocorrências de emergências, mostrando também os ativos e inativos”, disse um dos idealizadores da nova ferramenta, Capitão Jonas Alves.

Ainda de acordo com o Capitão, nesse período de alto índice de incêndios florestais, o aplicativo se tornou bastante útil para a tropa, podendo inclusive prever o tempo que a viatura levará para abastecer. Todos os hidrantes foram disponibilizados para as centrais de operações da Região Metropolitana. Por enquanto, o aplicativo, Hidrantes RN, está apenas disponível para a plataforma Android, podendo ser baixado no Google Play.

Os hidrantes são aparelhos de segurança que servem como ponto de abastecimentos das viaturas do Corpo de Bombeiros. Eles são destinados ao combate de incêndios e estão ligados aos encanamentos de abastecimento de água.