Economia

Brasil cria 309,1 mil vagas com carteira em junho, 6º mês de bons resultados; todos os setores e regiões do país tiveram saldo positivo e semestre acumula 1.536.717 novas contratações

Foto:  iStock

O Brasil abriu 309.114 vagas de emprego com carteira assinada em junho, no sexto mês seguido de saldo positivo, apontam dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira(29) pelo Ministério da Economia. Esse resultado decorreu de 1.601.001 admissões e de 1.291.887 desligamentos.

O total de empregos com carteira no país somou 40.899.685 em junho, o que representa uma variação de 0,7% em relação ao mês anterior. No acumulado do primeiro semestre, o saldo na criação de empregos formais é positivo em 1.536.717 vagas.

A taxa de desemprego geral no país era de 14,7% no trimestre encerrado em abril, o dado mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o maior da série histórica, iniciada em 2012. O número se refere ao total de empregos, com e sem carteira assinada.

O mercado financeiro já esperava um novo avanço no emprego com carteira assinada no Caged no mês, e o resultado veio dentro do intervalo das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. As projeções eram de 175 mil a 350 mil vagas abertas em junho, com mediana positiva de 267.600 postos de trabalho.

De acordo com o ministério, 3,558 milhões de trabalhadores seguiam com garantia provisória de emprego em junho graças às adesões em 2020 ou 2021 ao BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

O programa, criado no ano passado e reeditado em 2021, oferece complementação de renda a trabalhadores que tiveram seus contratos de trabalhos temporariamente suspensos ou sofreram redução de jornada e salários durante a pandemia do novo coronavírus. Para cada mês de suspensão ou redução de jornada pelo programa, o trabalhador tem o mesmo período de proteção à sua vaga.

Guedes comemora dados em última entrevista

Em sua última entrevista coletiva pela internet para comentar os do Caged, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou a marca de 40 milhões de pessoas com empregos formais no país.

“Nós saímos desse patamar em 2015 e 2016. Com as duas recessões, nós mergulhamos num desemprego aberto. Já tinham os invisíveis —que descobrimos agora, mas já existiam naquela época. O número de empregos foi caindo, chegou a um piso no ano passado, mas nós reagimos”, declarou.

Com as mudanças ministeriais promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta semana, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho deixa o Ministério da Economia e passa a integrar o recém-criado Ministério do Emprego e Previdência, que terá Onyx Lorenzoni como chefe.

Segundo Guedes, Onyx deve comandar as próximas divulgações de dados do Caged e anunciar “muito em breve” dois programas que estão sendo desenhados pela secretaria que muda de ministério.

Todos os 5 setores tiveram saldo positivo

Os dados do Caged apontam saldo positivo no nível de emprego nos cinco grupos de atividade econômica.

Serviços: (+125.713 postos)

Comércio: reparação de veículos automotores e motocicletas: (+72.877 postos)

Indústria: (+50.145 postos)

Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: (+38.005 postos)

Construção: (+22.460 postos)

Regiões

Ainda de acordo com os dados, houve saldo positivo na geração de empregos formais nas cinco regiões brasileiras:

Sudeste (+160.377 postos, +0,77%)

Nordeste (+48.994 postos, +0,75%)

Sul (+42.270 postos, +0,55%)

Centro-Oeste (+35.378 postos, +1,02%)

Norte (+22.064 postos, +1,17%)

Salários de admissão têm leve queda

O salário médio de admissão em junho foi de R$ 1.806,29 —comparado ao mês anterior, houve redução real de R$ 1,59 no salário médio de admissão, representando uma queda de 0,09%.

Ainda em junho, houve 20.889 admissões e 13.241 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, gerando saldo de 7.648 empregos.

Nova metodologia

Desde janeiro do ano passado, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) para as empresas, o que traz diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores.

Na metodologia anterior (de 1992 a 2019), o melhor resultado para junho na série sem ajustes havia sido em 2008, quando foram criadas 309.442 mil vagas no sexto mês do ano.

UOL, com Estadão

Opinião dos leitores

  1. Divulgue os dados do RN . Em Junho o RN teve 15004 admissões e 10022 demissões. Saldo Positivo para o mês de Junho de 2021 de 4782 empregos formais.

    Lembro que um blogueiro recentemente esteve a passeio aos Estados de Alagoas e Paraíba e contando maravilhas desses estados. De empreendimentos em Alagoas e Paraíba e reclamando do RN. Sempre com objetivo de criticar a governadora.

    Vamos aos números do acumulado de um ano , em comparação aos 2 estados elogiados pelo blogueiro:

    RN teve 86561 admissões e 74240 demissões. Saldo POSITIVO de 12311 empregos criados.

    Paraíba teve 74968 admissões e 67675 demissões. Saldo de 7293 empregos formais criados.

    Alagoas 59964 admissões e 65529 demissões. Saldo NEGATIBO em 1 ano de 5565 empregos perdidos.

    Lembrando que a Paraíba tem aproximadamente 500 mil habitantes a mais que o RN é Alagoas 200 mil habitantes a menos que o RN.

  2. Tem que avisar ao paulo jegues que ainda tem 14 milhões de desempregados…
    Eu estou achando que tem muito sal nesse feijão, a realidade das ruas não bate com esses números.

    1. Energúmeno, quem deixou isso foram os ladrões que vc defende, felizmente o Brasil vive outro momento, apesar de vcs. Os países que alimentados pelo lindinho de nove dedos, estão todos passando por dificuldades, bom vc ir procurando o que fazer, sabendo que vai trabalhar, canto de vagabundo que vive as expensas do estado acabou.

    2. Ensine então a ele que medidas devem ser tomadas para gerar mais empregos e como passar pelo Congresso, pelos lobbies e pelo ativismo judicial.

    3. Fique tranquilo, que seu ponto na Roberto Freire, você não perde não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BG analisa a situação política dos vereadores Tércio Tinoco, Cláudio Custódio e Tárcio de Eudiane no processo de votação da cassação de Brisa

O BG analisou as situações políticas de três vereadores no processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), cuja votação está marcada para quarta-feira (18), às 9h.

“Tárcio de Eudiane não está nem aí para o que a população está achando dele se votar a favor ou contra a cassação de Brisa. Ele venceu na política por um trabalho de assistencialismo em comunidades”, afirmou BG. “E isso aqui não é crítica. Ele faz política assim”, completou.

“Já os vereadores Tércio Tinoco e Cláudio Custódio, não. Esses têm prejuízo grande não votando pela cassação de Brisa”. BG comentou a possibilidade de ausência de Tércio Tinoco na votação em razão de uma viagem a descanso e avaliou que em razão da base eleitoral de classe média e de posição conservadora, Custódio por amargar um prejuízo político grande, caso não vote pela cassação de Brisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sessão de julgamento do processo de cassação de Brisa Bracchi é marcada para terça-feira (18), às 9h

WhatsApp Image 2025-08-14 at 13.13.18.jpeg

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, marcou para terça-feira (18), o julgamento do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT), a ser realizada no plenário da casa.

No mesmo ato em que agendou a votação do processo, o presidente da Câmara também convocou Albert Dikson e Júlia Arruda, suplentes dos vereadores Matheus Faustino e Brisa Bracchi, respectivamente.

De acordo com o regimento interno, o denunciante, Faustino e a denunciada, Brisa, não podem votar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: BG analisa e aponta como deverão votar os vereadores de Natal no processo de cassação de Brisa

No programa Meio Dia RN nesta segunda-feira (17), o BG analisou e apontou como deverão votar os vereadores no processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT). Na manhã de hoje, o parecer foi aprovado na Comissão Especial e agora será encaminhado para o plenário da Câmara Municipal de Natal que vai decidir o destino da vereadora petista. “Anotem aí o que BG está dizendo, Brisa Brachhi será cassada na quarta-feira com 21 ou 22 votos. Sem Anistia”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Prévia do PIB’ do Banco Central indica queda de 0,9% no 3º trimestre

Foto: Enildo Amaral/BCB

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (17) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,9% no terceiro trimestre deste ano.

O resultado pelo BC foi calculado após ajuste sazonal — uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes. A comparação foi feita com o segundo trimestre de 2025.

  • O dado divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central mostra a primeira contração da economia trimestral em dois anos.
  • A última queda do indicador de atividade do BC foi no terceiro trimestre de 2023, quando foi registrado um recuo de 0,5%.
  • A primeira queda do índice de atividade econômica da autoridade monetária acontece em meio a uma puxada na taxa de juros para conter a inflação.
  • Atualmente, a Selic está em 15% ao ao, o maior nível em quase dois anos. Analistas projetam início do ciclo de queda do juro em janeiro de 2026.

Os dados do BC uma contração da atividade nos três setores da economia no terceiro trimestre deste ano, sendo o maior deles na agropecuária.

Veja abaixo o desempenho setor por setor:

  • Agropecuária: -4,5%
  • Indústria: -1%
  • Serviços: -0,3%

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O resultado oficial do período, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será divulgado em 4 de dezembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Comissão aprova parecer pela cassação do mandato de Brisa Bracchi

Foto: Francisco de Assis

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (17), por dois votos a um, o parecer do relator Fúlvio Saulo (SD) que recomenda a cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT). O colegiado foi criado após o plenário da Casa decidir, em agosto, pelo recebimento da denúncia apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União), que acusa Brisa de empregar recursos de emenda parlamentar em um evento de caráter político-partidário, o “Rolê Vermelho”.

Relator do processo, Fúlvio Saulo afirmou que a análise comprovou o uso de recursos públicos em um ato com conteúdo político. Segundo ele, a vereadora extrapolou suas atribuições ao convocar a população para um evento que, na avaliação do relator, teve conotação político-ideológica. “O evento passou a ter cunho político. Mesmo que o pagamento aos artistas tenha sido cancelado, o ilícito aconteceu quando houve convite para ato político e destinação dos recursos.”

O vereador Daniel Valença (PT) apresentou voto divergente e disse que a denúncia fez interpretação diferente do que a legislação versa sobre a destinação de recursos públicos. Ele afirmou que pareceres técnicos respaldaram a legalidade da atividade. “Ao longo do processo ficou nítido que não houve nada de partidário nessa atividade. Vamos trabalhar para que parte da bancada governista tenha um mínimo de senso de justiça, de retidão, de ética e negue esse parecer”, frisou.

Mas a presidente da comissão, vereadora Anne Lagartixa (SD), acompanhou o parecer do relator, dando maioria à cassação. Ela considerou que as oitivas e documentos apresentados à comissão comprovaram que o evento tinha motivação política. “A Casa precisa agir com transparência, com compromisso, seriedade. Eu espero que os vereadores ajam conforme a orientação do relator”, afirmou.

Com a aprovação na comissão, o parecer segue agora para o presidente da Câmara, Eriko Jácome (PP), que deve marcar a votação final em plenário até a quarta-feira (19), quando, regimentalmente, completam-se os 90 dias para encerramento do processo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ex-primeira-ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade

Foto: Ricardo Stuckert

A Justiça de Bangladesh condenou nesta segunda-feira, 17, a ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, de 78 anos, à morte por crimes contra a humanidade relacionados ao levante popular do ano passado, que matou centenas de pessoas e pôs fim aos seus 15 anos de governo. “Todos os elementos (…) constitutivos de um crime contra a humanidade estão reunidos”, declarou o juiz do tribunal de Dacca, Golam Mortuza Mozumder. “Decidimos impor uma única pena, a pena de morte”, acrescentou.

O tribunal também condenou o ex-ministro do Interior, Asaduzzaman Khan, à morte no caso, enquanto um terceiro suspeito – um ex-chefe de polícia – foi condenado a cinco anos de prisão por ter se tornado testemunha do Estado contra Sheikh e se declarado culpado.

A deliberação do tribunal na capital, Daca, foi transmitida ao vivo. O governo interino reforçou a segurança antes do veredicto, com guardas de fronteira paramilitares e policiais destacados em Daca e em muitas outras partes do país.

O partido Awami League da ex-primeira-ministra de Bangladesh convocou uma paralisação nacional em protesto contra o veredicto Sheikh e Khan, que estavam exilados na Índia, foram julgados à revelia. Tanto ela quanto seu partido chamaram o tribunal de “tribunal de fachada” e denunciaram a nomeação de um advogado pelo Estado para representá-la.

Antes da decisão do tribunal na segunda-feira, o antigo partido governante convocou novamente a paralisação, com Sheikh, numa mensagem de áudio, a instar os seus apoiadores a não ficarem “nervosos com o veredicto.

O veredicto foi proferido após relatos da mídia local sobre novas explosões de bombas caseiras em Daca, incluindo uma em frente à casa de um assessor, equivalente a um ministro de Estado, no domingo.

Entretanto, o chefe de polícia de Daca, Sheikh Mohammad Sazzat Ali, emitiu uma ordem de “atirar para matar” caso alguém tente incendiar veículos ou lançar bombas caseiras. A diretiva surge após quase 50 ataques incendiários, a maioria contra veículos, e dezenas de explosões de bombas caseiras terem sido relatadas em todo o país na última semana. Duas pessoas morreram nos ataques incendiários, segundo a imprensa local.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

‘A gente nunca deve desistir de um sonho’, diz candidata do Enem 2025 aos 55 anos

Foto: Antônio Dias

Moradora de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Maria do Socorro Gomes, 55 anos, é técnica de enfermagem, mas sonha em fazer licenciatura em história. Por isso, decidiu fazer o Enem em 2025 mais uma vez.

“Eu estou tentando mais uma vez por que eu acho que a gente nunca deve desistir de um sonho. A gente nunca deve deixar de estudar por causa que alguém falou que você tem essa idade. Sonhar é bom e realizar o sonho é melhor ainda”, disse Maria do Socorro.

Este domingo (16) marca o segundo dia de provas do Enem 2025 em todo o Brasil. As provas são de Ciências da Natureza (biologia, física e química) e Matemática, somando 90 questões. No Rio Grande do Norte, mais de 113 mil pessoas se inscreveram para a prova.

Maria do Socorro contou que faz o Enem com frequência. No ano passado, ela foi aprovada no curso de matemática na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), mas decidiu trancar o curso ao perceber que não era o que queria.
Mas os dias na faculdade deram a ela um novo incentivo para tentar o sonho de cursar história.

“Eu estava na Uern, e tinha um senhor, eu acho que ele tinha seus 72 anos. Ele estava fazendo Direito. Eu disse: ‘Parabéns’. Ele me disse: ‘Minha filha, nunca desista. Nunca desista na sua vida porque alguém lhe diz alguma coisa'”, relatou.

G1RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gestão Nilda reforça manutenção em todas as UBSs e rede hospitalar

Foto: Divulgação 

A saúde pública de Parnamirim segue passando por uma transformação histórica. A gestão da prefeita Nilda deu início ao maior conjunto de manutenção já realizado nas Unidades de Saúde do município, contemplando as 29 UBSs da rede, além da Maternidade Divino Amor e do Serviço de Especialidades (CER) e o Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR). As unidades não passavam por reparos há anos.

Um investimento que reforça o compromisso da administração com o cuidado, a humanização e a qualidade no atendimento à população. As ações alcançam tanto a atenção primária, porta de entrada do cidadão na rede, quanto áreas essenciais da urgência e especialidades, fortalecendo o sistema como um todo.

A prefeita Nilda destaca que essa é uma das prioridades da gestão: “Nosso compromisso é cuidar das pessoas. Estamos reformando todas as 29 unidades para oferecer um atendimento mais digno, humano e acolhedor para os pacientes, além de garantir ambientes seguros e confortáveis para os servidores. A saúde de Parnamirim vive um novo momento, e estamos avançando todos os dias.”

As obras, que já chegaram à 13ª unidade dentro do cronograma, incluem serviços completos de manutenção estrutural e modernização dos ambientes. Entre as melhorias estão pintura geral, novas fachadas, reparos em portas e instalações, tratamento de infiltrações, recomposição de reboco, além da substituição e instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, garantindo ambientes climatizados e mais confortáveis para pacientes e profissionais.

As equipes já concluíram os serviços de pintura nas seguintes unidades: Santos Reis; Cohabinal; Vale do Sol; Primavera; Liberdade; João Dias; Parque Industrial e Pium. O cronograma segue avançando, e as próximas unidades que receberão os serviços são: Cidade Verde; Santa Tereza; Emaús e DVS.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Em viagem, Tércio Tinôco rebate críticas por possível ausência em votação da cassação de Brisa

O vereador Tércio Tinôco (PP) rebateu, em vídeo publicado nas redes sociais no domingo (16), críticas por se ausentar da Câmara de Natal na mesma semana que definirá se a vereadora Brisa Bracchi terá ou não o seu mandato cassado deve ocorrer. O parlamentar justificou sua ausência e disse que está uma viagem, marcada para ocorrer desde o mês de abril.

A data da votação da cassação da vereadora ainda não foi marcada pela comissão que conduz o processo.
Na publicação, ele afirmou que a falta foi justificada com antecedência ao líder da base do prefeito Paulinho Freire (União Brasil), Aldo Clemente (PSDB). Tinôco, que retorna a Natal no dia 22 de novembro, também atrelou a dificuldade em remanejar sua agenda com sua condição física.

“Nunca faltei em nenhuma sessão ordinária, esse ano todo. Vocês que me acompanham aqui sabem que eu trabalho de domingo a domingo. Então assim, eu também sou gente e mereço uns dias de descanso também, e muitos blogs estão dizendo, cancela a passagem, cancele tudo e vai voltar. As pessoas com deficiência sabem muito bem, quem tem família sabe como funciona”, disse.

As cobranças pela presença do parlamentar na Casa Legislativa se dão pelo cenário de “voto-a-voto” que se desenha para o processo. Em entrevista concedida para a reportagem da 98 FM Natal na sexta-feira (14), o vereador e relator Fúlvio Saulo projetou que o placar final deverá ser de “19 a 20”, sendo favorável ou não pela cassação.

“Ninguém sabe o dia que vai ser a votação da cassação. E para finalizar minhas palavras, se fosse híbrido a votação, eu estaria pronto para votar”, disse.

98FM

Opinião dos leitores

  1. Quem votar contra a cassação da vereadora Brisa, estará votando contra o povo.
    Tércio Tinôco virou decepção pra muita gente. Depois não reclame.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Hugo mantém votação de PL Antifacção mesmo com crítica de Lula

Foto: Marina Ramos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse à CNN Brasilque está mantida a votação do PL Antifacção nesta terça-feira (18).

A última versão do texto do relator Guilherme Derrite (PP-SP) ainda enfrenta resistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à diminuição dos recursos destinados à Polícia Federal.

Hugo afirmou que o texto ainda está sendo trabalhado pelo relator, para chegar ao plenário da Casa Legislativa com o máximo de consensos no combate à criminalidade.

A quarta versão apresentada pelo relator retira, segundo cálculos feitos pelo governo federal, R$ 27 milhões de recursos da Polícia Federal, além de R$ 300 milhões de fundos de segurança pública e de combate às drogas.

Neste final de semana, o relator se debruçou sobre o texto e deve apresentá-lo a líderes partidários neste terça-feira (18). Ainda assim, siglas de direita devem apresentar destaques.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Esse PL antifaccão está mais para desgastar Derrite do que para ter um resultado ruim para os bandidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *