Cidades

Carro de som convoca moradores, donos de estabelecimentos e público geral para protesto contra mobilidade em Lagoa Nova

Está cada dia mais difícil compreender a cabeça do cidadão de Natal nesses últimos tempos. Na tarde desta quinta-feira (10), um carro de som vem circulando no bairro de Lagoa Nova, nas mediações do estádio Arena das Dunas, convocando os moradores, donos de estabelecimentos e o público em geral para um protesto ainda hoje contra as obras de mobilidade urbana no local.

As obras, embora causem transtornos ao trânsito, como em qualquer capital brasileira, especialmente, as cidades-sedes da Copa do Mundo, no contexto geral, irão melhorar, e muito, o trecho que vem ficando cada dia mais complicado de trafegar. Túneis e viadutos são fundamentais no entorno do estádio, independente da Copa do Mundo, por isso, vai entender a cabeça do cidadão.

Segundo o carro de som, os interessados devem se encontrar nas proximidades do cruzamento das Avenidas Prudente de Morais e Miguel Castro.

Opinião dos leitores

  1. Querido, Francisco. Lembro-te que não estamos querendo combater a obra, jamais. O que queremos é um esclarecimento de como serão essas obras, as garantias do prazo de entrega, garantias de segurança para aqueles que ficarão dentro do canteiro de obras. Nada mais justo para aqueles que pagam impostos caríssimos, ne? Repito, não estamos contra a obra, sabemos dos seus benefícios, queremos apenas um mínimo de atenção e respeito.

  2. Engraçado. Uma piada. De gosto duvidoso, mas uma piada. Obras que contribuirão para melhorias no trânsito para todos os que usam aquelas artérias e que vão valorizar, e muito, os imóveis na área, sendo combatidas por um grupelho de atrasados que acham que o mundo gira em torno de suas panças.
    Não venham com essa de esclarecimento porque isso não soa como razão suficiente para impedir um avanço como este.
    Aqui os empresários só enxergam até a calçada da loja.

  3. É importante lembrar, que o movimento não é contra a obra de mobilidade, mas sim, a forma que a mesma será executada. As pressas, sem esclarecimento algum, os empresários e profissionais liberais que atuam em torno do Arena da Dunas e muitos trabalhadores ficarão prejudicadas, tendo em vista que as obras começarão simultaneamente em todas as avenidas envolvidas, assim, as pessoas que atuam nesta área, ficaram ilhadas, sem transporte disponível, sem segurança e com uma baixa em suas vendas… Se houvesse um pouco mais de planejamento por parte da Prefeitura, os transtornos seriam menores e os benefícios maiores. Estamos exigindo o mínimo: ESCLARECIMENTO! Portanto, vamos analisar direitinho os fatos, para poder julgar.

  4. Esse protesto não faz o menor sentido é um absurdo. Como algumas pessoas ainda tem o pensamento provinciano em relação a Natal, pois sabemos dos transtornos que a obra do entorno do ARENA DAS DUNAS irá causar aos comerciantes do local e a população da cidade como um todo, porém não é sensato admitir o estrangulamento do transito continuar como está sem pensar nos projetos viários e desenvolvimento da cidade a longo prazo. Além de imaginar que essas obras depois de prontas mudará toda logística da área.

  5. Também não entendo. Toda obra tem seus transtorno, mas depois, vem a parte melhor. Poderemos transitar sem tantos congestionamentos. Realmente, a cabeça das pessoas são incompreensíveis….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador do PT é preso em operação contra PCC e suspeita de lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O vereador da cidade de São Paulo Senival Moura, do PT, foi preso nesta quinta-feira (25) durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma empresa de transporte público.

A ação faz parte da Operação Última Parada, que também tem como alvo integrantes da facção criminosa e dirigentes da concessionária Transunião.

Ao todo, a Justiça expediu cinco mandados de prisão e 104 mandados de busca e apreensão, cumpridos em cidades de São Paulo, na Grande São Paulo, no interior do estado e em Extrema (MG). Entre os presos estão o vereador e o presidente da empresa, Lourival de França Monário.

As investigações tiveram início após o assassinato de Adauto Soares Jorge, então presidente da concessionária, em 2020. A partir desse caso, equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) identificaram indícios de possível influência do PCC na administração da empresa.

Segundo os investigadores, teria sido identificado um núcleo paralelo dentro da concessionária, responsável por decisões estratégicas e movimentações financeiras. Também há suspeitas de irregularidades na evolução do capital social da Transunião, que teria passado de pouco mais de R$ 100 mil para mais de R$ 50 milhões, sem comprovação clara da origem dos recursos.

Em 2025, a empresa recebeu mais de R$ 300 milhões do sistema municipal de transporte coletivo. Para os investigadores, parte dessa estrutura pode ter sido usada para dar aparência de legalidade a recursos ligados ao crime organizado.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 194 milhões em contas bancárias, além da indisponibilidade de veículos, imóveis e embarcações ligados aos investigados. Também foi determinado o afastamento da diretoria da concessionária e a comunicação à Prefeitura de São Paulo para possível intervenção no serviço de transporte.

A Operação Última Parada mobilizou cerca de 350 policiais civis, além de promotores do Gaeco e equipes especializadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise da movimentação financeira do grupo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente nacional do PL reage a vídeo de Michelle sobre Flávio Bolsonaro: “Vamos ter paciência”

Foto: Reprodução

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou os efeitos políticos do vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com críticas ao senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicado nesta quarta-feira (24).

Ele minimizou os impactos negativos e pregou “paciência” para resolver os atritos no clã Bolsonaro, em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.

Não (vai prejudicar Flávio). Vamos ter paciência, vamos resolver”, afirmou Valdemar à coluna por mensagem de texto enviada direto da Copa, nos Estados Unidos.

Em dois vídeos publicados nas redes sociais, Michelle expôs o desconforto com Flávio. Na gravação, a ex-primeira-dama relata ter se sentido “traída” e “apunhalada” pelo senador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após fala de Michelle, Flávio Bolsonaro diz que “nunca maltratou” e pede desculpas se ofendeu

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro se pronunciou nesta quarta-feira (25) após declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que afirmou ter sido “maltratada e humilhada” em uma conversa com ele.

Flávio disse que “nunca maltratou ou humilhou uma mulher” e afirmou que, caso tenha ocorrido qualquer interpretação nesse sentido, pede desculpas. Ele reforçou respeito por Michelle e destacou o papel dela à frente do PL Mulher e no apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas”, declarou o senador. Ele também afirmou reconhecer o trabalho dela e o cuidado com a família.

O posicionamento ocorre após a divulgação de vídeos de Michelle em que ela afirma ter se sentido “humilhada” por Flávio em uma ligação telefônica. Segundo ela, o senador teria criticado sua participação em decisões internas do partido.

Flávio, por outro lado, afirmou que tentou contato com Michelle pela manhã para convidá-la a uma reunião com lideranças femininas organizada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), mas disse que não obteve retorno.

O episódio expõe um atrito interno no campo político ligado ao PL, envolvendo divergências sobre decisões partidárias e articulações regionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tremor da Venezuela é sentido no Brasil e assusta moradores em capitais do Norte

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Os tremores registrados na Venezuela nesta quarta-feira (24) também foram percebidos em diferentes cidades da região Norte do Brasil, causando susto entre moradores de capitais como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).

Em diversos bairros, moradores relataram sensação de vibração em prédios e residências, conforme informações do Metrópoles. Em alguns casos, houve saída preventiva de apartamentos e edifícios até a verificação da situação pelas equipes responsáveis.

Em Belém, a Prefeitura informou que a Defesa Civil passou a monitorar o cenário. De forma preventiva, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira chegaram a ser evacuados para avaliação técnica.

O prefeito Igor Normando (MDB) pediu cautela à população e orientou que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais. Segundo ele, a prioridade é garantir segurança durante a verificação das estruturas.

Em Manaus, relatos nas redes sociais indicam que o tremor foi sentido em diferentes bairros. Vídeos mostram objetos se movendo por alguns segundos, o que levou moradores a deixar imóveis para entender o que estava acontecendo.

No Amapá, principalmente em Macapá, ao menos três edifícios foram evacuados por precaução. O Corpo de Bombeiros foi acionado para inspeções e acompanhamento da ocorrência em vários pontos da capital.

Até o momento, não há registro de feridos nem de danos estruturais significativos nas cidades brasileiras. As autoridades seguem monitorando a situação após o terremoto de magnitude 7,1 registrado no território venezuelano, com epicentro próximo à cidade de Morón, no norte do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após terremotos, Lula manda Itamaraty avaliar possível ajuda do Brasil à Venezuela

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou que o governo brasileiro está avaliando possíveis formas de apoio à Venezuela após os terremotos que atingiram o país e provocaram mortes, destruição e impactos em serviços essenciais.

Segundo o presidente, ele determinou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, analise a situação em conjunto com a embaixada brasileira em Caracas para definir eventuais medidas de assistência humanitária.

Os tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em sequência e levaram o governo venezuelano a decretar estado de emergência nacional. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que há registros de mortes, danos estruturais e deslocamento de populações em áreas afetadas.

Foto: Getty Images

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou ter recebido as informações com “grande preocupação e consternação” e declarou solidariedade ao governo e ao povo venezuelano. Ele também destacou a disposição do Brasil em colaborar na recuperação das regiões atingidas.

Itamaraty: não há brasileiros entre vítimas

O Itamaraty informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos. O órgão mantém monitoramento da situação e canais de atendimento consular em funcionamento.

Tremores foram sentidos na Região Norte 

Os tremores também foram sentidos em cidades do Norte do Brasil, como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR), onde moradores relataram abalos e saídas preventivas de prédios. As Defesas Civis seguem acompanhando os impactos na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

NÚMERO ASSUSTA: terremoto deixa quase 8 mil desaparecidos na Venezuela

Foto: Reprodução/Getty Images

Uma projeção preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indica que os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem provocar um número elevado de vítimas e danos de grande escala. Segundo a estimativa da agência, o total de mortes pode ficar entre 10 mil e 100 mil, conforme informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Até o momento, o governo venezuelano confirmou 32 mortes e mais de 700 feridos em decorrência dos abalos. A região mais afetada foi La Guaira, descrita pelas autoridades como uma “zona de desastre”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Enquanto equipes de resgate seguem atuando nas áreas atingidas, uma iniciativa popular registrava, até a madrugada desta quinta-feira (25), 8.378 pessoas desaparecidas. Desse total, 418 já haviam sido localizadas, enquanto 7.960 continuavam sem contato com familiares.

Foto: Reprodução/Getty Images

Outra plataforma criada para auxiliar na busca por vítimas reunia 986 registros de pessoas procuradas por parentes e amigos. Os sites permitem o compartilhamento de informações para ajudar na localização dos desaparecidos.

Foto: Reprodução/Getty Images

Em sua avaliação inicial, o USGS afirmou que é “provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos” em consequência dos terremotos. A análise faz parte de um sistema automatizado que calcula os possíveis impactos de grandes desastres naturais.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A estimativa considera fatores como magnitude dos tremores, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. O número final de vítimas, no entanto, só poderá ser confirmado após o avanço das operações de resgate e dos levantamentos oficiais.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Venezuela vira zona de desastre após terremotos; EUA estima até 100 mil mortos

Imagens: Reprodução/Poder360

A Venezuela contabiliza ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos após os dois fortes terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24). O número foi divulgado pelo governo venezuelano na madrugada desta quinta-feira (25), mas ainda não inclui todas as áreas afetadas.

O dado que mais chama atenção vem de uma avaliação preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo a agência norte-americana, o desastre pode resultar em um número de vítimas muito maior, com uma estimativa que varia entre 10 mil e 100 mil mortos.

Os dois tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com apenas 39 segundos de diferença e tiveram epicentros no norte da Venezuela. Os abalos foram sentidos em diversas regiões do país, incluindo Caracas, além de áreas da Colômbia e do Caribe.

Uma das regiões mais atingidas foi La Guaira. De acordo com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, há dezenas de edifícios desabados e operações de resgate seguem em andamento. A área foi classificada pelo governo como uma “zona de desastre”.

Diante da gravidade da situação, o governo decretou estado de emergência nacional, suspendeu aulas e interrompeu parte da infraestrutura de transporte. Equipes de resgate de diversos países foram mobilizadas para auxiliar nas buscas por sobreviventes.

O presidente Lula informou que determinou ao Itamaraty e à Embaixada do Brasil em Caracas que avaliem possíveis medidas de assistência ao país. Já o USGS ressalta que suas projeções são preliminares e poderão ser revisadas conforme novas informações forem divulgadas pelas autoridades venezuelanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Com show de Vini Jr. e retorno de Neymar, Brasil garante liderança e avança na Copa

Imagens: Reprodução/Alysson Chinês (Ouxines)

O Brasil confirmou a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A noite foi marcada pelo brilho de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar aos gramados do Mundial.

A Seleção de Carlo Ancelotti dominou a partida e construiu a vitória com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. O camisa 7 foi o grande destaque da equipe e participou diretamente dos principais lances ofensivos.

O primeiro gol saiu logo aos seis minutos. Ainda na etapa inicial, Vini Jr. chegou a balançar as redes novamente, mas o lance acabou anulado após revisão do VAR por falta na origem da jogada.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou o placar. Matheus Cunha marcou o segundo da Seleção, e Vini Jr., após bela jogada de Bruno Guimarães, fechou a conta e garantiu a goleada brasileira.

Aos 32 minutos da etapa final, veio um dos momentos mais aguardados da noite. Após pedidos da torcida, Neymar entrou em campo e fez sua estreia nesta edição da Copa do Mundo, sendo bastante comemorado pelos brasileiros presentes no estádio.

Primeiro do Grupo C

Com o resultado, o Brasil avança às oitavas de final na primeira colocação do Grupo C.

Agora, a equipe aguarda a definição do Grupo F para conhecer seu próximo adversário, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério aciona TCU e PGR contra publicidade de Lula que já soma R$ 785,7 milhões

Foto: Marcelo Camargo

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição e coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apresentou na terça-feira (23), representações ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Nos documentos, o parlamentar acusa o governo federal de ter extrapolado o limite de gastos com publicidade em ano eleitoral.

Segundo os cálculos apresentados pelo senador, o governo já empenhou R$ 785,7 milhões em publicidade institucional no primeiro semestre de 2026, valor que superaria o teto permitido em R$ 167,6 milhões (excesso de 27%).

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi procurada por e-mail, mas não se manifestou até a publicação desta matéria pelo jornal O Estado de S. Paulo, no fim da noite da terça-feira (23).

Marinho também mira uma campanha específica: a peça publicitária “Tempo com a Família”, lançada para defender o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo o senador, a iniciativa consumiu cerca de R$ 80 milhões e “pode ser interpretada como exemplo do uso da máquina pública para deslegitimar posições políticas divergentes”.

O senador afirma que a campanha possui “evidente potencial de impacto eleitoral” e que o Planalto busca disputar a “paternidade política da proposta em ano eleitoral, em contexto de baixa popularidade presidencial”.

Além disso, Marinho relembrou um precedente do TCU. Segundo o senador, em 2019 o tribunal suspendeu uma campanha publicitária do governo Bolsonaro sobre o Pacote Anticrime, conjunto de medidas de segurança pública enviado ao Congresso. O argumento era o mesmo: o de que não é legítimo usar publicidade oficial para promover proposta legislativa ainda em tramitação.

“A coerência institucional exige que parâmetros jurídicos de mesma natureza conduzam aos mesmos resultados, independentemente do governo de ocasião”, diz o senador.

Ao TCU, Marinho pede auditoria emergencial na Secom, medida cautelar para suspender imediatamente a campanha da escala 6×1 e aplicação de multa aos responsáveis. À PGR, pede a abertura de procedimento investigatório.

Com informações da Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nikolas ironiza fala de Lula sobre político honesto jovens: “Finalmente ele falou a verdade”

Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) gravou um vídeo reagindo ao vídeo onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala com estudantes sobre as alegações de que todo político é ladrão.

– Entrem vocês na política, porque o político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim, não está dentro dele – declarou o petista, ao querer estimular os estudantes.

Nikolas, por sua vez, disse:

– Dessa vez eu vou ter que concordar com o Lula.

Na legenda da publicação, o deputado ainda escreveu: “Finalmente ele falou a verdade”.

Há menos de uma semana, Nikolas já havia reagido a outra fala controversa do petista. O parlamentar se manifestou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, porque Lula riu ao falar que viu Neymar ser chamado de primeiro jogador home office do mundo.

Com informações de Pleno News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *