Saúde

Casos de dengue preocupam Sesap, principalmente, em municípios que fazem limite com Santa Cruz; Zika em mulheres em idade fértil é fator de preocupação no RN

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (14), o mais recente boletim epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica (SE) 1 até a 20, encerrada em 22 de maio de 2021.

Segundo o boletim, foram notificados 2.145 casos suspeitos de dengue no RN, dos quais foram confirmados 311 casos, 796 descartados e considerados casos prováveis 1.349. Nesse período, foi observada uma incidência de 38,46 casos prováveis por 100.000 habitantes. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 6.381 casos, sendo confirmados 1.599, descartados 3.021, considerados casos prováveis 3.360, com uma incidência de 95,81 casos prováveis por 100.000 habitantes. Houve, então, uma redução nos números da dengue de 2020 para 2021, comparando-se os mesmos períodos epidemiológicos.

Diante da análise dos dados, a quinta região do estado está com a situação preocupante, principalmente os municípios que fazem limite com o município de Santa Cruz. “Estamos fazendo operações nessa região para tentar frear o número de casos. Atuamos junto aos municípios de Coronel Ezequiel, São Bento do Trairí e estamos fazendo operação nesse momento em Bom Jesus com prevenção e orientação à população”, ressalta Débora Mayara – Coordenadora do Núcleo de Arboviroses.

Outro ponto crítico é o encerramento dos casos nos municípios. “Muitos municípios não estão investigando, o que ressalta o número alto de notificações, porém sem confirmações. A Sesap está com equipe, junto à gestão dos municípios para que possam prosseguir nas investigações e possamos ter os números efetivos do número de casos e assim atuar de forma mais contundente contra as arboviroses”, disse a coordenadora.

Quanto à distribuição no estado, foi constatada a incidência de dengue em todas as regiões do RN, estando as maiores taxas na V Região de Saúde, especificamente nos municípios de Santa Cruz e São Bento do Trairi. A comparação dos casos prováveis de dengue, considerado a faixa etária, no período da Semana Epidemiológica 1 a 20 dos anos de 2020 e 2021, mostra que a maioria deles se concentra em adultos a partir dos 20 anos de idade.

Com relação à comparação dos casos prováveis de dengue, considerando o sexo, no período da SE 1 a 20 dos anos 2020 e 2021, o boletim aponta que o sexo feminino apresentou um diferencial a mais na concentração dos casos, principalmente no ano 2021. No que diz respeitos aos óbitos, nesse período epidemiológico, foi confirmado 1 óbito por dengue em 2021, enquanto que em 2020, 5 óbitos foram confirmados.

Chikungunya

Foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 20, 2.204 casos da doença, sendo confirmados 155, descartados 236, sendo considerados casos prováveis 1.968. Nesse período, o RN apresentou uma incidência 56,12 casos prováveis por 100.000 habitantes. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 2.459 casos, sendo confirmados 1.203, descartados 641, casos prováveis 1.818, com uma incidência de 51,84 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Assim como ocorreu com a dengue, foi observada uma grande concentração da incidência de chikungunya na V Região de Saúde, estando as maiores incidências nos municípios de Santa Cruz (3.896.76 casos/100.0000 habitantes) e São Bento do Trairi (1.371,09 casos/100.000 habitantes).

A comparação dos casos prováveis de chikungunya, considerado a faixa etária e o sexo, nas semanas epidemiológicas de 1 a 20 dos anos de 2020 e 2021, mostra o crescimento nas notificações de casos em pessoas a partir de 35 anos de idade e do sexo feminino.

Quanto aos óbitos, nesse período epidemiológico, não foi confirmado nenhum óbito por chikungunya em 2021, enquanto que em 2020, 1 óbito foi confirmado.

Zika vírus

No Rio Grande do Norte, em 2021 da semana epidemiológica 01 a 20, foram notificados 116 casos de Zika, sendo confirmados 17, descartados 36 e considerados casos prováveis 80. Nesse período a incidência foi de 2,28 casos prováveis por 100.000 habitantes. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 423 casos, sendo confirmados 58, descartados 274, 149 casos prováveis, apresentando uma incidência de 4,25 casos prováveis por 100.000 habitantes.

A distribuição espacial da incidência de Zika por município de residência e Região de Saúde, no período analisado, ocorreu de forma heterogênea, no entanto, o município de Santa Cruz na V Região de Saúde concentra a mais alta incidência do RN.

Comparação 2020 e 2021

A comparação dos casos prováveis de Zika, considerado a faixa etária, nas semanas epidemiológicas de 1 a 20 dos anos 2020 e 2021 mostra que, apesar do ano 2021 apresentar um menor número de casos, a faixa etária de adultos entre 20 a 34 anos apresenta uma maior concentração de doentes com Zika, acometendo, com maior prevalência, as pessoas do sexo feminino.

O quantitativo de casos de Zika em mulheres em idade fértil é fator de preocupação, principalmente se ocorrer em gestantes, devido à capacidade do Zika Vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado. No RN, até a Semana Epidemiológica 20 de 2021, foram notificados 34 casos de gestantes com Zika, dos quais 30 foram registrados em Santa Cruz.

Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti

Em abril foi realizado o 1º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA a-LIA) deste ano no RN, com o seguinte resultado 9 municípios se encontram em situação satisfatória, 48 municípios em situação de alerta, 72 municípios em situação de risco e 38 municípios, sem Informação.

Prevenção

A Sesap alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissores das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial. São eles:

• Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

• Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;

• Não coloquem lixo em terrenos baldios;

• Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;

• Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;

• Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;

• Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;

• Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.

Opinião dos leitores

  1. Há uns 4 anos Japi teve um surto de zika e Chikungunya que até hoje algumas pessoas sofrem com as sequelas.

    1. A maior doença que aconteceu em Japi, foi o ladrão ter deixado um elemento que não é da nossa cidade, ter sido contaminado pelo nosso gentílico e estar sujando o nosso povo.

  2. Vixe ,pensei que não existia mais essas doenças, covid baixando e elas voltando , coincidência não ?

  3. BG!
    Tem que fazer outra CPI circense, bota esses três ilustres senadores, Renan, Aziz e o caba dpvat pra apurarem, esses casos de dengue é culpa do PR Jair Bolsonaro.
    Rsrsrs…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Justiça determina ao Governo do RN entregar dados de arrecadação de impostos à Femurn

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou ao Governo do Estado a entrega dos dados de arrecadação de IPVA, ICMS e da dívida ativa à Federação dos Municípios do RN (Femurn). O Executivo havia negado as solicitações administrativas apresentadas pela entidade desde o início de 2021. Com os números, a instituição espera poder aferir de forma mais precisa se o Estado está repassando (ou não) tudo o que é devido a cada município referente a arrecadação de impostos.

“Tomamos a iniciativa de acionar a Justiça diante da estranha atitude do Governo em nos negar acesso às informações a que temos direito – e para atender a reivindicação dos colegas prefeitos diante de indícios de distorções nos repasses do nosso ICMS e IPVA”, relata o presidente da Femurn, Babá Pereira (Republicanos), que também é prefeito de São Tomé.

Segundo Babá, a expectativa da Federação agora é que essa decisão da Justiça faça o Estado mudar sua postura, “dando mais transparência sobre sua arrecadação e tendo mais respeito ao direito constitucional que os municípios têm de fiscalizar as suas receitas”.

A decisão foi do desembargador Claudio Santos, que determinou ao secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, fornecer os dados solicitados no prazo de 15 dias. Conforme o magistrado, há “plausibilidade jurídica suficiente” para a concessão da liminar, “notadamente porque a omissão das autoridades em não fornecer as informações fiscais requeridas pela FEMURN prejudica sobremaneira o poder-dever dos Municípios de acompanhar e fiscalizar a arrecadação estadual, sobretudo para garantir o cumprimento da norma de repartição das receitas tributárias, indispensáveis à gestão municipal e à promoção das políticas necessárias aos que vivem nos Municípios”.

Ainda na decisão, Claudio Santos afirma que “os Municípios estão sendo privados mensalmente de fiscalizar a regularidade dos valores a eles repassados, indispensáveis à gestão municipal e à promoção das políticas públicas”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem tem moto roubada na porta de casa por dois criminosos

Em vídeo circulando nas redes sociais, um homem é abordado por dois criminosos em uma moto quando estava prestes a entrar em sua casa no município de Extremoz.

No vídeo é possível ver que os indivíduos estavam seguindo o trabalhador, quando ele parou e esperou a abertura do portão da casa, os bandidos se aproximaram e um deles desceu da moto com uma arma de fogo apontada para a vítima, que não reagiu.

A moto foi levada e o localização dos criminosos ainda é desconhecida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Supermercado Extra vende carnes, frios e embutidos vencidos, diz ex-funcionário

Foto: Reprodução

De acordo com relato de um ex-funcionário do Extra, a unidade Cambuci, localizada na capital de São Paulo, troca a embalagem de carnes, frios e embutidos vencidos e coloca os produtos à venda novamente.

A denúncia foi feita ao ao G1 e confirmada pelo Metrópoles pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). De acordo com o órgão, as irregularidades foram constatadas em 17/8.

Nessa data, a ouvidoria municipal recebeu uma denúncia, o que resultou em uma inspeção. Após a prática irregular ser identificada, foi registrado um auto de infração e o supermercado foi parcialmente interditado.

Um processo administrativo sanitário para acompanhamento também foi aberto, e o Extra Cambuci é acompanhado pela Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Sé desde então.

No entanto, em 27/9, uma nova vistoria constatou que as irregularidades haviam sido corrigidas, e o local foi desinterditado. Porém, o estabelecimento segue em monitoramento pela equipe de vigilância local. Outras inspeções foram realizadas em 15/10 e nessa terça-feira 7.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Olaf Scholz é eleito chanceler e Alemanha encerra era Merkel após 16 anos

Foto: Reuters

O político de centro-esquerda Olaf Scholz tomou posse, nesta quarta-feira (8), e enfim assumiu o cargo de chanceler da Alemanha, encerrando 16 anos de governo Angela Merkel.

Scholz, líder do Partido Social Democrata (SPD), venceu a votação secreta no parlamento alemão como já era esperado – uma culminação de meses de negociações entre partidos após a vitória apertada do SPD nas eleições federais de setembro.

O resultado final foi de 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos.

Seguindo os protocolos cerimoniais, Scholz foi visitar o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, que o apontou oficialmente como o novo chanceler do país. Ele então retornou ao Parlamento para fazer seu juramento e ser empossado.

A expectativa é de que o novo chanceler se encontre com Angela Merkel por volta das 11 horas, no horário de Brasília, para uma cerimônia simbólica de “passagem de bastão”.

Na vida política, Scholz tem se posicionado como um pragmático adepto ao diálogo – seu estilo político não é diferente do de Merkel. Os dois podem ser considerados semelhantes em muitos aspectos, apesar de virem de partidos rivais, analisam especialistas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Natal, App recruta mulheres para parceria no segmento de beleza

Foto: Reprodução

Os aplicativos e plataformas digitais seguem facilitando o nosso dia a dia, diminuindo distâncias e possibilitando novas formas de trabalho. Eles são muito populares na área de transporte, alimentação, bate-papo, viagens e colocam na palma da nossa mão, de maneira prática e intuitiva, a solução para situações rotineiras.

Com a proposta de ser mais um recurso valioso na correria do cotidiano e, além disso, se tornar uma nova forma de renda para empoderar mulheres da capital potiguar, a CEO da B1Tech, Núbia Batalha, criou o app Belleza, uma nova forma de contratar serviços especializados de onde você estiver.

“Desenvolvemos um produto diferenciado com a proposta de atender a uma demanda de mercado, mas com um propósito ainda maior por trás, o de oferecer, principalmente às mulheres, uma forma independente, livre, e com opção de montar seus horários e agenda para trabalhar, a fim de que gerem a sua própria renda com os conhecimentos que já possuem”, comentou a CEO e idealizadora do App Belleza.

Na palma da mão, de forma gratuita, integrado às plataformas IOS e Android, o app Belleza vai oferecer serviços de: spa dos pés, corte de cabelo, escova especial, massagem, manicure, depilação, maquiagem, dentre outros, com preço adequado ao mercado local. Todas as ferramentas de marketing, pagamento e operação são integradas ao App. As especialistas devem se cadastrar, aceitar os pedidos dos clientes e efetuar os serviços onde for solicitado.

O momento é de recrutamento. “Estamos em busca de mulheres que trabalhem com serviços de beleza, que sejam boas profissionais e que desejem trabalhar no segmento de beleza de forma autônoma, com flexibilidade, montando seus próprios horários. Queremos oferecer a possibilidade de uma renda mensal oriunda de suas habilidades e com isso empoderá-las e torná-las mais independentes e livres”, relevou Núbia Batalha.

Para se credenciar na plataforma é preciso ter mais de 18 anos, habilidades na prestação de serviço (corte de cabelo, escova, massagem, manicure, depilação, maquiagem, entre outros) comprovada por meio de cursos específicos e conta corrente ativa. As interessadas devem acessar a plataforma https://www.belleza.app.br/parceiro.html, preencher o formulário de cadastro e aguardar a liberação.

Siga também no Instagram www.instagram.com/appbelleza e se mantenha informado. As vagas são limitadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Três doses de Pfizer neutralizam variante Ômicron, anuncia a farmacêutica

Foto: Myke Sena / MS

A vacina da Pfizer tem a eficácia reduzida com o esquema de duas doses contra a variante Ômicron do novo coronavírus. Estudos mostram que uma terceira dose do imunizante aumenta os títulos de anticorpos neutralizantes em 25 vezes em comparação com apenas duas doses.

Os anticorpos após a dose de reforço são comparáveis aos níveis de anticorpos após duas doses da vacina diante do vírus original.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) pela farmacêutica. Os resultados são de um estudo inicial demonstrando que os anticorpos induzidos pela vacina neutralizam a variante Ômicron do SARS-CoV-2 após três doses.

As amostras de soro obtidas de indivíduos vacinados um mês após receberem a dose de reforço neutralizaram a variante em níveis que são comparáveis aos observados pela ação da vacina em duas doses diante da linhagem original do novo coronavírus.

Os soros de indivíduos que receberam duas doses da vacina mostraram, em média, uma redução de mais de 25 vezes nos títulos de anticorpos de neutralização contra a variante Ômicron em comparação com a cepa original.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Sendo objetivo: No mundo, quem morreu com a variante ômicron?
    Será que essa variante que causa dor no corpo, febre e mal estar merece tanto alarde? O mundo agora vai ficar refém de todo vírus que aparece? Todo vírus vai ser tratado como mortal, mesmo sem vítimas?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Musical “Filho de Deus, menino meu” será apresentado dia 10 de dezembro na Árvore de Mirassol

O espetáculo musical “Filho de Deus, menino meu”, concebido pela Comunidade Católica Shalom e inserido na programação do Natal em Natal, será apresentado no dia 10 de dezembro, a partir das 20h, no palco da Árvore de Natal, em Mirassol. A programação é gratuita.

Estreado em 2015, “Filho de Deus, menino meu” narra a história de uma trupe de andarilhos que encena mundo afora o musical natalino, formando uma inusitada performance de um show dentro do outro. A récita conta o nascimento de Jesus de forma irreverente, construída por meio da arte circense.

O regionalismo está presente nas músicas – todas compostas para o espetáculo, – figurinos e falas dos personagens, que, por mais de uma hora, brindam o público com uma mensagem de alegria.

Xote, baião e forró perpassam as cenas que contam o nascimento de Maria, seu casamento com José, a fuga para o Egito, a apresentação no templo, entre outros momentos marcantes da infância de Jesus, que fazem parte da origem da festa natalina.

Alegria e descontração são marcantes no espetáculo, que também surpreende o espectador em seus momentos dramáticos. A trilha sonora é eclética. Vai do tango ao pop, passando pelo forró, jazz, soul, blues, samba e outros estilos musicais. O espetáculo possui montagens realizadas em 16 estados do país, além de apresentações internacionais.
Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de prestigiar e se emocionar com o trabalho, que, por meio da arte, permite uma experiência única com o Amor de Deus.

O musical “Filho de Deus, menino meu” é adaptado do livro homônimo da cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Maria Emmir Nogueira. O texto é de Wilde Fábio. Em Natal, a direção artística fica por conta de Sara Furlan e a cenografia e desenho de luz a cargo de Ciro Othon. Na produção geral, estão Jackson e Nadja Di Cavalcante. O elenco conta com 30 pessoas.

Serviço:

Musical “Filho de Deus, menino meu”.
Local: Teatro da Árvore do Natal, em Mirassol.
Data: 10 de dezembro.
Hora: 20h.
Entrada franca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Solidariedade RN não vai se aliar a nenhum candidato do PT

Foto: Reprodução

O Presidente Estadual do Partido Solidariedade RN, Janiel Hercílio, declarou que o partido não irá se aliar com nenhum candidato do PT nas eleições de 2022.

“O Partido Solidariedade do Rio Grande do Norte vem a público informar que NÃO COGITA SE ALIAR A NENHUM CANDIDATO DO PT nas eleições 2022″, afirmou Janiel.

“Qualquer outra informação além dessa, partindo de fonte que não seja a Presidência do Partido, é Fake News”, completou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Homem morre em incêndio dentro de casa na Zona Oeste de Natal

Fotos: Kleber Teixeira / Inter TV Cabugi

Um homem morreu durante um incêndio que aconteceu na casa em que morava na madrugada desta quarta-feira (8) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.

Vizinhos relataram que ainda tentaram apagar o fogo e abrir a porta do imóvel para resgatar a vítima, mas o teto caiu, bloqueando a passagem. O homem foi identificado inicialmente pelos vizinhos como João Batista, mais conhecido como “Gogó”.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 4h para a ocorrência na Travessa Lucena. Quando a equipe chegou ao local, a população já tinha controlado o incêndio, porém o corpo de um homem foi localizado dentro do banheiro do imóvel.

A corporação ainda informou que a causa do incêndio será investigada, mas vizinhos relataram que o homem costumava fazer fogo à noite, o que pode ter provocado as chamas.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Última semana de exposição da CASACOR Rio Grande do Norte é marcada pelo Special Sale

Uma edição surpreendente e cheia de afeto. A CASACOR Rio Grande do Norte 2021 segue para os últimos dias e encerra com a realização do Special Sale. Em exposição até domingo, dia 12 de dezembro, das 16h às 22h, a Mostra oferece ao público, nesta última semana, a oportunidade de levar para casa peças de mobiliário, decoração, modulados e bancadas em pedra, com descontos especiais a partir de 30%.

A compra e venda são realizadas de forma presencial. Todos os produtos participantes da ação estão devidamente etiquetados e sinalizados no circuito de visitação. Consultores das marcas e recepcionistas dos ambientes estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas e demais informações.

Neste ano, a Mostra está localizada na Rua Mipibu, 754, no bairro Petrópolis, em uma casa pertencente ao casal de empresários Tuiza e Luís Flor. Regida pelo tema “A Casa Original”, os franqueados da CASACOR Rio Grande do Norte, Cesar Revorêdo e Luciano Almeida, contam com um elenco formado por 34 profissionais da arquitetura, do design de interiores e paisagismo, que aplicaram, na prática, em 21 ambientes, ideias sobre o reintegrar-se ao lar, agregando tecnologia, funcionalidade, bem-estar, requinte e arte.

A CASACOR é uma das empresas do Grupo Abril. É reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Conta com o patrocínio master da Deca e traz como Tinta Oficial a Coral. No Rio Grande do Norte, tem ao lado parcerias como Todeschini Natal, Agaé Showroom, Realize, Moura Dubeux e Café São Braz.

CASACOR Rio Grande do Norte e Special Sale

Data: Até 12 de dezembro de 2021
Local: Rua Mipibu, 754 – Petrópolis, Natal/RN (por trás do Colégio Maria Auxiliadora)
Horário de Funcionamento
De terça a domingo: das 16h às 22h

Bilheteria

R$ 60 (inteira)
R$ 30 (meia-entrada)
– Idoso a partir de 60 anos;
– Estudante apresentando o documento válido ou declaração que comprove;
– PCD e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13)
– Professor da rede pública e privada, apresentando documento válido com foto.

Mais informações no Instagram @casacor_rn

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *