
PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Espaguete com ragu à Bolonhesa, Risoto de Polvo e a tradicional Raivinha de Caicó
ESPAGUETE COM RAGU À BOLONHESA
Para 4 pessoas
Ingredientes:
300g de carne moída bovina
150g de carne moída suína (barriga)
200g de molho de tomate
50g talo de salsão
50g cebola branca
50g cenoura
Caldo de legumes a gosto
Sal fino a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite extra virgem de oliva a gosto
1 pcte de espaguete grano duro
Modo de preparo:
Em uma panela prepare o caldo de legumes.
Pique a cebola, a cenoura e os talos de salsão.
Numa panela, coloque o azeite, leve ao fogo baixo, adicione a cebola e refogue até ficar transparente.
Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos.
Aumente o fogo e acrescente toda a carne, tempere com sal e pimenta e mexa até selar a carne.
Abaixe o fogo, junte o molho de tomate e deixe cozinhar por no mínimo 3 horas, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando.
O fogo deve estar sempre muito baixo para o molho não queimar.
Durante o cozimento, quando necessário, acrescente um pouco do caldo de legumes quente para o molho não secar.
Coloque a massa para cozinhar. Quando a massa estiver al dente, reserve 3 conchas da água do cozimento, escorra a massa e coloque na frigideira com parte do ragu de carne.
Acrescente a água do cozimento e misture bem.
Coloque mais um pouco do ragu e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 3h15
RISOTO DE POLVO AO POMODORO
Ingredientes:
Para 4 pessoas
Ingredientes:
400 g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 polvo de aproximadamente 1 kg
2 dentes de alho
50 g de cebola branca
Molho de tomate a gosto
Sal fino e pimenta do reino a gosto
Salsinha a gosto
Caldo de legumes a gosto
Meio copo de vinho branco
Modo de preparo:
Limpe o polvo, retire toda a parte interior da cabeça, com um corte retire os olhos, vire o polvo e retire o bico ao centro dos tentáculos.
Coloque o polvo debaixo de água corrente e esfregue até eliminar o extrato viscoso que cobre o polvo.
Em uma panela prepare o caldo de legumes e reserve.
Pique a cebola e o alho.
Em uma panela, com fogo baixo, aqueça um pouco de azeite e adicione o alho, quando começar a dourar adicione a cebola e refogue até ficar transparente.
Aumente o fogo, adicione o polvo, o molho de tomate até cobri-lo totalmente e tempere com sal e pimenta do reino.
Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por aproximadamente 1 hora.
De tempo em tempo insira um garfo na base dos tentáculos para verificar o cozimento, quando não tiver que fazer força para colocar e tirar o garfo, o polvo estará pronto.
Retire o polvo, corte em pedaços e reserve.
Deixe o caldo de legumes e o molho do polvo fervendo com fogo baixo.
Aqueça um pouco de azeite em uma panela, adicione o arroz e com fogo alto mexa o arroz sem parar, para evitar que grude no fundo da panela.
Mexa por aproximadamente 1 ou 2 minutos, até as extremidades do arroz ficarem mais claras, quase transparentes.
Adicione o vinho branco e continue mexendo até não sentir mais o cheiro alcoólico.
Coloque o fogo médio e acrescente uma concha de caldo de legumes e uma concha de molho do polvo, até chegar no nível do arroz.
Mexa o arroz com frequência para soltar seu amido e não queimar. Acrescente o caldo e o molho conforme o risoto for secando.
O risoto quando pronto deve ficar sem líquido e cremoso.
Desligue o fogo, prove, ajuste de sal e pimenta, acrescente 2 colheres de manteiga gelada, um fio de azeite, a salsinha picada e o polvo.
Misture até derreter completamente a manteiga.
Seu risoto está pronto!
Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 1h20
DICA RÁPIDA
RAIVINHA
Ingredientes:
500g polvilho azedo
300g de margarina
250g de açúcar
1 xícara de manteiga de garrafa
120ml de leite de coco
3 ovos
1 pitada de sal
Manteiga para untar a forma
Modo de preparo:
Coloque a margarina, em temperatura ambiente, numa vasilha, acrescente o açúcar, os ovos e bata na batedeira ou com um batedor até ficar em ponto de creme.
Acrescente o polvilho e misture levemente até incorporar tudo.
Vá acrescentando o leite de coco aos poucos e misturando levemente.
Acrescente a metade da manteiga da terra, misture bem e deixe a massa descansar, coberta, de um dia para o outro.
Após esse tempo, divida a massa em pedaços, coloque a outra parte da manteiga da terra e misture bem.
Sove a massa por 5 minutos sobre uma bancada, até ficar bem lisa.
Faça as bolinhas no formato que você preferir.
Unte uma assadeira/placa, coloque as raivinhas e leve ao forno preaquecido a 130 graus por 20 minutos.
Retire do forno e sirva quente ou guarde pra servir com um café.
Tempo de preparo: 12h
Tempo de cozimento: 20 min
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Adolescente é apreendida com drogas em Mãe Luíza
VÍDEO: Adolescente é apreendida com drogas em Mãe Luíza. https://t.co/rUXJErjrc4 pic.twitter.com/ECl7ZRm5WN
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) November 2, 2025
Uma adolescente apreendida com drogas mobilizou equipe da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar nesse sábado (1), no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal. A jovem, de 17 anos, foi flagrada portando uma bolsa com drogas.
Durante o patrulhamento, os militares perceberam a atitude suspeita da menor e decidiram realizar a abordagem. Ao revistarem a bolsa, encontraram drogas embaladas e prontas para venda. Diante do flagrante, a adolescente foi conduzida à Delegacia de Plantão.
Ponta Negra News
Comente aqui
Deixe um comentário
‘TERRITÓRIO FANTASMA’: Expulsas por facções, 30 famílias deixam para trás casas com móveis e abandonam vila na Grande Fortaleza
Opinião dos leitores
-
É esse o tipo de “gente” que a extrema esquerda apoia e defende vorazmente.
-
Esses meninos são apenas jovens trabalhadores oprimidos pela sociedade,não fazem nada de errado,são as vítimas desses humildes moradores opressores.
-
Aguardando deitado o pronunciamento dos esquedopatas e dos “direitos dos manos”… Será que até 2030 eles irão se pronunciar sobre os que essas famílias estão sofrendo ou irão fazer que nem o Luladrão que diz que os marginais são vítimas dessas famílias?
Comente aqui
Deixe um comentário
Membros do CV debocham de cartaz de “procurado” em mensagens trocadas em grupo de WhatsApp
Imagem: reprodução
Mensagens interceptadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mostram integrantes do Comando Vermelho (CV) zombando de um cartaz de “procurado” que exibia a foto de Carlos Costa Neves, o Gardenal, apontado como um dos principais chefes da facção.
As conversas foram obtidas durante a investigação que levou à megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28/10), considerada a mais letal da história do país, com 121 mortos.
Imagem: reprodução
Os diálogos ocorreram no grupo de WhatsApp “Plantão marcação pai Urso”, usado pelos criminosos para organizar plantões em bocas de fumo e atividades do tráfico.
Em uma troca de mensagens de 2023, um integrante identificado como “Jetta” (ou José Severino da Silva Junior, conhecido como Soró) compartilhou uma publicação do Portal dos Procurados no X (ex-Twitter), que mostrava o cartaz de Gardenal.
Ele escreveu: “Maluco é brabo”, em tom de deboche.
O relatório com os prints dessas conversas foi anexado ao inquérito como prova da ligação entre os suspeitos e o grupo criminoso.
Segundo a investigação, Gardenal atua como “gerente geral operacional” do tráfico no Complexo da Penha, sendo o braço direito de Doca, líder do CV. Ele seria responsável por estratégias de confronto com rivais e forças de segurança, além de coordenar a expansão territorial da facção.
Já Soró, o autor das mensagens, comanda há anos o tráfico nos morros do Castelar e Palmerinha, na Baixada Fluminense, mas estaria escondido na Penha ao lado de outras lideranças.
Com informações de Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Projeto de Fernando Mineiro cria insegurança jurídica e pode afastar bilhões em investimentos em energias renováveis já previstos para o RN
Foto: Câmara dos Deputados/reprodução
O Projeto de Lei 4.386/2024, do deputado Fernando Mineiro (PT-RN), é visto por representantes da indústria de energias renováveis como uma ameaça ao protagonismo do Rio Grande do Norte no setor eólico e solar. Segundo especialistas, o texto aumenta a burocracia, cria insegurança jurídica e pode afastar bilhões em investimentos já previstos para o estado.
Apresentado sob o argumento de proteger comunidades e o meio ambiente, o projeto impõe novas exigências de licenciamento e consultas sociais que, segundo entidades do setor, tornam inviável a expansão da energia limpa.
Exigências vistas como entraves
O texto obriga a realização de estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA) para qualquer empreendimento eólico acima de 3 megawatts, o que afetaria até pequenos projetos.
“Um único aerogerador teria de seguir o mesmo processo de uma refinaria”, critica Darlan Santos, diretor do CERNE.
O projeto também mistura critérios de licenciamento de fontes diferentes, como solar e termelétrica, o que especialistas classificam como erro técnico grave.
Além disso, amplia a exigência de consulta prévia a comunidades vizinhas, o que pode gerar judicializações e atrasos. “Cria-se uma instabilidade perigosa e subjetiva que afasta investidores”, alerta Sérgio Azevedo, presidente do Coere/Fiern.
Risco de fuga de investimentos
Atualmente, o Rio Grande do Norte lidera a geração eólica no Brasil, com 308 parques em operação, 13,5 mil empregos e R$ 10,1 bilhões em investimentos — números que podem chegar a R$ 55 bilhões até 2030.
Com o PL, o setor teme paralisação de novos projetos. “O texto ameaça um dos segmentos mais socioambientalmente responsáveis do País”, afirma Azevedo.
O CERNE classifica o projeto como “um retrocesso e um entrave gigantesco”. A entidade aponta que o texto limita contratos a 20 anos, reduzindo a segurança jurídica e tornando investimentos economicamente inviáveis.
Governo e Idema não foram consultados
O Governo do RN afirmou não ter sido consultado sobre o projeto e informou que parte das medidas propostas já é aplicada nos licenciamentos atuais. O Idema também não tem parecer técnico sobre o texto.
Mineiro defende proposta
O deputado Fernando Mineiro alega que o objetivo é corrigir “distorções sociais e ambientais” do setor e garantir uma transição energética justa e transparente.
“O que inviabiliza o setor é a ausência de regras claras. Estamos criando parâmetros que dão estabilidade e proteção às comunidades”, afirmou.
O projeto aguarda parecer do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) na Comissão de Agricultura da Câmara antes de seguir para outras comissões. Enquanto isso, o setor produtivo alerta: se aprovado, o PL pode representar “um retrocesso histórico” e frear o futuro da energia limpa não só no RN, mas em todo o Brasil.
Opinião dos leitores
-
Isso é o que pode se chamar de atraso de vida.
-
Esse parlamentar nada absolutamente nada produziu pra o RN, mandato zero.
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Cláudio Castro divulga imagens de câmera corporal, mostrando momento que PM baleado pelo CV é salvo por colegas
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, divulgou nas redes sociais imagens de câmera corporal que mostram o momento em que o sargento Walner Santana, integrante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), foi atingido durante confronto com criminosos armados do Comando Vermelho, durante a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, na última terça-feira (28/10).
De acordo com o governador do RJ, “o sargento Santana foi operado e está bem”, informou na postagem que deu mais detalhes de como ocorreu: “Durante a operação, ele foi baleado e, mesmo sob forte ataque dos narcoterroristas, seus companheiros não o deixaram para trás. Aplicaram técnicas de APH e conseguiram salvá-lo”.
Por fim, Cláudio Castro exaltou e parabenizou o trabalho dos policiais: “É assim que nossos policiais agem. Profissionalismo, coragem e união definem o trabalho do Batalhão de Ações com Cães da PMRJ e de toda a Polícia Militar do RJ. Todo o meu orgulho e respeito a esses heróis!”
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Opinião dos leitores
-
Faltou ser divulgada às imagens de 2h depois do fim da operação, com traficantes portando fuzis de volta às ruas do complexo, como foi afirmado pelo ex capitão do BOPE Rodrigo Pimentel e enquanto isso a família de 4 policiais nunca mais terão seus maridos, seus pais e filhos. O juramento do risco da própria vida que os policiais fazem é do risco inerente à profissão e não pra que seus caixões servirem de palanque pra político que é o que está acontecendo.
Comente aqui
Deixe um comentário
Estado de São Paulo registra menor número de homicídios e latrocínios desde 2001
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O estado de São Paulo registrou entre janeiro e setembro de 2025 o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Foram 1.819 homicídios dolosos, uma queda de 2,2% em relação a 2024, e 102 latrocínios, redução de 22,1%. A Região Metropolitana teve o menor número de mortes (373), seguida pela capital (376) e pelo interior (1.070).

Roubo seguido de morte
Os latrocínios (roubo seguido de morte) também apresentaram retração. O total caiu de 131 casos em 2024 para 102 em 2025 -uma redução de 22,1%.
No interior, a queda foi ainda mais expressiva, passando de 62 para 45 ocorrências, uma diminuição de 27,4%.

Os gráficos mostram tendência de queda no números de homicídios dolosos e latrocínios desde 2019. Em 2001, o Estado registrava mais de 9 mil homicídios; hoje, o número caiu para menos de 2 mil. Já os latrocínios, que chegaram a 424 casos em 2003, somam 102 em 2025.
De acordo com a SSP, os resultados refletem investimentos em tecnologia, inteligência policial e integração entre forças de segurança. Apesar da melhora geral, o número de feminicídios cresceu 5,2%, totalizando 182 casos, nove a mais que no mesmo período do ano anterior.
Opinião dos leitores
-
Só não reduziu mais que o RN que é o 4 Estado mais seguro do país e o mais seguro do Nordeste, segundo dados do Centro de Liderança Pública. De 2018 até hoje a redução de de homicídios de 2018 até hj foi de 35%.
-
Futuro Presidente dz República e Ministro da justiça. Pra frente BRASILLL..
Comente aqui
Deixe um comentário
Governo Fátima deixa Mossoró sem atendimentos obstétricos por falta de pagamento e prejudica partos em mais de 60 municípios
Por falta de pagamento do Governo Fátima Bezerra (PT) os atendimentos obstétricos em Mossoró foram paralisados, provocando um colapso na rede de partos de mais de 60 municípios do Oeste potiguar, Vale do Açu e parte do Ceará.
O Hospital da Mulher, a Maternidade Almeida Castro (APAMIM) — que formam o eixo materno-infantil de referência da região — estão com o serviço estadual suspenso por tempo indeterminado.
De acordo com os profissionais, o motivo da paralisação é grave: falta de pagamento.
O obstetra Wanderley Fernandes confirmou que os plantões estavam sendo mantidos sem contrato formal, por confiança e compromisso com o Estado, mas a situação se tornou insustentável.
Enquanto isso, o Hospital da Mulher, apresentado como símbolo da saúde estadual, está sem obstetras e sem realizar partos.
O prédio virou um elefante branco, parado, enquanto gestantes de toda a região ficam sem assistência.
A situação é alarmante: centenas de mulheres grávidas estão sem atendimento de urgência em toda a região Oeste. E, até o momento, o Governo do Estado não apresentou nenhuma resposta sobre o atraso nos pagamentos ou o prazo para normalização dos serviços.
Opinião dos leitores
-
Quando for próximo ano levem esse traste para Brasília,a população tem na grande maioria das vezes o que merece mesmo ,eu acho é pouco,quero mais que Fatão mande o RN pra merda.
-
Fátima Bezerra e Walter Alves são dois incompetentes. Fora PT. Fora Alves
Comente aqui
Deixe um comentário
73% dos moradores do Rio apoiam novas operações em favelas, aponta pesquisa
Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Uma pesquisa Genial/Quaest mostra que 73% dos moradores do estado do Rio de Janeiro defendem que a polícia continue realizando operações em comunidades, morros e favelas. O apoio vem mesmo após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com mais de 100 mortos na última terça-feira (28).
O levantamento aponta que a aprovação é ampla entre diferentes grupos sociais, mas cresce entre eleitores de direita e centro, além de pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre os que se identificam com a esquerda, a adesão é menor, por preocupações com abusos e o uso excessivo da força.
De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados aprovam a ação no Alemão e na Penha, e 58% a consideram um sucesso. Ao todo, 1,5 mil pessoas foram ouvidas, com margem de erro de três pontos percentuais.
A operação mobilizou 2,5 mil agentes e resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, além de 81 presos e 93 fuzis apreendidos. O governo do Rio classificou a ação como “estratégica e indispensável”, enquanto entidades de direitos humanos denunciaram letalidade recorde.
Com informações do Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Ator Marco Nanini opina sobre megaoperação no Rio: “Combate ao crime se faz com inclusão, não com armas”
View this post on Instagram
Vídeo: Reprodução/Instagram @luizbacci
O ator Marco Nanini usou o palco do Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (31), para se manifestar sobre a megaoperação policial que marcou a semana na capital fluminense.
Ao fim da apresentação de sua peça, o artista, visivelmente emocionado, criticou o cenário de violência e afirmou que o Rio “não merece viver essa barbárie”. Nanini classificou os últimos dias como “brutais” para a história da cidade e defendeu uma abordagem diferente para o combate ao crime: “O combate ao crime se faz com inclusão e não com armas”.
Antes de encerrar os agradecimentos, o ator reforçou que a saída para reduzir a criminalidade está no investimento em cultura e educação, e não apenas em ações policiais.
Opinião dos leitores
-
Muito lindo e poético. Sugiro na próxima
Incursão da PM ele vá na frente dos policiais distribuindo flores. -
Que lindo MÔ DEUSO,esse Sr deveria subir aos morros carioca e da um discurso fofo desse aos alto comandante do tráfico carioca,dizer para os chefões la cima que se eles venderem droga,fizerem sequestro ,assaltarem bancos,cometerem latrocínios,roubarem carros, papai do céu vai castigar,ficaria lindo né gente,vá lá bom moço samaritano,suba o morro e diga para aqueles oprimidos pela sociedade que vc já tem a solução.Eles com certeza deixarão toda a vida do crime e iria se dedicar suas vida ao teatro.
-
É muito fácil criticar, principalmente para uma plateia de esquerda
-
Então acolha os “mininus de vó” na sua casa, com os bolsos cheios com a lei Rouanet é fácil viver né???
-
Esse ator devia levar esse povo do comando vermelho e outras facções, para sua casa e fazer a inclusão social, matrícula eles em escolas para ter uma base cultural, e aprender a respeitar o próximo, inseri eles no mercado de trabalho para eles ter uma vida honesta e integra, já que esse ator tem a solução bote em prática, ficar só jogando pra plateia e não ter nem uma ação não vale de nada, mais quando esse ator sofrer assalto e coisas semelhantes, ele vai recorrer a polícia quê é quem está preparada para defender o cidadão de bem,!
-
Quando precisar de segurança….Chame o Batman….
-
B a b a c a S a f a d o
-
Quem tá aplaudindo talvez nunca pisou o pé na favela, nunca viveu a opressão do crime. Hipócrita!
-
Famosa falácia do falso dilema.
-
Da próxima vez, ele e toda a escória esquerda, que defende bandidos e repudia os policiais, deveriam subir nos morros, na linha de frente e prender os traficantes e assassinos “vítimas da sociedade”. Detalhe: sem nenhuma arma, somente com flores.
-
Bandido armado se combate com armas. Lei da reciprocidade, entendeu ou quer que desenhe? Bandido só compreende a lei da violência.
-
Bom dia, concordo plenamente, todavia, o impedimento é causado pelas corrupção, consequências da má votação. O povo é corrupto.
Comente aqui