Cidades

Cidade do RN decreta isolamento social e suspende eventos por 15 dias por aumento de casos de Covid

Foto: Reprodução / Jadeilson Silva

A Prefeitura de Senador Elói de Souza, no Agreste potiguar, decretou medidas de isolamento social e suspensão de eventos que impliquem na aglomeração de pessoas por 15 dias, por causa da pandemia da Covid-19.

A medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (19). De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada por causa de um surto e pela identificação de dois casos da variante delta, confirmados na última sexta-feira (15).

A secretária de Saúde, Alda Lourenço, afirmou que até após cinco dias sem qualquer caso novo, o município começou a registrar novos casos na semana passada e atualmente conta com 11 casos confirmados e 7 suspeitos. No auge da pandemia, o município chegou a registrar 18 casos em um dia.

Com o decreto municipal, voltam a valer, em Elói de Souza, as regras estabelecidas no decreto 30.419/2021, do governo do estado, que permitiu abertura apenas de estabelecimentos considerados essenciais, inclusive com suspensão de aulas presenciais e cultos religiosos presenciais.

“Ficam determinadas (…) todas as medidas restritivas observadas no decreto Estadual 30.419/21, inclusive quanto ao funcionamento das atividades consideras essenciais, à fiscalização e às penalidades ali previstas”, diz o decreto municipal.

“Fica proibido a realização de eventos públicos e/ou privados que impliquem na aglomeração de pessoas no âmbito do município de Senador Elói de Souza a partir desta data”, acrescenta.

Nas redes sociais, a administração municipal informou que a prefeitura e a subprefeitura terão apenas com funcionamento interno.

“Adotamos medidas preventivas para evitar ao máximo a proliferação dessa variante”, afirmou o prefeito Maciel Gomes (PL) em comunicado nas redes sociais. “Sabemos que nesse fim de semana haveria diversos eventos, mas diante dessas circunstâncias não podemos negligenciar as recomendações da Sesap”, acrescentou.

Entre os eventos cancelados haveria um bolão de vaquejada.

Apesar do registro de dois casos de variante delta, o município ficou listado entre as cidades com melhor situação pandêmica no Rio Grande do Norte, no último relatório da pandemia, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (19). A cidade ficou com avaliação 1 em um ranking que vai até 5. Quanto menor a nota, melhor a situação.

O município tem uma população estimada em cerca de 6,2 mil pessoas. Desde o início da pandemia, até esta segunda (18), a cidade teve 386 casos confirmados e 10 mortes por covid.

G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Vai dá uma olhada no mapa do RN, ou vc não sabe o mapa do RN??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em gravação, padre Robson afirma: “Sou o chefe da quadrilha”

Foto: Reprodução

Ex-reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO) e investigado por supostos desvios de dinheiro proveniente da doação de fieis, o padre Robson de Oliveira Pereira, de 47 anos, admitiu, em áudio, que participava de esquema para burlar contratos e sabia do risco de ser preso pela polícia. “Sou o chefe da quadrilha”, diz ele, em um trecho.

A gravação, registrada pelo próprio padre Robson durante reunião com advogados, foi divulgada pelo Jornal da Record, na quarta-feira (24/11). O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) apreendeu o material, que será periciado com autorização da Justiça.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda analisa novo pedido de prisão preventiva contra o religioso e mais quatro pessoas, por corrupção ativa. A solicitação foi apresentada pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira (17/11), seis meses depois de a Corte manter suspensa uma investigação criminal contra o padre.

Para ler a matéria na íntegra acesse AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mandetta desiste de candidatura presidencial e deve disputar vaga no legislativo

Foto: Keiny Andrade / Folhapress 

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) informou ao comando do União Brasil, partido que será formado a partir da fusão entre DEM e PSL, que não deseja mais disputar a Presidência da República em 2022. Em reunião com a cúpula do partido, Mandetta afirmou que prefere concorrer a um cargo legislativo no Mato Grosso do Sul.

A saída de Mandetta da lista de presidenciáveis abre caminho para que o União Brasil apoie outro nome da chamada “terceira via” para enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto, e o atual presidente, Jair Bolsonaro, que aparece em segundo.

Segundo o presidente do PSL (que vai presidir também o União Brasil), Luciano Bivar, a sigla agora discute apoiar um desses três nomes da terceira via: o ex-ministro Sérgio Moro, do Podemos; o candidato do PSDB, que ainda definirá seu nome nas prévias entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS); ou o MDB, que vai lançar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS). Também não está descartada uma candidatura própria, mas hoje não há um nome.

“Estamos vendo quem aceitará efetivamente ser o candidato. Estamos considerando também outras candidaturas (de outros partidos), como a gente pode se agrupar, com o MDB, o PSDB e o Podemos”, disse Bivar ao Estadão. A desistência de Mandetta foi revelada originalmente pelo site Poder 360.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

PF do Brasil assume vice-presidência da Interpol pela primeira vez

Foto: Divulgação / Polícia Federal

A 89ª Assembleia Geral da Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida como Interpol, resultou na eleição, nesta quinta-feira (25), do delegado de Polícia Federal brasileiro Valdecy Urquiza para o cargo de vice-presidente da corporação.

A vitória inédita do Brasil aconteceu após a votação de 172 delegações credenciadas dos 195 países membros da Interpol, um índice de participação recorde no evento.

Valdecy Urquiza foi eleito com 55,8% dos votos, e derrotou o candidato concorrente colombiano, general Jorge Luis Vargas Valencia, que ocupa o cargo de diretor-geral na Polícia Nacional da Colômbia.

Em nota, a Polícia Federal afirmou que a conquista do Brasil reflete “o importante papel da diplomacia brasileira na construção dos apoios internacionais”. No discurso após a eleição, o delegado Urquiza destacou a necessidade de uma Interpol “mais democrática, transparente e eficiente”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Assú regulamenta Lei de incentivo aos atletas

Foto: Reprodução / Prefeitura do Assú

Com o objetivo de incentivar o esporte e proporcionar condições de competitividade aos atletas locais, a Prefeitura do Assú, por intermédio da Secretaria de Eventos, Turismo, Esportes e Juventude, regulamentou a lei que institui o programa Bolsa Atleta.

A ação é desenvolvida por meio do Decreto de N° 146 de 10 de novembro, publicado no Diário Oficial do Município, que habilita dos valores das bolsas concedidas, de forma individual ou coletiva e, ainda, aponta a fonte dos recursos que irão viabilizar os repasses.

“Esta é uma ação de extrema importância, porque através dela os atletas locais irão ganhar condições de participar de competições importantes, além de ganharem mais um incentivo para uma melhor dedicação aos esportes”, afirmou Mário Rogério, secretário da pasta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 66

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (25). São 380.459 casos totalizados. Na quarta (24) eram contabilizados 380.211, ou seja, 248 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 66 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.481 no total. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas (em São Gonçalo do Amarante). Na quarta (24) eram 7.480 mortes. A Sesap não registrou outros óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.356.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 187.372 e descartados são 783.590. Em acompanhamento, são 112.494.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 40,2%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 40,2%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (25). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 109.

Até o momento desta publicação são 98 leitos críticos (UTI) disponíveis e 66 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 101 disponíveis e 43 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 42,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 31,8% e a Região Seridó tem 46,7%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 97 leitos críticos e 101 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h00 desta quinta-feira (25).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 02 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 97 leitos críticos e outros 101, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jogador cai em golpe e passa 15 anos achando que namorava modelo Alessandra Ambrosio

Foto: Reprodução

Um jogador de vôlei italiano passou 15 anos acreditando que namorava à distância a modelo brasileira Alessandra Ambrosio após conhecer uma pessoa pela internet que usava fotos dela, mas se identificava como Maya. Durante esse período, Roberto Cazzaniga entregou 700 mil euros (R$ 4,3 milhões) para a estelionatária, que pedia ajuda financeira para custear tratamentos de supostos problemas cardíacos.

“Tenho tantas dívidas, não é fácil ‘acordar do coma’”, disse Roberto, aos prantos.

A verdade foi revelada nesta terça-feira por um programa televisivo da “Mediaset”, que reuniu provas de que o homem estava sendo enganado mediante pedidos da família do atleta, que estava preocupada com ele e desconfiada da namorada virtual. De acordo com o portal “Il Fatto Quotidiano”, Roberto chegou a fazer empréstimos para enviar o dinheiro pedido pela namorada falsa.

“Um dia ele estava no quarto, no escuro. Eu o vejo chorar, pergunto o que ele tem e ele me diz que se apaixonou, mas essa mulher está na UTI para fazer uma operação cardíaca”, lembrou Danilo, irmão de Roberto.

Segundo a imprensa local, uma suposta amiga de Roberto participou do golpe. Aliás, foi ela quem teria apresentado a vítima à golpista, moradora de Sardenha, uma ilha italiana no Mediterrâneo. A estelionatária foi identificada pela mídia italiana apenas como Valeria.

Depois da transmissão na TV desmascarando a namorada falsa, Roberto procurou a polícia para prestar queixa. O caso será apurado.

Procurada pela “Mediaset”, Valeria negou envolvimento no golpe, dizendo ser uma amiga de “Maya”. A reportagem indagou por que ela recebia o dinheiro de Roberto, ao que a acusada respondeu: “Enfim, seja o que for que eu fale, acho que você não acredita em mim”.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro se opõe a realização do carnaval em 2022: “Por mim não teria”

Foto: Buda Mendes / Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (25) que, se dependesse dele, não haveria carnaval ano que vem. A declaração foi dada em entrevista dada à Rádio Sociedade da Bahia, após pergunta sobre a nova onda de Covid-19 na Europa e restrições impostas por alguns países como forma de frear o avanço da doença. Por outro lado, ele afirmou ser contra a aplicação de medidas restritivas no Brasil em razão da economia.

A entrevistadora perguntou como ele via as medidas impostas na Europa e se era favorável à realização do carnaval. Bolsonaro respondeu:

“Por mim não teria carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica.”

Sobre as restrições na Europa, o presidente disse: “Estou vendo que alguns países da Europa estão retomando sim medidas de lockdown. Se tiver outro locldowns no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia. Esse é a nossa preocupação.”

Portal iG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ALERTA: Descoberta nova variante do coronavírus com grande número de mutações

Foto: © National Institute of Allergy and Infectious Diseases / NIAID / Direitos reservados

Os cientistas alertam que a variante B.1.1.529, descoberta pela primeira vez em Botsuana e com seis casos de infecção confirmados na África do Sul, tem um “número extremamente alto” de mutações, o que pode levar a novas ondas de covid-19.

Foram confirmados dez casos em três países (Botsuana, África do Sul e Hong Kong) por sequenciamento genético, mas a nova variante causou grandes preocupações aos pesquisadores porque algumas das mutações podem ajudar o vírus a escapar à imunidade.Os primeiros casos da variante foram descobertos no Botsuana, em 11 de novembro, e os primeiros na África do Sul três dias depois. O caso encontrado em Hong Kong foi de um homem de 36 anos que teve um teste PCR negativo antes de voar de Hong Kong para a África do Sul, onde permaneceu de 22 de outubro a 11 de novembro. O teste foi negativo no regresso a Hong Kong, mas deu positivo em 13 de novembro quando estava em quarentena.

A variante B.1.1.529 tem 32 mutações na proteína spike, a parte do vírus que a maioria das vacinas usa para preparar o sistema imunológico contra a covid-19. As mutações na proteína spike podem afetar a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também dificultar o ataque das células do sistema imunológico sobre o patógeno.

O virologista do Imperial College London Tom Peacock revelou vários detalhes da nova variante, afirmando que “a quantidade incrivelmente alta de mutações de pico sugere que isso pode ser uma preocupação real”.

Na rede social Twitter, ele defendeu que “deve ser muito, muito, monitorado devido a esse perfil horrível de picos”, acrescentando que pode acabar por ser um “aglomerado estranho” que não é muito transmissível. “Espero que seja esse o caso”.

Para ler a matéria na íntegra acesse AQUI.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *