Geral

Cientistas da UFRN recebem do INPI o patenteamento de nova tecnologia inovadora que promete ser mais uma alternativa para o diagnóstico do câncer e de doenças inflamatórias crônicas

 Fotos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Um grupo de seis cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na quarta-feira passada, dia 8, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), o patenteamento de uma nova tecnologia inovadora que promete ser mais uma alternativa para o diagnóstico do câncer e de doenças inflamatórias crônicas. O dispositivo que recebeu o registro consiste em utilizar anticorpos altamente específicos direcionados para alguns elementos celulares, chamados de “marcadores”. Essas substâncias são então combinadas com uma molécula fluorescente, situação que permite a visualização das células cancerígenas em um microscópio de fluorescência, por exemplo.

“Esse marcador pode ser uma proteína pró-inflamatória, uma proteína de superfície celular que permita identificar determinada célula, e pode ser alguma proteína específica produzida por esta célula em contextos diversos. São inúmeras as possibilidades. No estudo do câncer, por exemplo, a técnica nos permite identificar quais células estão envolvidas tanto no combate, como também na progressão do tumor, identificar a origem de tumores metastizados, bem como a forma com que essas células atuam, além de nos permitir visualizar algumas das mudanças que as mutações do câncer geram nas células”, pontua Vinícius Barreto Garcia.

Aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPgCSa), ele idealizou, executou os experimentos e escreveu o pedido de patente. No estudo, os pesquisadores usam a técnica da imunofluorescência, ferramenta valiosa para se compreender como as nossas células e órgãos se comportam durante determinada doença e como ambos respondem a tratamentos. O uso do termo valioso não é à toa: como técnica de ponta, a imunofluorescência depende de reagentes caros – especificamente nesse caso, os anticorpos associados ao fluoróforo, partícula fluorescente.

Vinícius explica que a técnica utilizada é também resultado da procura por uma alternativa mais barata, que pode ser produzida pelo próprio laboratório na UFRN, e cujos resultados sejam equivalentes à técnica padrão já consolidada. “Pesquisadores no Brasil frequentemente são expostos a situações em que eles têm que ‘fazer mais com menos’, e nossa invenção é um retrato disso”, frisa o estudante. Na pesquisa, o grupo substituiu o anticorpo associado ao fluoróforo por nanopartículas de ouro. A partir daí, desenvolveram dois protocolos para viabilizar a execução da técnica não só em período padrão (de em torno de 35 horas), como também num protocolo mais curto, de 16 horas. As nanopartículas de ouro possuem propriedades físico-químicas únicas, permitindo a sua interação com membranas e, consequentemente, as suas aplicações biomédicas.

Barateamento e rapidez

“O nosso invento torna a técnica de imunofluorescência mais barata e rápida. Isso é bastante interessante, tanto para a pesquisa acadêmica, como para o diagnóstico. Na época em que estávamos desenvolvendo esses protocolos, a imunofluorescência padrão para 100 amostras nos custava em torno de 6 mil reais e demandava um tempo de 35 horas, enquanto os protocolos com nanopartículas de ouro nos custavam em torno de 2 mil reais e podemos utilizá-las mesmo em protocolos mais curtos, de 16 horas”, explica Raimundo Fernandes de Araújo Júnior.

Atualmente desenvolvendo atividades acadêmicas na Holanda, o professor Raimundo Araújo coordenou os experimentos, cujos resultados pavimentaram parcerias com equipes da Europa e da América do Sul. O docente realça que a patente é fruto de um esforço conjunto entre o Laboratório de Investigação do Câncer e Inflamação (LAICI), que conta com professores do Departamento de Morfologia (DMOR), de Farmacologia (DBF) e do Instituto de Química. Dentro do grupo de inventores envolvidos, estão Ana Luíza Cabral de Sá Leitão Oliveira, Luiz Henrique da Silva Gasparotto, Heloiza Fernanda Oliveira da Silva e Aurigena Antunes de Araújo.

O LAICI, há menos de três anos, ampliou os testes da nanopartícula de ouro aplicada à imunofluorescência em tecidos parafinizados, o que resultou na publicação de um paper. No trabalho, além dos protocolos reivindicados na patente, foi criado mais um protocolo que consiste já na utilização do anticorpo com fluoróforo em conjunto com as nanopartículas. Como consequência, as nanopartículas mostraram-se como potencializadores da fluorescência emitida pelo fluoróforo do anticorpo, permitindo, assim, que o anticorpo fosse utilizado em uma diluição bem maior quando associado às nanopartículas de ouro.

“Consideramos que a tecnologia já está plenamente desenvolvida, pois foi toda pensada para se adequar à realidade do nosso próprio laboratório. Assim, para as nossas pesquisas, ela já é plenamente executável, e também pode ser para qualquer laboratório que utilize imunofluorescência em seus estudos. Mas, sem dúvidas, sempre há espaço para aprimoramentos. Tudo vai depender do tipo de aplicação a que essa tecnologia será destinada”, explica Raimundo.

“A necessidade é a mãe das invenções”

Da monitoria do componente Histologia, no segundo semestre da graduação, a biomédico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (2017), aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e aprovado recentemente em concurso para docência, são menos de dez anos. O relativo pouco espaço temporal não impediu Vinícius Barreto Garcia de enxergar a ciência como instrumento de produção aplicada de conhecimento voltado para necessidades coletivas.

“No ensino médio eu tinha um professor que dizia que ‘a necessidade é a mãe das invenções’. Elaborar uma patente me permitiu vivenciar essa verdade. É um processo que te apresenta um problema que milhares de outros pesquisadores já conhecem, mas te obriga a pensar numa solução que nenhum deles pensou. Assim, ao ser um cientista-inventor, eu acabo tornando mais palpáveis algumas descobertas científicas que pareceriam um tanto abstratas para um leigo. Uma coisa é você dizer que descobriu um novo gene que está envolvido no processo de metástase. Outra é você apresentar para um paciente com câncer um medicamento inovador que pode frear esse processo, ou até curá-lo. Por isso, os programas de pós-graduação deveriam incentivar mais dos seus alunos a produção de patentes. Nos torna cientistas mais completos e diferenciados”, coloca o doutorando.

Refletindo, Vinícius vai um pouco além. Destaca o processo de patenteamento como item agregador, pois contribui para a relevância da Universidade diante a sociedade, sem falar da relevância para o aprimoramento das pesquisas e dos métodos diagnósticos. “Falando como estudante de doutorado, o processo instiga no aluno pesquisador o seu lado criativo e inventivo, além de ser um diferencial na nossa carreira. Todo aluno de doutorado deve produzir, pelo menos, um paper. Assim, ter artigos publicados é o mínimo que se espera de nós. Uns produzem mais, outros menos. Uns publicam em revistas com mais relevância que outros, mas, embora o esforço para publicar um artigo científico exercite muito o lado investigativo e questionador do pesquisador, esse é apenas um aspecto do valor que um cientista tem para a sociedade. O outro aspecto é a capacidade dele de resolver problemas, e foi isso que conseguimos com essa nossa patente”, finaliza.

Com UFRN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Multidão se junta a Nikolas Ferreira em caminhada até Brasília

Milhares de pessoas têm se somado, ao longo dos últimos dias, à caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que segue para uma manifestação final na Praça do Cruzeiro, localizada no Eixo Monumental de Brasília, mas distante 6 quilômetros da Praça dos Três Poderes.

O movimento, que chega ao penúltimo dia neste sábado, 24, ganhou força nas redes sociais e passou a atrair apoiadores de diferentes regiões do país. A caminhada convocada por Nikolas tem sido tratada por aliados como um ato simbólico de mobilização da direita, com discursos em defesa de “liberdade”, “justiça”, liberação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da prisão e críticas ao governo Lula.

Mais cedo, Nikolas afirmou que foram identificadas tentativas de infiltração durante o trajeto. Segundo o deputado, pessoas ligadas ao PT teriam tentado se misturar ao grupo com itens como bandeiras e equipamentos, o que levou a orientações para que os manifestantes mantivessem organização e seguissem as recomendações das forças de segurança.

Segundo o deputado, haveria registros dessas pessoas comprando itens que, na avaliação dele, seriam usados para simular participação no ato: “Tem vídeo deles comprando coisas, comprando pilha para o megafone, uma bandeirinha do Brasil, para poder fingir que era um dos nossos”.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia faz buscas por criminosos que roubaram carro e agrediram proprietária do veículo

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Dois criminosos estão sendo caçados pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte neste sábado (24), na região de Extremoz, na BR-101 Norte. Os bandidos tomaram um carro de assalto em um posto de combustíveis na Av. Maria Lacerda, Nova Parnamirim, na noite dessa sexta-feira (23), e agrediram a proprietária do veículo.

O grupo de criminosos era formado por dois homens e uma mulher, essa a mais agressiva com a vítima.
Na manhã deste sábado (24), os três seguiam no carro roubado para uma praia no litoral norte. Como a polícia estava em diligência com os dados do automóvel, identificou e entrou em ação para a prisão e recuperação do carro.

Na fuga, eles entraram em confronto com os policiais, a mulher foi atingida, socorrida, mas não resistiu. A operação conta com o apoio do helicóptero do Ciopaer e da PRF, na rodovia federal de acesso ao litoral norte.

Com informações de BZ Notícias e imagens de Via Certa Natal

Opinião dos leitores

  1. Pronto, essa moça não será mais agressiva com ninguém. Garanto que o capeta vai da um jeito nela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caso Master provocou abalo de confiança generalizado nas instituições do Brasil, diz The Economist

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O colapso do Banco Master expôs um escândalo que ultrapassa o setor financeiro e revelou ligações entre banqueiros, políticos e integrantes do Judiciário em Brasília, segundo análise da revista britânica The Economist. Para a publicação, o episódio abalou a confiança nas instituições brasileiras.

De acordo com a revista, Daniel Vorcaro, que assumiu o controle do banco em 2019, mantinha um padrão de vida luxuoso enquanto o Master crescia oferecendo CDs com juros muito acima do mercado. Depois, veio à tona que a instituição não tinha liquidez e havia vendido ativos sem valor por bilhões de dólares.

A fragilidade ficou clara quando o Master tentou ser vendido ao BRB (Banco Regional de Brasília). O maior impacto financeiro recaiu sobre o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que deverá pagar entre US$ 7,5 bilhões e US$ 10 bilhões aos depositantes — a maior indenização da história do fundo no Brasil. A revista lembra ainda que Vorcaro chegou a ser preso ao tentar deixar o país.

O caso ganhou dimensão política quando parlamentares e o Tribunal de Contas passaram a questionar a decisão do Banco Central de liquidar a instituição, em uma interferência considerada incomum. Investigações apontaram relações próximas do banco com políticos do Centrão e ministros do STF, reforçando a percepção pública de falta de imparcialidade.

Apesar da crise, a The Economist destaca que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, saiu fortalecido, ao resistir às pressões políticas e defender maior autonomia da autoridade monetária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Medicamentos à base de cannabis batem recorde de autorização de importação em 2025

Óleo de canabidiol, usado no tratamento de doenças como epilepsia e esquizofrenia | Foto: Ekkapon/Adobe Stock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) bateu em 2025 o recorde de autorizações para importar medicamentos à base de cannabis. No ano passado, o órgão autorizou 194,7 mil importações, média de 533 por dia. Em 2015, quando a medida foi liberada, a média era de apenas duas aprovações diárias.

O crescimento foi de 16% em relação a 2024, quando a agência deu aval a 167,3 mil solicitações de pacientes para importar remédios à base de cannabis.

Neste ano, a Anvisa vai revisar a regulamentação de produtos à base de cannabis, publicada em 2019. Uma das propostas em discussão previa a manipulação desses medicamentos em farmácias, mas a Anvisa retirou esse trecho do texto submetido à diretoria.

Além da autorização à manipulação dos remédios à base de cannabis, o órgão regulador decidirá sobre o registro desses medicamentos dermatológicos e administrados por via bucal e sublingual. Até então, só são permitidos os usos oral e inalatório.

Governo federal tem até março para apresentar regras de cultivo de cannabis

Em outra frente, o governo Lula tem até março para apresentar ao Superior Tribunal de Justiça um regulamento para o cultivo de cannabis para fins medicinais. Em outubro, a meia hora do prazo final, a Advocacia-Geral da União pediu à Corte mais tempo para definir as regras, como mostrou a Coluna do Estadão

Uso medicinal da cannabis

Medicamentos derivados da cannabis são usados no tratamento de diversas doenças, a exemplo de esquizofrenia e epilepsia. Geralmente, a base da preparação é o canabidiol (CBD), que não tem efeito psicoativo. Essa ação neurológica da planta acontece por causa de outro composto da cannabis, o tetrahidrocanabinol (THC), que tem uso muito mais restrito em remédios.

A Anvisa passou a autorizar a venda no País de medicamentos à base da planta em 2019, mas os remédios são caros e produzidos por poucos laboratórios, o que faz com que a procura pela importação siga crescendo.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista fica preso no trânsito em meio ao confronto de torcidas organizadas na Zona Norte de Natal

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Um motorista se viu preso no trânsito em meio a um confronto entre membros de torcidas organizadas de ABC e América ocorrido na Zona Norte de Natal, horas antes do primeiro Clássico Rei do ano, neste sábado (24).

A filmagem flagou troca de agressões e ainda o momento em que um motorista joga o veículo em direção a um motociclista e o derruba, fugindo em sequência. As imagens foram divulgadas pelo ZN News.

Opinião dos leitores

  1. As autoridades competentes não tomam nenhuma providência. Cadê o Ministério Público Estadual? Pq não proíbem as torcidas de irem aos estádios? Talvez assim resolvam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Torcedores’ de ABC e América entram em confronto na Zona Norte horas antes do clássico

‘Torcedores’ de ABC e América entraram em confronto na zona Norte de Natal, neste sábado (24), horas antes do primeiro Clássico Reio do ano.

Imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostram integrantes de torcidas organizadas correndo e trocando agressões no meio do trânsito. Durante a briga, um motorista jogou o veículo na direção de um motociclista e o derrubou.

Ainda segundo o Via Certa Natal, outro confronto foi registrado no Guarapes, zona Oeste da capital potiguar. Na ocasião, um torcedor do ABC foi agredido por indivíduos que estavam em um Fiat Mobi de cor branca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tomógrafo do Hospital Walfredo Gurgel quebra pela segunda vez neste mês de janeiro

Imagem: reprodução/InterTV

O Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade de saúde do Rio Grande do Norte, voltou a ficar sem tomógrafo. Na madrugada deste sábado (24), o único equipamento em funcionamento apresentou defeito e parou de operar.

Foi a segunda vez que o tomógrafo apresentou problemas em 2026, após sucessivas ocorrências de quebras em 2025.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) confirmou o problema no equipamento e informou que a falha ocorreu após uma queda de energia durante a madrugada. A Sesap também disse que a assistência técnica já foi acionada para avaliar o problema.

Enquanto o serviço segue indisponível no Walfredo, os exames de tomografia estão sendo realizados no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Novo tomógrafo ainda não está em funcionamento

A Sesap informou ainda que o novo tomógrafo, alugado e entregue à unidade em 26 de dezembro, ainda não entrou em operação. O equipamento depende de um reforço na rede elétrica do hospital, com previsão de funcionamento na próxima semana, segundo a Sesap.

Opinião dos leitores

  1. E os petistas como o ex prefeito de Currais Novos dizendo que o estado não está falido, é problemas na área de saúde a tempos, falta de pagamento a fornecedores, repasse para as prefeituras atrasados,13°. Pago atrasado, vice governador e presidente da Assembleia não querendo assumir. Como a arrecadação vem batendo recorde, só pode ser safadeza de quem administra, não dar para imaginar outra coisa. Para onde está indo todo esse dinheiro fruto dos aumentos dos impostos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Designer e diretor de arte potiguar assina o Carnaval do Recife

A decoração irá vestir a capital pernambucana com a arte que combina cultura popular e I.A. na maior festa do ano.

O diretor de arte e designer potiguar Renato Quaresma, é o autor das imagens do “Carnaval do Futuro”, tema do Carnaval do Recife lançado na última quinta feira (22) pelo prefeito João Campos no Paço do Frevo. Suas imagens irão vestir as ruas, pontes, pórticos e palcos dos 50 pólos da capital pernambucana durante a folia. Mantendo a tradição de uma linguagem visual e artística que inova e se renova anualmente na cidade, o trabalho de Quaresma com a ajuda da tecnologia da Inteligência Artificial, desperta o imaginário dos brincantes, mesclando fantasia e realidade para o Carnaval de um futuro que respeita suas tradições e sua história.

Há três anos Renato deu início ao projeto “Nordeste Imaginário”( @imagetiqo ), retratando um Nordeste inspirado no Realismo Fantástico, em que suas experimentações buscam o estranhamento, dialogando com a tradição e o futurismo – onde seres imaginários, formas e cenários improváveis convivem com o artesanato, texturas, cores e elementos da cultura nordestina. No Carnaval do Recife veremos “caboclos de lança-astronautas de Baque Virado”; homens-caranguejo; La Ursas feitas de latas e outros materiais reciclados; circuitos de placas-mãe feitos de crochê, ponto cruz, bordados, fitilhos e lantejoulas, entre outros.

“Recebi com surpresa esse presente: a oportunidade única de contribuir com o maior e melhor Carnaval em linha reta do mundo. O Carnaval do Recife é a mais pura expressão da nossa riqueza. Suas tradições, sua criatividade, alegria e paixão, encontram neste ano, um olhar para o futuro. Mas um futuro que respeita e celebra a sua origem e o seu passado. É o futuro de quem sabe onde quer chegar porque, sobretudo, sabe de onde vem. Um futuro sustentável, humano, que cultiva a emoção e que não terceiriza a imaginação. Estou muito feliz em fazer parte dessa grande festa popular. É multidão nas ruas, tudo junto e misturado celebrando a vida. Vamos pintar a cidade com cores quentes e vibrantes, como ela merece.”

Com 50 pólos e 3 mil apresentações, o Carnaval do Futuro terá no Marco Zero o maior palco já montado na cidade com 70 metros de comprimento na fachada e 18,5 metros de altura, todo coberto por painéis de LED. pelas ruas do bairro do Recife e em cima das pontes, o Carnaval também espalhará as cores e formas do futuro que veio anunciar. As quatro pontes que dão acesso à festa – Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e a requalificada Giratória – ganharão pórticos de acesso tecnológicos como nunca, cobertos por painéis de LED, com as imagens e elementos da identidade visual deste Carnaval, que chama até o futuro para brincar. As pontes ganharão ainda iluminação cênica caprichada, para acender a alegria dos foliões, já na chegada.

Por todo o bairro histórico, no Cais da Alfândega, na Praça do Arsenal e nas ruas do Bom Jesus, Madre de Deus, Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, serão distribuídos: 330 banners e 13 totens com a identidade visual da festa, além de cordões e fitas coloridas que também serão utilizados nos pátios de São Pedro e do Terço e nos demais polos espalhados por toda a cidade. Neste ano os homenageados serão o cantor Lenine, Carmen Virgínia e o bloco Madeira do Rosarinho, que completa 100 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai é preso após desviar R$ 113 mil em doações do filho e gastar em apostas on-line e no ‘Jogo do Tigrinho’

Imagem: reprodução

O pai de uma criança com deficiência foi preso após desviar dinheiro arrecadado em doações para o próprio filho e gastar a quantia em apostas on-line, incluindo o chamado “Jogo do Tigrinho”. A prisão ocorreu após denúncia do Ministério Público de Alagoas (MPAL), apresentada na sexta-feira (23) pela Promotoria de Justiça de Murici-AL.

O acusado, João Victor dos Santos Oliveira, é apontado como responsável por desviar cerca de R$ 113 mil destinados ao filho, Noah Gabriel Ferreira dos Santos, de 1 ano e 5 meses.

O MPAL entrou com ação criminal por furto qualificado, estelionato contra vulnerável e abandono material, com pedido de prisão preventiva, aceito pela Justiça.

A criança teve braços e pernas amputados após uma pneumonia, o que gerou campanhas de doação em Murici e em outras cidades, com rifas e pedidos de ajuda divulgados até em programas de TV.

Segundo o MP, enquanto a mãe da criança estava em Maceió acompanhando o tratamento do filho, o pai abriu uma conta bancária em nome do menino e passou a receber as doações como responsável financeiro. Quando a mãe tentou acessar o dinheiro para custear o tratamento e a compra de próteses, descobriu que os valores haviam sido gastos.

A genitora, Mikaelle Ferreira dos Santos, relatou que o pai não prestava contas e evitava explicações. Do total arrecadado, restavam apenas R$ 300 na conta. Em depoimento, João Victor confessou ter usado o dinheiro em apostas virtuais e outras despesas.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Constantino Júnior, ex-CEO e fundador da Gol, aos 57 anos

Constantino Júnior — Foto: Eduardo Viana/Divulgação GOL

Morreu na manhã deste sábado (24), em São Paulo, Constantino de Oliveira Júnior, fundador da Gol Linhas Aéreas e presidente do conselho da companhia, . Ele tinha 57 anos e estava internado, tratando um câncer há anos.

Júnior fundou a Gol em 2001 e foi o primeiro CEO da empresa, responsável por introduzir no Brasil o modelo de baixo custo e baixa tarifa na aviação comercial.

Antes disso, atuou entre 1994 e 2000 como diretor da Comporte Participações, grupo do setor de transporte rodoviário de passageiros.

Em 2004, passou a integrar o Conselho de Administração da Gol, acumulando o cargo com a presidência executiva até 2012. A partir daí, deixou a gestão do dia a dia e assumiu a presidência do conselho, função que exercia até a morte.

Também era membro do conselho e um dos fundadores do Grupo ABRA, holding criada em 2022 que controla a Gol, no Brasil, e a Avianca, na Colômbia.

Fora da aviação, era entusiasta do automobilismo e chegou a competir na Porsche Cup.

Leia abaixo a íntegra a nota da Gol:

A GOL Linhas Aéreas manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu fundador, Constantino Júnior, neste sábado, 24/01/2026, aos 57 anos.

Há 25 anos, Júnior e a família Constantino deram início à trajetória da mais brasileira das companhias aéreas. Com uma visão empreendedora e valores sólidos, nascia uma empresa reconhecida por sua excelência, referência em inovação e por seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

Neste dia de enorme tristeza, a Companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado.

Sua liderança, sua visão estratégica e, sobretudo, seu jeito simples, humano, inteligente e próximo deixaram marcas profundas em nossa cultura. Os princípios estabelecidos por seu fundador fizeram a companhia crescer e hoje fazer parte de um grupo internacional. Eles seguem vivos na GOL e continuam transformando a aviação no Brasil.

Constantino de Oliveira Júnior era um empresário brasileiro, fundador e primeiro CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia que ajudou a transformar o mercado de aviação comercial no Brasil ao introduzir o conceito de “baixo custo, baixa tarifa” no país.

Antes de fundar a GOL, atuou entre 1994 e 2000 como Diretor da Comporte Participações, grupo que controla diversas empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil. Em 2001, assumiu o cargo de Diretor-Presidente (CEO) da GOL, liderando o início das operações da companhia e sua rápida expansão no mercado nacional.

Em 2004, tornou-se membro do Conselho de Administração, acumulando essa função com a presidência executiva até 2012. Constantino Júnior deixou a função executiva e assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da GOL, posição que ocupava até hoje. Além da atuação na GOL, Constantino era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos reconhecimentos por sua atuação executiva, entre eles: “Executivo de Valor” em 2001 e 2002, concedido pelo jornal Valor Econômico; “Executivo Líder” no setor de logística em 2003, pelo jornal Gazeta Mercantil; e, em 2008, foi nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo pela premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *