Geral

Cientistas da UFRN recebem do INPI o patenteamento de nova tecnologia inovadora que promete ser mais uma alternativa para o diagnóstico do câncer e de doenças inflamatórias crônicas

 Fotos: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Um grupo de seis cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na quarta-feira passada, dia 8, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), o patenteamento de uma nova tecnologia inovadora que promete ser mais uma alternativa para o diagnóstico do câncer e de doenças inflamatórias crônicas. O dispositivo que recebeu o registro consiste em utilizar anticorpos altamente específicos direcionados para alguns elementos celulares, chamados de “marcadores”. Essas substâncias são então combinadas com uma molécula fluorescente, situação que permite a visualização das células cancerígenas em um microscópio de fluorescência, por exemplo.

“Esse marcador pode ser uma proteína pró-inflamatória, uma proteína de superfície celular que permita identificar determinada célula, e pode ser alguma proteína específica produzida por esta célula em contextos diversos. São inúmeras as possibilidades. No estudo do câncer, por exemplo, a técnica nos permite identificar quais células estão envolvidas tanto no combate, como também na progressão do tumor, identificar a origem de tumores metastizados, bem como a forma com que essas células atuam, além de nos permitir visualizar algumas das mudanças que as mutações do câncer geram nas células”, pontua Vinícius Barreto Garcia.

Aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPgCSa), ele idealizou, executou os experimentos e escreveu o pedido de patente. No estudo, os pesquisadores usam a técnica da imunofluorescência, ferramenta valiosa para se compreender como as nossas células e órgãos se comportam durante determinada doença e como ambos respondem a tratamentos. O uso do termo valioso não é à toa: como técnica de ponta, a imunofluorescência depende de reagentes caros – especificamente nesse caso, os anticorpos associados ao fluoróforo, partícula fluorescente.

Vinícius explica que a técnica utilizada é também resultado da procura por uma alternativa mais barata, que pode ser produzida pelo próprio laboratório na UFRN, e cujos resultados sejam equivalentes à técnica padrão já consolidada. “Pesquisadores no Brasil frequentemente são expostos a situações em que eles têm que ‘fazer mais com menos’, e nossa invenção é um retrato disso”, frisa o estudante. Na pesquisa, o grupo substituiu o anticorpo associado ao fluoróforo por nanopartículas de ouro. A partir daí, desenvolveram dois protocolos para viabilizar a execução da técnica não só em período padrão (de em torno de 35 horas), como também num protocolo mais curto, de 16 horas. As nanopartículas de ouro possuem propriedades físico-químicas únicas, permitindo a sua interação com membranas e, consequentemente, as suas aplicações biomédicas.

Barateamento e rapidez

“O nosso invento torna a técnica de imunofluorescência mais barata e rápida. Isso é bastante interessante, tanto para a pesquisa acadêmica, como para o diagnóstico. Na época em que estávamos desenvolvendo esses protocolos, a imunofluorescência padrão para 100 amostras nos custava em torno de 6 mil reais e demandava um tempo de 35 horas, enquanto os protocolos com nanopartículas de ouro nos custavam em torno de 2 mil reais e podemos utilizá-las mesmo em protocolos mais curtos, de 16 horas”, explica Raimundo Fernandes de Araújo Júnior.

Atualmente desenvolvendo atividades acadêmicas na Holanda, o professor Raimundo Araújo coordenou os experimentos, cujos resultados pavimentaram parcerias com equipes da Europa e da América do Sul. O docente realça que a patente é fruto de um esforço conjunto entre o Laboratório de Investigação do Câncer e Inflamação (LAICI), que conta com professores do Departamento de Morfologia (DMOR), de Farmacologia (DBF) e do Instituto de Química. Dentro do grupo de inventores envolvidos, estão Ana Luíza Cabral de Sá Leitão Oliveira, Luiz Henrique da Silva Gasparotto, Heloiza Fernanda Oliveira da Silva e Aurigena Antunes de Araújo.

O LAICI, há menos de três anos, ampliou os testes da nanopartícula de ouro aplicada à imunofluorescência em tecidos parafinizados, o que resultou na publicação de um paper. No trabalho, além dos protocolos reivindicados na patente, foi criado mais um protocolo que consiste já na utilização do anticorpo com fluoróforo em conjunto com as nanopartículas. Como consequência, as nanopartículas mostraram-se como potencializadores da fluorescência emitida pelo fluoróforo do anticorpo, permitindo, assim, que o anticorpo fosse utilizado em uma diluição bem maior quando associado às nanopartículas de ouro.

“Consideramos que a tecnologia já está plenamente desenvolvida, pois foi toda pensada para se adequar à realidade do nosso próprio laboratório. Assim, para as nossas pesquisas, ela já é plenamente executável, e também pode ser para qualquer laboratório que utilize imunofluorescência em seus estudos. Mas, sem dúvidas, sempre há espaço para aprimoramentos. Tudo vai depender do tipo de aplicação a que essa tecnologia será destinada”, explica Raimundo.

“A necessidade é a mãe das invenções”

Da monitoria do componente Histologia, no segundo semestre da graduação, a biomédico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (2017), aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e aprovado recentemente em concurso para docência, são menos de dez anos. O relativo pouco espaço temporal não impediu Vinícius Barreto Garcia de enxergar a ciência como instrumento de produção aplicada de conhecimento voltado para necessidades coletivas.

“No ensino médio eu tinha um professor que dizia que ‘a necessidade é a mãe das invenções’. Elaborar uma patente me permitiu vivenciar essa verdade. É um processo que te apresenta um problema que milhares de outros pesquisadores já conhecem, mas te obriga a pensar numa solução que nenhum deles pensou. Assim, ao ser um cientista-inventor, eu acabo tornando mais palpáveis algumas descobertas científicas que pareceriam um tanto abstratas para um leigo. Uma coisa é você dizer que descobriu um novo gene que está envolvido no processo de metástase. Outra é você apresentar para um paciente com câncer um medicamento inovador que pode frear esse processo, ou até curá-lo. Por isso, os programas de pós-graduação deveriam incentivar mais dos seus alunos a produção de patentes. Nos torna cientistas mais completos e diferenciados”, coloca o doutorando.

Refletindo, Vinícius vai um pouco além. Destaca o processo de patenteamento como item agregador, pois contribui para a relevância da Universidade diante a sociedade, sem falar da relevância para o aprimoramento das pesquisas e dos métodos diagnósticos. “Falando como estudante de doutorado, o processo instiga no aluno pesquisador o seu lado criativo e inventivo, além de ser um diferencial na nossa carreira. Todo aluno de doutorado deve produzir, pelo menos, um paper. Assim, ter artigos publicados é o mínimo que se espera de nós. Uns produzem mais, outros menos. Uns publicam em revistas com mais relevância que outros, mas, embora o esforço para publicar um artigo científico exercite muito o lado investigativo e questionador do pesquisador, esse é apenas um aspecto do valor que um cientista tem para a sociedade. O outro aspecto é a capacidade dele de resolver problemas, e foi isso que conseguimos com essa nossa patente”, finaliza.

Com UFRN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher é atacada por dois pitbulls na Grande Natal


Uma mulher de 53 anos foi atacada por dois cachorros da raça pitbull enquanto passeava com o cachorro dela pela rua, no bairro Jardim Planalto, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, na noite de segunda-feira (10). Nas imagens divulgadas de câmeras de vigilância, divulgadas com exclusividade no programa Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra, nesta terça-feira (11), a mulher passeia com o cachorro dela, de coleira, quando os dois pitbulls avançam, ela coloca animal de estimação dela no braço e é atacada pelos maiores.

A mulher chega a cair derrubada pelos pitbulls, que seguem atacando. Ela grita e eles acabam saindo de cima fugindo. Nenhum tutor dos cachorros aparece na rua. Familiares socorrem a vítima. Ela foi levada para o hospital da cidade e ficou ferida em várias partes do corpo. Foi atendida e liberada, mas teve que receber diversos pontos.

A família explicou na tarde de terça que ela ainda está muito chocada com tudo que aconteceu e por enquanto, ainda não quer falar sobre o ataque.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

QUAEST: Desaprovação ao governo Lula volta a crescer e atinge 50%

Foto: Reprodução

Após meses de leve recuperação, a aprovação do governo Lula voltou a cair. A nova pesquisa Genial/Quaest de novembro de 2025 mostra que 50% dos brasileiros desaprovam o governo e 47% aprovam, uma diferença de três pontos percentuais.

O estudo mostra que a violência se tornou a principal preocupação nacional, citada por 38% dos entrevistados, superando a economia (15%). A pauta da segurança, impulsionada pela recente operação policial no Rio de Janeiro e por declarações do presidente, reacendeu o debate público e reorganizou prioridades da população.

📌 Mais dados importantes:
 

Violência no topo: 38% apontam a segurança pública como principal problema do país, o maior índice desde 2023.

Operações policiais: 67% aprovam a ação nos complexos do Alemão e da Penha, e 73% defendem classificar organizações criminosas como terroristas.

Endurecimento da lei: 88% apoiam penas mais severas para integrantes do crime organizado e 65% são favoráveis à restrição de visitas íntimas em presídios.

Repercussão internacional: 65% tomaram conhecimento do encontro entre Lula e Donald Trump; entre eles, 45% avaliam que o presidente saiu mais fortalecido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Consumidores com energia solar relatam aumento expressivo em contas após cobrança de ICMS

Foto: Pexels

O Blog do BG tem recebido, desde a última semana, diversas denúncias de consumidores que possuem usinas de energia solar em residências e que notaram um aumento expressivo nas contas de energia neste mês de novembro.

De acordo com os relatos, a principal mudança observada foi a aplicação do ICMS pela Cosern, o que elevou significativamente o valor final das faturas, mesmo quando o consumo de energia permaneceu praticamente o mesmo.

Em alguns casos, moradores relataram saltos que a cobrança do imposto, somada à bandeira vermelha e aos encargos setoriais, teria provocado aumentos de até três vezes no valor habitual.

Nas redes sociais, consumidores têm manifestado insatisfação e cobrado explicações mais claras da concessionária sobre a composição tarifária. Além do impacto financeiro, muitos afirmam que faltou transparência na comunicação sobre a retomada da cobrança de tributos nas contas de quem produz a própria energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Governo Trump amplia regras de imigração e pode negar visto a pessoas com obesidade e doenças crônicas

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, ampliou os critérios de restrição para concessão de vistos e poderá barrar candidatos que apresentem doenças crônicas, incluindo obesidade e diabetes. A nova diretriz foi enviada pelo Departamento de Estado a embaixadas e consulados norte-americanos em todo o mundo.

O documento cita ainda doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, neurológicas e até transtornos mentais como condições que podem levar à negativa do visto. O objetivo, segundo o texto, é evitar a entrada de pessoas que possam gerar altos custos ao sistema de saúde norte-americano — estimados em “centenas de milhares de dólares” em alguns casos.

Até então, o processo de avaliação médica para concessão de vistos se concentrava apenas em doenças transmissíveis, como a tuberculose, e na checagem do histórico de vacinação. Com a nova orientação, os agentes consulares deverão avaliar também a probabilidade de o solicitante depender de benefícios públicos nos EUA.

A mudança foi revelada pelo portal KFF Health News e confirmada pela Fox News. Segundo o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, a medida busca “garantir sustentabilidade” aos programas de saúde e imigração do país, reforçando a política de endurecimento migratório da atual gestão.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aponta ‘prefeito tiktoker’ como líder de esquema criminoso ligado a contratos públicos

Foto: Divulgação

A Polícia Federal identificou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), como o chefe de uma organização criminosa que atuava dentro da administração municipal. A conclusão consta no relatório que embasou seu afastamento do cargo por 180 dias, determinado pela Justiça Federal na quinta-feira (6), durante a segunda fase da Operação Copia e Cola.

De acordo com a PF, o grupo seria responsável por um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro por meio de contratos públicos firmados desde o início do mandato de Manga, em 2021. O documento descreve o prefeito como “líder e principal beneficiário” das práticas ilícitas, apontando o uso de contratos de publicidade fictícios como estratégia para dar aparência legal ao dinheiro desviado. Parte desses contratos envolvia empresas ligadas à esposa e ao cunhado do prefeito.

Os investigadores detalham que os valores movimentados por meio dessas operações ultrapassaram R$ 1,2 milhão. Entre as empresas citadas estão a 2M Comunicação e Assessoria, de Sirlange Frate (esposa de Manga), e a Sim Park Estacionamento, de Marco Mott. Também foram identificados repasses a uma entidade religiosa ligada a familiares do prefeito.

Além dos indícios de lavagem de dinheiro, a PF aponta irregularidades em contratos da área da saúde, como a contratação direta e ilegal do Instituto de Atenção à Saúde e Educação (antiga Aceni) para gerir unidades de pronto atendimento. Mensagens interceptadas indicam que o próprio prefeito teria pressionado secretários para acelerar a assinatura de contratos emergenciais.

Com informações do G1 e TV TEM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE-RN rejeita embargos e confirma afastamento nos próximos dias de prefeito e vice em Ouro Branco

Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) rejeitou os embargos de declaração de Samuel Souto (PL) e Dr Araújo (PP), confirmando a condenação por abuso de poder político e econômico em Ouro Branco e o afastamento de ambos dos cargos de prefeito e vice. A rejeição dos embargos ocorreu na tarde desta última terça-feira (11), referente à condenação ocorrida em outubro.

O desembargador Ricardo Procópio, relator da questão de ordem, rebateu a defesa dos condenados observando que Samuel e Dr Araújo “queriam nova sustentação verbal antes de cada desembargador proferir seu voto para tentar convencer cada desembargador de mudar o voto”, que foi classificado como um absurdo pelos demais membros da Corte.

Na rejeição dos embargos apresentados pelos políticos, o TRE confirmou a tese que “a adoção de sorteio para distribuição de prêmios no Dia das Mães 2024 ampliou o alcance eleitoral da ilegalidade”. No final do julgamento foi aberta uma linha de discussão sobre o momento de aplicação dos efeitos da cassação, que ficou fixado até o fim do prazo de eventual recurso protocolado por Samuel e Dr Araujo para ir ao TSE.

O julgamento de embargos de declaração nessa AIJE era a última etapa que mantinha o prefeito e o vice nos cargos, após já terem sido afastados por uma semana. Por determinação de liminar do TSE, em 9 de outubro, o TRE RN precisou aguardar até conclusão do processo para ordenar o afastamento, que agora deve ocorre definitivamente nos próximos dias. Em grupos de whatsapp, apoiadores de Samuel Souto, garantiam ate que ele jamais sairia da Prefeitura, coisas de cidade com menos de 5 mil habitantes.

A AIJE acusou Samuel e Dr Araujo de distribuir mais de 50 itens de elevado valor econômico em evento espetacularizado pela Prefeitura, sob coordenação do prefeito candidato à reeleição Samuel Souto, e reconhecida como uma das mais graves formas de abuso de poder que se pode conceber no âmbito eleitoral municipal. Ambos, prefeito e vice, foram condenados e afastados dos cargos por acórdão do TRE, e agora o município de Ouro Branco espera novas eleições em agenda a ser apresentada pela justiça eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Discurso de Janja sobre “pobreza energética” na COP30 vira alvo de críticas e memes nas redes

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Easy Fatos (@easyfatos)

Vídeo: Reprodução/Instagram @easyfatos

A primeira-dama Janja da Silva provocou repercussão nas redes sociais após seu discurso na COP30, em Belém (PA). Durante sua fala, ela abordou o conceito de “pobreza energética” e relacionou o tema à rotina de mulheres e às cozinhas comunitárias, o que gerou uma onda de críticas e ironias por parte de internautas e comentaristas políticos.

Janja afirmou ter se aprofundado no tema e destacou os impactos da falta de acesso à energia sobre mulheres e meninas, descrevendo a situação como “muitas vezes violenta”. A primeira-dama também defendeu que as cozinhas comunitárias — projeto apoiado pelo governo — sirvam não apenas para alimentar, mas também para “produzir reflexão sobre o papel da mulher na sociedade”.

Trechos do discurso, em que Janja associa energia, gênero e cuidado, foram reproduzidos nas redes sociais e interpretados por críticos como uma mistura confusa de pautas. Alguns usuários ironizaram o tom da fala, classificando-a como “um discurso de autoajuda ecológica”.

A apresentação ocorreu em um dos eventos paralelos da Cúpula do Clima, que reúne autoridades e representantes de diversos países para discutir estratégias de preservação ambiental e transição energética.

Com informações de Easy Fatos e VEJA

Opinião dos leitores

  1. Taí, pra mim só perde pra Dilmanta. Jesus chega logo e nos ajuda Está cada dia pior….

  2. É a new anta , com certeza vai já para academia brasileira de letras , Machado de Assis chorou no túmulo !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Correios gastam R$ 19,5 milhões com contratos ligados à COP-30, mesmo em crise financeira

Foto: Agência Brasil

Apesar de enfrentar dificuldades financeiras, os Correios firmaram contratos que somam mais de R$ 19,5 milhões para ações relacionadas à COP-30, conferência do clima que ocorre em Belém (PA). A informação surge em meio a declarações recentes de Fabiano Silva dos Santos, presidente da estatal, que admitiu a delicada situação econômica da empresa.

Entre os contratos, destaca-se o da Latam Airlines, que recebeu cerca de R$ 1,3 milhão para o transporte de cargas da operação logística da conferência. A Azul Linhas Aéreas também foi contratada para o mesmo tipo de serviço, por R$ 4,5 milhões. Já a Sideral Linhas Aéreas firmou dois acordos que, juntos, totalizam R$ 7,9 milhões.

Outra empresa beneficiada foi a Cargo Way Event, que ficou responsável por serviços de logística e transporte, em contratos que somam R$ 7,5 milhões. Além disso, os Correios contrataram hospedagem em Belém para a equipe envolvida no evento, com três reservas na Mirití Pousada, no valor total de R$ 67,1 mil.

Os gastos chamam atenção diante do cenário de crise da estatal, que tem enfrentado prejuízos recorrentes e redução na receita operacional nos últimos anos. Mesmo assim, a empresa tem mantido altos investimentos em eventos e ações institucionais vinculadas ao governo federal.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PARANÁ PESQUISAS: governo Lula é desaprovado por 50,9%

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50,9% dos brasileiros e aprovado por 45,9%, segundo o levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (11).

Não sabe ou não opinaram somam 3,2%.

Ao todo, 2.020 eleitores foram ouvidos entre os dias 6 e 10 de novembro de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foto: Paraná Pesquisas/CNN

Em relação ao último mês, a aprovação da gestão oscilou dois pontos percentuais, saindo de 47,9% para 45,9%.

Já a desaprovação oscilou para cima, indo de 49,2% para 50,9%.

Avaliação

Também foi testada a avaliação do governo Lula.

São 32,1% os que acham ótimo ou bom. Outros 23,2% consideram regular e 43,3% ruim ou péssimo. Não sabe ou não opinaram, 1,4%.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

  1. Há controvérsias, o índice de desaprovação é infinitamente maior, comenta-se a boca pequena que o povo chama ele de ladrão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE suspende contrato de alimentação dos JERNS 2025 por suspeita de irregularidades

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) determinou a suspensão imediata do contrato e dos pagamentos referentes à empresa responsável pelo fornecimento de alimentação na fase final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS 2025). A decisão cautelar, assinada pelo conselheiro Gilberto Jales, foi tomada para evitar um possível prejuízo de R$ 350 mil aos cofres públicos.

A investigação aponta que a Secretaria de Estado da Educação teria aderido de forma irregular à Ata de Registro de Preços nº 312/2024, do município de Maceió (AL), para contratar a empresa PJ Refeições Coletivas Ltda. O edital da ata, no entanto, proibia expressamente a adesão por órgãos estaduais ou federais — fato confirmado pela Agência de Licitações, Contratos e Convênios de Maceió (ALICC).

Segundo o TCE, a contratação representaria um aumento de 23,45% nos custos em comparação ao contrato vigente com a Leve Refeições Coletivas Ltda., responsável pelo serviço desde 2024. Com o novo acordo, o valor total ultrapassaria R$ 1 milhão, sem comprovação de vantagem econômica ou pesquisa de mercado compatível.

Gilberto Jales ressaltou que a medida é preventiva e visa assegurar a boa aplicação dos recursos públicos. “Há indícios de prejuízo ao erário e evidente incompatibilidade com a legislação vigente, o que justifica a atuação imediata desta Corte”, afirmou o conselheiro.

A Secretaria de Educação tem cinco dias para comprovar o cumprimento da decisão e encaminhar toda a documentação da contratação ao TCE, sob pena de multa pessoal.

Apesar da suspensão, o Tribunal determinou que o fornecimento das refeições aos atletas e equipes participantes dos JERNS continue sendo realizado normalmente, em respeito à legalidade e à continuidade das políticas públicas educacionais.

Com informações de O Poti News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *