COL lança catálogo com 83 Centros de Treinamento para a Copa do Mundo; Natal fora

Com a divulgação da lista final do COL (Comitê Organizador Local), nesta terça-feira, São Paulo concentra mais de um terço do total Centros de Treinamento para receber seleções para a Copa-2014. São 30 locais do Estado na relação, de um total de 83. Assim, há uma forte tendência de times fincarem base em terras paulistanas, e passarem a maior parte do Mundial na região.

A escolha dos locais de treinamento é feito pelas próprias seleções, em processo de seleção controlado pela Fifa. Cada time determina três opções onde pretende ficar, com uma ordem de preferência. Por ordem de chegada, a Fifa designa um CT para cada uma das equipes.

A expectativa do Comitê de São Paulo é de receber pelo menos 10 equipes em dependências no Estado, número que pode ser um pouco maior ou menor. Baseia-se no número de visitas feitas até agora pelas delegações dos países. Mas não há como ter acesso à formalização dos pedidos feitos à Fifa.

Na lista final, estão incluídos os CTs de Cotia e da Barra Funda, do São Paulo, o do Desportivo Brasil (em Porto Feliz), o Estádio Municipal Walter Ribeiro (em Sorocaba), o Estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista).o do Corinthians, na Av. Ayrton Senna, e o CT Rei Pelé, do Santos, sendo esses dois últimos associados a hotéis. Já a Academia de Futebol, do Palmeiras, foi retirada da lista e será usada como COTs, centros para receber times nas vésperas de partidas. Os campos do São Paulo foram anunciados em cerimônia no CT da Barra Funda. Os são-paulinos têm expectativa de receber Portugal ou Espanha em Cotia, com os EUA já praticamente certos na Barra Funda.

Entre as equipes cotadas para vir a São Paulo, estão EUA, Suíça, Irã, Bélgica, Espanha e Portugal (ainda não classificada), entre outras.

“O catálogo de centros de treinamentos de seleções faz parte desse legado antes mesmo de começar. Temos o primeiro mapeamento técnico de infraestrutura do futebol brasileiro, que servirá para um país modernizar não só suas arenas esportivas”; afirmou o presidente do COL, José Maria Marin. “Temos não só 64, mas 83 centros de treinamento.” O número mínimo era de 64 locais.

Os CTs nos demais estados brasileiros que receberão as seleções durante a Copa são: Estádio Estadual Lourival Baptista (em Aracaju), Vila Olímpica Ronaldo Marinho (em João Pessoa), Vila Olímpica Cidade de João Pessoa (em João Pessoa ), Iguassu Resort (em Foz do Iguaçu), Flamengo Esporte Clubes (em Foz do Iguaçu), Estádio Joaquim Henrique Nogueira (a Arena do Jacaré, em Minas Gerais), a Cidade do Galo (CT do Atlético-MG, em Minas Gerais), Cachoeirinha Esporte Clube Cruzeiro (no Rio Grande do Sul), Gravataí Estádio Antônio Vieira Ramos (no Rio Grande do Sul), CT Almirante Heleno Nunes (a Granja Comary, no Rio de Janeiro) e o CT Claudio Coutinho (Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro).

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. paulo kasinsk disse:

    Venho dizendo faz tempo: o futebol daqui (times, estruturas e até a cabeça de muita gente) não existe, é pobre de marré-marré. Se querem saber o que são ABC e América, lá fora, é só chegar, por exemplo, na rodoviária em Recife e perguntar ao carregador de malas se ele conhece ou o que ele acha desses dois times. Você vai ver a cara de estranhamento que ele vai fazer. Essa crônica daqui é muito sem noção, vende um futebol que não existe, apenas para garantir os empregos; e os otários ainda ficam se matando. Os caras têm a cara de pau de dizer que América e Vitória é um clássico, e dizem a mesma coisa se o jogo for América e Alecrim. Pergunte a um baiano se ele acha isso um clássico. O mesmo também vale com o ABC, inclusive com os times de Pernambuco. Pobreza geral. O futebol daqui mal dá para um joguinho com Treze ou Campinense. Estamos na periferia do futebol faz tempo. Quando você viajar, faça um teste: procure saber o que pensam sobre os times daqui. Sabe aquela vitória surrupiada, do ABC sobre o Palmeiras? Pode ter certeza: um grande meteoro caiu em alguma parte do planeta. Só se engana quem quer.

COMENTE AQUI