Denúncia

Confira a relação dos nomeados por atos secretos na Assembleia Legislativa

Uma das lutas mais árduas por trânsparência no Rio Grande do Norte diz respeito à caixa preta que encerra os segredos da Assembleia Legislativa.

Recentemente, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) encampou luta contra a ponta do iceberg, a efetivação de servidores na Casa por apadrinhamento político e sem concurso público.

Estima-se um número de 193. Na Ação Civil Pública nº 160/02 constam 157 nomes, efetivados através de manobras proibidas pela Constituição Federal.

A lista não está fechada. Faltam ainda 36 nomes. Abaixo reproduzimos a lista que consta na Ação Civil Pública, que também disponibilizamos para quem queira se inteirar completamente sobre o assunto.

VEJA AQUI A AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Segue a lista.

1.    Pessoas oriundas do Banco do Estado do Rio Grande do Norte – BANDERN:

1.    ALDO MIRANDA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
2.    ARIANA M. DE AZEVEDO (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
3.    EDMILSON DE OLIVEIRA BEZERRA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
4.    ELIENE MARIA DE ARAÚJO CHACOM (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
5.    ESTER EMERENCIANO MAIA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
6.    EZEQUIEL GONZAGA DE SOUZA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
7.    FÁBIO GOMES DE ARAÚJO (Auxiliar de Contínuo do BANDERN)
8.    IVANILDO FERNANDES DE OLIVEIRA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
9.    JOÃO NUNES JÚNIOR (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
10.    LETÍCIA COSTA QUEIROZ FREIRE (Escriturária do BANDERN)
11.    LOURIVAL ANDRÉ NUNES (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
12.    LUIZ ANTÔNIO TORRES PORPINO (Função de origem no BANDERN não identificada)
13.    MARIA CRISTINA HUETE (Recepcionista do BANDERN)
14.    MARIA DE FÁTIMA DANTAS MACEDO (Função de origem no BANDERN não identificada)
15.    MARIA GORETE BARBOSA BRAGA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
16.    OLGA CHAVES FERNANDES DE QUEIROZ FIGUEIREDO (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
17.    RAIMUNDO ALVES MAIA JÚNIOR (Auxiliar de Escriturário do BANDERN) – DEPUTADO ESTADUAL
18.    RAIMUNDO QUIRINO DA COSTA JÚNIOR (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
19.    RICARDO JOSÉ MEIRELLES DA MOTTA (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
20.    SUZAN BEZERRA DANTAS (Auxiliar de Escriturário do BANDERN)
21.    WELLINGTON DOS SANTOS SILVA (Técnico Bancário “F” do BANDERN)

2.    Pessoas oriundas do Bando de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – BDRN:

1.    ANA LYDIA FARIAS MONTEIRO P. GOMES (Escriturária nível “A” do BDRN)
2.    GERALDO GALVÃO GONDIM FILHO (Contínuo do BDRN)
3.    JOSÉ EDUARDO DO MONTE FASSANARO (Escriturário do BDRN)
4.    KADYDJA ROSELY VARELA DA FONSECA (Auxiliar Administrativo do BDRN)
5.    VALDIR MEDEIROS DA NÓBREGA (Contínuo do BDRN)

3.    Pessoas oriundas de diversos órgãos da administração direta do Estado do Rio Grande do Norte:

1.    ÁLVARO COSTA DIAS (Técnico de Nível Superior da Secretaria Estadual de Saúde) – DEPUTADO ESTADUAL
2.    ANA MARIA PINHEIRO E ALVES – (Professor 2 – D da Secretaria de Estado de Educação e Cultura)
3.    ÂNGELA MIRANDA LIMA PINHEIRO (Dentista da Secretaria Estadual de Saúde)
4.    ANTÔNIO OZIK PEREIRA SOBRINHO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado)
5.    ANTÔNIO PETRONILO DANTAS NETO (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria Estadual de Educação)
6.    BERNADETE BATISTA DE OLIVEIRA (Técnico Especializado “B”, da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte)
7.    CARLOS EDUARDO MEDEIROS DA FONSECA (Técnico Especializado “D’, da Secretaria de Indústria Comércio Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte)
8.    CÉLIA MARIA MARINHO CARNEIRO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
9.    CLÁUDIA ALZIRA DIÓGENES NUNES MARCELINO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado)
10.    EMANOEL MILHOMES DE CARVALHO (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
11.    FERNANDO ANTONIO AMÂNCIO DA SILVA (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
12.    HELIANA MARIA COHEN COSTA QUEIROZ (Médica da Secretaria Estadual de Saúde)
13.    JACI CABRAL DE MEDEIROS (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
14.    JAIRO JOSÉ TEIXEIRA DE BARROS (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria Estadual de Saúde)
15.    JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS REGO (Técnico Especializado “B”, da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas do Estado)
16.    JOSÉ OSMAN FERNANDES (Professor P-9-C, da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte)
17.    JOSÉ PASSO COELHO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Saúde Púbica)
18.    KRISTINE MAY SHELMAN SOUZA (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Saúde)
19.    LEILA MEDEIROS BRANDÃO FLORÊNCIO (Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
20.    LUCI DANTAS DE LIMA (ASG da Secretaria de Saúde Pública)
21.    MANOEL GUTEMBERG FERNANDES (Auxiliar Técnico da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte)
22.    MÁRCIA ISABEL LANVERLY DE MEDEIROS (Técnico Especializado “D”, do Gabinete Civil do Estado)
23.    MÁRCIO MENDES DA SILVA (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria de Educação e Cultura  do Estado do Rio Grande do Norte)
24.    MARCOS ANTÔNIO TASSINO DE ARAÚJO (Técnico Especializado “C”, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
25.    MARIA AUXILIADORA NUNES RÊGO (Assistente Social do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Saúde Pública)
26.    MARIA DO CÉO COSTA (Professor de Ensino de 1º grau da Secretaria de Estado de Educação e Cultura)
27.    MARIA DA CONCEIÇÃO DE ASSIS VIDAL (Técnico Especializado “D” da Secretaria Estadual de Saúde)
28.    MARIA GEILZA DE MEDEIROS (Técnico Especializado “D” da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
29.    MARIA RODRIGUES DE MOURA NUNES (Técnico Especializado “C” da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte)
30.    MARIA DO SOCORRO M. FARIAS DE FIGUEIREDO (Nutricionista, da Secretaria de Saúde Pública)
31.    MARIA DO SOCORRO NUNES REGO (Assistente Social, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
32.    MAURÍCIO GURGEL PRAXEDES (Dentista da Secretaria de Saúde  do Estado do Rio Grande do Norte)
33.    MORVANILDO FIRMINO DE LUCENA (Técnico Especializado “C”, da Secretaria de Transporte e Obras Públicas)
34.    NILDA NUNES DE ARAÚJO REGO (Professor – 6 – Estatutário, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado)
35.    PACÍFICO JOSÉ DANTAS FERNANDES (Odontólogo da Secretaria Estadual de Saúde)
36.    PAULO DE TARSO VERÍSSIMO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
37.    REGIA MARIA RODRIGUES DE MOURA NUNES (Técnico Especializado “C”, publicado no DOE de  12.07.85 da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte)
38.    REGINA MARIA DE ARAÚJO (Técnico Especializado “C” da Secretaria Estadual de Saúde Pública)
39.    RIZZA MARIA MONTENEGRO SOARES (Professor P-8-C, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
40.    ROSANE TEIXEIRA DE CARVALHO (Médica, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado)
41.    ROSIMEIRE DE SOUZA CARVALHO (Auxiliar de Serviços Gerais da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
42.    ROSSINI FERNANDES DE OLIVEIRA (ASG da Secretaria Estadual de Educação)
43.    SANDRA DIAS DE CARVALHO NEGÓCIO (Técnico Especializado “D”, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
44.    SÉRGIO RICARDO BEZERRA (Técnico Especializado “D” da Secretaria Estadual de Educação)
SILVANA MEDEIROS GURGEL DIAS (Odontóloga, da Secretaria Estadual de Saúde Pública)
45.    VALTER MIRANDA DE PAULO (Professor da Secretaria Estadual de Educação)
46.    WILSON CABRAL GOMES (Secretaria Estadual de Educação)

4.    Pessoas oriundas de diversos órgãos da administração indireta do Estado do Rio Grande do Norte (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista):

1.    AMARO DE SOUZA MARINHO NETO (Originário do DETRAN/RN)
2.    ANA IZABEL DA COSTA FERREIRA (Recepcionista da Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
3.    ANGELINA ÂNGELA DE OLIVEIRA SALES (Engenheira Civil da DATANORTE)
4.    ANSELMO COSTA DIAS (Técnico Especializado D do Instituto de Previdência do Estado – IPE)
5.    ANTONIO JONAS DA COSTA (Assistente Técnico da CEASA)
6.    CARLOS JOSÉ PEREIRA MENDES (FUNDAC)
7.    CELINA MARIA MARINHO RAMOS (Auxiliar Técnico da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
8.    CLEDIONOR FRANCISCO DE MENDONÇA (Economista A-1 da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte – CDM)
9.    DÉBORA KÁTIA MEDEIROS DE MORAIS – (Telefonista da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte – CDM)
10.    ELIONE FERNANDES DE OLIVEIRA (Quadro de pessoal da FUNDAC)
11.    ELISAMA GOMES DA SILVA (Auxiliar Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte –CDM)
12.    FRANCISCO EMERSON VARELA (Assistente Administrativo II, da Fundação do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
13.    FRANCISCO GILSON DE MOURA (Auxiliar de Serviços, da Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte – COHAB) – DEPUTADO ESTADUAL
14.    HERMANO JOSÉ FERREIRA DE SOUZA (Técnico de Nível Superior da FEBEM)
15.    JOAQUIM EVARISTO GUIMARÃES NETO (Auxiliar Administrativo da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
16.    JARBAS LULA QUEIROZ SANTOS (Técnico Administrativo da Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
17.    JARIANE CÂMARA COSTA TEODORO (Vice Coordenadora de Creche da FEBEM)
18.    JORGE CÉLIO DA COSTA LIMA (Auxiliar Administrativo da CDM  do Estado do Rio Grande do Norte)
19.    JOSÉ DIAS DE FRANÇA (Auxiliar de Serviços Gerais da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte – CDI)
20.    JOSÉ GERALDO DE ARAÚJO (Motorista da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
21.    KELLY CRISTINA VERAS DIAS (Técnico Especializado D do Instituto de Previdência do Estado – IPE)
22.    LÁZARO NUNES TORQUATO (Auxiliar Administrativo da Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte – COHAB)
23.    LEISIA MARIA GALVÃO DE ARAÚJO (Técnico especializado da Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
24.    LÚCIA DE FÁTIMA SEREJO GOMES (Técnico Administrativo da EMPROTURN)
25.    LÚCIO DE MEDEIROS DANTAS JÚNIOR (Desenhista I-A – Nível 10 da CAERN)
26.    LUIZ GONZAGA FREIRE (Técnico em Agropecuária da EMATER)
27.    MARIA DE FÁTIMA BENEDETTO FERNANDES (Engenheira Química da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte – CDM)
28.    MARIA DAS GRAÇAS ALBUQUERQUE CAVALCANTE (Chefe de Posto da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
29.    NAIDE DE SÁ DANTAS TAVARES DA SILVA (Auxiliar Técnico da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
30.    NELSON HERMÓGENES DE MEDEIROS FREIRE (Assistente Técnico da Companhia de Energética do Rio Grande do Norte – COSERN) – EX-DEPUTADO ESTADUAL
31.    NADJA CRISTINA DIÓGENES (Auxiliar Administrativo – Nível III – A da extinta Fundação Estadual de Planejamento Agrícola do Rio Grande do Norte – CEPA)
32.    NEWTON COELHO DE MEDEIROS (Técnico de Nível Superior da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte – CDM)
33.    NIA CRISTINA DIÓGENES TORQUATO (Dentista do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte)
34.    NOYA MARIA DIAS FLORÊNCIO LEITE (Técnico Especializado D do Instituto de Previdência do Estado – IPE)
35.    RAIMUNDO MARCOS RUFINO (Motorista, da Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
36.    REJANE FERREIRA OLIVEIRA (Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
37.    ROBERTINA PINHEIRO DE MACEDO (Auxiliar Administrativo da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente)
38.    SEBASTIÃO BATALHA FILHO (Técnico de Nível Médio da Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária – FETAC)
39.    SILVIO DE FREITAS DINIZ NETO (Auxiliar de Serviços Gerais da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte – CDI)
40.    SILVANA FERNANDES LACERDA (Técnico Especializado D do Instituto de Previdência do Estado – IPE)
41.    TÂNIA MARIA PINTO MARTINS (Relações Públicas da EMPROTURN)
42.    VIRGILIO OTÁVIO PACHECO DANTAS NETO (Assessor Executivo da Companhia de Implantação de Projetos Agrários do Rio Grande do Norte – CIMPARN)

5.    Pessoas oriundas do Tribunal de Contas do Estado:

1.    ALDECI TORRES DE MEDEIROS (Auxiliar de Serviços do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
2.    ANTOMAR MARZO LEITE DANTAS (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
3.    CARMEM LÚCIA BEZERRA TORRES (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
4.    CLARISSA DE ARAÚJO BEZERRA (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
5.    GEORGE QUEIROZ DA CUNHA (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
6.    HUMBERTO COSTA DIAS (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
7.    ISRAEL DE MEDEIROS BEZERRA (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
8.    MARCO TÚLIO DA COSTA ROCHA (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)
9.    TERESA CRISTINA CORREIA MOREIRA (Técnico Especializado “D” do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)

6.    Pessoas oriundas de diversos órgãos, da administração direta e indireta, enquadradas com base no artigo 15 do ADCT da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte:

1.    ÂNGELA MARIA LOPES DOS SANTOS (Técnico de Nível “D” da Fundação José Augusto)
2.    CLÁUDIO HENRIQUE B MESQUITA (Escriturário da Fundação José Augusto)
3.    FRANCISCO EDSON DE CARVALHO (Professor P8-C da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
4.    GUTEMBERG DO AMARAL GURGEL (Professor P8-C da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
5.    JOÃO BATISTA S WANDERLEY (Desenhista Técnico – Grupo II da Secretaria da Agricultura)
6.    JOÃO MARIA DE C. SOARES (Escriturário da Fundação José Augusto)
7.    JOSÉ ALDEMIR RODRIGUES (Originário da URRN)
8.    JÚLIO CÉSAR LONGO DA SILVA TORRES (Assistente Administrativo “I” da Fundação José Augusto do Estado do Rio Grande do Norte)
9.    MARIA EDNA MARTINS DE PAIVA (Técnico Especializado “A” da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
10.    MARIA ELENI FURTADO (Técnico em Contabilidade da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte)
11.    MARIA DE FÁTIMA GAZZANEO CABRAL (Técnico Especializado “B” da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte)
12.    MARIA DO SOCORRO MEDEIROS FURTADO (Técnico Especializado “D” da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte)
13.    NICE DANTAS MONTENEGRO (Professor P2-C da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
14.    REJANE MARIA M. FERNANDES (Professor “2” da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte)
15.    SÔNIA MARIA BEZERRA (Auxiliar Administrativo da Fundação Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel)
16.    TEREZA CRISTINA DE ARAÚJO LIMA (Técnico Especializado “B” do Gabinete Civil do Estado do Rio Grande do Norte)
17.    VILANILDO JORGE GADELHA FERNANDES (Técnico de Nível Superior da FETAC)

7.    Pessoas oriundas da administração direta e indireta de Municípios:

1.    ALEXANDRE CHAVES DANTAS BARRETO (Auxiliar Administrativo, na Prefeitura Municipal de Natal- STU)
2.    MARCELO ESCÓSSIA DE MELO (Prefeitura Municipal de Nísia Floresta – cargo de PAD II)
3.    MÁRCIO CÉSAR SILVA PINHEIRO (cargo de Nível Superior, na Prefeitura Municipal de Natal)
4.    SATURNINO PEDRO DA SILVA (Técnico de Nível Médio -Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA)

8.    Pessoas que exerciam apenas cargos comissionados na Assembléia Legislativa, ou não tinham qualquer vínculo com a administração pública, e foram “absorvidas” em cargos de provimento efetivo:

1.    ANA FABÍOLA DO RÊGO TORQUATO (Função gratificada de Assessor Auxiliar de Plenário)
2.    ANGELINA SÁTIRO GOMES (vínculo desconhecido)
3.    FRANCISCO ELIAS DA SILVA (Cargo comissionado de Motorista de Gabinete Parlamentar)
4.    FRANCISCO NOBERTO DA SILVA (Cargo comissionado de Motorista de Gabinete Parlamentar)
5.    GEISA LULA DE QUEIROZ TORRES (Cargo comissionado de Técnico de Processamento de Dados)
6.    HELGA TORQUATO DE ALMEIDA (Cargo comissionado de Assistente de Plenário)
7.    MÁRIO FREIRE EMERENCIANO (Cargo comissionado de Secretário Adjunto Administrativo)
8.    MARIA GIZELDA DE MEDEIROS (Cargo comissionado de Secretário de Gabinete Parlamentar)
9.    NELSON QUEIROZ FILHO (Cargo comissionado de Técnico de Processamento de Dados)
10.    PAULO SÉRGIO ROSADO DE HOLANDA (Cargo comissionado de Assistente Político)
11.    PEDRO FERREIRA MELO FILHO (vínculo desconhecido) – EX-DEPUTADO ESTADUAL
12.    SORAYA MORAIS DE SOUZA (Cargo comissionado de Assistente Político)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Jenner Marinho

Foto: Reprodução

Morreu nesta sexta-feira (14), aos 61 anos, o jornalista e bancário Jenner Marinho.

Jenner ganhou destaque em Natal pela atuação à frente do Natal Express, publicação que produziu com os amigos Bruno Giovanni e Wagner Aquino.

Em Brasília, Jenner também construiu uma carreira profissional no Banco do Brasil, onde atuou na Superintendência de Marketing.

Informações sobre o velório e o sepultamento serão divulgadas em breve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MUDANÇA DE COR: Quase 800 candidatos alteram autodeclaração racial; caso de Larissa Rosado chamou atenção no RN

Foto: Assembleia Legislativa do RN

Levantamento com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que pelo menos 786 candidatos registrados para as eleições de 2026 mudaram a autodeclaração de cor ou raça em relação ao que haviam informado em 2022. O número representa 4,5% das 17.413 candidaturas analisadas até 12 de agosto.

A mudança mais comum foi de branco para pardo, registrada em 308 candidaturas. Em outros 262 casos ocorreu o movimento inverso, de pardo para branco. Juntas, as duas alterações representam 72,5% das mudanças identificadas.

No Rio Grande do Norte, Larissa Rosado (PSB), candidata a vice-governadora na chapa de Cadu Xavier (PT), apareceu, neste ano, inicialmente como parda no registro eleitoral, diferentemente de eleições anteriores, quando havia se declarado branca.

A mudança ganhou repercussão nacional e, após o caso vir a público, ele pediu à Justiça Eleitoral a retificação da autodeclaração para branca, alegando que a informação como parda teria ocorrido por erro de sua assessoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim ganhará nova loja do empreendedor em parceria com o Sebrae-RN

Divulgação / Sebrae-RN

O Sebrae-RN e a Prefeitura de Ceará-Mirim avançam na implantação da nova Loja do Empreendedor, estrutura que será referência no apoio aos pequenos negócios e no fortalecimento do empreendedorismo em Ceará-Mirim e em toda a região do Mato Grande. A unidade será a quarta implantada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, reforçando a importância estratégica do município para o desenvolvimento econômico regional.

As articulações para a instalação da unidade começaram em 5 de janeiro de 2025, a partir do interesse da gestão municipal em trazer o equipamento para Ceará-Mirim. Desde então, a Prefeitura deu continuidade às tratativas e adotou as providências necessárias para viabilizar a parceria, incluindo a doação do terreno onde será construída a nova estrutura. Com essa etapa concluída, o Sebrae-RN inicia agora a construção do equipamento.

O investimento contratado é de R$ 1.768.551,81. A nova unidade terá 196,34 m² de área construída, em um terreno de 645,69 m², com estrutura moderna, confortável e acessível. A previsão é que a obra seja entregue entre o final de dezembro de 2026 e o início de janeiro de 2027.

A escolha de Ceará-Mirim considera também a força econômica do município, que possui a maior densidade empresarial do Mato Grande. A nova estrutura permitirá ampliar os serviços de apoio ao empreendedorismo e fortalecer a atuação territorial do Sebrae a partir de Ceará-Mirim, beneficiando também os demais municípios da região.

A Loja do Empreendedor contará com atendimento para orientação presencial e aconselhamento contábil, além de salas destinadas a cursos e capacitações. A proposta é manter uma agenda contínua de atividades, orientações e ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

O trabalho será direcionado especialmente aos microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, produtores rurais, artesãos e estudantes, além das pessoas que desejam iniciar seu próprio negócio, estimulando o empreendedorismo e contribuindo para a geração de emprego e renda.

“Essa é uma conquista que me deixa muito feliz porque foi fruto de uma vontade nossa de trazer essa estrutura para Ceará-Mirim e, principalmente, de muita iniciativa e acompanhamento para fazer acontecer. Sabíamos que havia o interesse de vários municípios em receber essa unidade, mas desde o início fomos atrás, demonstramos o potencial de Ceará-Mirim, tomamos as iniciativas necessárias e demos seguimento a cada etapa da parceria. A Prefeitura fez a sua parte, inclusive com a doação do terreno, e hoje temos a satisfação de ver Ceará-Mirim contemplada com a quarta Loja do Sebrae no Rio Grande do Norte. Quero agradecer ao Sebrae-RN e, de forma especial, ao superintendente Zeca Melo e ao diretor de Operações Marcelo Toscano, pela confiança e pela parceria durante todo esse processo. É uma conquista para quem já empreende, para quem deseja começar um negócio e para toda a região do Mato Grande”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Além da estrutura de atendimento, o projeto contempla cobertura termoacústica, acessibilidade com rampa, estacionamento externo, área permeável, paisagismo e espaços adequados para capacitações e orientação aos empreendedores.

Com a nova Loja do Empreendedor, Ceará-Mirim amplia sua estrutura de incentivo à atividade empresarial e se fortalece como um ponto estratégico para as ações de empreendedorismo, capacitação e desenvolvimento econômico em todo o Mato Grande, abrindo novas oportunidades para quem produz, empreende e gera renda na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias dá largada à campanha com grande adesivaço em diferentes regiões de Natal

Reprodução / Instagram

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, dá início oficialmente à campanha neste domingo (16), com um grande adesivaço em diferentes regiões de Natal. Das 8h às 14h, candidatos, lideranças e apoiadores da coligação Endireita RN estarão mobilizados em vários pontos da capital, marcando o início das atividades de rua da campanha.

A mobilização será realizada simultaneamente em diferentes áreas de Natal, levando a campanha às ruas e reunindo candidatos, lideranças e apoiadores em um movimento de mobilização política e contato direto com a população.

Os adesivaços serão realizados nos seguintes pontos de Natal: Praça Cívica, com Adjuto, Irapuã, Daniel Rendall e Kleber Fernandes; próximo à Árvore de Mirassol, com Cel. Hélio e Gustavo Carvalho; Ponto 7, em Ponta Negra, com Seu Chico, Shirley e Raniere; Lagoa do Santarém, com Anne Lagartixa e Nina Souza; Avenida Paulistana, na lateral da área de lazer do Panatis, com Adjuto e Luiz Eduardo; Praça Santo Ambrósio, no Planalto, com Preto e Eriko Jácome; Centro Esportivo da Cidade da Esperança, próximo à UPA da Cidade da Esperança, com Alvamar, Aldo Fernandes, Íris, Lucas e José Nildo; Avenida da Alegria, na Redinha, próximo ao Mercado, com Eriko Jácome; Praça dos Beijoqueiros, com Luciano, Aroldo e Eriko Jácome; DED, em Candelária, com Eriko Jácome; Cidade da Criança, das 9h às 14h, com Felipe Alves; Rua Presidente Quaresma, em frente à TV Ponta Negra, com Aldo Clemente e Ezequiel; Avenida 9, em frente à Natal Suspensão, com Eriko Jácome; Praça das Flores, com Nina Souza; Avenida Bel. Tomaz Landim, 430, na Ponte Velha, em Igapó, com Sargento Gonçalves; Avenida Salgado Filho, com Girão e 1822; Rua Jaguarari com Rua Mons. Pegado, com Hermes e Taveira; Rua da Cruz, 360, no bairro Nordeste, com Camila Araújo; Avenida das Alagoas, na região da Arena Pirangi, com Cleyton; e Avenida Prudente de Morais, 4283, na área do Edifício Hasboun, em frente ao Amarelinho, com Léo Souza.

A programação reúne os partidos que integram a coligação Endireita RN — PL, Federação PSDB/Cidadania, Novo e Podemos — e marca o início das atividades de rua da campanha.

Com adesivaços espalhados por diferentes regiões da capital, a campanha de Álvaro Dias pretende transformar o primeiro domingo oficial de atividades em um momento de mobilização política, reunindo candidatos, apoiadores e lideranças em diversos pontos de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem menor investimento em saúde do país e fica abaixo do mínimo constitucional


Divulgação / Sesap

O Rio Grande do Norte terminou o primeiro semestre de 2026 com o menor percentual de investimento em saúde entre todos os estados brasileiros. De acordo com o levantamento do Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas (LOPP), vinculado ao Ministério Público Estadual, apenas 7,04% das receitas de impostos e transferências foram aplicadas na área até junho.

O número coloca o RN bem atrás do Rio Grande do Sul, penúltimo colocado, que aplicou 10,54%. No Nordeste, a situação é ainda mais preocupante: todos os demais estados já haviam ultrapassado os 13%.

O relatório alerta que, mantido o ritmo atual, o estado terá dificuldades para alcançar o mínimo constitucional de 12% até o fim do ano. O próprio LOPP classificou o desempenho potiguar como uma “anomalia administrativa e orçamentária específica”.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, contesta a avaliação e afirma que o percentual está dentro do cronograma do Governo do Estado. Ele afirma que cerca de R$ 120 milhões já pagos ainda precisam ser contabilizados, o que elevaria o índice. A previsão da gestão é chegar a 12,5% até dezembro.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleitores do RN têm até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleitores que estiverem fora do seu município de origem no dia das eleições, em 4 de outubro, têm até o dia 20 de agosto para solicitar a transferência temporária do local de votação. O recurso do voto em trânsito permite exercer o direito ao voto mesmo estando longe do domicílio eleitoral.

No Rio Grande do Norte, quatro municípios estão habilitados para receber esses votos: Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A transferência pode ser feita entre cidades do mesmo estado — desde que o destino esteja na lista de localidades autorizadas — ou para municípios habilitados em outras unidades da Federação. O pedido deve ser realizado pelo Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

A regra também abrange policiais militares que estarão em serviço fora de suas comarcas de origem durante o pleito. Nesses casos, a solicitação não é individual: os próprios comandos das corporações devem consolidar as listas de agentes aptos e encaminhá-las à Justiça Eleitoral.

Com informações do Portal da 98FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima promete salário em dia, mas atrasos e dívidas com fornecedores desmentem discurso

Reprodução / 98FM Natal

A governadora Fátima Bezerra (PT) voltou a prometer que os salários dos servidores estaduais serão pagos em dia até o fim de seu governo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (13), em entrevista à 98FM Natal, quando também anunciou que o governo prepara um plano para reestruturar a Previdência do Rio Grande do Norte.

O discurso, porém, bate de frente com a realidade. Em julho, aposentados e pensionistas não receberam dentro do mês. O pagamento só foi feito nos primeiros dias de agosto. Representantes do próprio governo já sinalizaram que a folha de agosto também poderá atrasar.

A verdade é que o governo só tem conseguido pagar os salários dos servidores, ainda assim com atraso, às custas dos fornecedores e prestadores de serviços, que não recebem há meses. Fátima deixará uma bomba fiscal e financeira que vai estourar no colo do próximo governador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quarto fugitivo de Alcaçuz é recapturado na Paraíba

Divulgação / Seap

Um dos cinco detentos que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi recapturado nesta quinta-feira (13), no município de Sousa, na Paraíba. Um dos fugitivos da ocorrência de maio continua sendo procurado.

Rodrigo da Silva Nascimento, 26 anos, foi localizado por policiais militares da Paraíba no bairro Pantanal. A ação contou com apoio de informações de inteligência das forças de segurança do Rio Grande do Norte.

Os cinco detentos escaparam de Alcaçuz em 2 de maio, durante um período de fortes chuvas em Nísia Floresta. Eles estavam na área de triagem do Pavilhão 1 e conseguiram deixar a unidade após danificarem a cela.

Antes de Rodrigo, outros três fugitivos — Carlos Soares Alves da Silva, Jefferson Cleyton Lima da Silva e Pedro Gabriel da Silva — já haviam sido recapturados. Agora, resta apenas Maycon Dias de Mora entre os cinco que escaparam em maio.

Paralelamente, segundo a Seap, seguem as buscas para localizar os detentos que escaparam na madrugada de 31 de julho da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, unidade que integra o complexo de Alcaçuz. Dos 11 fugitivos, 4 foram capturados e 7 continuam foragidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra o menor crescimento do emprego formal do Nordeste, aponta MTE

Foto: Shutterstock

O Rio Grande do Norte alcançou 768.555 empregos formais em junho de 2026. Apesar da marca, os dados da Rais Mensal divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) expõem a perda de fôlego do mercado de trabalho potiguar: o estado registrou alta de 6,3% no estoque de vagas em comparação a janeiro de 2025, amargando o menor ritmo de crescimento de todo o Nordeste.

Enquanto o RN patina na geração de oportunidades com carteira assinada e funcionalismo público, a região nordestina avançou 12,4% — praticamente o dobro da taxa potiguar — e a média nacional subiu 7,8%.

Todos os outros estados do Nordeste fecharam o período com expansão de dois dígitos, liderados por Piauí (+15,7%), Ceará (+15,3%) e Bahia (+13,0%). O ritmo fraco do RN contrasta diretamente com estados do Norte, como Amazonas (+16,6%), aproximando-se do desempenho dos estados de menor expansão do país.

Salários defasados e 5ª menor remuneração do país

Além do ritmo lento de criação de vagas, a renda do trabalhador formal potiguar continua achatada. O salário médio no estado ficou em R$ 3.669,40 em junho de 2026 — valor 16,4% abaixo da média nacional (R$ 4.389,49).

O resultado coloca o RN na 23ª posição entre as 27 unidades da federação:

Estado / Abrangência Remuneração Média (R$)
Distrito Federal (1º lugar) R$ 7.983,46
Média Nacional R$ 4.389,49
Paraíba R$ 3.681,56
Ceará R$ 3.671,67
Rio Grande do Norte R$ 3.669,40
Média do Nordeste R$ 3.645,59
Pernambuco R$ 3.636,96
Alagoas R$ 3.543,75

Embora supere ligeiramente a média regional por R$ 23,81, o estado segue atrás de vizinhos diretos como a Paraíba e o Ceará no valor pago aos seus trabalhadores.

Panorama Nacional: Serviços puxam vagas, mas desigualdades persistem

No cenário brasileiro, a dependência do setor de Serviços e mudanças no perfil da mão de obra marcaram o período:

O setor de serviços lidera o mercado formal com 38,2 milhões de vínculos e alta de 11,3%, enquanto setores de maior valor agregado ou base produtiva, como Indústria (+2,6%) e Agropecuária (+1,0%), tiveram avanços tímidos.

Em relação a escolaridade e perfil, os trabalhadores com ensino médio completo representam a maioria das vagas (54% no Brasil e 53,6% no RN). No país, a participação de pessoas com ensino superior subiu para 24,2%.

Participação Feminina e faixas etárias

As mulheres ocupavam 46,4% dos vínculos formais do país em junho (29,18 milhões), mas a disparidade salarial se manteve: elas receberam, em média, R$ 4.124,39, o equivalente a 87,9% da remuneração masculina (R$ 4.691,40).

Os jovens de 18 a 24 anos impulsionaram novas contratações, enquanto o grupo de 65 anos ou mais teve retração de 7,6% no total de vagas formais.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jornalista que teve sigilo violado por Moraes nega ter monitorado Dino

Reprodução

Investigado no Inquérito das Fake News por determinação do ministro Alexandre de Moraes, o jornalista Luís Pablo, 40 anos, nega ter monitorado ou perseguido o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus familiares. O repórter teve o sigilo de suas comunicações quebrado pela Polícia Federal (PF) — medida que revelou sua fonte de informação e gerou fortes reações de entidades de imprensa, que apontaram violação ao direito constitucional do sigilo de fonte (Art. 5º da Constituição).

As reportagens publicadas por Luís Pablo revelaram o uso supostamente irregular de um veículo oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) pela família de Dino, antes que houvesse formalização do pedido de cessão entre o STF e o tribunal estadual.

Em entrevista ao Poder360 nesta quinta-feira (13), o jornalista rechaçou as acusações de perseguição e de ter recebido pagamentos para atacar o magistrado:

  • Atuação e Fonte: Afirma que apenas divulgou documentos entregues de forma espontânea por sua fonte, o ex-secretário de Segurança do Maranhão Raimundo Cutrim, e que não realizou campo ou monitoramento presencial.

  • Repasses Financeiros: Explicou que o valor citado no relatório da PF tratou-se de um empréstimo pessoal feito em setembro com o advogado Diogo Lima — quitado em fevereiro —, mais de um mês antes de ter acesso ao material da reportagem, recebido apenas em 1º de novembro.

  • Contraditório: Garante que seguiu os ritos jornalísticos, buscando o posicionamento oficial do STF e do TJ-MA via e-mail institucional antes de publicar o texto.

Reações no STF

Durante sessão no plenário do STF, o ministro Flávio Dino classificou as investigações como legítimas e afirmou que ele e seus filhos foram alvo de fotos e acompanhamento ostensivo, comparando a situação a episódios da ditadura militar.

O ministro Luiz Edson Fachin defendeu a apuração de eventuais crimes ou ameaças aos magistrados, mas ressaltou que as investigações não devem ultrapassar os limites da “atividade jornalística legítima exercida no cumprimento de sua função constitucional”. Já o ministro Alexandre de Moraes declarou apoio a Dino, afirmando que o sigilo da fonte não pode ser utilizado como “instrumento de impunidade criminal”.

Outro Lado

A defesa de Raimundo Cutrim apontou suspeição superveniente no processo, destacando que o ex-secretário já era alvo de um inquérito relatado pelo próprio ministro Flávio Dino. O espaço segue aberto para a manifestação da defesa do advogado Diogo Lima.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *