Política

Convocação de ex-cunhada de Bolsonaro sugerida por Renan Calheiros não é consenso entre senadores da CPI da Covid por falta de conexão

Foto: Ueslei Marcelino

A ideia do senador Renan Calheiros (MDB-AL) de convocar a ex-cunhada de Bolsonaro para depor na CPI da Covid está longe de ser consenso entre seus pares. Parlamentares que integram o G7, grupo majoritário da comissão, relataram à coluna que não veem conexão entre a investigação feita pela CPI e o áudio da ex-cunhada de Bolsonaro indicando seu envolvimento no esquema da “rachadinha”.

O site “UOL” revelou uma gravação em que fisiculturista Andrea Siqueira Valle disse que o presidente demitiu seu irmão, André Siqueira Valle, porque ele se recusou a entregar a maior parte de seu salário a Bolsonaro, que na época era deputado federal. Andrea e André são irmãos de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Bolsonaro e mãe de seu filho caçula, Jair Renan.

Renan Calheiros disse ao “G1” que vai apresentar, nesta segunda-feira, um requerimento para aprovar a convocação da ex-cunhada do presidente. Segundo ele, o objetivo é saber se “houve espelhamento do caso das rachadinhas na gestão da pandemia por parte do governo federal”.

A avaliação de três senadores ouvidos pela coluna é de que esse pedido enfraqueceria a CPI da Covid, já que o depoimento da fisiculturista não ajudaria a elucidar casos de corrupção envolvendo a vacina, principal foco das investigações. Para eles, a gravação deve ser foco de apuração de outra Comissão Parlamentar de Inquérito.

Bela Megale – O Globo

Opinião dos leitores

  1. A denúncia de uma ex-cunhada (é piada?) não é prova de nada, é claro. Mesmo que fosse verdade, trata-se de algo ocorrido muito antes do mandato presidencial e, portanto, não pode embasar pedido de impeachment. Essa tal “rachadinha”, uma prática corriqueira em gabinetes legislativos, não é tipificada como crime no Código Penal e chega a ser OFICIALIZADA pelo PT, que prevê, no seu Estatuto, a cobrança de “dízimo” mensal de seus membros ocupantes de cargos públicos. Estamos diante de mais uma narrativa dessa oposição incansável, irresponsável e nojenta, que fala muito em democracia, mas nunca aceitou a vontade do povo brasileiro, expressa nas urnas em 2018. Deixem o presidente governar, parem de inventar mentiras e tentem ganhar no voto.

    1. Vc nasceu BURRO ou fez um curso na UNIGADO?
      Bozo cometeu PECULATO(roubo de dinheiro público) a vida inteira e ensinou isso aos filhos…

  2. Esse é um caso para a Polícia Federal…
    A cunhada do mentiroso da casa de vidro toca piano bem ligueirinho…
    Será que o Bozo corrupto iria interferir no depoimento? kkkkkkkkk

  3. Esse Renan é um calhorda, o problema dele não é apurar fatos referentes a Covid 19 e sim a família Bolsonaro, verdadeiro palhaço no picadeiro.

  4. Crie vergonha bolsonaro, envolvido com rachadinhas de mil e dois mil reais, olha o exemplo de luladrao, só entrava em uma falcatrua se fosse pra render alguns bilhões, do contrário, mandava seus capangas lá resolver. Vai ter que roubar muito ainda pra chegar perto do maior ladrão do mundo, LULADRAO, segundo o Google.

  5. Ouvindo os programas de rádio e a desculpa de bolsonarista:
    “Mas isso todo mundo faz. É só pra desgastar o presidente.” E a honestidade? Perderam a vergonha de vez, se é que algum dia tiveram. Não sei quem é pior, se o bolsonaro ou os bolsonaristas. Todos sairam do esgoto da falsa moral e da estupidez, mas pra lá voltarão. Sangue de Jesus tem poder!

  6. CPI do Lula, que já não tinha credibilidade em função da maioria dos seus membros, está perdida em suas narrativas mentirosas e na sua explícita motivação política. Os depoimentos colhidos até agora foram vergonhosos tanto pela forma como foram conduzidos, como pelo resultado. Já mudaram de foco várias vezes e sempre “atirando no próprio pé”. Só os já “convertidos”, os “sem jeito”, que ainda insistem nessa palhaçada.

    1. Então, concordamos que o PT é uma ORCRIM e que o corrupto de 9 dedos NUNCA deveria ter saído da cadeia. Crime precisa de PROVAS, “cumpanhero”, e narrativas mentirosos não provam nada. Mas sentenças judiciais são fatos.

    2. Já vi muita gentevestupidace sem vergonha mas igual ao Direitonesta é difícil de encontrar.

  7. É muita apelação!! O circo agora passou dos limites. Se já estava claro o objetivo, agora, piorou ainda mais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] TIROTEIO NO TIROL: Três suspeitos teriam morrido após confronto com a PM em Natal

Três suspeitos teriam morrido após uma perseguição policial seguida de troca de tiros com a Polícia Militar, na noite desta quinta-feira (15), no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal.

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Bagada, moradores relataram que quatro pessoas estavam no veículo perseguido e teriam disparado contra os policiais militares.

Ainda conforme os relatos, apenas um dos ocupantes teria sobrevivido. Ele foi preso e teria chorado dentro da viatura após o confronto.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o número de mortos nem sobre as circunstâncias da ocorrência.

Com informações do Blog do Bagada

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio critica números do Datafolha e diz que está “muito mais na frente” de Lula


Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) questionou, nesta quinta-feira (15), os números da nova rodada da pesquisa Datafolha. Durante uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais ao lado dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Guilherme Derrite (PL-SP), o senador afirmou que sua vantagem real sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é superior à registrada pelo levantamento.

Para o candidato, a reação nas ruas e o cenário político divergem dos índices divulgados, impulsionados, segundo ele, por promessas infundadas da campanha adversária: “Se a gente está na frente no Datafolha, pode ter certeza que é muito mais na frente mesmo, com as promessas vazias e mentirosas que Lula está fazendo”, declarou Flávio.

A transmissão reforça a estratégia da campanha oposicionista de manter o engajamento digital na reta final da disputa e contrapor os levantamentos estatísticos recentes divulgados pelos institutos de pesquisa.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Natal vai voltar a ter governador”, diz Allyson Bezerra em evento com Paulinho Freire e 23 vereadores da capital


Vídeo: Divulgação

Allyson Bezerra (União Brasil) afirmou que “Natal vai voltar a ter governador” durante discurso em um evento no bairro das Quintas, na noite desta quinta-feira (14), com o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e 23 vereadores da capital.

“Eu já fiz gestão na minha terra. Agora, quero ter a oportunidade de fazer pela terra da minha capital. Nós vamos fazer um governo que o povo de Natal vai se orgulhar”, declarou o candidato diante do público que lotou o evento.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DATAVERO: Cadu de Lula tem 50,53% contra 49,47% de Allyson Bezerra


Foto: Reprodução/Internet

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Data Vero mostra o candidato do PT, Cadu de Lula com ligeira vantagem sobre Allyson Bezerra (União Brasil). O levantamento mostra que o petista tem 50,53% das intenções de voto, contra 49,47% do ex-prefeito de Mossoró.

Os números apresentados pelo Data Vero mostram que apesar do petista estar numericamente à frente, os dois candidatos ao Governo do Estado estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de 2,53%. Os números são referentes aos votos válidos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro e está registrada sob os números RN 01514/2026 e BR 02367/2026.

Opinião dos leitores

  1. O povo do nordeste não aprende não,é sofrendo e ainda insistindo em sofrer,pelo amor de Deus, um governo desse do PT aqui no RN,que quebrou o estado e o candidato deles na frente ainda na pesquisa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

OAB DA MEDICINA: LULA PODE SANCIONAR NOVO EXAME PARA MÉDICOS!

Foto: Divulgação

A formação médica no Brasil pode passar por uma das maiores mudanças das últimas décadas. A proposta da chamada “OAB da Medicina” prevê três avaliações durante a graduação, ao final do 4º, 8º e 12º semestres, como parte da exigência para obtenção do registro profissional.

O médico potiguar Dr. Max Breno Dutra Alves, anestesiologista, professor e CEO da @clevermed.com.br, analisa os impactos da medida.

“O estudante de medicina não poderá deixar para estudar apenas no último ano. A preparação precisa começar cedo, com questões, revisões, simulados e acompanhamento contínuo.”

À frente da CleverMed, empresa potiguar que vem se destacando na preparação para residência médica no Nordeste, Max Alves já orientou estudantes aprovados em diferentes instituições do país.

Para o professor, o novo cenário exige uma mudança de mentalidade:

“Não basta passar em uma prova. Precisamos formar médicos com conhecimento, raciocínio clínico e segurança para cuidar de vidas.”

A medicina brasileira está mudando. E a forma de estudar também precisa mudar.

SEU OBJETIVO É CONQUISTAR A PROFICIÊNCIA E SER APROVADO NA RESIDÊNCIA MÉDICA?

A CleverMed está pronta para acompanhar você nessa jornada, do planejamento até a aprovação!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aldo Fernandes pede exoneração da Secretaria Municipal de Natal alegando motivos pessoais


Foto: José Aldenir/Agora RN

O titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, solicitou o desligamento do cargo em caráter irrevogável. A decisão foi formalizada em carta oficial endereçada ao prefeito Paulinho, datada do dia 7 de outubro de 2026.

No documento, o agora ex-secretário afirma que a saída ocorre por razões de ordem pessoal e pelo entendimento de que “ciclos precisam ser encerrados no tempo certo”. Aldo Fernandes destacou a dedicação ao longo de sua gestão à frente da pasta, citando o enfrentamento de desafios e o avanço da educação pública da capital potiguar.

“Tenho a consciência tranquila de que fiz o que estava ao meu alcance. Enfrentamos dificuldades, assumimos desafios e construímos avanços importantes, sempre procurando agir com responsabilidade, diálogo e compromisso com a cidade”, registrou Aldo Fernandes na carta.

O ex-gestor fez questão de ressaltar que a renúncia não afeta sua relação pessoal e de amizade com o chefe do Executivo municipal, enfatizando sentimentos de gratidão e respeito pela oportunidade concedida na gestão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “O Estado sou eu”: Rogério Marinho critica frase de Alcolumbre e compara presidente do Senado ao Rei Luís XIV


Vídeo: Reprodução/Plena News

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou duramente a decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), de retirar da pauta do plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Para o parlamentar, a medida carece de fundamentação adequada e representa uma condução autoritária dos trabalhos legislativos.

Durante pronunciamento, Marinho ironizou a postura de Alcolumbre ao compará-la à célebre frase historicamente atribuída ao rei absolutista francês Luís XIV: “O Estado sou eu!”

O senador argumentou que o Senado Federal é uma “Casa de pares”, o que exige que as deliberações preservem o caráter coletivo e democrático da instituição, rechaçando qualquer viés centralizador por parte da presidência.

Na avaliação do líder oposicionista, ao cancelar a votação da pauta, Alcolumbre “virou as costas para a sociedade” mais uma vez. O episódio acirra ainda mais os ânimos políticos no Congresso Nacional em torno do debate sobre a segurança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] WAACK: Lula dobra aposta com promessa de passe livre do transporte público sem recurso em caixa


Vídeo: Reprodução/CNN Brasil

O jornalista William Waack avaliou o impacto das propostas eleitorais do governo e destacou o cenário apertado, mas persistente, da disputa política, durante comentário no programa WW, da CNN Brasil. Segundo o âncora, até o momento, as benesses promovidas pela gestão não surtiram o efeito esperado nas pesquisas de intenção de voto nos moldes planejados pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse contexto, o analista classificou como uma “aposta dobrada” a nova promessa de Lula em assegurar transporte público gratuito nos fins de semana em mais de 5.000 municípios brasileiros.

De acordo com o jornalista, a proposta carece de estudos conclusivos de viabilidade e não passou pelo crivo técnico do Ministério da Fazenda. O principal entrave apontado reside na total incerteza sobre como custear e implementar a medida na prática.

“Ninguém sabe hoje como financiar, como implementar, como fazer funcionar, dado os custos sobre os quais ninguém tem uma estimativa clara, e dado o cipoal jurídico no qual ninguém sabe como se moveria uma proposta desse tipo”, ponderou Waack.

Para o comentarista, embora encarecida como mera promessa política, a iniciativa ilustra como o populismo fiscal lida com a falta de previsibilidade financeira e com riscos institucionais severos. Waack conclui que o descumprimento de promessas sem respaldo orçamentário agrava as condições políticas do país, enquanto sua efetivação real desencadearia uma crise fiscal de proporções alarmantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula diz que explicações de diretor-geral da PF sobre participação em festa de Vorcaro em Londres “não foram convincentes”


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Na sabatina da Globo, nesta quinta-feira (14), o presidente Lula (PT) disse que as explicações dadas pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, sobre a participação dele em uma festa promovida pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro em Londres “não foram convincentes”.

“Quando eu fiquei sabendo que ele tinha ido a Londres, eu chamei a atenção de que o papel do diretor da Política Federal não permite que ele tivesse ido a Londres. Ele me deu uma explicação, não foi convincente para mim. Ele não precisava ter ido”, disse Lula.

Apesar disso, o presidente defendeu que Andrei Rodrigues “está fazendo um trabalho extraordinário” na Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “POPULISMO FISCAL”: Gerson Camarotti critica proposta de Lula sobre transporte público gratuito aos fins de semana


Vídeo: Reprodução/GloboNews

O comentarista político Gerson Camarotti criticou duramente a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de implementar tarifa zero no transporte público aos fins de semana. A declaração foi feita durante o programa Edição das 18, da GloboNews, após o anúncio da medida feito a apenas dez dias do segundo turno das eleições.

Para Camarotti, o momento do anúncio e a falta de detalhamento financeiro fragilizam a proposta: “É populismo fiscal. Como é que um presidente da República, em plena eleição, faz uma proposta sem dar a fonte da receita?”, questionou o jornalista.

O analista também traçou um paralelo entre a estratégia do atual governo e os movimentos eleitorais adotados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, quando a gestão passada concedeu benefícios financeiros a categorias como taxistas e caminhoneiros na reta final da disputa presencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *