O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h15 desta terça-feira(17).
Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 168 leitos críticos e outros 216, sendo clínicos.
Juliana Garcia dos Santos, agredida com mais de 60 socos pelo namorado dentro do elevador de um condomínio em Natal, falou pela primeira vez após o crime, em entrevista à TV Ponta Negra. O agressor, Igor Cabral, foi preso em flagrante e teve a prisão decretada após audiência de custódia.
Em entrevista ao programa Patrulha da Cidade, Juliana relatou que Igor nunca havia cometido agressões físicas antes, mas já a fazia sofrer com violência psicológica. “Ele só tinha me dado um empurrão, mas nada além disso”.
A agressão, segundo ela, foi motivada por ciúmes após ela mesma mostrar mensagens no celular. “Eu senti que ele ia me bater, por isso não saí do elevador, porque no corredor não tem câmera. Só pensei em sair dali viva.”
As consequências da violência foram graves. Juliana sofreu fraturas na face e vai precisar passar por cirurgia para reconstrução óssea. Ela também ficou com problemas de visão.
“Que a justiça seja feita e que nenhuma mulher passe pelo que eu passei. Eu tinha tudo pra ter morrido naquele momento, eu não morri porque Deus não quis. Se eu pudesse, moraria em outro lugar, pra não correr o risco de encontrar com ele.”, desabafou.
No comunicado, a estatal explicou que os contratos de gás preveem ajustes trimestrais na parte do preço referente à molécula, com variações atreladas às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio em relação ao dólar.
Segundo a Petrobras, para o trimestre que se inicia em agosto, o preço de referência do petróleo Brent recuou 11%, enquanto o câmbio registrou valorização de 3,2%.
A empresa acrescentou que, desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula fornecida às distribuidoras acumula queda de aproximadamente 32%, já considerando a redução anunciada para agosto.
A Petrobras destacou que o valor final do gás para o consumidor inclui, além do preço da molécula, os custos de transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento e as margens de cada concessionária, além dos tributos federais e estaduais.
Durante entrevista ao RN 98 Na Estrada, a prefeita de Sítio Novo, Andrezza Brasil (PSD), destacou o papel da 4ª edição do Gastrofest Tapuia na valorização da cultura local, da gastronomia e do turismo de experiência. O festival aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho e reuniu visitantes de várias partes do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Ceará e Paraíba.
Segundo a gestora, o evento é fruto de um trabalho que começa com muitos meses de antecedência. “É uma alegria, porque todo ano a gente vem inovando. Este ano, estamos com a inclusão da parte cultural, não só com o turismo de experiência aqui no Castelo Zé dos Montes”, explicou. Após o tradicional pôr do sol no castelo, a programação seguiu com a inauguração do palco Mestre Zé Antônio e apresentações de grupos folclóricos e shows artísticos durante a noite.
Na gastronomia, o destaque foi para a pinha, fruto típico da Serra da Tapuia, que ganhou releituras criativas com sanduíches de carne com pinha, brigadeiros, geleias, licores e outros pratos doces e salgados. “A produção de pinha aqui é natural e forte. A feira está fantástica, com sabores diversos e produtos que refletem a identidade da nossa terra”, afirmou a prefeita. Ela também destacou o impacto econômico do evento com a presença de feiras de artesanato e a geração de renda local.
Por fim, Andrezza celebrou a consolidação do Gastrofest como um evento estadual: “Já estamos na quarta edição e vemos visitantes de outros estados. Isso mostra que estamos no caminho certo ao promover cultura, tradição e oportunidades para o nosso povo.”
A radialista Yanne Daniele, da 95 FM Caicó, se pronunciou neste domingo (27) após sofrer uma pequena queda durante a Feirinha de Sant’Ana, realizada na última quinta-feira (25) em Caicó. O momento foi registrado por populares e ganhou repercussão nas redes sociais, gerando comentários de apoio, mas também deboches e julgamentos.
Veja o momento e abaixo, o pronunciamento de Yanne Daniele:
Yanne Daniele – “Que, no meio do desconforto, você tenha pelo menos a metade da minha força. Que, entre julgamentos, dedos apontados e chacota, você tenha calma para lidar com pessoas que só destilam veneno. Quando algo sair do seu controle, entregue a Deus.
Tem gente só esperando uma oportunidade para ver sua queda. E nesta festa eu caí, literalmente, um incidente que trouxe crucificação. Na hora, fiquei tão nervosa que não sabia nem explicar. Misturou preocupação e angústia; fiquei desorientada.
Mas, rapidamente, tudo contornou. A fé amorteçeu o tombo para não ter machucado nenhum arranhão. Vovó Sant’Ana é especialista em proteção, e Ela nos protegeu em abundância.
Só gratidão. Muita gratidão. Obrigada, vozinhaaaaaaaa!
Nessas horas, eu sinto a presença de Deus ainda mais forte, me abraçando, me acolhendo e não deixando que o pior aconteça. Ele conhece a filha que tem.”
Na semana em que deve haver a validação do tarifaço de 50% em cima de produtos brasileiros, imposto pelos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu que o mandatário Donald Trump “reflita a importância do Brasil”.
“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil e resolva fazer o que num mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos resolver, e não de uma forma abrupta, individual de tomar a decisão que vai taxar o Brasil em 50%”, disse Lula durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Para o presidente brasileiro, a imposição de tarifas é culpa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA desde março, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Isso é o filho do coisa e o coisa que tá pedindo pra fazer”, disse o petista referindo-se a Eduardo e Jair.
“Os caras faziam campanha embrulhados na bandeira nacional, ‘Brasil acima de tudo, acima de tudo’ e agora ele vai para a desfaçatez ‘Brasil acima de tudo’, mas antes os Estados Unidos. É uma falta de vergonha, falta de caráter, de patriotismo”, declarou o presidente Lula.
Esta semana é decisiva para o Brasil tentar negociar com os EUA a taxa de 50% anunciada por Trump no dia 9 de julho. Segundo o norte-americano, as medidas vão entrar em vigor no dia 1º de agosto, ou seja, daqui a quatro dias.
Até o momento, a tentativa de negociação, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), não trouxe resultado. Na semana passada, ele disse que conversou por 50 minutos com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick.
No domingo (27), Howard Lutnick confirmou que as tarifas vão começar em 1º de agosto, sem prorrogações.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que os réus acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado não utilizem fardas militares durante os interrogatórios conduzidos pela Corte.
A decisão foi questionada por advogados de defesa na audiência desta segunda-feira (28), quando a Primeira Turma do STF começou a ouvir os integrantes do chamado núcleo 3 do processo — formado por nove militares do Exército e um agente da Polícia Federal. Segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), esse grupo teria atuado na etapa tática do plano golpista, com ações que incluiriam o monitoramento de autoridades, planejamento de sequestros e até assassinatos.
Dois dos réus, os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima e Rafael Martins, compareceram inicialmente à audiência trajando fardas. No entanto, o juiz auxiliar que conduziu a sessão informou que a vestimenta deveria ser trocada antes do início dos depoimentos.
As defesas alegaram que não existe previsão legal que impeça os acusados de vestirem uniformes militares durante a oitiva. Ainda assim, a orientação do ministro Moraes foi mantida.
“Essa é uma determinação do ministro relator. A acusação é contra os militares individualmente, e não contra o Exército como instituição”, disse o juiz auxiliar.
Na manhã desta segunda-feira (28), durante a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o prefeito Antônio Henrique assinou o contrato que marca o início do processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Ceará-Mirim.
O documento prevê assessoria técnica, capacitação e coordenação para a reformulação do principal instrumento de planejamento urbano do município — fundamental para garantir um crescimento sustentável, organizado e alinhado às necessidades da população.
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do momento: “Estamos vivendo um novo tempo em Ceará-Mirim. A revisão do Plano Diretor vai permitir que a cidade cresça com planejamento, atraia investimentos, gere empregos e melhore a qualidade de vida do nosso povo. É um projeto de futuro, construído com responsabilidade, participação e visão de desenvolvimento. Também é justo reconhecer o trabalho do ex-prefeito Júlio César, que deixou contribuições importantes nesse processo”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Professora Margareth, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcone Barbosa, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil.
A revisão do Plano Diretor é uma exigência legal e tem como objetivo atualizar o ordenamento urbano às novas demandas do município, respeitando critérios técnicos, ambientais, sociais e econômicos.
A noite deste sábado (26/07) foi movimentada em Macaíba pela mais tradicional prova de rua do Rio Grande do Norte. Estamos falando da Corrida Augusto Severo que chegou à sua 55ª edição, a maior já realizada em toda a sua história, reunindo cerca de 2 mil corredores de Macaíba, de várias partes do estado e até de outros estados da federação. Pela primeira vez, houve uma apresentação musical ao vivo, com o cantor Divini.
Com percursos de 5k e 10k pelas principais ruas do centro, incluindo categorias infantis e de pessoas com deficiência (PCDs), os pontos de largada e de chegada ocorreram na Praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova). O local fica ainda mais bonito com a presença de atletas profissionais, amadores e amantes da prática esportiva. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem ao ex-corredor e servidor municipal, Neylson Garcia, inclusive estampado em camisetas e medalhas.
O prefeito Emídio Júnior prestigiou o evento e exaltou a importância e a tradição da prova que faz parte do calendário oficial de eventos do município e teve uma edição com recordes de participantes e uma organização elogiável com a participação de mais 200 profissionais. “Estamos na quinquagésima quinta edição da corrida Augusto Severo, com homenagem especial a um corredor que fez história em nosso município, Neylson. Entregamos medalhas a todos os participantes que fizeram um verdadeiro espetáculo que cresce a cada ano. Escutamos depoimentos emocionantes”.
Por sua vez, o secretário de Esportes e Lazer declarou: “Quero agradecer e parabenizar ao prefeito Emídio Júnior e à vice Raquel Rodrigues. A gente fez hoje a mais bonita corrida da história de Macaíba. Foi a maior prova Augusto Severo de todos os tempos.”
A referida corrida foi criada no ano de 1962, pelo desportista José Félix (1931-2000) e foi batizada com o nome de um dos vultos mais ilustres do município. É promovida pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA), e atende às normas da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.
Desde o ano de 2022, esse evento vem sendo realizado em horário noturno, visando proporcionar mais rendimento e conforto aos atletas durante o trajeto.
A mulher que sofreu mais de 60 socos desferidos pelo ex-namorado Igor Cabral precisará passar por cirurgia para fazer a reconstrução da mandíbula e de parte da face.
Igor Cabral será indiciado por tentativa de feminicídio. Ele segue em prisão preventiva após audiência de custódia.
A vítima foi espancada dentro de um elevador no condomínio Sun Golden, na Zona Sul de Natal, na tarde de sábado (26). O agressor foi preso. Em depoimento, ele afirmou que teve um “surto claustrofóbico” no elevador.
Canalha e covarde ! Merecia. na melhor das hipóteses, o minimo de 10 anos de prisão, se tivéssemos justiça nesse País. Precisamos urgente de uma nova constituição, especialmente um novo código penal.
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (Seec) publicou uma portaria que autoriza que estudantes do 1ª e do 2ª ano do ensino médio na rede pública passem para a série seguinte mesmo que sejam reprovados em até seis disciplinas – quase metade do total de componentes curriculares.
Já no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o limite será de três disciplinas reprovadas.
Uma portaria de 2019 definia que somente os estudantes que reprovassem em até duas disciplinas poderiam passar para o ano seguinte e ficar em dependência. Os artigos sobre o assunto foram revogados pela nova portaria.
A nova medida faz parte do chamado Regime de Aprovação em Progressão Parcial (RAPP), cuja portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (25).
No ensino médio, os estudantes contam com 13 componentes curriculares. Os alunos que conseguirem aprovação em pelo menos sete disciplinas seguirão para o ano seguinte, mas continuarão cursando as disciplinas em que foram reprovados, em regime de dependência, com acompanhamento da escola e dos professores.
No caso do ensino médio, os alunos contam com nove disciplina. É necessária a aprovação em pelo menos seis para passar de ano.
“A partir de 2026, as unidades escolares contarão com tutor responsável para o acompanhamento dos estudantes no cumprimento das atividades propostas e avaliativas, acesso e participação na plataforma de ambiente virtual de aprendizagem, lançamento das notas durante o processo avaliativo e cumprimento do cronograma previsto para o Regime de Aprovação em Progressão Parcial”, diz a portaria.
Procurada pelo g1, a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande informou que a medida acompanha os princípios do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, implementado em resposta aos impactos do pós-pandemia, e alinha-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
“Essa mudança é estratégica. Ela amplia o tempo pedagógico para a recomposição das aprendizagens, reduz o impacto da reprovação integral — muitas vezes responsável pela evasão escolar — e reconhece que dificuldades pontuais não devem interromper a trajetória de quem deseja continuar estudando. O estudante em progressão parcial passa a ter acompanhamento de tutor, acesso a ambiente virtual de aprendizagem e um plano de estudos orientado pela equipe pedagógica da escola, com avaliações específicas para os componentes em dependência”, disse a pasta.
Como vai funcionar
O aluno que reprovar em até seis componentes curriculares (no ensino médio) poderá seguir para a série seguinte, mas continuará cursando essas disciplinas em regime de dependência.
As escolas devem elaborar um plano de estudos individualizado, com acompanhamento de professores e equipe pedagógica.
A partir de 2026, haverá tutores específicos para apoiar os alunos nesse processo.
O estudante não precisará cumprir a carga mínima de 75% de frequência nas aulas das disciplinas em dependência, mas deverá realizar as atividades propostas no plano.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O regime não se aplica aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para essa modalidade, a secretaria informou que a regulamentação será feita por meio de uma norma específica, ainda a ser publicada.
Como pode uma Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (Seec), planejar a criação de analfabetos? Porque isso é um incentivo absurdo para não estudar, e ainda mais, o governo federal financia. Onde vamos parar
Mais uma solução milagrosa…
Depois de criar mais uma bolsa para os alunos frequentarem as aulas (que é uma obrigação), agora esse prêmio para fazer número…
Certa vez, indagado, o então presidente Prudente de Morais (1894-1898), respondeu que a educação é tão importante que o prédio da escola deveria ser considerado um templo sagrado…
Em recente entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, a presidente do movimento “Educação para Todos”, Priscila Cruz afirmou que o maior erro histórico do Brasil era o descaso com a educação…
Estas duas lúcidas afirmações explicam por que o Brasil ainda não chegou a se libertar da “armadilha” que voltamos a cair nestes últimos anos, depois de chegarmos às portas do desenvolvimento.
A falta de uma educação básica de qualidade que ainda impera em boa parte da população brasileira tem impedido que nos libertássemos dos discursos populistas, que mais lembram a política do “pão e circo” adotada pelos antigos romanos…
Investe-se quase a totalidade dos recursos no ensino médio e superior, quando a educação de base, como o próprio nome diz, serve de base para toda a vida (aprender as regras básicas de matemática, de português e conhecimentos gerais)…
Em pesquisa recente, constatou-se que cerca de 54% dos alunos do ensino médio e superior, são analfabetos funcionais…
Aí o Governo para “ficar bem na foto”, cria a “universidade para todos”, mesmo que o aluno não tenha base para cursar um nível superior e, recentemente, criou-se uma bolsa para os alunos do ensino médio frequentarem as aulas, quando na verdade, deveriam investir na estrutura das escolas e nos professores…
Quanto ao nível superior, criou-se vários cursos que não tem nenhuma utilidade para a vida e, abriu-se praticamente em toda esquina, uma faculdade, sem qualquer condição de formar pessoas qualificadas para contribuir para a sociedade…
Estamos criando uma legião de pessoas com “nível superior “, sem emprego ou trabalhando em áreas diferentes daquelas para as quais foram formadas…
Comente aqui