Ceará-Mirim escreveu, nesta segunda-feira (10), um novo capítulo na história da inclusão e do cuidado no Rio Grande do Norte. A Prefeitura inaugurou a primeira Casa Azul do estado, um espaço pioneiro e multidisciplinar voltado ao atendimento de crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, consolidando o município como referência em políticas públicas de atenção especializada.
O prefeito Antônio Henrique celebrou a conquista como um sonho coletivo que nasce do diálogo com as famílias:
“Dia de muita alegria, muita alegria mesmo. Quando a gente começou essa caminhada já sabia dos avanços que o ex-prefeito Júlio tinha conseguido nessa área. Nos reunimos com várias mães e grupos de mães solicitando que tivéssemos esse espaço aqui em Ceará-Mirim. Semana passada até me corrigiram num vídeo, disseram que seríamos a terceira Casa Azul do estado, mas não — somos a primeira! Existem outras cidades que atendem pessoas com autismo, mas não têm uma Casa Azul. Ceará-Mirim está inovando. Agradeço a parceria da Secretaria de Educação junto com a Secretaria de Saúde, que se uniram para tornar isso possível.”
A Casa Azul nasce com a missão de oferecer cuidado integral, terapias especializadas e acolhimento às famílias, promovendo desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida por meio de práticas baseadas em evidências científicas.
O espaço conta com sete salas de atendimento, áreas para atividades individuais e em grupo, jardim sensorial, horta funcional, cozinha terapêutica e espaço recreativo — tudo planejado para garantir conforto, segurança e acessibilidade.
A psicóloga e especialista em terapia ABA, Luana Limeira, destacou a importância e o ineditismo do equipamento público:
“Sou psicóloga de formação, administradora, e trabalho com intervenção voltada para pessoas com autismo há 13 anos. A Casa Azul, como disse um dos pais aqui, é realmente um palácio — não existe nada nem parecido em serviços privados. Aqui teremos atendimentos de intervenção ABA, fonoaudiologia, psicomotricidade e terapia alimentar para crianças com seletividade alimentar. O espaço não vai atender apenas crianças, mas também jovens e adultos dentro do espectro. É um espaço de inclusão de verdade. Estou imensamente feliz e parabenizo o prefeito por abraçar essa causa com tanta sensibilidade e dar voz às mães e pais que lutam por seus filhos.”
⸻
Serviços oferecidos
O centro disponibilizará uma rede completa de atendimentos e terapias, incluindo:
•Intervenção comportamental (ABA);
•Fonoaudiologia;
•Psicomotricidade;
•Psicopedagogia;
•Nutrição terapêutica (seletividade alimentar);
•Treino de habilidades sociais;
•Treinamento parental;
•Plantão psicológico;
•Capacitação contínua para profissionais da rede municipal de ensino.
Inicialmente, 100 vagas estão sendo ofertadas, com ampliação prevista conforme a demanda. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ao lado do Tijolão, na Praça Cinco Bocas.
⸻
Documentos necessários para inscrição
•Laudo médico com diagnóstico;
•Comprovante de residência em Ceará-Mirim;
•Cartão SUS;
•Declaração escolar (para crianças acima de 4 anos matriculadas na rede municipal).
⸻
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Margareth, do presidente da Câmara Marconi Barbosa, do vice-presidente Bruno César, e dos vereadores Marcos Farias, Cristina Severo, Karina Freitas, Erineide, Carlos Filho, Rener, Vanzinho, Sueli Coutinho e Elizete.
E também ainda bem que criou esses gados sem noção ou melhor sem cérebro pra chamar o ladrão genocida medroso que só tem papa na língua mentiroso que os cheguem caguei pra vcs
Ainda bem que a natureza criou esse monstro do Coronavírus.
Lula o encantador de Jumentos de 2 pés.
Cala tua boca bovino sem futuro.
Por falar no ex presidente, que coisa, quem diria, em Pernambuco, Piauí e no Maranhão só tinham as pessoas os diretórios do PT e os políticos de esquerda para receber e escutar a figura que o datafolha diz está a frente nas pesquisas…
O judiciário criou uma forma de anular suas sentenças condenatórias, mas o povo demonstra que ele não foi e não será absorvido. A popularidade do ex presidente é mínima, olha que estamos falando dele no nordeste. No Sul, Sudeste e Centro Oeste deve ter acabado, não deve ter 5% dos votos.
Não acredito que tenha faltado grana para pagar ao pessoal do MST e ficar transportando eles de cidade em cidade, atrás do ex preso para enganar os bestas, gerando uma sensação de popular.
A situação está a olhos vistos, o povo sabe quem é culpado, quem roubou, quem é corrupto, quem enganou, quem mentiu e não são as narrativas repetidas e acusações falsas que vão mudar isso. Alguns dizem que nas terras dos potiguares será diferente e o MST já está devidamente mobilizado para ir ao encontro do ex presidente, foram contratados 15 ônibus e pode ser mais para transportar os sem terra com suas bandeiras, bonés, camisas, mortadela e cinquenta reais no bolso. Isso sim é popularidade, que o diga as pesquisas………..