Política

CPI aprova quebra de sigilo de advogado de Bolsonaro e de Ricardo Barros

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Os senadores da CPI da Pandemia aprovaram 187 requerimentos no início da sessão desta quinta-feira (19), incluindo o acesso aos dados fiscais de Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, e do advogado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Frederick Wassef.

A definição de quais requerimentos seriam aprovados foi alvo de especial atenção dos senadores antes do início da sessão desta quinta. A sensibilidade de alguns assuntos, como a quebra de sigilo de blogueiros bolsonaristas e o pedido de compartilhamento de informações de inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de fake news, foram alvo de debate no início da sessão.

A quebra de sigilo envolvendo Frederick Wassef foi pedida pelo relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo ele, há indícios para apurar se o advogado recebeu recursos da Precisa Medicamentos na assinatura do contrato da Covaxin. Nesta quinta, a CPI recebeu Francisco Maximiano, sócio da Precisa, para prestar depoimento. O empresário também teve quebras de sigilo aprovadas.

Já Ricardo Barros, que compareceu à CPI em outra ocasião, havia se manifestado contra a solicitação pelas redes sociais na manhã desta quarta. “A CPI não encontrará nenhuma ligação minha com a Precisa, todas as pessoas ouvidas no caso Covaxin negaram minha participação. A CPI extrapola, exagera e mente, mas agora a condução da relação com a CPI é com meus advogados”, escreveu.

Os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) registraram que votaram contrariamente a todos os requerimentos que pedem quebras de sigilo. Já Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu destaque na votação de pedidos sensíveis, como a quebra de sigilo de blogueiros bolsonaristas. No entanto, a solicitação foi rejeitada e os pedidos aprovados.

Na defesa do requerimento que solicitou informações de sites e blogueiros bolsonaristas como no caso de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que “os sites são financiados por alguém que não quer a democracia”.

Com isso, todos os requerimentos foram que estavam na pauta foram aprovados em globo – ou seja, na mesma sessão. São 96 de pedidos de informação, 83 de quebras de sigilos, 6 de convocação, 1 convite à CPI e 1 pedido de auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Veja os principais requerimentos aprovados:

Pedidos de quebra de sigilo:

– da Precisa Medicamentos;

– da Global Gestão em Saúde;

– de Francisco Maximiano (sócio da Precisa e da Global);

– do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos;

– do advogado Frederick Wassef, que defende o presidente Jair Bolsonaro;

– da namorada de Wassef, assessora especial da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares, Thais Amaral Moura;

Pedidos de informação:

– ao diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, sobre o inquérito do qual são alvos o general Eduardo Pazuello e o ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Soligo (conhecido como Airton Cascavel);

– ao STF, o pedido de compartilhamento de informações obtidas nos inquéritos dos atos antidemocráticos e das fake news.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O ladrão não vai ser candidato , e não vai comer jinga com tapioca e tem medo da população.

  2. Essa CPI tem que quebrar também o sigilo de todos os governadores do Nordeste que autorizaram a compra e pagamento de respiradores que nunca chegaram aos hospitais, como também dessa organização criminosa chamada consórcio do Nordeste e seus responsáveis, pois roubaram quase cinquenta milhões de reais do povo Nordestino e até hoje nenhum dos seus cúmplices foram ouvidos pela CPI, esses genocidas tem que pagar essa conta atrás das grades, pois dinheiro do povo que é bom jamais retornará aos cofres públicos. Cadê o MPF e a PF que não se pronunciam.

  3. No mesmo país que não conseguiram fazer o mesmo com Adélio Bispo depois de uma tentativa de homicídio? O bom disso é que fica claro o lado do bem e do mal para que o povo não tenha desculpas.

  4. Pra ser imparcial os senhores senadores , mormente os da comissão da cpi deveriam mostrar primeiro sua folha corrido , antes de qualquer medida !

  5. O cerco tá fechando contra o MINTO das rachadinhas e o quadrilhão que ocupa hoje seu governo (inclusive o quadrilhão do PP que a Lava Jato enquadrou)…

  6. Agressão a direitos e liberdades constitucionais. Mera provocação. Não há nada para descobrir disso.

  7. Será que a OAB vai se manifestar?
    Já o sigilo telefônico e bancário dos advogados do Adélio Bispo e seus advogados, são intocáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO E FOTOS: Policial Militar da PB é preso após sequestrar ex-mulher e furtar viatura da polícia em Currais Novos

A Polícia Militar de Currais Novos foi acionada por volta da meia noite deste sábado (22) para atender uma ocorrência envolvendo um policial militar da Paraíba que estava no interior da casa da ex-companheira, chegando a efetuar disparos fazê-la refém. Ele ameaçava matar a ex-mulher e em seguida tirar a própria vida.

Após várias tentativas de negociações, o policial lotado na Paraíba saiu da casa apontando uma arma para a cabeça da mulher, conseguindo pegar uma viatura da PM de Currais Novos, fugindo em seguida. A partir daí deu-se início a perseguição (veja o vídeo) outra negociação, dessa vez, pelo rádio da viatura. O policial acabou se entregando por volta das 4h30 da manhã deste domingo (23), na sede do 13º BPM em Currais Novos.

O PM foi levado até a Delegacia de Polícia em Caicó e responderá por sequestro, cárcere privado, furto de viatura, disparo de arma de fogo, entre outros crimes. De acordo com a PM a mulher foi liberada sem ferimentos.

Com informações de Repórter Seridó

Opinião dos leitores

  1. Vitimado por governos petistas, estão martitizando esse menino que tantas vidas deve ter salvo a serviço da Gloriosa Polícia Militar.
    Ditadores comunistas sanguinários!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: PM dispersa torcedores e evita confronto na chegada ao Frasqueirão, antes do jogo

A Polícia Militar precisou agir com disparos de balas de borracha e bombas para dispersar um grupo de torcedores do ABC que ao notar a chegada de torcedores americanos ao Frasqueirão, faltando 1h para o início do jogo, tentou partir pra cima do grupo alvirrubro.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia prende 4 suspeitos de terem agredido homem que ficou desacordado em confusão entre ‘torcedores’ na BR-101

Imagem: reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu na manhã deste domingo (23) quatro torcedores envolvidos em uma confusão na zona Sul de Natal que deixou um homem desacordado. Os torcedores estavam a caminho do estádio Frasqueirão, local do primeiro ABC x América-RN do ano.

VEJA MAIS: VÍDEO: Em confusão na BR-101, homem é espancado, fica estirado no chão e agressores fogem

Policiais militares receberam a denúncia de um registro de confusão nas margens da BR-101, próximo ao Pórtico de Natal. Os agentes de segurança foram até o local e realizaram diligências na região. Quatro suspeitos de agredirem um homem até deixá-lo desacordado foram presos, com entorpecentes e vários materiais ilícitos utilizados na briga. Todos os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul para serem autuados em flagrante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Governadores pedem prorrogação de leitos extras para Covid-19 ao Ministério da Saúde

Foto: reprodução

Vislumbrando uma nova onda de internações de Covid-19, em função da variante Ômicron, o Fórum Nacional de Governadores tenta prorrogar junto ao governo federal o credenciamento de leitos especializados para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O contrato que disponibiliza leitos excedentes aos estados pelo Ministério da Saúde se encerra no próximo dia 31.

As tratativas são encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

A expectativa é que a medida seja prorrogada até fevereiro de 2022. Em nota, o Ministério da Saúde informou que estuda a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 Adulto e Pediátrico por mais 30 dias para todo o país.

A nova prorrogação do contrato, segundo Wellington Dias, está relacionada ao aumento de casos de Covid-19 e internações no Brasil nas últimas semanas. Para embasar seus argumentos, o governador cita dados do boletim mais recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta um aumento na procura por leitos em diversos estados do país.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM prende homem que se identificou como policial civil aposentado após ele efetuar disparos em bar e em via pública

Um homem que se identificou como policial civil aposentado efetuou disparos de arma de fogo em um bar e  na rua Alberto Maranhão e foi preso pela Polícia Militar na tarde deste domingo (23).

Ao escutarem os tiros, dois policiais que residem na vila dos Oficiais da PM foram até a rua para averiguar a situação. O homem que havia feito os disparos se dirigiu ao Clube de Rádio Amador, localizado na Av. Rodrigues Alves.

Os oficiais seguiram o homem até o local e acionaram reforço policial. Na chegada de mais policiais, o homem efetuou novos disparos. Os agentes conseguiram desarmá-lo e ele acabou sendo levado para a Delegacia de Plantão.

Opinião dos leitores

  1. O governo federal precisa de um programa de distribuição gratuita de armas de fogo para toda a população. Só assim viveremos em um país seguro e justo. Se não tem restrição médica ou criminal, tem que andar com a arma na cintura. Pra ser justo tem que ser do engenheiro ao pedreiro todos armados. Pobres e ricos devem ter o direito de defender suas famílias, seus patrimônios e dignidade. SERÁ QUE FICA MAIS SEGURO??????? ACHO QUE FICA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VÍDEO: Torcida do América chegando ao Frasqueirão para o 1º Clássico Rei do ano

O Blog do BG recebeu imagens registradas a partir de um condomínio próximo ao Frasqueirão que mostram dezenas de integrantes de torcidas organizadas do América chegando ao estádio do ABC, local do primeiro Clássico Rei de 2022, válido pelo Campeonato Potiguar. A partida inicia às 16h.

Mais cedo, um grupo de membros de torcidas organizadas do América foi abordado pela Polícia Militar, no bairro de Neópolis. Com eles foram apreendidos rojões, socos-ingleses e uma barra de ferro (veja aqui).

Opinião dos leitores

    1. Justamente. Desde criança que escuto essa baboseira com 2 times xinfrins.
      Todo fda é abc e america. Ô besteira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Concurso para Censo atrai mais de 1,1 milhão candidatos para 206,8 mil vagas, diz IBGE

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O concurso para as 206,8 mil vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022 recebeu mais de um 1,1 milhão de inscritos, informou o IBGE. As inscrições se encerraram na sexta-feira passada.

O processo seletivo oferece 183.021 vagas para recenseador, que exigem ensino fundamental completo e proporcionam remuneração por produção; 18.420 vagas de agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 de agente censitário municipal (ACM), que exigem ensino médio completo, com salários de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. Os recenseadores são os responsáveis pela coleta de informações nos domicílios, enquanto os agentes censitários orientam e supervisionam o trabalho de campo.

Segundo Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE o cronograma de seleção dos candidatos permitirá que os trabalhadores temporários sejam treinados a tempo de iniciar a coleta de informações em campo até, no máximo, agosto.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico visita todos os cerca de 71 milhões de lares brasileiros. O concurso atual é o terceiro aberto pelo IBGE para seleção de trabalhadores temporários que atuarão no Censo Demográfico de 2022. O levantamento deveria ter ido a campo em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de covid-19, e o concurso instaurado à época foi cancelado.

O IBGE tentou levar a campo o Censo em 2021, mas não obteve a verba necessária no Orçamento federal, fazendo com que o segundo processo seletivo também acabasse cancelado.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO E FOTOS: PM apreende barra de ferro, rojões e socos-ingleses que estavam com integrantes de torcidas organizadas antes do Clássico Rei

A Polícia Militar realizou abordagens a integrantes de torcidas organizadas de América e ABC neste domingo (23). O primeiro Clássico Rei do ano será disputado no estádio Frasqueirão, às 16h, pelo Campeonato Potiguar.

Membros de torcidas organizadas do América foram abordados pela PM no bairro de Neópolis. Com eles foram apreendidas uma barra de ferro, pedaços de madeira, rojões e socos-ingleses.

A PM também abordou integrantes de torcidas organizadas do ABC na Zona Norte de Natal, segundo informou a Polícia Militar em seu perfil no Twitter.

Fotos: PMRN/Twitter

Opinião dos leitores

  1. Fatão deveria pedir o passaporte vacinal e exigir máscara pra acessar estádio, como fez com os shoppings

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 62,2%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 62,2%, registrada no início da tarde deste domingo (23). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 144.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 66,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 56,1% e a Região Seridó tem 57,1%.

Até o momento desta publicação são 30 leitos críticos (UTI) disponíveis e 79 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 37 disponíveis e 65 ocupados.

Outros 18 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 42 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COVID: RN possui 30 leitos críticos e 37 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h15 deste domingo (23).

Neste período, havia 15 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e oito (08) aguardavam avaliação.

Foram registrados disponíveis 30 leitos críticos e outros 37, sendo clínicos.

Em relação aos leitos clínicos, havia 70 pacientes na lista de regulação até o momento desta publicação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *