Defesa Civil de Natal realiza ação preventiva nas lagoas de captação

Nesta sexta-feira (10) oito secretarias municipais de Natal estarão realizando uma ação preventiva na Lagoa do Taraucá, no Loteamento Nova República, Zona Norte da cidade. O objetivo é garantir a segurança das pessoas que moram no entorno da referida lagoa. A atividade é uma ação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil (Semdes) cumprindo uma determinação do prefeito Carlos Eduardo de fazer um trabalho interativo de forma integrada com diversas secretarias do município.

Segundo informações do diretor do Departamento de Defesa Civil da Semdes, Jeoás Santos, a operação piloto começará pela Lagoa do Taraucá por ser um dos reservatórios de águas pluviais da cidade que necessita de atenção redobrada. A preocupação do órgão está relacionada com a capacidade da lagoa que necessita de serviços de limpeza, alocação de bombas, iluminação e cerca. Também estão entre os principais problemas a questão da impermeabilização do solo e o aforamento da lagoa. “Uma das causas de tudo isso é a ligação clandestina de águas servidas feita pela população próxima”.

Além da Semdes, estarão envolvidas no processo as secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Saúde (SMS), Serviços Urbanos (Semsur), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Companhia de Serviços Urbanos (Urbana). Todas elas estão comprometidas na resolução dos problemas encontrados. Jeoás Santos revela que os referidos órgãos já iniciaram os trabalhos na lagoa e que no sábado (11) a Semdes estará entregando a população natalense à lagoa com plenas condições de segurança e funcionamento.

O diretor acrescenta, ainda, que a Semdes está concluindo o trabalho de vistoria em todas as lagoas de Natal através do Grupo de Ação e Emergência (GAE). O trabalho visa identificar riscos eminentes e problemas que venham causar transbordamentos e transtornos a população como já aconteceu há alguns anos. De acordo com ele, além da lagoa de Nova República, também é preocupante a situação das lagoas de Nova Natal, Dom Pedro, Pajuçara e Arena das Dunas. “Todas elas já estão recebendo ações da Semurb, Semob e Urbana e serão as próximas a serem beneficiadas com a mesma atividade desta sexta-feira.

AÇÕES

Na atividade do dia 10, a Semtas fará o levantamento de todas as pessoas que moram nas proximidades da lagoa; o estudo social dessa população; orientações de como proceder; e informações dos serviços que a Semtas normalmente oferece. A Urbana, que já realizou a limpeza da lagoa, apresentará o Projeto Jogo Limpo e também levará uma atividade educativa para que a população colabore com processo de limpeza não jogando lixo na lagoa ou no seu entorno. Para tanto, informarão os dias de coleta regular para que os moradores possam fazer a disponibilização dos resíduos acumulados.

Caberá a Semurb o papel de identificar as ligações clandestinas, notificar e orientar a população do local o procedimento correto a ser feito. A Semopi, que também já está realizando algumas intervenções na lagoa, entregará no dia da ação o conserto da cerca e a iluminação da lagoa bem como fará a verificação de funcionamento das bombas. A Vigilância Sanitária, da SMS, fará a verificação da água da lagoa e alguns riscos expostos à população como também um trabalho educativo constante. Jeová Santos adianta que a Semdes dará respostas a toda e qualquer lagoa que apresentar problemas para a cidade e para população.