Foto: Reprodução/Globo News
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quarta-feira (18) que a democracia no país não pode ser questionada como vem sendo nos últimos dias. Pacheco deu a declaração após se reunir no Supremo Tribunal Federal (STF) com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux.
“Nós precisamos de uma pauta propositiva, e o ambiente dessa pauta propositiva é a democracia. A democracia não pode ser questionada da forma como vem sendo questionada no país”, afirmou o senador.
A reunião de Pacheco com Fux teve o objetivo de discutir soluções para a crise entre os poderes, em especial o desgaste do Judiciário com o Executivo.
A crise se intensificou após o presidente Jair Bolsonaro direcionar ataques ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nos últimos dias, os tribunais abriram investigações sobre o presidente. Uma delas é o inquérito no TSE, tribunal presidido por Barroso, que investiga Bolsonaro por ataques sem provas contra as urnas eletrônicas.
Bolsonaro chegou a dizer, na semana passada, que vai pedir ao Senado o impeachment dos ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Mas ainda não pediu.
Na saída do encontro com Fux, Pacheco disse também que o radicalismo e o extremismo são ruins para o país e para a democracia.
“Concordamos que o radicalismo e o extremismo são muito ruins para o Brasil e são capazes de destruir a democracia. Precisamos evitar o radicalismo e o extremismo e buscar o diálogo”, salientou o presidente do Senado.
Para Pacheco, o país precisa de pacificação e o exemplo deve partir dos “homens públicos que estão em Brasília”.
Pedidos de impeachment
Questionado sobre os eventuais pedidos de impeachment de Barroso e Moraes, Pacheco disse que não vê nisso a solução para a crise institucional. Para ele, a solução passa pela “maturidade” dos homens públicos para reunirem-se e dialogarem.
“Eu sou contrário à utilização do impeachment como solução do problema. A solução do problema institucional para a crise que temos hoje se dá a partir da maturidade dos homens públicos para sentarem à mesa e conversarem”, concluiu o presidente do Senado.
G1
Todo bandido corrupto só fala em democracia, parece querer esconder seus crimes, vamos destituir todo os ministros desse tribunal que tanto s males fazem a nação , vamos ajudar o nosso presidente a combater esses ratos e bandidos que teimam em destruir o Brasil. BOLSONARO ATÉ 2027
Lugar de bandidos é na cadeia e não em tribunais e parlamento, a ditadura da toga vai ter um fim, não seria prudente 200 milhões de brasileiros honestos ficar de joelhos para essas gangues de bandidos em nome de uma democracia falsa , pois todos os corruptos enche a boca dessa tal demo, eles se escondem por trás dessa palavra, mas não engana nenhum brasileiro, BOLSONARO vai pra cima desses criminosos ladrões e ratos que teimam em roubar a boa fé dos brasileiros.
Simples, tem mais de 120 pedidos de impeachmant contra o presidente nas mãos do presidente da câmara, comece anailzando e pronto… vao deixar o brazil virar pó? Pq na lama já está.
Como “maturidade” de homem público? Qdo 2 se reunem, exclue o presidente da República? Lembrando que a primeira reuniao foi cancelada unilateralmente por um dos componentes. Cadê a Maturidade?
Democracia do conluio, do faz de conta e vamos nos unir para acabar com o homem (2×1).
Tem que definir de qual democracia você se refere.
A democracia da Venezuela que a esquerda enaltece?
A democracia de Cuba que a esquerda sustentou de 2003 a 2016?
A democracia que tem no Brasil onde o pior crime é o de opinião, mesmo que a opinião seja a mais cristalina verdade?
A democracia que respeita a CF ou a democracia que não respeita a CF?
Depois de definir qual democracia você, o STF e a esquerda falam, podemos iniciar o diálogo
Lembrando que o líder que levou a Venezuela a situação que se encontra hoje (Hugo Chaves) foi elogiado pelo Minto e ele era de direita antes de chegar ao poder. Minto anda juntinho com o PT nomeando o petista Aras, nomeando para o STF um assessor do petista Tofolli, bloqueando a CPI da Lava-Toga junto com os senadores PeTistas…
Fux: É amigão, sabe que vc tem 23 processos parados aqui… vai querer abrir esse impeachment?
Pachequinho: De jeito nenhum… eu quero harmonia de volta kkkkk ($$$)
Vamos tirar a bunda de cima dos 3 milhões de assinaturas, depois ocê começa a conversa.
De conversinha, já estamos interado.
Corrupto.
Caguei pra Pacheco.
Cada um se manifesta por onde é mais conhecida, titia.
É bom avisar a Bolsonaro. Parece que ele não está ciente.
Não precisa, ele vai ficar lá até 2026, o povo quer assim, não adianta pachequim, STF, ……paz e amor, calcinha apertada, o Lengo do RS, NADA.
A democracia só passa a ser questionada quando atos são praticados ao arrepio da lei. Se isso não ocorrer, ninguém questiona nada. Ao contrário, aplaude.