Política

Deputado Kelps Lima adianta que votará a favor da reforma da Previdência

Foto: Eduardo Maia

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) explicou, na sessão ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, porque a oposição ao Governo do Estado no Parlamento, não participa da Comissão Especial que vai analisar a Projeto de Emenda Constitucional encaminhado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Segundo Kelps, os deputados da bancada oposicionista se mostraram contrários ao entendimento da bancada governista, que cobrou da Assembleia, além da maioria, a presidência e a relatoria da Comissão.

“A gente não topou fazer papel de fantoche”, afirmou Kelps, informando que só será aprovado, na reforma, o que a governadora Fátima Bezerra quiser. O deputado não tem dúvida que a reforma estadual será aprovada na Assembleia Legislativa, e até adiantou que não será contra sua aprovação. “Votarei a favor da reforma”, disse Kelps, ressaltando que a oposição vai analisar as emendas que serão apresentadas.

Em seu discurso o deputado Kelps Lima fez críticas à governadora e ao Partido dos Trabalhadores, e disse que faz política por vocação. “Farei pelos próximos 40 anos”, disse Kelps, defendendo que o debate sobre reforma da Previdência seja “o mais amplo possível”. Ele justificou que a Previdência é um assunto que está sendo rediscutido em todo o mundo e que “é legítimo que as pessoas tenham propostas diferentes”.

ALRN

Opinião dos leitores

  1. Decepcionado com você Kelps, Vai votar a favor de uma reforma que é totalmente pior do que a de Bolsonaro. O que você não faria se fosse Prefeito sobre a reforma da previdência do município.

  2. Com esse voto a favor dessa nefasta reforma da morte de Fátima você se assume um esquerdista e não terá meu voto para prefeito de Natal

  3. Não poderia esperar outra coisa vinda deve Kelps. Mais o que é sei tá guardado. Sou servidor de Natal e meu voto você não terá. Se vc esta fazendo isso agora com os servidores d estado o que não faria se fosse Prefeito de Natal .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Confira a programação e os horários dos blocos para o Carnatal 30 anos

Foto: Divulgação / Carnatal

A festa para comemorar a edição Nº 30 do Carnatal acontece de 09 a 12 de dezembro, no largo da Arena das Dunas, em Natal no Rio Grande Norte. O Folião, pode pular de alegria que esse ano o carnatal30 está de volta! As vendas dos produtos do Carnatal podem ser online no ingresse.com/carnatal ou de modo presencial na Central do Carnatal do Natal Shopping (1º piso). O horário de funcionamento da Central é de segunda a sábado, das 10h às 22h. E, aos domingos das 11h às 21h.

Veja a Programação dos blocos:

QUINTA-FEIRA

19:00 – TBT DO CAJU – Márcia Freire
19:30 – VUMBORA – Bell Marques

SEXTA-FEIRA

18:30 – LARGADINHO – Claudia Leitte
19:00 – VUMBORA – Bell Marques
19:30 – VEM COM GIGANTE – Léo Santana
21:30 – BLOCO EVA – Banda Eva

SÁBADO

18:30 – VUMBORA – Bell Marques
19:00 – BLOCO DA ANITTA – Anitta
19:30 – BLOCO BICHO – Ricardo Chaves
21:30 – SOLTA O PARANGO – Parangolé

DOMINGO

12:00 – VUMBORA DAY – Avine Vinny
17:00 – TRIO VUMBORA DAY – Rafa e Pipo
17:30 – CROCODILO – Daniela Mercury
18:00 – BLOCO BICHO – Ricardo Chaves

Camarote Beats

Quinta – Barões da Pisadinha e Henry Freitas
Sexta – Henrique e Juliano e Rafa e Pipo Marques
Sábado – Pedro Sampaio e Raí Saia Rodada
Domingo – Bell Marques e Tarcísio do Acordeon

Os participantes somente poderão integrar o evento com a imunização completa contra a COVID-19 e atendendo aos protocolos sanitários implementados. O controle de acesso será mediante apresentação da Carteira de Vacinação Digital ou Certificado Nacional de Vacinação, que poderá ser emitido através das plataformas ConecteSUS ou em www.rnmaisvacina.lais.ufrn.br.

SERVIÇO:

Carnatal30
De 09 a 12 de dezembro
Mais informações: carnatal.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

FOTO: Tubulação se rompe, inunda Av. Nevaldo Rocha e bloqueia trânsito em Natal

Foto: STTU / Divulgação

Um encanamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estourou e interditou parte da avenida Nevaldo Rocha – a antiga Bernardo Vieira – uma das principais vias de Natal, na manhã desta quinta-feira (2). O caso foi confirmado pela Secretaria de Mobilidade Urbana da capital por volta das 10h.

A Caern confirmou que o problema também afetou o abastecimento de água em pelo menos seis bairros da cidade: Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Dix Sept Rosado e Bom Pastor.

De acordo com a STTU, o trecho interditado fica entre os cruzamentos da avenida Nevaldo Rocha com as avenidas Interventor Mário Câmara e Caicós.

A avenida Nevaldo Rocha está interditada no sentido de quem sai da Zona Oeste em direção ao shopping Midway. Ela é um dos principais ligações das demais regiões da cidade às Zona Oeste e Norte da capital.

Agentes de trânsito e equipes da Caern foram enviados ao local. Segundo a Caern, a previsão é que o reparo seja concluído até o fim do dia, com a retomada imediata do abastecimento.

“A normalização completa do fornecimento nas regiões afetadas se dará em até 72 horas”, disse a estatal em nota.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Caminhoneiro é condenado a 30 anos de prisão por estupro e homicídio no ‘Caso Karol’; relembre o crime

Foto: Arquivo pessoal

O caminhoneiro Josué Cabral dos Santos foi condenado a 30 anos de prisão pelo estupro e morte da adolescente Karolina Oliveira Gomes. O crime aconteceu em agosto de 2019.

O júri popular ocorreu nesta quarta-feira (1º), no Fórum de Mamanguape, na Paraíba, local onde foi encontrado o corpo da jovem, que foi abordada pelo criminoso no município de Goianinha. Durante o julgamento, dois policiais civis da Paraíba foram ouvidos pelos jurados, assim como os pais da vítima e o ex-namorado de Karol. O caminhoneiro também foi ouvido e questionado pela promotora Juliana Salmito, que pediu a condenação por homicídio triplamente qualificado e pelo estupro da vítima.

Ao fim dos depoimentos, os jurados decidiram pela condenação e a pena ficou fixada em 30 anos. O réu, que já estava preso, poderá recorrer. A sentença será publicada nesta quinta-feira (2).

Relembre o caso

Karol desapareceu no dia 5 de agosto de 2019, quando saiu de casa à noite, no município de Goianinha, para imprimir um trabalho da escola. Foi a última vez que ela foi vista com vida.

Após o desaparecimento, teve início a investigação. Câmeras de segurança registraram a adolescente caminhando próximo a um posto de combustíveis, quando foi abordada por Josué Cabral, que hoje tem 35 anos. As investigações apontam que ela foi levada pelo homem até uma estrada carroçável em Mamanguape, onde foi violentada, estrangulada e esfaqueada até a morte.

No curso das investigações, o corpo foi encontrado dia 7 de agosto. Exames confirmaram a violência sexual e a investigação confirmou o trajeto percorrido pelo caminhoneiro, graças ao celular da vítima, que foi recolhido pelo caminhoneiro e vendido a um terceiro posteriormente – que indicou que o então suspeito como autor da venda. Além disso, foram recolhidos fios de cabelo da vítima no caminhão de Josué.

O caminhoneiro foi preso no fim de agosto em uma rodovia federal no estado de Pernambuco. Desde então, segue detido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem que deu soco em homossexual voltou à loja e ameaçou funcionárias após ter sido preso em Natal

Foto: Sérgio Henrique Santos / Inter TV Cabugi

O homem que deu um soco em um homossexual retornou à loja em que a vítima trabalha e ameaçou funcionárias, afirmando que “bateria novamente em viado”. Segundo apurou o Portal 96, em contato com a Polícia Civil, o inquérito foi instaurado e está sob sigilo.

As ameaças foram relatadas à Polícia e está sendo investigada a veracidade das denúncias.

O CASO

Um homossexual foi agredido no rosto enquanto trabalhava, na Cidade Alta, em Natal. A agressão foi registrada por uma câmera de segurança (confira AQUI)

No vídeo, a vítima é vista trabalhando na calçada quando o agressor dá um soco no homossexual, que estava de costas e teve um ferimento em seu nariz.

O agressor foi levado à delegacia e disse que bateria de novo, pois “tem que botar mulher, não tem que botar ‘viado’ para trabalhar”.

Com informações de Portal 96FM

Opinião dos leitores

  1. A justiça não Tô.a providências, mais se alguém matar esse verme, de repente vem a DHPP e o diabo atrás de quem mandou ele pro inferno…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Economia brasileira recua 0,1% no 3º trimestre de 2021 e entra em recessão técnica

Foto: Getty Images / EyeEm

A economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021, configurando quadro de recessão técnica – quando o PIB (Produto Interno Bruto) apresenta queda por dois trimestres seguidos.

Os dados, que vieram ligeiramente pior que o esperado pelo mercado, de alta de 0,1%, foram divulgados nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No primeiro trimestre do ano, o PIB — que represente a soma de todas as riquezas do país –, cresceu 1,2%. No período seguinte, teve queda de 0,4%, segundo revisão divulgada pelo instituto. Anteriormente, a queda registrada de abril a junho era de 0,1%.

Esse movimento mostra que a recuperação da economia após o período mais crítico da pandemia perdeu força.

O principal impacto no resultado veio da queda de 8% na agropecuária, ressalta o IBGE, e também pelo recuo de 9,8% nas exportações de bens e serviços. Já a indústria — que corresponde a 20% do PIB — ficou estável. Os serviços, por outro lado, registraram alta de 1,1% no período. O setor responde por mais de 70% do PIB nacional.

Para ler a matéria na íntegra acesse AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ÔMICRON NO MUNDO: Variante já está em pelo menos 25 países

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos registraram, nesta quarta-feira (1º), o primeiro caso de Covid-19 ligado à variante ômicron do coronavírus, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Além dos EUA, há casos confirmados desta mutação – identificada pela primeira vez na África do Sul -, em ao menos outras 24 nações

Autoridades sanitárias da Califórnia disseram que a nova variante do vírus foi identificada em um paciente do estado, que está em isolamento.

“O indivíduo era um viajante que voltou da África do Sul em 22 de novembro de 2021”, disse o CDC em comunicado. Anthony Fauci, conselheiro da força-tarefa da Casa Branca no combate ao coronavírus, disse em entrevista coletiva que o primeiro infectado recebeu duas doses da vacina e apresenta sintomas leves.

Nenhuma das atuais vacinas contra a Covid-19 evita 100% a infecção e a transmissão. No entanto, as chances de o vacinado se infectar e transmitir são menores – e de desenvolver uma doença grave são menores ainda.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] MUITO TRISTE: Candidato que fazia teste físico para Polícia Civil tem mal súbito após prova e não resiste

Que tristeza. O candidato Luan Torquato, de Sergipe, fazia o Teste de Aptidão Física (TAF) para a Polícia Civil do RN nessa quarta-feira (1º), mas quando estava prestes a concluir, faltando apenas dois segundos, passou mal e foi socorrido para a UPA da Cidade da Esperança.

De acordo com relato de uma mulher que se prontificou a acompanhar o candidato na unidade de Saúde, ele esteve consciente e ficou aparentemente bem após ser medicado. Contudo, ainda se queixava de dores no peito. Outro candidato foi até a UPA para acompanhá-lo no turno da noite, mas ele voltou a passar mal e faleceu na unidade.

O tempo mínimo que restou foi suficiente para que ele ficasse reprovado no exame físico, já que os candidatos precisam cumprir o percurso em 12 minutos. Se não conseguirem, são eliminados do teste.

Para ajudar, foi criado uma vaquinha para levar o corpo de volta para Sergipe. Veja abaixo:

Uma nota de pesar foi emitida pelo Classificados da Polícia Civil do RN, destacando que Luan “era dedicado ao sonho de ser policial e sempre nos ajudava com as listas de ranking informal”. Confira:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Maple Bear Natal conquista 10 medalhas para o RN em Olimpíada Internacional de Matemática

Fotos: Cedida

A Maple Bear Natal colocou o Rio Grande do Norte no topo da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras ao conquistar dez medalhas durante a competição, que foi realizada no mês de setembro, e teve os resultados divulgados nesta semana. Foram três medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze nas categorias regional (Nordeste) e nacional.

As competições acontecem por turmas, na própria escola, e os alunos resolvem de forma conjunta nove questões de matemática baseadas no cotidiano e uma em língua estrangeira. Os estudantes precisam demonstrar a resolução de cada questão e isso também é avaliado. As provas foram aplicadas de surpresa, aumentando ainda mais o desafio.

Na olimpíada deste ano, a Maple Bear Natal conquistou três medalhas de ouro na categoria regional, competindo com outras escolas do Nordeste, com as turmas do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental, e conquistou duas medalhas de prata, com os alunos do 7º e 8º ano. A escola também foi vitoriosa a nível nacional, com quatro medalhas de prata, com as turmas do 4º ao 7º ano, e uma medalha de bronze, com o 8º ano do ensino fundamental II.

O professor de matemática Alex Alvarez esteve à frente das turmas medalhistas do 5º e 8º ano e avaliou a conquista como fruto de um trabalho continuado. Ele relembra que em 2019 a escola também garantiu três medalhas de ouro e duas de prata na mesma olimpíada, com as turmas que esse ano foram premiadas.

“Desde o ensino infantil, os alunos da Maple Bear Natal trabalham a matemática para o cotidiano, para resolver problemas da vida, criando uma base para o futuro, em que terão um conhecimento muito forte sobre a matemática”, garantiu o professor.

A professora Renata Freire, do 6º e 7º ano, destacou como a Matemática Sem Fronteiras promove a autonomia dos estudantes, que controlam todo o processo de resolução das provas, com um trabalho colaborativo. Essa postura está diretamente ligada à metodologia de ensino canadense desenvolvida na escola.

“Na Maple Bear Natal, os estudantes são estimulados desde muito cedo a refletir e resolver problemas. E mais do que isso: eles explicam o pensamento deles, quais estratégias estão usando. Isso com certeza contribui para esse posicionamento diante do desafio e esses resultados na olimpíada”, asseverou.

“É um resultado muito expressivo. Conquistas como essas evidenciam ainda mais o cuidado no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para um processo de ensino e aprendizagem de excelência”, observou o professor Olavo Vitorino coordenador do ensino fundamental II da Maple Bear Natal.

Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) é uma competição em equipes para estudantes do ensino fundamental e médio. No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC – Rede de Programas de Olimpíadas do Conhecimento, programa de intercâmbio que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela inovação, ciência e tecnologia. A MSF promove a aproximação do estudo da matemática, o interesse pelo trabalho cooperativo e mostra a importância das línguas estrangeiras modernas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após ouvir secretário de Saúde, CPI da Covid é prorrogada por mais quinze dias

Foto: Reprodução / ALRN

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá um prazo mais amplo para finalizar seus trabalhos. Na reunião dessa quarta-feira (1º), os deputados aprovaram a prorrogação dos trabalhos por 15 dias, dando prazo de finalização até o dia 17 de dezembro.

A data é considerada suficiente pelos parlamentares para a finalização dos trabalhos, incluindo as informações dos demais depoentes. O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, foi ouvido e tratou sobre os contratos em apuração.

Investigado em 11 dos 12 contratos, Cipriano Maia teve a oitiva mais longa da CPI da Covid. O parlamentar respondeu aos questionamentos dos parlamentares, principalmente com relação às tratativas com fornecedores e à adesão a uma compra coletiva de respiradores através do Consórcio Nordeste.

Cronograma

Na reunião, ficou definido que a CPI vai ter seu desfecho no dia 16 de dezembro, um dia antes do prazo final. Até lá, os deputados ainda vão ouvir, na quinta-feira (2), serão ouvidos Carlos José Cerveira de Andrade e Silva, auditor-geral da Control, na condição de convidado, Luciana Daltro de Castro Pádua Bezerra, assessora Especial do Governo do RN, também na condição de convidada, além dos investigados Fernando Galante Leite e Cleber Isaac Souza Soares, para falar sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Ambos serão ouvidos através de videoconferência.

Para a próxima semana, está prevista para o dia 9 a leitura do relatório do deputado Francisco do PT. Para o dia 15, haverá a apresentação de sugestões, enquanto no dia 16 será votado o relatório com as modificações que forem aprovadas.

Por dentro do RN

Opinião dos leitores

  1. Nenhuma CPI até hoje produziu resultado prático nessas terras. Essa não deve ser diferente, mas levou ao eleitor informações importantes sobre o que aconteceu durante a pandemia.

    Preocupa saber que o pequeno Rio Grande do Norte vem numa escalada de governadores que pouco fizeram, quase nada realizaram e tudo ficou no desgastante campo político e das vaidades.
    O povo é testemunha que o atual governo não tem o que mostrar, a piora na saúde, educação e principalmente segurança é visível e inquestionável.
    As escolas ficaram sem aula presencial por 18 meses e só depois disso, teve início algumas reformas tímidas e pontuais, atrapalhando o retorno as aulas. As delegacias caindo aos pedaços. Os hospitais sem material e doentes largados nos corredores. O acesso ao aeroporto uma via de assaltos e criminalidade. As rodovias estaduais cheias de buracos. Não tem 01 poste novo a ser inaugurado, nada, coisa nenhuma, apenas o bla bla bla com narrativas que não condiz com a realidade vivida pelo povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado vota hoje (02) medida que cria Auxílio Brasil

Foto: Divulgação

O Senado vota nesta quinta-feira a medida provisória (MP) que criou o programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família e novo programa social do governo de Jair Bolsonaro.

Já aprovada pela Câmara, a medida precisa ser analisada até a próxima terça-feira para não perder validade. O prazo curto deve fazer com que a medida seja aprovada sem alterações.

O relator da MP, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse ao GLOBO que não fará mudanças no texto.

— Não vou deixar caducar (perder validade) nas minhas mãos, não vou fazer mudanças para não correr o risco — afirmou.

Ele disse que a Câmara ampliou o benefício, previsto inicialmente para atender 17 milhões de pessoas. Esse número subirá para 20 milhões.

O relator afirmou que ainda não está claro se o governo consegue pagar um benefício de R$ 400 para essa quantidade de famílias, mas que não irá alterar esse ponto.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *