O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa que a partir desta sexta-feira (30), encerrará as atividades na unidade do órgão localizada no Natal Shopping, em Natal.
A medida busca gerar economia da máquina pública fortalecendo outras unidades do Detran, pautando um atendimento de excelência ao cidadão e foi tomada de maneira planejada e somente após a gestão do Detran conseguir implementar diversos serviços online, nos quais o cidadão pode abrir e concluir processos remotamente, além de criar uma rede permanente de atendimento diretamente nas clínicas médicas e nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), descentralizando os serviços e fazendo com que o usuário inicie o processo de Habilitação online, agende a conclua tudo na clínica, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade do Detran.
Ressaltamos que o Detran continua em processo de aperfeiçoamento, modernização tecnológica, descentralização e melhoria do atendimento, implementando medidas gerenciais importantes para o usuário, como o agendamento com horário marcado, que concede celeridade ao processo, buscando assegurar cada vez mais ao cidadão um serviço de qualidade.
Em Natal, o Detran segue oferecendo os serviços ao público na sede do Órgão, no bairro de Cidade da Esperança, nos Shoppings Via Direta e Estação (Zona Norte), nas clínicas médicas credenciadas e pela internet.
Fiz minha última renovação de habilitação lá, nessa unidade do Natal Shopping, ótimo serviço na contramão do que são as outras unidades. Infelizmente vai ser fechado, perde nós.
Além de não emitir mais o carnê de IPVA sem sequer "lembrar" através de um email ou algo parecido aos usuários, propretários de veículos, não emite mais documentos para economizar, ABSURDO!!!
Lamentavel essa decisão.Fui muito bem atendido lá,sexta feira passada,dia 23 apesar de não ter agendado(agora tem q agendar,não sabia)tou com a habilitação vencendo.Fiz a foto,a assinatura,sai com os boletos para pagar.Só não fiz os exames porque a tal da Clinica ´só tinha a data de 22-12-20.Enquanto isso vou andar com os papeis no carro.
A grade dúvida é, porque os eleitores (classes menos favorecidas) de GD votaram nela sabendo que ela não vai "ajudar/favorecer" a própria classe (diga-se professores) e ainda assim defendem tanto?
Esse PT, ñ tem autoridade moral ,política
e administrativo falar em nome do funcionalismo público ESTADUAL, até por que o primeiro ato da GOVERNADORA FÁTIMA do PT, desmoralizou os BARNABÉS que praticou DESIGUALDADE SOCIAL E INJUSTIÇA SOCIAL , beneficiando a ELITE dos maiores salários do ESTADO, enquanto os BARNABÉS há 11anos sem REPOSIÇÃO salarial .
O PL (Partido Liberal) volta a mirar o projeto da anistia a envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023 e na suposta tentativa de golpe de Estado a partir da semana que vem.
Até esta quarta-feira (27), o partido queria emplacar no plenário da Câmara dos Deputados a chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem — de maior proteção aos parlamentares.
No entanto, diante de dificuldades de avançar com a proposta, a sigla avalia que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) a partir de terça-feira (2) poderá dar mais visibilidade à pauta da anistia.
Apesar de extensa reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar da PEC da Blindagem na noite de quarta, não houve acordo sobre o texto em elaboração pelo relator Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).
“Parecia que só interessava o PL e a direita. Devia interessar a todos os parlamentares. Já que queriam aparentar que era uma pauta só da direita, só vamos apoiar se um ou mais partidos também tiveram interesse. Seremos coadjuvantes, não mais protagonistas na PEC da Blindagem”, declarou o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), à CNN.
Embora ele diga que priorizarão a anistia, esse projeto também não tem consenso no Congresso, nem relator para apresentar já um texto final. Antes do mérito, seria preciso ainda votar a urgência da matéria.
A anistia que beneficie Jair Bolsonaro é um dos principais pleitos defendidos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a reversão do tarifaço e demais investidas dos Estados Unidos contra o Brasil.
Questionado pela CNN, Sóstenes disse haver insatisfações de Eduardo, mas negou que o filho do ex-presidente esteja já procurando outra sigla.
“Não chegou a esse ponto. Ele vai continuar com a gente e lutaremos pela manutenção do mandato dele até o fim.”
A cidade de Extremoz será palco do maior evento religioso da Região Metropolitana de Natal. De 11 a 13 de setembro, acontece a terceira edição do Mar de Fé, que já nasceu sendo o segundo maior evento religioso do Rio Grande do Norte e, este ano, promete reunir mais de 100 mil fiéis em três dias de louvor, adoração e evangelização.
A expectativa é de recorde de público e de participação de mais de 500 igrejas evangélicas, que estarão envolvidas na organização e nas caravanas que virão de diferentes cidades do estado.
Semana Evangélica prepara o terreno
A programação do Mar de Fé 2025 começa antes da grande festa, com a Semana Evangélica, de 08 a 10 de setembro, na Praça do Conjunto Estrela do Mar. Serão dias de evangelizações, pregações e louvores com participação de ministérios locais e denominações como Metodista Wesleyana, Ministério Apascentar, Assembleia de Deus Mundial, Assembleia de Deus IEADERN, Igreja de Cristo no Brasil, Igreja Batista da Fé, Presbiteriana Nova Jerusalém, entre muitas outras.
Grandes nomes da música gospel confirmados
A partir do dia 11 de setembro, o evento segue para o letreiro da cidade, onde multidões se reúnem em um dos cartões-postais mais simbólicos de Extremoz. Entre as atrações nacionais confirmadas estão a cantora Cassiane, o pastor e cantor Samuel Mariano e a cantora Valesca Maíza, Kaline Araújo, Rafaella Marçal, Douglas Liberdade, além de outros nomes que irão engrandecer ainda mais o evento.
Fé, turismo e impacto regional
Além de ser um evento 100% religioso, o Mar de Fé movimenta o turismo e a economia local, atraindo caravanas de várias cidades e consolidando Extremoz como referência em grandes encontros de adoração.
“Estamos preparando uma edição histórica, que vai marcar a vida de milhares de pessoas. O Mar de Fé é um evento que transforma corações, fortalece famílias e leva esperança para todos que participam”, destacou a prefeita Jussara Sales.
Com seis dias de programação intensa, o Mar de Fé 2025 promete ser o maior já realizado, reafirmando o compromisso de Extremoz com a evangelização e com a promoção da fé cristã em larga escala.
Segundo Geane Sales, idealizadora do evento,
“o Mar de Fé vai além de um evento religioso: é um movimento que fortalece o cristianismo, promove apoio espiritual à população e ainda contribui para aquecer a economia do município, tornando-se um dos momentos mais esperados do calendário da cidade”.
A defensora pública Patrícia Bettin, coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União (DPU), disse nesta quinta-feira, 28, que, em sua avaliação, a fraude envolvendo desconto associativo não autorizado em aposentadorias e pensões “ultrapassa governos“.
“Essa fraude já existia há muito tempo. Acontece que ela foi sendo aperfeiçoada, inclusive com inteligência artificial. Isso dificulta e prejudicou milhares de segurados. Vários fatores contribuíram. A falta de transparência, a falta de controle, a falta de exigência de biometria. Então, são vários fatores. Ela ultrapassa governos, governo de direita ou esquerda”, acrescentou.
A declaração ocorreu em resposta a questionamento feito pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). Ele quis saber se ela considera “normal” que o governo Lula (PT) tenha ficado “inerte” diante de um suposto crescimento atípico no número de associados a entidades que fizeram descontos.
Ainda no depoimento, Bettin afirmou que a preocupação da Defensoria Pública da União é “evitar que essas fraudes continuem”. “O que a DPU fez foi tomar medidas administrativas e judiciais para evitar que as pessoas continuassem sendo lesadas. Se houve omissão, se houve crime, isso deve ser apurado na esfera competente”, acrescentou.
INSS ignorou ofícios
Segundo a defensora pública, o INSS não respondeu a ofícios enviados pela DPU com questionamentos sobre descontos em benefícios.
O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), perguntou a Bettin se houve alguma demora de resposta de ofícios ou pedidos de providência, enviados pela DPU, por parte do INSS ou Dataprev.
Ela citou exemplos de ofícios que não foram respondidos pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional. Em 3 de outubro de 2024, a defensora nacional de Direitos Humanos expediu um ofício à Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, mas não houve resposta.
Nesse caso, foram feitos questionamentos sobre as determinações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao Instituto em um acórdão de junho de 2024. O TCU determinou, entre outras medidas, que, no prazo de 90 dias, o INSS implementasse ferramenta tecnológica que permita assinatura eletrônica avançada e biometria nos termos de filiação e de autorização referentes a descontos de mensalidade associativa.
Outra ordem era para que no período, implementasse, para todos os benefícios pagos pelo INSS, ferramenta que viabilize o bloqueio automático e o desbloqueio prévio, pessoal e específico para cada averbação de desconto, seja de empréstimo consignado, seja de mensalidade associativa.
No ofício, a DPU questionou se as determinações foram implementadas, quais providências específicas foram adotadas para cumprir cada uma das ordens, em quais veículos de comunicação foi realizada a divulgação dos esclarecimentos aos beneficiários, entre outros pontos.
A vereadora Brisa Bracchi (PT) que teve processo de cassação aberto diante do uso de dinheiro público, por meio de emenda impositiva, para patrocinar uma balada político-partidária contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o apoio de parlamentares da esquerda, Glauber Braga e Guilherme Boulos.
Ambos deputados federais pelo PSOL adotaram em suas falas em apoio à Brisa a narrativa de perseguição contra a vereadora petista.
Eduardo Saverin e Vicky Safra são os dois brasileiros mais ricos, segundo a Forbes. — Foto: Roslan Rahman/AFP/Arquivo e Silvana Garzaro/Estadão Conteúdo
O cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, é o brasileiro mais rico pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o ranking anual de bilionários da revista Forbes, publicado nesta quinta-feira (28).
Detentor de uma fortuna de R$ 227 bilhões, ele é conhecido por ser sócio de Mark Zuckerberg, que conheceu enquanto estava na faculdade.
Embora tenha nascido em São Paulo, Saverin vive atualmente em Singapura e viu sua fortuna crescer 45,5% em um ano, impulsionada pela “febre da inteligência artificial”.
Além de permanecer como acionista minoritário da empresa de Mark Zuckerberg, ele também segue ativo em iniciativas de venture capital.
Quem o acompanha na segunda posição é Vicky Safra, herdeira do banco Safra e também a mulher mais rica do país.
Veja abaixo os dez maiores bilionários do Brasil em 2025.
De acordo com a Forbes, ela acumula R$ 120,5 bilhões (9,4% maior do que o registrado no ano passado), dada sua participação na empresa após a morte de seu marido, Joseph Safra, em 2020.
Na 13ª edição da lista nacional, a Forbes identificou 300 brasileiros com patrimônio acima de R$ 1 bilhão. O ranking de 2025 reúne 240 homens, com patrimônio somado de R$ 1,68 trilhão, e 60 mulheres, que acumulam R$ 343,7 bilhões.
Do total, 56,3% dos bilionários tiveram crescimento em suas fortunas no último ano, enquanto 20,6% registraram queda e apenas um manteve o mesmo patrimônio. A lista ainda ganhou 31 novos integrantes que alcançaram, pela primeira vez, o status de bilionários.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou como “a maior resposta do Estado ao crime organizado de nossa história até aqui” a megaoperação realizada nesta quinta-feira (28) que teve como alvo um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
“O trabalho integrado — iniciado com a criação, no Ministério da Justiça, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado — permitiu acompanhar toda a cadeia e atingir o núcleo financeiro que sustenta essas práticas”, disse o presidente em uma rede social.
A operação, batizada de Carbono Oculto, envolveu cerca de 1.400 agentes das polícias estaduais e federal e ocorreu em oito estados simultaneamente: São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Mais de 350 pessoas e empresas foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão.
Segundo as investigações, o grupo sonegou mais de R$ 7,6 bilhões em impostos e envolveu irregularidades na produção e distribuição de combustíveis em todo o país. O esquema incluía adulteração de combustíveis vendidos em ao menos 300 postos no estado de São Paulo, mas o setor acredita que 30% de todos os postos no estado tenham sido atingidos pelo esquema.
Outro braço do esquema envolvia o controle pelo PCC de 40 fundos de investimento, com patrimônios somados superiores a R$ 30 bilhões.
O América se manifestou sobre o pedido da Polícia Militar do RN para antecipar a partida de volta das quartas de final da Série D, contra o Santa Cruz, do dia 7 de setembro (domingo) para o dia 6 (sábado).
A SAF alvirrubra informou em comunicado publicado nas redes sociais do clube que aguarda posicionamentos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), mas fez questão de salientar que eventual mudança acarretaria prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.
O pedido feito pela PM ocorreu em razão das comemorações do Dia da Independência, data em que todas as polícias militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.
No sábado, dia 6 de setembro, está agendado na Arena das Dunas, o Festival Forrozar, um show com várias bandas de Forró. O evento está marcado para as 19h.
Leia nota do América SAF na íntegra:
“O América Futebol Clube SAF informa que tomou conhecimento da solicitação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para a antecipação da partida contra o Santa Cruz-PE, do domingo (07/09) para o sábado (06/09). O pedido foi feito pela corporação baseado em questões operacionais, em virtude do Dia da Independência.
O América informa, ainda, que aguarda posicionamentos da FNF e CBF e esclarece que a mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.“
Um verdadeiro absurdo. Quem realmente está comandando a segurança do Estado do RN, que não garante uma simples partida de futebol.. Governadora determine o jogo.
Iniciativa solidária reforça o compromisso da cooperativa com as comunidades e estimula a cultura do voluntariado
No último sábado (23), a Sicredi RN mobilizou seus colaboradores para participar do McDia Feliz, uma das maiores campanhas solidárias do país em apoio a instituições que atuam na saúde e na educação de crianças e adolescentes.
A ação beneficiou crianças e jovens de Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim por meio de vouchers adquiridos junto à Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. Com isso, além de contribuir diretamente com a manutenção da Casa, a iniciativa manteve a corrente do bem, destinando os sanduíches — adquiridos pela cooperativa e também por colaboradores engajados — a instituições sociais do interior do Estado que acolhem crianças e adolescentes.
Para muitos, foi a primeira experiência em saborear um lanche do McDonald’s, gesto simples que proporcionou momentos de alegria, inclusão e afeto. Mais do que a doação em si, a iniciativa valorizou a presença, o cuidado e a solidariedade, aproximando ainda mais a cooperativa das comunidades onde está presente.
“O Sicredi reafirma sua missão de promover impacto positivo e duradouro, estimulando o voluntariado e fortalecendo os laços de cooperação que sustentam nossa atuação no Rio Grande do Norte”, destaca Damião Monteiro, presidente da instituição financeira cooperativa.
Sobre a Sicredi RN
Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com mais de 28 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.
O público potiguar confirmou sua paixão pelos clássicos dos Engenheiros do Hawaii. Os ingressos para o show “Acústicos Engenheiros do Hawaii”, que será apresentado por Humberto Gessinger no dia 12 de setembro, às 21h, no Teatro Riachuelo, estão oficialmente esgotados. A lotação completa foi alcançada quase um mês antes da data da show, consolidando o artista como um dos grandes nomes da música nacional com forte conexão com os fãs em Natal.
Com produção da Stallos Produções e FF Entretenimento, aceleração cultural da Viva Promoções e patrocínio via leis de incentivo à cultura, o espetáculo é viabilizado pela Prefeitura do Natal (Lei Djalma Maranhão, com incentivo da Unimed Natal, Villa Park Hotel e Espacial Autopeças) e pelo Governo do Estado do RN (Lei Câmara Cascudo, via Secult-RN e Fundação José Augusto, com incentivo do Supermercado Nordestão e CDA Distribuidora).
No palco, Gessinger revisita em formato intimista os consagrados álbuns Acústico MTV e Acústico Novos Horizontes, celebrando os 40 anos de carreira com um repertório repleto de sucessos que marcaram gerações, como “O Papa é Pop”, “Toda Forma de Poder”, “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “Refrão de Bolero” e “Piano Bar”.
A noite contará ainda com a participação do potiguar André Rangell, responsável pela abertura com seu trabalho autoral. O espetáculo integra o Projeto Toca Brasil, iniciativa que valoriza a diversidade da música brasileira e promove encontros entre artistas locais e grandes nomes da cena nacional.
SERVIÇO
Humberto Gessinger – Acústicos Engenheiros do Hawaii
Local: Teatro Riachuelo – Natal/RN
Data: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: esgotados
Classificação: 16 anos (menores acompanhados dos pais ou responsável legal)
Acelerador Cultural: @vivapromocoes
Realização: @stallosproducoes | @ffentretenimento
Vendas: @uhuuoficial e bilheteria do teatro
Ao todo, 224 quilos de cocaína foram encontrados no veículo do homem — Foto: Divulgação
O juiz Marcelo Nalesso Salmaso citou nos autos do processo que houve um “equívoco” na decisão que liberou um homem preso em flagrante com 200 quilos de cocaína em Itu (SP), no dia 20 de agosto.
O magistrado alegou que o termo “pouca quantidade” (usado para se referir à droga apreendida) estava em um “texto-modelo”, que é utilizado para concessão de liberdade provisória em situações de tráfico.
Na nova movimentação do processo, publicada na segunda-feira (25), o juiz afirma que o “texto-modelo”, que continha o termo “pouca quantidade”, foi utilizado de forma equivocada e que, segundo ele mesmo reconheceu depois, não refletia a fundamentação dada verbalmente em audiência.
Apesar disso, a liberdade provisória do homem foi mantida.
Salmaso reconhece a legalidade do flagrante, mas reforça, na nova decisão, que a prisão preventiva só pode ser decretada em caráter excepcional, quando presentes os requisitos dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, o que não se verificava no caso. Por isso, o homem deve responder às acusações em liberdade, mas com medidas cautelares.
Como justificativa da decisão de liberar o suspeito, o magistrado destacou princípios constitucionais, como a presunção de inocência, e considerou que, embora a quantidade apreendida seja elevada, não havia elementos que indicassem que o suspeito integrava organização criminosa.
Mesmo com a correção, a liberdade provisória do suspeito foi mantida, mas algumas medidas cautelares foram adicionadas. Entre elas, a obrigação de comparecer a todos os atos processuais e a proibição de deixar a cidade sem autorização judicial, sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.
No Brasil, quando se que passar pano em criminoso, a alegação mais comum é: “presunção de inocência, o acusado só pode ser considerado culpado após o trânsito em julgado do processo” e, com esse lero-lero, geralmente o crime prescreve e o processo é arquivado.
Fiz minha última renovação de habilitação lá, nessa unidade do Natal Shopping, ótimo serviço na contramão do que são as outras unidades. Infelizmente vai ser fechado, perde nós.
Fátima do PT ta acabando com o RN.
Além de não emitir mais o carnê de IPVA sem sequer "lembrar" através de um email ou algo parecido aos usuários, propretários de veículos, não emite mais documentos para economizar, ABSURDO!!!
Sem os papudinhos dos "pés inchados" andado pra lá e pra cá furando as filas, o Detran fica sem graça.
Mais uma "grande obra " de Fatão, se escapar alguém vivo nesse desgoverno, o último a sair apague a luz.
Lamentavel essa decisão.Fui muito bem atendido lá,sexta feira passada,dia 23 apesar de não ter agendado(agora tem q agendar,não sabia)tou com a habilitação vencendo.Fiz a foto,a assinatura,sai com os boletos para pagar.Só não fiz os exames porque a tal da Clinica ´só tinha a data de 22-12-20.Enquanto isso vou andar com os papeis no carro.
A grade dúvida é, porque os eleitores (classes menos favorecidas) de GD votaram nela sabendo que ela não vai "ajudar/favorecer" a própria classe (diga-se professores) e ainda assim defendem tanto?
Isso é a cara do governo do PT, prejudicar a população, trazer burocracia e desconforto para quem precisa do serviço público.
Esse PT, ñ tem autoridade moral ,política
e administrativo falar em nome do funcionalismo público ESTADUAL, até por que o primeiro ato da GOVERNADORA FÁTIMA do PT, desmoralizou os BARNABÉS que praticou DESIGUALDADE SOCIAL E INJUSTIÇA SOCIAL , beneficiando a ELITE dos maiores salários do ESTADO, enquanto os BARNABÉS há 11anos sem REPOSIÇÃO salarial .
Economizar e perder eficiência … é absurdo
Era a única unidade do Detran com atendimento razoável. Nas demais atendem você com uma má vontade gigantesca.
Economia da máquina pública?
C A R A L H O, o orgão que arrecada com força querendo enxugar a máquina pública?
Tem algo muito errado ai ein.