Dilma diz que PT precisa reconhecer erros e passar por ‘transformação’

dilma

Crédito: Fotos Públicas

A presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou que seu partido, o PT, precisa passar por uma “grande transformação” e reconhecer erros cometidos do ponto de vista ético e “do uso de verbas públicas”.

“Eu acredito que o PT precisa passar por uma grande transformação. Primeiro, uma grande transformação em que se reconheça todos os erros que cometeu do ponto de vista da questão ética e da condução de todos os processos de uso de verbas públicas”, disse Dilma em entrevista à revista “Fórum” nesta terça (2), no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A petista afirmou que a atitude é necessária para manter o legado do partido, segundo ela, formado por uma “corrente imensa de experiências políticas que deram sua contribuição para esse país”. Ela ressaltou que as falhas foram cometidas por algumas pessoas, e não por toda a entidade.

“Nós vamos ter de resgatar isso [o legado]. Não é possível que se confunda o erro individual de algumas pessoas, que são passíveis de erros, com o erro de uma instituição. A instituição tem de ser preservada”, disse.

“O PT tem sobrevida se as suas lideranças souberem fazê-lo seguir em frente”, acrescentou.

Nos últimos dias, Dilma voltou a responsabilizar o PT pela suspeita de pagamentos de caixa dois para o marqueteiro João Santana, afirmando que ele cobrou dívidas da sua campanha de 2010 para a tesouraria da sigla.

Em depoimento à Justiça, Santana e sua mulher, Mônica Moura, afirmaram ter recebido ilicitamente US$ 4,5 milhões para compensar uma dívida do partido com o casal. Segundo eles, em 2013, o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, os orientou a procurar o engenheiro Zwi Skornicki, que tinha negócios com a Petrobras e efetuou o pagamento.

“Ele [Santana] diz que recebeu isso em 2013. Ora, a campanha começa em 2010 e até o final do ano, antes da diplomação, ela é encerrada. A partir do momento em que ela é encerrada, tudo o que ficou pendente de pagamento da campanha passa a ser responsabilidade do partido”, disse Dilma no último dia 27.

“Como disse o próprio João Santana, com quem ele tratou essa questão foi com a tesouraria do PT.”

As afirmações desagradaram a membros da legenda. Apesar disso, o presidente do partido, Rui Falcão, divulgou nesta segunda-feira (1º) uma nota em que afirmou “repudiar” a ideia de que o partido teria abandonado a presidente afastada na defesa contra seu processo de impeachment.

Na nota, publicada no site do partido, Falcão disse que o partido “reafirma seu compromisso integral na luta pelo retorno à Presidência da companheira Dilma”.

FUTURO

Na entrevista desta terça, Dilma voltou a chamar o seu processo de impeachment de “golpe” -segundo ela, capitaneado por um grupo integrado pela oposição tradicional, pelo PMDB, pela “grande mídia” e pelo empresariado.

Questionada sobre como quer ser lembrada após a Presidência, Dilma afirmou ter esperança de não ser cassada no processo atualmente em curso no Senado.

“Eu serei lembrada como a primeira mulher presidente. [Mas] Eu quero ser lembrada como a primeira mulher presidente que superou um processo de impeachment sem base [legal]. Essa é a minha esperança”, disse.

FolhaPress

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Jasciscleide de Ruteguilima disse:

    Reconhecer que Quebrou o Brasil durante 13 ano e fechar o Circo e nunca mais eleger nem Sindico de predio.

  2. Senhor Cidadão disse:

    MILITARES JÁ!!!

  3. Charles disse:

    Devolvam os bilhões que vcs roubaram seus bandidos. Tem que se transformar lá na cadeia sua cambada.

  4. Rodrigues disse:

    A melhor transformação é extinguir esse partido de ladrões.

  5. Carlos Nascimento disse:

    Tomara!!!!

  6. Curioso disse:

    Pense numa transformação tipo de água para vinho…

  7. Olivio disse:

    PRESIDENTE HONESTA E ILIBADA, mas a globo, a elite, os politicos e os trouxinhas trataram de dar um golpe na democracia.

    • Marcos disse:

      Em que conto de fadas o senhor vive? Independentemente da moral questionável dos que estão atualmente no poder, não é possível que alguém simplesmente ainda ache que essa mulher é honesta…
      Sinceramente, os petistas eram para ser as pessoas mais indignadas com essa turma que roubou tanto o país, que arruinou com o sonho da militância esquerdista (falo isso, por uma questão de lógica, ainda que discorde totalmente do ideário).
      Mas não! Parecem fanáticos religiosos (que eles tanto criticam), cegos ante a fatos escancaradamente comprovados.
      Auto avaliam-se superiores, esclarecidos, no entanto, têm reação desse tipo, criando teorias conspiracionaistas, para tentar encontrar um afago para a grande decepção que tiveram ante a seus líderes.
      Ou são muito burros ou é de uma má-fé sem tamanho.

    • cabral disse:

      Deixa de coversar M…. e Bandida Guerrilheira Facista e Golpista isso que ela e ele é

    • Gabriel disse:

      Pega o doido!

    • Chico disse:

      Doido, pega e interna

    • Brasil, Meu País NÃO SERA DOS FACISTAS (Original) disse:

      É Olívio, veja o que uma mídia parcial e inescrupulosa fez com a cabecinha dos midiotas!
      Estão achando agora Zezinho Rabo de Palha e seus amiguinhos uns santos!

    • Carlos Verôncio disse:

      Interessante ver como a manipulação PeTista corrompeu o raciocínio de alguns. A justiça vem provando a corrupção implantada pelo PT e os zumbis de mortadela acusam a globo. Uns são dependentes de drogas, os PeTistas são dependentes do partido e dos recursos públicos.
      Então para estes só o PT serve, o resto é farinha do mesmo saco. Se assim é, vamos banir os PeTistas para seus pares, mandá-los para Cuba e Venezuela. Que eles vão ao paraíso que tanto desejam, mas lá, nunca, jamis aqui.

  8. cabral disse:

    Ovelha Negra não muda de pele nem muito menos de cor, essa História de Reconhecer erros e desculpas pra Roubarem muito MAIS

COMENTE AQUI