FOTOS E EDITORIAL: Centro Cultural Trampolim da Vitória: prova de competência e demonstração de respeito à nossa historia

A cidade de Parnamirm conta, a partir desta terça-feira, com um equipamento cultural que faz jus à sua história. O Centro Cultural Trampolim da Vitória é o que se pode chamar de gol de placa. Com a iniciativa, a Prefeitura de Parnamirim não só revitalizou o local onde, em um passado muito recente, funcionou a estação de passageiros do aeroporto Augusto Severo, como também possibilitou o resgate de uma parte importante da nossa história.

Com o Centro Trampolim da Vitória, a Prefeitura de Parnamirim possibilita às atuais e futuras gerações a oportunidade de conhecer a história da participação brasileira – e potiguar em particular – na aviação mundial.

Mais do que isso: o Centro Cultural Trampolim da Vitória permite o resgate dos anos em que Parnamirim foi fundamental para o combate às tropas nazistas no norte da África e por todo o continente europeu.

Do campo de aviação de Parnamirim, partiram aviões e tropas que foram decisivos para a derrota dos planos genocidas do ditador alemão Adolf Hitler e dos seus aliados italianos e japoneses. Sem o Parnamirim Field – cuja instalação foi acertada em um encontro histórico entre os presidentes Franklin Delano Roosevelt e Getúlio às margens do rio Potengi em 1943 – a segunda guerra mundial teria produzido ainda mais estragos.

Desse modo, o Centro Cultural Trampolim da Vitória, cujo nome honra a nossa história, é mais do que um equipamento cultural. Mostra o respeito ao resgaste do nosso patrimônio histórico que andou faltando ao longo de muitos anos. A prova disso é o Museu da Rampa, construido no local do encontro dos presidente dos EUA e do Brasil e ainda não concluído e sequer mobiliado.

Estão de parabéns a Prefeitura de Parnamirim e o prefeito Rosano Taveira. Com a instalação do Centro Cultural Trampolim da Vitória fica a prova de que quando gestores e poderes públicos tem sensibilidade e determinação o discurso vira prática. E o que era promessa se torna realidade. Agora é tratar de manter e fazer funcionar para que o povo potiguar e nossos visitantes possam conhecer parte da nossa história.

Fotos:Pedro Vitorino

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Maria Gizelda disse:

    Parabéns ao prefeito de Parnamirim, pela iniciativa de resgatar nossa história, principalmente na segunda guerra mundial. Tenho muito orgulho, pois meu pai foi pra 2° guerra, também tenho um acervo em casa, que guardo com muito carinho.
    Com certeza vou visitar pra resgatar a memória do meu pai que era extremamente patriota. Parabéns!

  2. Diogo disse:

    Gastaram 16,4 milhões para logo em seguida desativar. Brasil, um país de tolos!

  3. MAURICIO disse:

    estou aguardando os defensores da historia perguntarem ao governo de plantão porque o forte dos reis magos está fechado na alta estação, quanto ao antigo aeroporto vou explicar mais uma vez: o local pertence ao ministerio da aeronaltica, com o crescimento de natal um novo aeroporto seria construido, para os desavisados: o projeto de construção do novo aeroporto foi elaborado e formatado a cerca de 25 anos

    • Pato disse:

      O aeroporto de Parnamirim estava capacitado para suportar a demanda por décadas ainda. Quanto a propriedade, como vc mesmo disse é da União, portanto o uso poderia ser mantido sem problemas. Desastre grande a transferência para aquele aeroporto fantasma em um local ermo é perigoso. Mas vai falir e fechar, pois ninguém aguenta operar aquele monumento à corrupção.

  4. Francisco Lima disse:

    Parabéns pelo esforço e conquista deste equipamento público. A Prefeitura de Parnamirim e o Comando da Aeronáutica estão resgatando, para o Estado do RN, as histórias vividas durante a 2ª Guerra Mundial, além de ressuscitar um espaço que estava abandonado.

  5. Potiguar disse:

    Bela homenagem. Todavia, faltou alguém representar Maria Boa, a velha Mary God. Registre-se a importância daquele recinto nos esforços de guerra. Assim como em Pattaya na Tailândia, os americanos contribuíram com o aumento da prostituição em Natal vide os antigos cabarés da ribeira. Naquele tempo um ônibus levava as jovens de Natal para o baile "for all", as más línguas da cidade chamavam o ônibus de marmita.

  6. Gabriel Fernandes disse:

    Parabéns, ao Prefeito Taveira, sempre se falou tanto em destinar aquela área para a população e nada melhor, do que resgatar a história, história é cultura, cultura é educação. Precisamos disso para a população brasileira. Principalmente os jovens.

  7. Thiago Lopes disse:

    O prefeito Taveira me surpreendeu e está de parabéns realmente. Demonstra grande sensibilidade e compromisso com a memória do seu município, dando uma aula aos gestores de Natal e do Estado. Outro que merece parabéns é Augusto Maranhão, grande mecenas potiguar e apaixonado pela história da Guerra. É de dar orgulho!

  8. Mario de Lucas disse:

    EXEMPLAR e MARAVILHA iniciativa da Prefeitura de Parnamirim, com absoluta certeza um grande impulso para cidade, seio da aviacao Brasileira e porque não mundial !!!
    Enquanto Prof da USP, devo registrar o início, os primeiros passos deste VALIOSO projeto, hoje concretizada,
    Aqueles que no início (ainda nos anos 90), tiveram está visão futurística ou seja deram os primeiros passos para hoje ser concretizado, digo Srs AUGISTO MARANHAO, SENDIN, LEONARDO e MARINHO NETO, hoje esquecidos por todos nós!!!

  9. Amaro Nicolau da Silva disse:

    Muito pertinente o resgate da nossa história, principalmente para a nova geração e para aqueles que vivenciaram o passado despertar o sentimento de patriotismo elevando o nome da Cidade de Parnamirim de Trampolim da Vitória, que de fato foi muito importante para defesa da nossa Pátria.
    Parabéns o Prefeito de Parnamirim

  10. Sisínio de Araújo Dantas disse:

    Meus parabéns à Prefeitura de Parnamirim, por resgatar a memória da segunda guerra mundial, onde Natal e Parnamirim, tiveram papéis importantes, ns vitória contra o nazismo!

  11. EudeNovo disse:

    Até parece Natal que colocou uma parte da sua história na área do turismo demolindo uma obra de uma engenharia moderna que foi o hotel Reis magos.

  12. Silva disse:

    Onde estão os demais políticos do RN ? Onde está a governadora ? Foram convidados ? Um projeto como este deveria ter o apoio de todos, independente de corrente ideológica, pois projeto o RN para o mundo.

    • Silva disse:

      "projeta"

    • joaozinho da escola disse:

      Meu caro, a governadora esta tentando vender queijo artesanal de manteiga pra França, o maior produtor de queijo da Europa e o mais protecionista. Convidar pra que?? Nem o Forte que deveria ser responsabilidade do Estado ta aberto. E o unico projeto visto em jornais era preservar uma ruina de hotel que nada tem de historico…. e so servia pra uma cracolandia. Mas o povo gosta…

  13. Luciana Morais Gama disse:

    Bruno sei que vc não vai publicar. Vou testar. O melhor pra Parnamirim e para o RN era o Aeroporto Augusto Severo. Nada substitui ele para a economia de Parnamirim.

    • bruno disse:

      Não entendi, não iria publicar porque?

    • Ceará-Mundão disse:

      Realmente, Luciana, o novo aeroporto foi um tiro no pé. Aliás, até sabemos porque foi construído naquele local. Os interesses particulares de certos políticos mais uma vez prejudicando a coletividade. E o RN vai seguindo sua triste sina.

    • Diogo disse:

      A Sra. tem mais de 1000 comentários publicados aqui, e nesse em específico acertou profundamente, aquele aeroporto era uma benção, próximo de ponta negra e litoral sul.

    • Calixto Silva disse:

      O aeroporto agora está em São Gonçalo do Amarante, dentro da grande Natal, levando o desenvolvimento para a região Norte da cidade de Natal, que até então era esquecida, com a construção da ponte Newton Navarro e a construção do aeroporto, a zona norte de Natal está crescendo e recebendo investimentos, o partage shopping está aumentando as suas instalações gerando empregos diretos e indiretos para a região Norte da nossa cidade e beneficiando as cidades de São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará Mirim e as demais praias da região, deixem de ser besta, que Parnamirim já é uma cidade grande uma cidade polo, onde a maioria dos condomínios de luxo estão localizados, as maiores redes de supermercados estão em Parnamirim, agora é a vez da região Norte da capital e do estado se desenvolverem. Se houve algum interesse pessoal de alguns gestores em construir o aeroporto em São Gonçalo do Amarante, eles que paguem pelo erro deles não é a população da zona norte e cidades vizinhas que tem que pagar por este erro.

COMENTE AQUI