Economia

Estados elevam ICMS do diesel pela segunda vez após isenção de impostos federais

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

POR FOLHA DE SÃO PAULO:

Pela segunda vez após a isenção de impostos federais sobre o preço do óleo diesel, estados elevarão a partir desta quinta (1) o preço de referência para a cobrança de ICMS sobre o combustível. Desta vez, a alta ocorrerá em 19 estados e no Distrito Federal.

A elevação ocorre em um momento de queda do preço nas refinarias. Segundo os governos estaduais, reflete o aumento no preço médio em nas bombas relação à primeira quinzena de março.

Como é cobrado nas refinarias, o ICMS dos combustíveis é calculado sobre um preço de referência conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final). Sobre esse valor, incidem alíquotas que variam entre 12% e 25%, dependendo do estado.

De acordo com o consultor Dietmar Schupp, a alta média do preço de referência será de 3,1%, tanto para o diesel S-500, vendido nas estradas, quanto para o S-10, com menor teor de enxofre e obrigatório nos centros urbanos.

Também haverá aumento nos preços de referência para o cálculo do ICMS sobre a gasolina (6,1%, em média) e do gás de botijão (3,1%), também beneficiado por isenção de impostos federais.

No caso do diesel S-500, apenas Bahia, Maranhão, Rondônia, Roraima e Santa Catarina decidiram não reajustar o preço de referência para a próxima quinzena. O Amapá e o Espírito Santo, por outro lado, reduzirão o valor, em 2,8% e 0,2%, respectivamente.

O PMPF é alterado duas vezes por mês e publicado em resolução do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Os estados alegam que apenas acompanham as variações dos preços das bombas, com base em pesquisas realizadas quinzenalmente.

“O valor do preço final ao consumidor, que é a base de cálculo do ICMS, não tem qualquer relação com a vontade dos estados”, diz o Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda).

“Os preços dos combustíveis têm se elevado significativamente por causa da alteração da política de preços da Petrobras em 2018, que passou a se alinhar pela cotação do petróleo no mercado internacional, o qual tem se elevado, e ainda se extrema com a atual condição cambial.”

O comitê frisa que não houve alterações das alíquotas de ICMS, mas a variação do preço de referência pressiona o preço nas bombas, já que o consumidor passa a pagar mais centavos por litro de imposto.

Na semana passada, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o litro do diesel S-500 foi vendido, em média no país, a R$ 4,269, queda de 0,1% em relação à semana anterior.

Foi a primeira redução no ano, já refletindo, ainda que parcialmente, a isenção dos impostos federais em vigor desde o primeiro dia de março e corte de 3,8% anunciado pela Petrobras há uma semana.

O preço da gasolina, que também foi reduzido nas refinarias, em 4%. Nas bombas, houve queda de 0,7%, para um preço médio de R$ 5,551 por litro. A partir desta quinta, os preços voltam a ser pressionados pela alta no PMPF em 20 estados e no Distrito Federal.

No caso da gasolina comum, apenas Bahia, Maranhão, Paraná, Rondônia e Roraima decidiram por não elevar o preço de referência para a cobrança do imposto.

Já o preço do gás de cozinha ficou praticamente estável em relação à semana anterior, depois de pequena queda provocada pelo repasse da isenção de impostos federais. Segundo a ANP, o botijão de 13 quilos foi vendido na semana passada por R$ 83,25, em média,

Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou ao Congresso projeto de lei para alterar o modelo de cobrança do ICMS sobre os combustíveis, em uma tentativa de eliminar esse efeito de pressão nos momentos de alta.

A ideia é que o imposto passe a ser calculado em reais por litro e não mais como um percentual sobre o preço final. A medida, defendida pelo setor de combustíveis, evitaria que o imposto subisse ainda mais em momentos de escalada de preços.

Os estados têm resistência à mudança e dizem que o tema deve ser discutido no âmbito da reforma tributária. Nesta terla (30), o governo decidiu tirar a urgência da tramitação do projeto de lei.

Pela manhã, os estados reunidos no Comsefaz haviam enviado carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) pedindo a retirada do projeto da pauta, alegando que a mudança tem impacto nas finanças estaduais e no aumento de carga tributária.

A principal crítica é sobre a proposta de unificar as alíquotas nos estados, cujo resultado, segundo o texto, “é ocasionar, impreterivelmente, aumento de carga tributária para parte do país e consequentemente, pressionar a elevação do preço do varejo”.

 

Opinião dos leitores

  1. Amigo, dos 38 milhões enviados aos governos estaduais, apenas 18 milhões foram aplicadas na população. Ou seja, temos que cobrar dos governadores

  2. A aliquota de ICMS é inalterada. Reduza o preço dos combustíveis que o valor do ICMS cai tb. Depois que o governo zanunciou que zeraria teve ao menos e aumentos que anularam a falácia.
    Conversa fiada.

  3. As intenções desses governadores estão mais do que óbvias. Eles são os verdadeiros culpados por muitos aumentos de preços (aumentando impostos) e pelos óbitos por COVID (impedem o tratamento precoce e não adequaram o sistema público de saúde). Usam o sofrimento do povo para fazer política e para conseguir (e desviar) recursos do governo federal.

  4. A máscara caiu sobre os preços dos combustíveis. Esses governadores estão lá pensando no povo. O objetivo é tentar boicotar o governo federal a todo custo, nem que para isso o povo sofra pague a conta. Nem nessa hora de calamidade eles pensam diferente. Caiu a máscara desses canalhas. Mas ano que vem tem eleição. Vamos ver se povo acorda mesmo.

  5. Governadores agindo para dar errado, depois aculpa é do Governo Federal e da Petrobras, simple assim!

  6. Antes que alguém afirme ou critique que eu escrevo brasil minúsculo, adianto que e o meu entendimento sobre esse país de gente hipócrita.

  7. Tudo dentro da normalidade. Parece que a maioria não entende que moramos no brasil. Se fosse uma notícia sobre diminuir o valor do combustível etc aí sim iria ficar muito preocupado.

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Geral

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde, sem cobrança extra

Foto: Agência Brasil

bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.

No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.

“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Fonte: Agência Brasil

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Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Cuscuz Paulista e casquinha de caranguejo, duas receitas tradicionais de São Paulo e de São Luís

O Papo de Fogão desse fim de semana está imperdível! Prepare-se para uma explosão de sabores com o Cuscuz Paulista de Pupunha, uma delícia preparada pelo Chef Carlos Carvalho do O Chef em Casa, de São Paulo/SP. E para completar, a dica especial é uma Casquinha de Caranguejo de dar água na boca, preparada pelo talentoso Chef Wilson Borges do Bistrô da Chef em São Luís/MA. Não perca essa oportunidade de aprender e saborear receitas incríveis!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RECORD
PERNAMBUCO – TV GUARARAPES, 8h30
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

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Geral

Lula anuncia obras do PAC Seleções com R$ 41,7 bilhões em investimento

Foto: Agência Brasil

presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta sexta-feira (26), o resultado do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, com destaque para obras de mobilidade e de drenagem urbana, este último visando a prevenção de desastres naturais. No anúncio de hoje, foram contemplados programas nos eixos cidades sustentáveis e resilientes, infraestrutura social e inclusiva e do programa Água Para Todos, com R$ 41,7 bilhões em investimentos.

Ao discursar, Lula reafirmou que a prioridade na escolha das obras do PAC Seleções, voltado para atender projetos apresentados por estados e municípios, é para localidades críticas e com vazios assistenciais, em benefício da população, independente de simpatia e filiação políticas entre os mandatários. “Por que é que o povo pode ser vítima dessa pequenês política do comportamento de um governante?”, questionou.

“O cidadão da cidade do prefeito do PT [partido de Lula], ele é igualzinho ao cidadão da cidade do cara que não é do PT. Então, nós temos que tratar os interesses de cada cidadão. Se quando eu deixar a presidência da República, eu tiver deixado como legado a compreensão de que é possível, de forma civilizada, de forma democrática, uma convivência adversa, seria maravilhoso para esse país, seria extraordinário que conseguisse fazer com que as coisas fossem compromissadas por todo mundo”, acrescentou.

Lula agradeceu aos governadores que puderam comparecer ao evento e disse que, quando viaja aos estados para anunciar ações do governo federal, faz questão de convidar os gestores locais. “Eu quero que ele vá, que ele fale o que tiver que dizer para o povo lá. Alguns não têm comparecido, possivelmente ainda pela imagem negativista de um presidente da República que só viajava para o estado que ele gostava, só viajava para atender amigos e não dava importância para aqueles que pensassem diferente dele”, disse.

“É importante a gente trazer o Brasil de volta à civilidade. A civilidade significa que o entes federados precisam construir parceria, que eles têm que trabalhar juntos, significa que um depende do outro, significa que junto a gente pode fazer muito mais do que separado”, completou Lula.

O presidente ainda pediu aos gestores dos projetos que contratem trabalhadores locais para tocar as obras do Novo PAC. Um dos principais objetivos do programa é a geração de emprego e renda e o desenvolvimento regional.

Na modalidade de prevenção a desastres naturais – drenagem urbana sustentável, a seleção prevê obras visando a redução do risco de alagamentos, enchentes e inundações urbanas e ribeirinhas em municípios críticos. No total, 190 municípios em todos os estados e no Distrito Federal receberão intervenções de macrodrenagem, com R$ 15,3 bilhões em recursos.

Apenas para o Rio Grande do Sul, estado fortemente atingido por enchentes nos meses de maio e junho, serão destinados R$ 6,5 bilhões para essas obras. Todos os projetos dessa modalidade apresentados pelo estado e pelos municípios gaúchos foram contemplados.

Lista de obras

A lista de obras contempladas no PAC Seleções em cada estado e município está disponível na página da Casa Civil da Presidência, responsável pela coordenação do programa.

No eixo cidades sustentáveis e resilientes, as modalidades mobilidade urbana – grandes e médias cidades; prevenção a desastres naturais – drenagem urbana sustentável; e esgotamento sanitário urbano são executadas pelo Ministério das Cidades. No eixo Água para Todos, a modalidade abastecimento de água urbano é executada pelo Ministério das Cidades. Já no eixo infraestrutura social e inclusiva, a modalidade Centro Comunitário pela Vida (Convive) é executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A etapa de seleção seguiu critérios previamente estabelecidos em editais.

Em mobilidade urbana estão incluídos empreendimentos de transporte de média e alta capacidade (metrô, trem, VLT e BRT) e projetos voltados ao transporte coletivo, além de infraestruturas para ciclistas e pedestres integrados aos projetos de transporte público. O total de recursos é de R$ 9,9 bilhões para obras em 58 municípios de 24 unidades da federação, sendo localidades pertencentes a regiões metropolitanas com mais de 3 milhões habitantes e municípios com mais de 300 mil habitantes.

As seleções de propostas de esgotamento sanitário urbano priorizaram municípios com maior déficit de esgotamento e que podem alcançar a universalização do serviço na localidade. Os investimentos chegam a R$ 10,1 bilhões para 287 municípios em 25 unidades da federação.

A modalidade do eixo Água Para Todos tem como objetivo ampliar o acesso e a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água em áreas urbanas, com R$ 5,9 bilhões em recursos para 300 municípios em 24 estados. O Marco Legal do Saneamento tem a meta de universalização de acesso à água potável de qualidade até 2033.

Por fim, o programa prevê a construção de 30 centros comunitários pela Vida em 24 estados, ao custo de R$ 460 milhões. Foram selecionadas as propostas de intervenção em municípios prioritários do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II) que concentram 50% das mortes violentas intencionais, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O Convive é um equipamento público de prevenção à violência e redução da criminalidade no âmbito municipal, com a promoção da cultura de paz e inclusão social em territórios vulneráveis e em outras áreas de descoesão social. Nele são realizadas ações de educação, cultura, esportes, emprego e renda, assistência social, saúde, promoção e acesso a direitos.

Entenda

O Novo PAC Seleções é voltado para atender projetos prioritários apresentados por estados e municípios. Neste ano, Lula anunciou R$ 23 bilhões para saúde, educação, esporte e cultura e R$ 18,3 bilhões para modalidades executadas pelo Ministério das Cidades, como contenção de encostas, abastecimento de água, regularização fundiária, urbanização de favelas e renovação de frota.

O programa foi lançado em setembro de 2023, quando foram anunciados investimentos de R$ 65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos, com participação dos estados e municípios. O valor total destinado é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do Seleções está prevista para 2025, para que os prefeitos que forem eleitos este ano também possam apresentar seus projetos prioritários.

O Novo PAC Seleções compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil. O recurso está contemplado no investimento total do Novo PAC que é de R$ 1,7 trilhão.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. A estratégia de falar essas asneiras para a jumentada na sexta-feira é boa, tenho que admitir, assim quem tem só tico-teco na cabeça não consegue associar a disparada do dólar, segunda tem festa na B3 dólar deve passar dos R$5,70. A conta é fácil: [maior rombo desde 2020] + [PAC] = inflação = desvalorização do Real.

  2. EITA VAI COMEÇAR A SEÇÃO DE DESVIOS E ROUBALHEIRA. BEM VINDOS AOS BRASIL PAIS DE 3 MUNDO. PAIS DO FAZ ME RI

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Geral

Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do RN será o vice de Rafael Motta

O Avante deliberou sobre quem vai compor a chapa com o pré-candidato a prefeito de Natal, o ex-deputado Rafael Motta. O nome escolhido foi o do presidente da Associação dos Deficientes Físicos do RN (Adefern), José Odon Abdon, também filiado ao Avante.

Conhecido por sua dedicação à inclusão, igualdade de oportunidades e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Abdon exerce atualmente seu oitavo mandato como presidente da Adefern, o que traz representatividade e pautas inclusivas para a disputa municipal.

Com a indicação de Abdon, a chapa se torna um marco na política local, evidenciando o reconhecimento da importância da representatividade e da inclusão nas decisões políticas, com uma perspectiva única que enriquece o debate político e amplia as possibilidades de construção de uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os seus habitantes.

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Geral

Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira (26)

Foto: Agência Brasil

Terminam nesta sexta-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da primeira e segunda chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sai no dia 13.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), para concorrer às bolsas, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, e obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e acima de 0 na redação.

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita (por pessoa) que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015”, explicou MEC.

De acordo com o MEC, a escolha dos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser obtidas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

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Geral

[VÍDEO] Lula critica declaração de Campos Neto sobre valorização do mínimo: ‘Essa pessoa não tem respeito?’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta sexta-feira (26).

Lula lembrou a fala do presidente da autarquia sobre a política de valorização do salário mínimo e o aumento da inflação e questionou o “respeito” pela população. Lula indicou que teve dificuldade de acreditar na declaração.

“Esses dias o presidente do Banco Central deu uma declaração pra imprensa que eu não quis acreditar. O cidadão jovem, bem sucedido na vida, diz o seguinte: “Esse negócio de aumento do salário mínimo e massa salarial crescendo pode gerar inflação”. Significa que para não ter inflação o povo precisa ganhar pouco? É preciso?”, questionou Lula.

Lula se referia a uma entrevista de Campos Neto à CNN Brasil, em abril deste ano, e que passou a circular nas redes sociais nos últimos dias. Naquela ocasião, o presidente do BC destacou a preocupação sobre um eventual impacto de pressão inflacionária à frente com a sinalização do pleno emprego.

O comentário do presidente do BC foi feito na época após o IBGE divulgar que a taxa de desemprego no primeiro trimestre havia ficado em 7,9%, a menor para o período desde 2014.

“Será que essa pessoa não tem respeito? Será que as pessoas pensam que alguém ganha salário mínimo, quer ganhar salário mínimo? Será que pensa que o Brasil é pobre porque quer ser pobre? Não. Dê oportunidade ao pobre que ele vai fazer como fez esse pernambucano aqui, virar presidente da República”, disse o presidente.

Lula deu as declarações durante evento com anúncio de novas obras do PAC, no Palácio do Planalto.

No evento, Lula também afirmou que vai propor ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que durante o processo de renegociação das dívidas dos estados o governo federal permita a criação de um “Pé de Meia estadual” como forma de pagamento do débito. O objetivo do governo é ampliar o número de alunos contemplados pelo programa.

Lula faz críticas a Campos Neto recorrentemente, mas a intensidade dos ataques haviam diminuído nas últimas semanas. AS críticas de agora ocorrem a menos de uma semana da reunião do Copom, que na próxima semana decidirá sobre a Selic, taxa básica de juros da economia, atualmente em 10,5%.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

  1. Ele deve tá amando a situação. Tem em quem colocar a culpa do desastre do seu governo e tem quem tá controlando a inflação no Brasil. Enquanto isso, ele vai jogando pra torcida.

  2. 🔎🔎🔎Apenas o Senado tem poder para decidir sobre a possível demissão do presidente do BC?
    ➡️Caso haja motivo para a exoneração, o Conselho Monetário Nacional (CMN) – formado atualmente pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e pelo próprio presidente do BC (Campos Neto) – precisa apresentar uma proposta ao presidente da República, que deve ser aprovado por maioria absoluta no Senado. Nesse contexto, até a nomeação do sucessor, o cargo será ocupado interinamente pelo diretor com mais tempo em exercício.
    👺👺Por que esse palhaço ao invés de ficar tentando enganar os idiotas, não faz uma tentativa de demitir o cara?

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Geral

Lula propõe que Estados criem seu programa Pé-de-Meia para aliviar dívida com a União

 Foto: Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que vai propor ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que a renegociação da dívida dos Estados inclua a criação de versões estaduais do programa Pé-de-Meia.

A iniciativa do governo federal, lançada neste ano, consiste em oferecer bolsas financeiras para estudantes do ensino médio público.

“Eu vou propor ao Haddad para que, na renegociação da dívida dos Estados, uma forma de os Estados pagarem o que devem é fazer o ‘Pé-de-Meia Estadual’, para complementar os estudantes que não contemplados pelo CadÚnico”, disse Lula durante solenidade no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, 26. “É um jeito bom de gastar dinheiro, investindo na educação desse País”, acrescentou.

De acordo com o presidente, o governo pretende alcançar 4 milhões de estudantes com a iniciativa federal.

Inicialmente, o Pé-de-Meia priorizou jovens beneficiários do Programa Bolsa Família e alcançou mais de 2,4 milhões de estudantes. Em abril, Lula anunciou a inclusão de mais 1,2 milhão de beneficiários, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também serão atendidos.

O orçamento inicial do programa era de R$ 7,1 bilhões anuais. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mais R$ 3 bilhões serão investidos anualmente para contemplar a ampliação. Somada, a dívida de todos os Estados e do Distrito Federal é estimada em R$ 764,9 bilhões.

A declaração ocorre em meio a tratativas do governo federal com os Estados e o Congresso Nacional para resolver o impasse das dívidas. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás lideram a lista dos maiores devedores à União.

Como funciona o Pé-de-Meia

A política do Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivos anuais de R$ 3 mil por beneficiário, chegando a até R$ 9,2 mil nos três anos do ensino médio, com o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última série.

Conforme o governo, por meio do incentivo à permanência escolar, o o objetivo é reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

Nenhum estudante precisa se cadastrar para receber o Pé-de-Meia, basta estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no CadÚnico. O valor é depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, nos nomes dos próprios estudantes.

Fonte: Estadão

Opinião dos leitores

  1. Esse é mais um engodo. Dá uma migalha pro estudante, e este fica refém do Sistema ao invés de criar emprego e oportunidade para esses estudantes.

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Transporte Público

Licitação do transporte de Natal prevê subsídio da prefeitura de R$ 1,38 por passageiro; veja detalhes

 Foto: Joana Lima / Prefeitura do Natal

O sistema de transporte público de Natal deverá contar com 85 linhas distribuídas em 452 ônibus e miniônibus. Essa é a quantidade ideal projetada pelo estudo preliminar para a licitação do sistema de transporte público contratado pela Prefeitura da cidade e apresentado na manhã desta sexta-feira (26) em consulta pública realizada no auditório da OAB, em Candelária.

Segundo estimativas da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), contratada pela gestão municipal para fazer consultoria, assessoria e suporte técnico para acompanhamento da licitação do transporte público da capital potiguar, as empresas que queiram licitar com o município deverão investir cerca de R$ 268,5 milhões para renovar e ampliar a frota de veículos e fazer as melhorias necessárias para atender com qualidade e conforto os passageiros – que são 3,6 milhões por mês na capital.

Segundo a prefeitura, o cronograma prevê que o edital de licitação seja divulgado na segunda quinzena de agosto. Até lá, a proposta ainda pode mudar.

A licitação prevê uma rede de transição até o início da operação de forma definitiva. Entre os requisitos, estão ônibus que tenham ar-condicionado e sejam todos novos.

Subsídio

O estudo apresentado aponta que as melhorias no sistema deverão ser custeadas pelos passageiros com aporte da Prefeitura. Para isso, o custo das passagens será dividido em tarifa técnica, no valor de R$ 5,885, que representa o custo real do sistema por usuário, e o valor de R$ 4,50 a ser pago pelos passageiros. No total, está prevista a arrecadação anual de R$ 193 milhões apenas com a tarifa dos passageiros.

diferença de R$ 1,38 (entre os R$ 4,50 pagos pelos passageiros e R$ 5,88 da tarifa técnica) será paga pela prefeitura, através de subsídio mensal. As empresas deverão comprovar o atendimento a requisitos, sob pena de redução no valor do repasse.

Daliana Bandeira, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), expressou que a preocupação da pasta é com os custos do novo sistema. “Estamos falando de um sistema que vai custar R$ 210 milhões por ano, que vai custar R$ 60 milhões aos cofres públicos de subsídios. A gente caminha para que, juntos, a gente possa construir um sistema com qualidade, mas qualidade tem custo”, comentou a secretária.

Modalidade de licitação

licitação será feita por meio de concorrência eletrônica por menor valor da tarifa técnica em um primeiro momento e leilão de maior desconto nessa tarifa em um segundo momento. A contratação será feita por meio de concessão.

Entre as metas da licitação está a redução da lotação dos ônibus. Os veículos básicos devem ter capacidade total de 78 passageiros e os miniônibus capacidade total de 35 passageiros.

Além disso, os veículos deverão ter em média de 6 anos de idade, com limite máximo de 12 anos. Também deve ser disponibilizada conexão de internet Wi-Fi e ar-condicionado em todos a frota.

Consulta

A audiência desta sexta-feira faz parte da consulta pública sobre o tema. Os cidadãos podem enviar sugestões até a segunda-feira (29).

Os interessados em participar poderão acessar os documentos e o formulário de contribuição no endereço eletrônico licitacaotransporte.natal.rn.gov.br.

Histórico

A Prefeitura de Natal lançou uma licitação para o transporte público em novembro de 2016. No entanto, nas duas sessões para recebimento de propostas realizadas em 2017, o edital não recebeu nenhuma proposta.

edital previa dois lotes de serviço, cada um com 37 linhas de ônibus, divididos para atender as zonas Oeste e Sul e as zonas Leste e Norte. A concessão seria válida por 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos.

O documento incluía a exigência de veículos novos com melhorias, como piso baixo, câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado.

Após as duas sessões sem propostas, a prefeitura enviou no final de 2017 um novo projeto de licitação para ser aprovado pela Câmara Municipal de Natal. O projeto foi aprovado pelos vereadores no final de 2018, mas recebeu vetos do prefeito Álvaro Dias em 2019 e teve que retornar à Câmara.

Em 2021, a Prefeitura do Natal prometeu lançar uma nova licitação para o transporte público até o final do ano, o que não ocorreu.

Fonte: Portal 98Fm

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Geral

Entidades do Setor Produtivo do RN saem em defesa do início das obras da engorda de Ponta Negra

Foto: Semurb / Reprodução
As entidades representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte abaixo identificadas manifestam seu firme apoio ao imediato início das obras de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal.
A recuperação da faixa de areia é uma necessidade urgente para a proteção da costa, em especial para a preservação do Morro do Careca, sendo também essencial para garantir a continuidade da atividade turística, pilar da economia da Capital, que congrega mais de 10,5 mil empresas, gerando 38 mil empregos diretos e movimentando mais de R$ 100 milhões por mês em salários e pró-labores.
Somente as empresas localizadas no bairro de Ponta Negra, contribuem em impostos com mais de R$ 120 milhões por ano, para a prefeitura de Natal, e mais de R$ 500 milhões por ano, para o Governo do Estado, em ICMS.
Reiteramos que a degradação da praia impacta diretamente o fluxo de turistas, prejudicando hotéis, restaurantes, bares, vendedores ambulantes e todos os que dependem do turismo para sustentar suas famílias.
Além disso, a engorda da praia contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos natalenses, proporcionando um espaço seguro e agradável para lazer e práticas esportivas.
É oportuno lembrar que o licenciamento ambiental é de competência do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Em sua ação, o Ministério Público Federal (MPF) desvirtua a competência da Justiça Federal, pois se trata de um licenciamento ambiental local, conforme jurisprudências do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Além disso, a ausência de reconhecimento de uma comunidade tradicional apta à aplicabilidade da norma da OIT 169, enfraquece a posição do MPF.
A demora de mais de um ano para o ajuizamento da ação pelo MPF também esvazia o requisito de urgência da tutela provisória, invertendo o perigo da demora, já que a interrupção da obra, a esta altura, comprometeria todo o cronograma, gerando prejuízos aos cofres públicos, ao meio ambiente e à economia potiguar.
Diante dos benefícios econômicos, sociais e ambientais, reforçamos nosso apelo à Justiça Federal, a fim de sejam agilizados os trâmites necessários para execução da obra. O futuro de Ponta Negra depende dessa ação urgente!
Assinam esta nota:
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomércio RN
  • Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN
  • Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – Faern
  • Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – Fetronor
  • Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte – Facern
  • Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte – FCDL
  • Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH RN
  • Associação Brasileira das Agências de Viagem do Rio Grande do Norte – Abav RN
  • Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel RN
  • Natal Convention Bureau
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae RN
  • Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte – Sindetur RN
  • Sindicato das Empresas de Locação de Bens Móveis do Estado do Rio Grande do Norte – Sindloc RN
  • Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte – SHRBS RN
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL Natal

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Geral

[VÍDEO] Em Paris, Fátima Bezerra e prefeito de Timbaúba dos Batistas acompanham abertura dos Jogos Olímpicos

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildinho Albuquerque (PP), estão em Paris para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Além da governadora e do prefeito, o RN tem como representante, ainda, bordadeiras que confeccionaram parte do uniforme usado pela delegação brasileira durante o evento.

uniforme da seleção brasileira foi todo produzido na cidade de Timbaúba dos Batistas, bordado a mão pelas artesãs daquele município. As peças foram produzidas também no Seridó.

Da arquibancada, a governadora publicou vídeo nas redes sociais exibindo uma peça do uniforme.

Foto: Reprodução

Fonte: Portal 98Fm

 

Opinião dos leitores

  1. Enquanto toda semana morre um nas esburacadas estradas do RN… mas o povo elegeu em primeiro turno, segundo as urnas do TSE, então… toda pêia é pouca.

  2. E acabei de vir de Pau dos Ferros a Tenente Ananias, uma buraqueira só. Governadora tenha pena do povo. Deixe de gastar com viagem. Ajeite as estradas. Uma vergonha. “Pu caridade”

  3. Acho interessante o Ministério Público…
    Quando uma cidade, por exemplo, planeja fazer algum evento (tipo carnaval ou São João), ele (o MP), faz recomendação para não ocorrer tais eventos, em razão da necessidade de aplicação dos recursos em áreas como saúde, educação, infraestrutura…
    O nosso Estado passando por todo tipo de dificuldades na saúde (vejam a situação do Walfredo Gurgel), educação (escolas totalmente sem estrutura), segurança pública (bandidagem tomando conta), dentre outras mazelas, o Ministério Público não faz nenhum tipo de manifestação a respeito da Governadora e comitiva, ir “passear” com recursos públicos (pagos por nós), com a alegação que irá “promover o nosso Estado”…
    Com a palavra, o Ministério Público…

  4. Pense numa idosa para gostar de holofotes. Uma viagem sem futuro para o RN. Só tem blá blá blá e fazendo turismo às custas do contribuinte. Por isto que vive querendo aumentar o ICMS para passear, cada vez mais, com a sua comitiva. Uma vergonha.

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