Diversos

Fiern confirma decisão irreversível da Hering de deixar o RN

Foto: Reprodução

Em nota, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) destaca apelo para que não ocorressem distratos com as pequenas indústrias do interior, e afirma que foi reiterado o apoio junto com o Governo do Estado para a permanência das atividades de produção no Rio Grande do Norte.

“Não é possível uma intervenção. O que era possível foi feito”, resume a nota.

Opinião dos leitores

  1. Muito interessante oq acontesse no RN as empresas vão embora para outro estado onde tem imcent fiscal nunca vir isso nada funciona neste estado onde o desemprego e grande o POVO não tem onde trabalhar por fauta de indústria de fábricas que não tem tão saindo dair imdo para os estado visimlho Paraíba Pernambuco e outros e os cadê os politico dair cadê os governantes deste estado que não faz nada as empresas fexa vai embora enquanto o POVO aí fica sem imprego sem salário para sustentar sua família e sua gente o estado só cresce onde tem IMPREGO infeliz mente e lamentável o meu RN

  2. Tem algum petralha aí BG? Meus comentários passando a verdade dessa corja são omitidos. Pqp, pensei que fossem decentes. Decepção.

  3. As empresas, em toda parte do mundo, simplesmente buscam se defender da perseguição promovida por governos ditos de esquerda, sempre coadjuvados por órgãos públicos aparelhadas por essa nefasta ideologia, como é o caso do Ministério Público do Trabalho e de órgãos que dizem defender o meio ambiente. A Henring está transferindo seu maquinário para o estado de Goiás. Com ela vão embora milhares de empregos (ela utiliza facções) e arrecadação de impostos. E agora, governadora, ainda vai comemorar invasões de fábricas? E os procuradores do MPT, cadê os empregos que vocês dizem defender? Tchau! Estão gostando?

  4. Nada a ver com a Reforma Trabalhista. A inoperância do governo mais o ódio destilado contra empresas por alguns deuses do MPT estão destruindo o RN.

  5. Eu pensava que a reforma trabalhista iria criar empregos e fortalecer a economia. Acho que fui enganado.

    1. Pois é… Parece que aquela historia de que a reforma traria salários para níveis cambojanos não vingou, atraindo capitalistas malvadões gringos. Reforminha paia.

  6. A política do "fique em casa" mostrando seus resultados. Já era esperado. Viva o governo estadual e o o seu competente comitê científico. Quantos trabalhadores/pais e mães de família desempregados… Mas o pessoal do governo e do comitê, todos em casa, claro, com os seus salários garantidos no final de cada mês. Viva! O pobre que "se lasque", não é Fátima Bezerra?

  7. Espero q as empresas cearenses e pernambucanas desconheçam a forma que o MPT atua aqui em nosso estado sem lideranças…Se souberem que, ao chegarem, os fiscais e promotores avançarão feito cães raivosos salivando pra cima deles, apoiados por uma governadora em cima de um carro de som bradando para q os colaboradores se amotinem…sei não, melhor a FIERN omitir isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TENSÃO DIPLOMÁTICA: Brasil diz que combate ao crime é válido, mas rejeita “pretexto para intervenção” após decisão dos EUA sobre PCC e CV

Foto: Reprodução

O governo brasileiro afirmou que reconhece como legítimas as ações internacionais de combate ao crime organizado, mas rejeitou qualquer possibilidade de que medidas externas sejam usadas como justificativa para intervenção em território nacional.

A declaração foi feita após a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras.

Em manifestação, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, destacou que o Brasil considera importante a cooperação internacional no enfrentamento ao crime organizado, especialmente em áreas como lavagem de dinheiro e tráfico de armas.

No entanto, o governo brasileiro afirmou que não aceita que a medida seja utilizada como “pretexto para intervenção”, segundo informações de O Antagonista.

A decisão norte-americana envolve as facções PPC e CV, que passaram a integrar listas internacionais de sanções e restrições financeiras. Segundo o governo dos Estados Unidos, a medida amplia mecanismos de cooperação e possibilita ações mais rígidas contra redes criminosas transnacionais.

A classificação foi anunciada pelo Departamento de Estado norte-americano e integra a política externa de segurança do governo do presidente Donald Trump.

A declaração ocorre em meio ao aumento da cooperação internacional no combate ao crime organizado e às discussões sobre os limites de atuação entre soberania e ações externas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ALERTA AMBIENTAL: Natal aponta vazamento de 23 mil litros de esgoto por dia em Ponta Negra e cobra explicações da Caern

Imagens: Cedidas

A Prefeitura de Natal apontou um vazamento de esgoto em Ponta Negra, na zona Sul da capital, com estimativa de até 23 mil litros por dia, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). As informações são da Tribuna do Norte.

A ocorrência foi identificada durante uma operação integrada realizada na última terça-feira (26), com participação da Semurb, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban), no dissipador 8, localizado no final da Rua Halley Maestrinho.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o cálculo da vazão foi feito a partir das condições observadas no local.

Segundo ele, o volume estimado de esgoto seria resultado de um extravasamento no sistema de drenagem da região. “Era uma vazão média… deu aproximadamente 23 mil litros de esgoto por dia”, afirmou o secretário.

A Prefeitura informou ainda que as equipes atuaram para conter a situação e evitar que o material chegasse à faixa de areia da praia.

Durante a fiscalização, técnicos identificaram indícios de problemas na rede de esgotamento sanitário, com possível extravasamento associado à tubulação da região.

A Caern foi autuada com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998) e no Decreto Federal nº 6.514/2008, segundo a Semurb.

Caern disse ter reforçado fiscalização

Em nota, a companhia informou que intensificou as ações de monitoramento e fiscalização no sistema de Ponta Negra e que não foram identificadas irregularidades ou vazamentos nas vistorias realizadas por suas equipes.

A Caern também afirmou que recebeu notificação da Prefeitura, mas sem o relatório técnico citado, e que solicitará acesso às informações para análise. A companhia reforçou que segue à disposição e que realiza manutenção e fiscalização contínua no sistema de esgotamento sanitário.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

RN tem um dos piores índices de alfabetização do Brasil e fica atrás de quase todo o país

Foto: Reprodução

O RN aparece entre os estados com os piores índices de alfabetização infantil do país, segundo dados de um painel desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com o levantamento, apenas 48% das crianças potiguares estão alfabetizadas, o que coloca o estado na penúltima posição do ranking nacional.

O índice do RN fica abaixo da média brasileira, que é de 66%. Sergipe aparece logo acima, com 50%. Já os melhores resultados do país são do Ceará, com 84%, seguido por Goiás e Paraná, ambos com 80%.

A plataforma reúne dados de alfabetização entre os anos de 2023 e 2025 e permite consultas por estados e municípios, com o objetivo de ampliar o monitoramento da educação básica e identificar regiões com maior dificuldade no processo de aprendizagem.

Além do RN, estados como São Paulo e Rio de Janeiro também aparecem abaixo da média nacional, com índices de 61% e 60%, respectivamente. Minas Gerais registra desempenho superior, chegando a 74%.

Segundo o coordenador da área de educação do MP baiano, promotor Adriano Marques, o painel permite análises comparativas e identificação de cenários críticos no sistema educacional.

As informações foram divulgadas pela revista Veja.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GUERRA AO CRIME: EUA classificam PCC e CV como organizações terroristas

Foto: Reprodução

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) a classificação das facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras.

A medida faz parte de uma nova estratégia do governo norte-americano para endurecer o combate ao crime organizado internacional e ampliar sanções contra grupos ligados ao narcotráfico.

Com a decisão, PCC e CV passam a integrar uma lista que permite aos Estados Unidos aplicar restrições financeiras, bloqueios de ativos e ampliar ações de cooperação internacional contra redes criminosas.

Segundo o anúncio, a iniciativa integra a política de segurança do governo do presidente Donald Trump, que vem reforçando medidas contra organizações criminosas transnacionais.

A classificação também pode impactar operações financeiras e conexões internacionais associadas às duas facções.

Opinião dos leitores

  1. O presidente do Brasil foi pedir a Trump que não incomodasse os criminosos, o candidato FB foi pedir que Trump não tivesse piedade com a bandidagem. E vc que já foi vítima de algum crime, vai votar em quem? Eu fico como candidato.

  2. O Lula foi implorar a Trump, para que ele não fizesse isto porém nosso futuro presidente Flávio Bolsonaro fez uma visita ao galego e solicitou que as facções fossem classificadas como.terrorstas. o poder dos bolsonaros com Trump é grande.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DE NOVO: Após ser multada em R$ 3 milhões, Caern volta a lançar esgoto na praia de Ponta Negra

Imagens: Reprodução/96 FM

Um novo flagrante de esgoto em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, voltou a gerar alerta ambiental nesta semana. Imagens registradas nesta quinta-feira (28) mostram o despejo de esgoto na rede de drenagem da região, com chegada até a faixa de areia da praia. As informações são da 96 FM.

O caso ocorre poucos dias após a Prefeitura de Natal aplicar uma multa de R$ 3 milhões contra a Caern, após fiscalização apontar irregularidades no sistema de esgotamento sanitário do bairro.

Segundo técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, o esgoto estaria sendo lançado de forma irregular na rede de drenagem desde pelo menos janeiro de 2026.

Após a autuação, a Caern informou que intensificou ações de fiscalização e monitoramento no sistema de Ponta Negra e afirmou, em nota, que não foram encontradas irregularidades ou vazamentos durante vistorias técnicas recentes.

Apesar disso, novas imagens feitas pela fiscalização municipal mostram novamente o esgoto escoando pela rede de drenagem e chegando até a praia, reforçando o impasse entre as versões apresentadas.

A situação já é alvo de processos e multas ambientais em andamento, que somam valores adicionais ao auto principal de R$ 3 milhões aplicado pela Prefeitura.

As autoridades seguem monitorando o caso.

 

Opinião dos leitores

  1. A caern é multada quando comete irregularidades, já a COSERN roubando descaradamente todos os consumidores que instalaram energia solar em suas residências, e ninguém faz absolutamente nada contra esse crime cometido pela cosern, nem MP, PF, PC , IMETRO, SEFAZ, TCU…..todos bem galadinhos.

  2. Se a CAERN fosse uma empresa privada o Ministério Público já teria sugerido o fechamento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cláudio Castro abandona pré-candidatura ao Senado em meio a investigações da PF

Imagens: Reprodução/Cláudio Castro

O ex-governador do RJ Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (28), a desistência de sua pré-candidatura ao Senado. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que a decisão foi a “mais difícil” de sua vida e disse que vai se dedicar integralmente à própria defesa.

A pré-candidatura havia sido lançada em fevereiro, mas já vinha sendo considerada como difícil de sustentar dentro do cenário político. O movimento de recuo foi comunicado a dirigentes do PL, partido ao qual é ligado.

A decisão ocorre em meio a investigações da Polícia Federal envolvendo o ex-governador em apurações relacionadas a supostas irregularidades financeiras e fiscais. Ele é investigado e já foi alvo de operações recentes autorizadas pelo STF.

Castro afirmou que não está encerrando sua vida política, mas que precisa de tempo para lidar com sua defesa e questões pessoais. “Resolvi retirar minha candidatura ao Senado Federal para que eu possa focar completamente na minha defesa”, disse.

Nos bastidores, aliados já discutem possíveis substitutos para a disputa ao Senado no Rio de Janeiro, com nomes sendo avaliados dentro do campo político do ex-governador.

A definição final deve passar pela articulação do PL no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Carga de celulares de R$ 200 mil é recuperada após roubo no aeroporto no RN

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil recuperou, nesta quinta-feira (28), uma carga de aparelhos celulares avaliada em aproximadamente R$ 200 mil no município de Macaíba.

A ação ocorreu após investigação sobre um roubo registrado durante o transporte das mercadorias, que haviam sido retiradas no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Segundo as investigações, o motorista responsável pelo transporte foi rendido por homens armados e mantido sob ameaça enquanto os celulares eram levados pelos suspeitos.

Ao todo, 41 aparelhos celulares de diferentes marcas e modelos foram recuperados durante a operação e devolvidos ao representante legal da empresa.

As investigações continuam para identificar e localizar todos os envolvidos no crime. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide defende orçamento para políticas de proteção às mulheres em encontro com Fachin no STF

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou, nesta terça-feira (27), de um café da manhã promovido pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, com parlamentares das bancadas femininas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília.

O encontro reuniu deputadas e senadoras no Salão Branco do STF e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os Poderes em torno de políticas públicas voltadas à proteção, garantia de direitos e promoção da dignidade de mulheres e meninas brasileiras.

Durante a agenda, Zenaide destacou a importância da atuação conjunta entre Legislativo e Judiciário no enfrentamento à violência de gênero e na construção de políticas públicas permanentes.

“A defesa dos direitos das mulheres precisa sair do discurso e chegar ao orçamento. Nenhuma política pública de proteção, acolhimento e garantia de direitos avança sem recursos garantidos. É preciso compromisso institucional e prioridade real para proteger a vida das mulheres brasileiras”, afirmou a senadora.

O encontro ocorreu em meio ao fortalecimento de ações do CNJ voltadas ao enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. Sob a gestão de Fachin, o conselho criou o Eixo Permanente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres no âmbito do Observatório Nacional de Direitos Humanos do Poder Judiciário.

A iniciativa busca ampliar a integração de dados, a produção de diagnósticos e o apoio à formulação de políticas judiciárias voltadas à proteção das mulheres.

Ao anunciar a medida, Fachin destacou o aumento de casos de feminicídio, violência doméstica e violência sexual no país, reforçando a necessidade de aprimorar mecanismos de proteção e garantir acesso à Justiça.

Para Zenaide, o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres exige ação coordenada entre os Poderes e financiamento contínuo.

“A violência contra a mulher não será enfrentada apenas com boas intenções. Precisamos de orçamento para casas de acolhimento, para atendimento especializado, para educação, saúde, assistência social e para garantir que as leis saiam do papel e cheguem à vida das mulheres”, destacou.

A reunião também reforçou o compromisso das bancadas femininas do Congresso Nacional com o avanço de pautas de proteção às mulheres, combate ao feminicídio e promoção da igualdade de direitos no Brasil.

Além disso, a senadora destacou iniciativas de sua atuação no Congresso Nacional voltadas à proteção, autonomia econômica e garantia de direitos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro quer retomar Master na delação para vender ativos, saldar dívidas e ficar com saldo pós-liquidação

Foto: reprodução

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro apresentou uma proposta para reassumir o controle da liquidação do Banco Master, hoje sob intervenção após liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro de 2025.

Segundo a proposta, Vorcaro e os sócios indicariam um liquidante para administrar a venda de ativos da instituição, quitar dívidas e ficar com eventual saldo remanescente após o pagamento dos passivos e multas previstas em um possível acordo de delação premiada.

As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

O plano foi levado a autoridades envolvidas nas negociações da delação e também ao governo federal, que reagiu com surpresa à ideia.

Atualmente preso, Vorcaro quer transformar a liquidação extrajudicial em liquidação ordinária — modelo em que os próprios sócios apresentam ao Banco Central um plano para resolver a crise financeira da empresa.

O Banco Master não voltaria a operar, mas os antigos controladores passariam a conduzir o processo de encerramento da instituição.

O caso chama atenção porque o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) já desembolsou mais de R$ 35 bilhões para pagar credores do banco, reduzindo significativamente o passivo da instituição.

Autoridades avaliam que o endurecimento das negociações pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Polícia Federal pode dificultar o avanço da proposta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF valida mudança na lei de improbidade que obriga demonstração de dolo ou intenção para punição ao agente público


Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válido o trecho da lei de improbidade que estabeleceu que as ações só podem ser propostas se houver demonstração de dolo ou intenção por parte do agente público. Os ministros analisam, em julgamento nesta quinta, uma série de mudanças na norma, como a lista de condutas que podem ser sancionadas, o abrandamento de penas e a possibilidade de suspensão de direitos políticos de condenados.

As alterações promovidas pela norma aprovada em 2021 pelo Congresso são tema de quatro processos da pauta da sessão do STF desta tarde. Os casos estão sob relatoria dos ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e envolvem pedidos e questionamentos feitos, entre outras entidades, pelo Ministério Público de São Paulo e a OAB, além do PSB.

Os ministros analisam ponto a ponto os dispositivos da lei de improbidade que foram questionados. Um deles prevê que não configura improbidade administrativa a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, “baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada ou posteriormente superada por órgãos de controle ou pelo Judiciário”. O ministro Alexandre de Moraes entendeu que a previsão era perigosa e acabava acaba diminuindo a proteção da lei.

Neste ponto, os ministros seguiram o voto do ministro André Mendonça no sentido de validar a exclusão de responsabilidade por improbidade, em caso de divergência interpretativa da lei, desde que haja a possibilidade de configuração em casos de dolo ou erro grosseiro, principalmente para a responsabilidade patrimonial. Assim, nesses casos, o agente público não vai poder usar o argumento previsto em lei para escapar da ação de improbidade.

Antes da análise, trecho a trecho, da lei de improbidade, o colegiado considerou prejudicada, por unanimidade, uma ação proposta pelo PSB que questionava a modalidade culposa de improbidade administrativa e contestava a pena de suspensão de direitos políticos a condutas culposas. Os ministros entenderam que a lei de improbidade editada em 2021, alterou tais regras.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *