FOTO: começou a escavação do primeiro poço do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas

IMG_3867Foto: Alex Régis

Começou nesta terça-feira (21) a escavação do primeiro poço do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas. Os operários com o auxilio de uma retro-escavadeira iniciaram os serviços nesta manhã. Também foram instalados um gerador e um compressor. A expectativa da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) é que com o avanço dos trabalhos mais equipamentos cheguem para agilizar os serviços. Ao longo da via, mais três equipes trabalham na colocação dos tapumes, isolando a área para iniciar novas escavações.

O secretário adjunto de operações da Semopi, Caio Múcio, disse que a cada 200 metros será cavado um poço. Ele apela para que a população evite circular pela Avenida Jerônimo Câmara, procurando trafegar por ruas e avenidas adjacentes: “Fazemos esse pedido para que os trabalhos possam fluir de maneira mais tranqüila”.

As intervenções constam da limpeza e urbanização de cinco lagoas: a de São Conrado em Dix-Sept Rosado, duas do Centro Administrativo (que serão interligadas por meio de nova tubulação com diâmetro superior ao existente); e duas da Cidade da Esperança. Essas cinco lagoas serão interligadas a um túnel com 4.500m de extensão e diâmetro medindo 2,20 a 3,00m que será construído a partir das lagoas do Centro Administrativo. O túnel segue adiante passando pela Av. Jerônimo Câmara até chegar a Av. Interventor Mário Câmara – onde haverá uma bifurcação – com um braço saindo para a Lagoa de São Conrado e outro para as lagoas da Cidade da Esperança. O percurso prossegue na Av. Jerônimo Câmara até a Rua dos Caicós, pegando a Rua Miguel Castro a esquerda em direção ao Rio Potengi.

A meta é eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Além de urbanizar as lagoas do Centro Administrativo, Lagoa de São Conrado, lagoas da Cidade da Esperança, Lagoa dos Potiguares, Lagoa do Preá e reservatório de primeiras chuvas. Esta obra visa a resolver 23 pontos críticos de alagamentos em diversas ruas das zonas Sul e Oeste.