Após quebra de exclusividade, Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca

Foto: André Durão / GloboEsporte.com

A Globo rescindiu nesta quinta-feira o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com 11 clubes que disputam a competição – a exceção é o Flamengo – e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os clubes com contrato e a Ferj foram informados da decisão na manhã desta quinta.

Leia na íntegra a nota da Globo:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Fonte: GloboEsporte.com

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Lerson disse:

    Já vai tarde!!!
    A moda é live, ponto final.
    Vou adorar assistir o meu Mengão jogar as 20.horas,
    A globo, pode seguir com a sua programação, pra eu, não tem problema nenhum.

  2. Eduardo disse:

    .. o problema da Globo.. sao as Novelas .. ela pagava para nao exibir o campeonato .. para empurrar as novelas que davam muitos lucros … e jogava o futebol para as 22hs .. flamengo x olaria …

  3. Beemoth,Leviatã,Ziz disse:

    Essa indústria desportiva do país só fizeram quebrar financeiramente o nosso país,primeiro foi o panamericano do Rio de Janeiro,depois a copa do mundo de 2014 e depois as olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016,esses três eventos esportivos internacionais só acabaram com a economia da nação brasileira,com práticas de corrupção passiva e ativa entre os governos,construtoras,políticos e essas instituições desportivas internacionais:Fifa,Conmebol,comitê olímpico Internacional e outros órgãos privados desportivos que não sei o nome que desviaram bilhões de dólares do povo brasileiro,esses três eventos esportivos internacionais só trouxeram coisas negativas e prejudiciais as finanças e econômia do Brasil e ao seu povo, inclusive o nosso pobre estado do RN que perdeu e está perdendo bilhões de reais com a construção do tal estádio arena das dunas.

  4. santa Cruz disse:

    Já esta a meação de não transmitir a copa do mundo de 2022 por calote a FIFA , e fica de fora de transmitir o carica. Quem faz aqui, aqui se paga, qui beleza é o começo do fim!

  5. João Batista Félix de Sousa disse:

    Próximo evento para cancelar vai ser o Brasileirão, quero vê vó flamengo receber de outras emissoras ou YouTube o valor de 120.000 milhões de reais por temporada, o futebol brasileiro vai afundar sem a grana da Rede Globo

  6. Beemoth,Leviatã,Ziz disse:

    A não transmissão desses jogos de futebol pela rede globo de televisão é um Grande favor que ela faz para toda à sociedade brasileira.

  7. realista disse:

    ótimo, agora é só vender o campeonato a outras emissoras, liberdaaaaade , é o início do fim do monopólio da Globo, o povão ganhará com isso.

  8. Antenado disse:

    Vai pagar a FIFA ou não vai? A choradeira tá grande.

COMENTE AQUI