Diversos

Governo quer acabar com monopólio do INSS em benefícios como auxílio-doença e maternidade

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O governo quer o fim do monopólio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cobertura dos chamados benefícios de risco não programados (como auxílio-doença , acidente de trabalho e salário-maternidade ) e já prepara um projeto de lei para abrir esse mercado ao setor privado. O volume que o INSS gasta com esse tipo de benefício chega a R$ 130 bilhões por ano, o equivalente a 22% da despesa anual do instituto.

A concorrência na gestão dos benefícios de risco foi aberta com a reforma da Previdência, aprovada pela Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado na semana passada. A medida já estava prevista no texto enviado pelo governo e não enfrentou resistência dos parlamentares. O INSS teria exclusividade apenas sobre as aposentadorias e parte das pensões.

A mudança afetaria parte das pensões, que poderia ser enquadrada como benefício de risco não programado e, portanto, administrada pelo setor privado. Enquadra-se neste caso a morte de um trabalhador por evento inesperado, como doença grave ou acidente de trabalho. Não se considera nesta classificação a pensão por morte de um aposentado.

A proposta altera um artigo da Constituição (201, parágrafo 10) e permite que uma lei complementar de autoria do Executivo discipline “a cobertura de benefícios de riscos não programados, inclusive os de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo Regime Geral de Previdência Social e pelo setor privado”.

Hoje, a Constituição já traz a possibilidade de concorrência entre o INSS e seguradoras, mas somente no caso de acidentes de trabalho. No entanto, não houve iniciativa dos governos passados de enviar um projeto ao Congresso para pôr a medida em prática.

Segundo integrantes do governo a par das discussões, as empresas vão poder optar se querem contratar o serviço do INSS — que continuará existindo — ou de uma seguradora. Para quem migrar parte dos benefícios ao setor privado, a alíquota previdenciária patronal de 20% — que cobre aposentadoria, pensão e todos os benefícios não programados — será reduzida.

Além do pagamento do empregador, o trabalhador também arca com uma contribuição mensal ao INSS, mas o percentual varia de acordo com a faixa de renda. O montante pago por trabalhadores e empresas é destinado a aposentadorias e demais benefícios.

As regras de acidente de trabalho também vão mudar e o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), criado em 2010, será extinto. O FAP é um multiplicador aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3%, que variam conforme o risco da atividade.

MUITO ALÉM DA APOSENTADORIA

O INSS administra não só a previdência dos trabalhadores da iniciativa privada, mas também uma série de benefícios não programados

Ele penaliza ou dá desconto às empresas, dependendo do índice de ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais. Quem fica acima da média do setor, paga mais. Quem fica abaixo, tem benefício. Se não houver nenhum acidente, por exemplo, há desconto substancial na alíquota.

Quem fica acima da média do setor, paga mais. Quem fica abaixo, tem benefício. Se não houver nenhum acidente, por exemplo, há desconto substancial na alíquota.

O mecanismo foi criado para incentivar os empregadores a investir em ações de prevenção, mas tem distorções, segundo técnicos do governo. Quando a nova sistemática estiver em vigor, não fará sentido o FAP continuar existindo, disse um técnico.

Na visão do governo, com abertura e competição no mercado, as empresas vão investir na prevenção de acidentes e no ambiente de trabalho para ter acesso a seguros mais baratos. O custo do produto dependerá do perfil do cliente e do potencial de risco.

As seguradoras, por sua vez, vão focar em ações de reabilitação para permitir que o trabalhador volte à atividade o mais rápido possível. No INSS, falta esse tipo de iniciativa.

Quando o novo modelo estiver funcionando, o trabalhador que tiver um acidente de trabalho, quebrar uma perna enquanto estiver exercendo sua profissão, por exemplo, terá de procurar uma seguradora caso seu empregador tenha optado pela cobertura do setor privado.

Ele não deverá mais procurar a agência do INSS. O mesmo valeria para gestantes e dependentes de trabalhadores que morrem em acidentes no caso do requerimento de pensão por morte.

Integrantes do governo garantem que os trabalhadores não ficarão desprotegidos porque os benefícios estão previstos na Constituição e não poderão ser alterados.

Além disso, o projeto de lei vai prever critérios para garantir o atendimento aos segurados, como o tipo de seguradora que poderá oferecer o produto, patrimônio e reserva para emergência, como ocorre com os bancos.

A regulação e a fiscalização ficarão a cargo da super agência a ser criada com a fusão da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que cuida dos fundos de pensão.

Projeto de lei em 2020

Por isso, o governo enviará primeiro o projeto da nova agência, o que deve ocorrer nos próximos meses. A proposta que mudará o funcionamento dos benefícios de risco será encaminhada no início de 2020. Ela ainda está sendo formatada. No caso dos trabalhadores autônomos, a tendência é que eles fiquem com o INSS.

Em 2018, o valor médio pago a segurados por benefícios de risco foi de R$ 1.353,15.

Na semana passada, o instituto anunciou a meta de zerar os pedidos de benefícios em análise, como aposentadorias e pensões, até o fim do ano. Há 1,3 milhão de processos com prazo superior a 45 dias.

Para Ana Carla Abrão, sócia da consultoria Oliver Wyman, a medida deve gerar resistências no Congresso, mas, se o mercado for bem regulado, com regras claras de fiscalização, todos sairão ganhando:

– Diante da deterioração do serviço público, não vejo razão para o INSS continuar como única alternativa. No momento em que você abre o mercado e que as empresas vão concorrer para ofertar um seguro menor, perícias mais eficazes, haverá ganho para todos.

Quer saber como fica sua pensão após a reforma da previdência? Clique na calculadora que simula o valor final , considerando também o acúmulo com a aposentadoria

Segundo Paulo Tafner, especialista em Previdência, a medida segue padrão internacional, adotado em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Áustria. Ele explicou que a tendência é segregar a poupança previdenciária (aposentadoria e pensão) dos benefícios de risco:

— Não vejo problemas para o segurado. Os benefícios continuarão existindo, e o INSS terá que se tornar mais eficiente para competir no mercado.

O Globo

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Sinmed do RN emite nota defendendo greve e denunciando irregularidades em contratos de serviços médicos

Foto: Sinmed/divulgação

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) divulgou uma nota de esclarecimento reforçando sua atuação em defesa da categoria médica e da saúde pública.

O documento, assinado pelo presidente da entidade, Dr. Geraldo Ferreira Filho, contesta publicações que, segundo o sindicato, tentam distorcer sua postura ao denunciar irregularidades na contratação de serviços médicos pela Prefeitura de Natal.

De acordo com o Sinmed, a administração municipal insiste em manter contratos precários, descumprindo decisões judiciais e normas da nova Lei de Licitações, o que fragiliza a saúde pública e compromete a qualidade da assistência prestada à população. A entidade destaca que sua luta não é em defesa de empresas, mas sim pela garantia de condições dignas de trabalho para os médicos e de uma assistência estável e transparente para os pacientes.

O sindicato também reafirma que o direito de greve e de mobilização está assegurado pela Constituição e representa uma resposta legítima contra tentativas de precarizar o trabalho médico. “Nosso compromisso é com a legalidade, com a dignidade da categoria e com o direito da população potiguar à saúde de qualidade”, afirma a nota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Na reta final para o Enem, Colégio Porto realiza momento de descontração e brincadeiras para os alunos

Foto: reprodução

Na reta final de preparação para o Enem 2025, o Colégio Porto preparou um momento de descontração para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Na manhã desta segunda-feira (1º), os jovens participaram de brincadeiras para adivinhar músicas e karaokê.

O DescomPRÉssão marcou o início do último trimestre do ano com objetivo de amenizar o estresse e deixar os alunos mais confiantes. “Esse é um projeto que já acontece ao longo do ano letivo, inserido dentro das aulas de Projeto de Vida, que leva em consideração a saúde emocional, mental, a saúde física e o desempenho cognitivo”, afirma Kênnia Ísis, orientadora pedagógica da escola.

A educadora explica que durante o DescomPRÉssão, os estudantes participam de momentos mais introspectivos e outros de diversão, para que aprendam a lidar com as emoções da reta final para o Enem. “É uma oportunidade para os alunos equacionarem o desempenho cognitivo com as questões emocionais, a fim de obter o melhor resultado no Enem, nos vestibulares e também nessa reta final da escola”, explica Kênnia Ísis.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No primeiro dia serão realizadas as provas de redação, Linguagens e Ciências Humanas, enquanto no segundo os estudantes respondem as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal emite comunicado após encerrar contrato com Coopmed

 

Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal anunciou, neste domingo (1º), o início da execução dos serviços médicos pelas empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda. e Proseg Consultoria e Serviços Especializados Ltda. A contratação foi feita por meio da Dispensa Eletrônica nº SMS 003/2025, resultando nos contratos nº 005/2025 e nº 006/2025, respectivamente.

A medida atende à decisão judicial proferida no dia 20 de agosto deste ano, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que determinou a conexão de todos os processos relacionados ao tema e assegurou a contratação das empresas vencedoras do certame.

A Secretaria também informou que notificou a Cooperativa Médica – Coopmed – sobre a interrupção dos serviços prestados desde o dia 22 de agosto, conforme ofício nº 2161/2025/GS/SMS. O órgão reforçou que todos os pagamentos referentes aos atendimentos realizados até 31 de agosto serão integralmente quitados.

Com o novo contrato em vigor, a gestão municipal busca garantir a continuidade e a regularidade dos serviços médicos ofertados à população da capital potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Extremoz vai ganhar novo Mercado Público com emenda do deputado Girão

Foto: reprodução

A prefeita Jussara Sales anunciou nesta segunda-feira (1º) uma grande conquista para Extremoz: a construção do novo Mercado Público Municipal, no Largo do Conjunto Estrela do Mar. O investimento será possível graças a uma emenda destinada pelo deputado federal General Girão, que garantiu mais de R$ 2,6 milhões em recursos.

O novo mercado promete transformar o comércio local, oferecendo um espaço moderno, organizado e adequado para feirantes, agricultores familiares e consumidores. Além de movimentar a economia, o equipamento será um ponto de encontro para a comunidade, valorizando a produção local e fortalecendo os pequenos empreendedores.

“O mercado público será um equipamento estruturante, que vai gerar emprego, renda e valorizar ainda mais a nossa cidade”, afirmou a prefeita Jussara Sales.

Além do mercado, os recursos assegurados também contemplam a aquisição de um veículo para a Secretaria da Mulher e a continuação da pavimentação do KM-23.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nova Bodytech Natal Shopping se torna a maior academia em piso único da cidade e lança o Celebration Day neste sábado

Foto: divulgação

A Bodytech Natal Shopping acaba de inaugurar uma nova fase que promete transformar a cena fitness da cidade. Após uma expansão que dobrou a sua estrutura, a academia passa a ser a maior em piso único de Natal, oferecendo aos alunos e visitantes um espaço ainda mais completo, moderno e confortável.

Para marcar essa conquista, neste sábado, 06 de setembro, pela manhã, será realizado o Celebration Day – um evento de celebração aberto a convidados, alunos e à imprensa. A programação contará com circuitos interativos, aulas especiais, apresentação oficial da nova academia, coquetel saudável e brindes exclusivos, além da animação de DJ Pettros e Sax in The House, a partir das 7h.

A nova Bodytech Natal Shopping se diferencia por reunir em um só lugar a maior estrutura em piso único da cidade, equipamentos de última geração, estacionamento com acesso exclusivo, programação variada de treinos e um ambiente acolhedor que valoriza a saúde e o bem-estar.

Mais do que uma academia, a Bodytech se consolida como um verdadeiro espaço de saúde, lifestyle e comunidade, onde cada pessoa pode encontrar estrutura, suporte e motivação para viver melhor.

O Celebration Day marca o início dessa nova fase, reforçando o compromisso da Bodytech em oferecer excelência e inovação ao público natalense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sindicato dos Médicos ameaça profissionais que querem atender a população

Um verdadeiro absurdo. O blog recebeu prints de uma conversa em que um médico desabafa sobre a pressão da Coopmed através do Sindicato dos Médicos para que os profissionais não cumpram as escalas de plantão diante do novo contrato.

É de se estranhar um Sindicato defender o monopólio de uma empresa que prestou serviço por vários anos, mas há dois vinha recebendo por pagamento indenizatório, sem qualquer contrato.


A Coopmed participou do processo seletivo com as demais empresas e perdeu. Faz parte.

Mas utilizar de subterfúgios que no fim das contas só prejudica a população é mais do que irresponsabilidade.

Onde está o Ministério Público para ver isso? O Conselho de Medicina também vai se calar?

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinmed decide produzir provas contra si em investigação onde MP apura defesa irregular da Coopmed

Foto: reprodução

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) anunciou uma greve em Natal que, mais do que reforçar a pauta de defesa da categoria, acabou funcionando como munição contra ele próprio em uma investigação do Ministério Público.

Em vídeo publicado no Instagram, o presidente da entidade, Geraldo Ferreira Filho, disse que a paralisação — marcada para a noite desta segunda-feira (1º) — é resposta a “irregularidades no processo licitatório da Prefeitura” e convocou médicos de diferentes frentes, incluindo pediatria, obstetrícia, unidades básicas de saúde, além de profissionais de hospitais privados e filantrópicos, como Memorial, Varela Santiago e Liga.

“Querem humilhar a categoria. A categoria tem direito a ligar o modo de sobrevivência. Se para sobreviver é preciso enfrentá-los, nós vamos enfrentá-los”, afirmou.

O problema é que essa narrativa pública coincide justamente com o que já está sendo apurado pelo Ministério Público do RN.

Em 20 de agosto, a 29ª Promotoria de Justiça instaurou uma Notícia de Fato (nº 02.23.2090.0000048/2025-45) para investigar a suposta “atuação ostensiva e reiterada” do Sinmed em defesa exclusiva da Coopmed, cooperativa que perdeu a licitação milionária da Prefeitura após ter sido beneficiada por seis renovações emergenciais consecutivas.

O procedimento descreve que essa conduta pode ferir o princípio da isonomia entre entes privados e comprometer a livre concorrência no setor da saúde suplementar e complementar pública.

Ou seja: quando um sindicato se transforma em linha auxiliar de uma cooperativa específica, ele deixa de representar a classe como um todo e passa a atuar em benefício de um agente econômico privado.

Ao vincular a greve a “irregularidades no processo licitatório” que tiraram a Copmed do jogo, o próprio Sinmed reforça a suspeita de que a paralisação não é apenas uma pauta de classe, mas um instrumento político-empresarial para pressionar a Prefeitura e recolocar a cooperativa em posição de vantagem.

No centro dessa disputa, porém, está a população: consumidores e pacientes que ficam sem atendimento médico em razão de uma greve que se apresenta como defesa da categoria, mas carrega como pano de fundo uma batalha por contratos.

Blog do Dina 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal terá parque infantil indoor com ênfase em lazer seguro e estrutura inédita

A capital potiguar vai receber em breve um novo espaço de entretenimento familiar: o Viva Park Brasil, um parque infantil indoor com 700 m², instalado no coração turístico de Ponta Negra.

Voltado para crianças entre 3 e 12 anos, o parque foi desenhado com atenção redobrada à segurança. A equipe será treinada para acompanhar de perto cada atividade, e a infraestrutura conta com brinquedoteca monitorada, áreas de aniversário, fraldário equipado e banheiros infantis. O objetivo é oferecer uma experiência de lazer onde os pais possam confiar plenamente na proteção dos filhos.


Outro destaque será a área de alimentação, que terá a curadoria do grupo Curió, reconhecido pela excelência em gastronomia. A combinação de diversão, comodidade e segurança posiciona o Viva Park Brasil como um dos principais pontos de encontro para famílias em Natal, moradores e turistas.


Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Julgamento de Bolsonaro no STF é “vingança política”, diz Mourão

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O julgamento que no STF (Supremo Tribunal Federal) envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, é considerado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) — que foi vice-presidente de Bolsonaro — como “uma vingança política”.

Em declaração divulgada nas redes sociais, o senador afirmou que “a quase certa condenação dos réus abrirá um precedente perigoso e enfraquecerá ainda mais a nossa democracia”.

Segundo Mourão, o processo não deve ser visto apenas sob a ótica jurídica. “É importante que todos entendam! O julgamento que se inicia amanhã, tendo como réus o [ex-]presidente Bolsonaro e seu núcleo de assessoramento mais próximo, não é apenas um simples processo jurídico, em verdade é o ocaso de uma vingança política”, declarou.

“Infelizmente, no Brasil do PT, fortalecido pela hipertrofia da Suprema Corte, propositalmente, fizeram com que divergências ideológicas se transformassem em ‘condutas criminosas’ e liberdade de expressão em direito relativo”, completou.

O senador ressaltou ainda a necessidade de pacificação nacional. “O Brasil precisa de pacificação, anistia já!”

Mourão e Bolsonaro

Em outro episódio recente, Mourão também comentou a intervenção de líderes estrangeiros no caso de Bolsonaro.

Em entrevista em julho, o ex-presidente chamou de “lamentável” a crítica do senador às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

Mourão afirmou na ocasião: “Ele que nos aponte o caminho para resolver internamente. Não tem como, hoje em dia, resolver internamente estas questões. Acho lamentável a declaração dele.”

O senador criticou a interferência de Trump no julgamento interno. “Há uma injustiça sendo praticada contra o ex-presidente. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso. Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso aqui que é interno nosso”, disse.

As falas surgiram em meio a uma carta de Trump em que o líder americano aborda decisões do STF contra redes sociais e questões comerciais, além de anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, classificando o tratamento dado a Bolsonaro como “uma vergonha internacional” e pedindo que a “caça às bruxas” contra o ex-presidente “acabe imediatamente”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem que estava perseguindo companheira invade casa errada e é morto por vizinho

 

Vídeo: SBT News

Um homem de 21 anos foi morto a tiros na madrugada de domingo (31) em Piracicaba (SP), após tentar invadir casa enquanto perseguia a companheira, de 17 anos.

Segundo informações, a adolescente teria sido agredida pelo namorado e fugiu para a residência da mãe para se proteger das agressões. O jovem, identificado como Gabriel, tentou alcançar a jovem, mas acabou entrando por engano na casa do vizinho. O morador, ao perceber a invasão, atirou contra Gabriel, alegando que acreditava se tratar de um assalto.

O agressor morreu no local. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do caso.

O vizinho responsável pelo disparo prestou depoimento e alegou legítima defesa. A arma foi apreendida para perícia. O caso segue sob investigação.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *