Jornalismo

Gravações mostram vendas de emendas na Câmara dos Deputados

A semana começa sob os ruídos de um novo velho escândalo. O caso é novo porque ainda não havia chegado às manchetes. É velho porque é feito de uma matéria prima muito comum no noticiário sobre corrupção: as famigeradas emendas parlamentares.

Deve-se a revelação da encrenca ao repórter Paulo Celso Pereira. Ele obteve um par de gravações. Soam nos áudios as vozes de duas pessoas ligadas a um deputado chamado João Bacelar (PR-BA). Uma, Isabela Suarez, é ex-mulher do parlamentar. A outra, Lílian Bacelar, é irmã dele.

Lílian mede forças com o irmão deputado um litígio judicial pela partilha da herança do pai. Gravou conversas mantidas com Isabela. Sem saber que estava sob escuta, a ex-mulher relata detalhes de um esquema operado por João Bacelar. O deputado compra emendas de colegas, ela contou.

Isabela detalhou para Lílian os negócios atribuídos a Bacelar. Num trecho da conversa, declarou: “Desse cara do PT, com certeza ele compra emenda. O nome dele é Geraldo alguma coisa. Federal da Bahia. Se procurar, na hora você vai achar: Geraldo. Com certeza, com certeza. Eles operavam com o filho dele.”

Na bancada do PT baiano há um único deputado chamado Geraldo. O nome completo é Geraldo Simões. A prosa de Isabela orna com o teor de uma planilha apalpada pelo repórter junto com um lote de e-mails trocados pelo deputado João Bacelar.

Nesse tabela, aparecem os nomes de sete municípios baianos que receberam verbas da Codevasf (Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). Dinheiro provido por meio de emendas empurradas para dentro do Orçamento da União.

Cada município aparece no documento associado a uma cifra e às iniciais de cinco autores de emendas: GS, FS, JB, MM e FF. Dessas siglas, apenas FS não foi identificada. Quanto às demais, um cruzamento feito com as emendas direcionadas à Codefasf permitiu descobrir os rostos escondidos atrás das letras.

GS é Geraldo Simões (PT-BA), JB é o próprio João Bacelar (PR-BA), MM é Marcos Medrado (PDT-BA) e FF é o ex-deputado Fernando Fabinho. Os parlamentares negam que tenham cometido irregularidades.

Está no Blog de Josias de Souza. O que se comenta há muitos anos agora aparece com provas:

Normalmente, deputados costumam direcionar verbas do Orçamento para cidades onde colecionam votos. Por mal dos pecados, a planilha baiana revela um fenômeno inusitado.

O dinheiro foi mandado para redutos eleitorais de João Bacelar, não dos autores das emendas. Em cinco dos sete municípios mencionados Bacelar foi o primeiro ou o segundo deputado mais votado na eleição de 2010.

Por exemplo: Defronte da sigla GS, lê-se o nome da cidade de Casa Nova e o montante de R$ 3 milhões. Ouvida, a Codevasf confirmou a existência da emenda, o nome do autor (Geraldo Simões), o valor e o município. Em Casa Nova, Bacelar amealhou 7.599 votos. Simões, o signatário da emenda, apenas quatro.

João Bacelar é herdeiro de uma construtora, a Embratec. Suspeita-se que as verbas são direcionadas para prefeituras que, na sequência, contratam a empresa da família Bacelar para a realização das obras. Numa das conversas gravadas pela irmã Lílian, a ex-mulher Isabela Suarez explica o porquê do comércio de emendas:

“Época de campanha política, neguinho está sem dinheiro. Aí pega um deputado que esteja mais capitalizado. Como ele [Bacelar] tem construtora, aí vende as emendas para ele antecipadamente com o compromisso. Aí, ele vai lá e aporta dinheiro na campanha do cara. Aí, quando ele entrar no mandato, vai lá e paga as emendas. […] Quem negocia emenda, todo mundo sabe. Ele deve negociar emenda com todos os deputados. Porque o cara precisa disso para poder financiar sua campanha.”

O caso de Bacelar não é original. No ano passado, os ministérios do Turismo, do Trabalho e dos Esportes revezaram-se nas manchetes em escândalos envolvendo desvios de emendas parlamentares que destinaram verbas públicas para ONGs.

Nem toda emenda de parlamentar resulta em corrupção. Mas quase toda a corrupção de Brasília carrega as emendas no DNA. Algo como 80% dos 513 deputados e dos 81 senadores resumem os seus mandatos a duas tarefas.

A primeira é atender aos interesses dos grupos políticos e econômicos que os elegeram. A segunda, preparar a caixa da próxima reeleição. Essas duas prioridades terminam por conduzir os deputados para o balcão.

Em troca de apoio congressual ao governo, exige-se a liberação das emendas e a acomodação de apadrinhados em cargos com poder para virar a chave do cofre. O primeiro grande escândalo, o caso dos “Anões do Orçamento”, é de 1993.

O país vinha do impeachment de Fernando Collor. Itamar Franco mal assumira a Presidência quando se descobriu que também o Legislativo caminhava sobre o pântano.

Deputados cobravam propinas de empreteiras e prefeituras para injetar no Orçamento da União recursos destinados a obras públicas. Criou-se uma CPI. Seis deputados tiveram os mandatos passados na lâmina. Outros quatro renunciaram. Alteraram-se as regras de elaboração do Orçamento.

Há cinco anos, em 2007, no alvorecer do segundo reinado de Lula, a “Operação Navalha” demonstrou que a mudança de normas não deteve os malfeitos. Sob supervisão do Ministério Público, a Polícia Federal gravou 585 diálogos telefônicos. Conversas vadias, que desnudaram um esquema similar ao dos anões.

A transcrição das fitas recheia um processo de 52 mil folhas. Descrevem o modo como o empreiteiro Zuleido Veras e a sua Gautama beliscavam verbas públicas. Numa ponta, compravam-se os políticos com poder para destinar verbas às obras. Noutra, subornavam-se servidores públicos responsáveis pelas liberações.

A navalha correu em quatro ministérios, seis governos de Estados nordestinos, e dezenas de prefeituras. A vítima mais vistosa foi Silas Rondeau. Acomodado por Lula na pasta de Minas e Energia a pedido de José Sarney (PMDB-AP), Rondeau foi acusado de receber propina de R$ 100 mil.

Entre os anões e a navalha, houve o caso das “Sanguessugas”. Nasceu em 2001, sob Fernando Henrique Cardoso, e explodiu em 2006, no final do primeiro reinado de Lula. Envolvia a pasta da Saúde.

Na origem do roubo, de novo, as emendas. Destinavam-se à compra de ambulâncias para prefeituras. A propina aos parlamentares era provida pela empresa Planan, que superfaturava os veículos em até 250%. Uma CPI apontou o envolvimento de 71 congressistas. Nenhum foi cassado. Mas poucos se reelegeram.

Além da origem parlamentar, os escândalos têm muito em comum: produzem operações espalhafatosas da PF, dezenas de prisões e quantidade idêntica de habeas corpus. Passado o estrondo, as cadeias se esvaziam e os escaninhos do Judiciário ficam apinhados. Não há vestígio de condenação definitiva. Grassa a impunidade. Daí a reiteração dos desvios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Barroso pula aposentadoria compulsória e diz “sou defensor de mais mulheres nos tribunais superiores”

Foto: Divulgação/STF

 

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), antes de completar 75 anos. A decisão abre caminho para uma terceira indicação do presidente da República — e o clima já é de pressão para que seja uma mulher.

Em sua última sessão plenária, Barroso disse com firmeza: “Sou defensor de mais mulheres nos tribunais superiores”. E completou: “Há homens e mulheres capazes. Vejo com simpatia a escolha recair para uma mulher, mas não quero, com isso, dizer que esteja excluindo diversos cavalheiros que também têm pretensão e merecimento”.

Ao explicar a aposentadoria, ele foi direto: sentiu “uma sensação no coração de ter cumprido um ciclo” e achou que era hora de abrir espaço para novos nomes.

Barroso ainda ficará alguns dias no STF para finalizar cerca de 1,3 mil processos pendentes, incluindo pedidos de vista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN à beira do colapso: 13 açudes quase secos e Seridó afogado na seca com só 15% da água

Foto: Reprodução

 

O RN segue em alerta: os mananciais do estado acumulam apenas 43% da água que poderiam ter, segundo o último balanço do Igarn divulgado nesta quinta-feira (9). São 2,29 bilhões de m³ em um sistema que comporta mais de 5,2 bilhões de m³.

Enquanto o Médio Oeste e o Baixo Açu conseguem respirar com 60% e 52% da capacidade, respectivamente, o Seridó está praticamente no sufoco, com apenas 15% de armazenamento. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, segura 51,86% da água, e a Oiticica, que recebe a Transposição do São Francisco, amarga 14,66%.

Alguns reservatórios salvam a cena: lagoas de Parnamirim e Nísia Floresta estão cheias, Boqueirão (Touros) bate 93% e Extremoz 85%. Mas 13 açudes estão na UTI hídrica, com volumes abaixo de 10%, incluindo Itans (Caicó) com apenas 0,10% e Passagem das Traíras (São José do Seridó) com 0,03%.

O Igarn reforça que o monitoramento serve para planejar políticas públicas e uso racional da água, mas a realidade mostra que muita gente no RN continua à beira do desespero. Cada gota virou recurso precioso, e a seca segue ditando as regras no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Queimadas fora de controle: 28 incêndios florestais expõem descuido e perigo em Mossoró

Foto: Divulgação

 

Mossoró já registra 28 incêndios florestais nos primeiros oito dias de outubro, segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A maior parte dos focos ocorre em terrenos baldios e às margens de rodovias, onde o acúmulo de lixo se transforma em combustível para o fogo.

A comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, coronel Márcia Martini, explica que a combinação de altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade acelera a propagação das chamas, conforme o TCM Notícias. Por isso, o CBM mantém uma guarnição exclusiva para atuar contra incêndios florestais até o fim do ano.

A principal causa é humana. Muitas queimadas são provocadas por pessoas tentando limpar terrenos ou jogar lixo, sem perceber o risco de um incêndio de grandes proporções.

“Jamais use fogo como agente de limpeza. Uma fagulha pode se transformar em desastre. Se você ver alguém ateando fogo, ligue para o 190 e para o 193 imediatamente”, orienta.

O alerta do CBM não é exagero: cada fagulha pode se tornar uma tragédia, ameaçando casas, plantações e a segurança de quem passa pelas estradas da cidade. A orientação é clara: denúncia salva vidas e evita destruição ambiental.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

“Mulheres em movimento”: Natal recebe evento gratuito que quebra tabus da menopausa e celebra a força feminina

Foto: Divulgação

 

Nesta sexta-feira (10), Natal recebe o “Menopausa em Movimento”, evento gratuito que aborda climatério, menopausa e saúde da mulher em todas as fases da vida, unindo ciência, acolhimento e inspiração. A iniciativa é do projeto Universo Feminino, criado pelas médicas Anaísa Dantas (ginecologista), Cecília Braz (ginecologista), Tarcila Fontes (reumatologista) e Larissa Pimentel (endocrinologista), com o objetivo de promover conhecimento, autocuidado e empoderamento feminino.

O evento acontece no SESI Clínicas Clóvis Mota, das 08h às 11h30 e das 14h às 18h, com programação que mistura atendimento comunitário, formação médica, relatos reais e inspiração.

Mulheres e especialistas vão compartilhar experiências sobre climatério e envelhecimento saudável, desmistificando tabus e fortalecendo a autoestima. A atriz Cristiana Oliveira participa da conferência de abertura com o talk “O futuro do cuidado à mulher”, abordando autoconfiança, propósito e a liberdade de envelhecer com autenticidade.

Programação científica

14h – Conferência de Abertura: O futuro do cuidado à mulher – Talk com Cristiana Oliveira
14h10 – Quem é a mulher no climatério hoje? – Dra. Anaísa Dantas
14h50 – Terapia hormonal no climatério: prescrição segura e individualizada – Dra. Cecília Braz
15h30 – Osteoporose: manejo prático no consultório – Dra. Tarcila Fontes
16h – Obesidade no climatério: tratamento medicamentoso atualizado – Dra. Larissa Pimentel
16h50 – Síndrome geniturinária e queixas sexuais: como tratar? – Dra. Anaísa Dantas

“Menopausa em Movimento” será encerrado com um Happy Hour e apresentação musical de Íris Lima, celebrando a potência feminina e encerrando o dia em clima de leveza e celebração.

Por que falar sobre menopausa?

O climatério é uma fase natural da vida, mas ainda marcada por desinformação e preconceitos. O evento surge para romper o silêncio, aproximar a ciência da comunidade e fortalecer uma nova narrativa: a de que a mulher pode — e deve — viver todas as suas fases com saúde, autoconhecimento e potência.

Mais do que um evento, é um movimento de consciência, diálogo e valorização da mulher real, em todas as suas formas e idades.

Serviço

Evento: Menopausa em Movimento – Saúde, Consciência e Potência em Todas as Etapas da Vida
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 08h às 11h30 | 14h às 18h
Local: SESI Clínicas Clóvis Mota – Natal/RN
Entrada: Gratuita e aberta ao público

Porque ser mulher é estar em movimento — sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Barroso se despede do STF após 12 anos com legado de decisões que marcaram o país

Foto:  Antonio Augusto/STF

 

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrando 12 anos de atuação na Corte. A decisão vem dias após passar a presidência do STF ao ministro Edson Fachin.

Tomou posse em 26 de junho de 2013, na vaga deixada pelo ministro Ayres Britto, e ao longo do período se destacou como relator de casos de grande impacto social. Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), buscando aproximar o Judiciário da sociedade, simplificar a comunicação das decisões e aumentar a eficiência do Tribunal.

Entre suas decisões de destaque, Barroso autorizou transporte gratuito no segundo turno das eleições de 2023, suspendeu despejos durante a pandemia e conduziu processos sobre violação de direitos no sistema prisional. Também lidou com a compatibilidade da Convenção da Haia, liberdade religiosa em tratamentos de saúde e acesso judicial a medicamentos não incorporados pelo SUS ou planos de saúde.

Na carreira, Barroso presidiu ainda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maio de 2020 a fevereiro de 2022, período marcado pelos desafios da pandemia. Entre os primeiros casos de relevância na Corte, atuou nas execuções penais da AP 470, o “Mensalão”.

Curriculum de peso e julgamentos históricos

Natural de Vassouras (RJ), Barroso é professor titular de Direito Constitucional na Uerj, com mestrado em Yale e pós-doutorado em Harvard, além de ter sido professor visitante em universidades da França, Polônia e Brasil.

Como advogado, participou de julgamentos históricos, como a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento de uniões homoafetivas e autorização de interrupção de gestação em casos de feto anencéfalo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pesquisadora da Unicamp viraliza com performance bizarra e polêmica na PUC-RS

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

A pesquisadora Fetú Nicioli Cerioni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), virou sensação nas redes sociais após apresentar a performance “A Delicada Dança do Monstro” durante o II Congresso de Estudos de Gênero e Interseccionalidades, na PUC-RS, em setembro.

O vídeo mostra a pesquisadora emitindo sons guturais, gemidos e grunhidos enquanto dança, provocando debates acalorados sobre arte e pesquisa acadêmica.

A performance faz parte da pesquisa de mestrado de Fetú, que busca explorar a relação entre corpo, espaço e simbolismo. A ideia era provocar reflexão sobre identidade corporal e interseccionalidade, mas o conteúdo viralizou além do público acadêmico.

O vídeo chegou a ser postado no Instagram da pesquisadora, mas foi retirado do ar e a conta tornou-se privada. O congresso, organizado pela Escola de Humanidades da PUC-RS, reuniu estudantes, professores e pesquisadores interessados em gênero, diversidade e corpo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula avisa: “Ricos vão pagar imposto que merecem” em poucos dias

Foto: Reprodução

 

O presidente Lula (PT) não deixou barato a derrota no Congresso com a caducidade da Medida Provisória que tentava taxar os super-ricos. Na inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari (BA), nesta quinta-feira (9), ele jogou pesado contra deputados que boicotaram a proposta.

“Ontem foi triste porque uma parte do Congresso Nacional votou contra a taxação que a gente queria fazer dos bilionários deste País, daqueles que ganham muito e pagam pouco”, disse, conforme o InfoMoney. Mas avisou: a vingança vem rápido.

“Se um trabalhador pode pagar 27,5%, porque um ricaço não pode pagar 18%? Ainda fizemos um acordo para 12% e eles não quiseram pagar. Eles podem saber que é uma questão de dias, eles vão pagar o imposto que merecem aqui no Brasil, porque o povo trabalhador não vai deixar isso barato”, afirmou Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Tarcísio acusa PT de mentir e atacar sua imagem: “Paciência tem limite. Tenha vergonha, Haddad”

Foto: Arquivo

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), subiu o tom contra o PT nesta quinta-feira (9) e acusou o partido de espalhar mentiras e promover uma campanha de ataques contra sua imagem. Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio disse que “paciência tem limite” e mandou um recado direto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “Tenha vergonha e respeite os brasileiros”.

Ele rebateu as acusações de que teria articulado a derrubada da Medida Provisória (MP) 1.303/2025, alternativa ao aumento do IOF, dizendo que o PT tenta transformar a narrativa para culpar terceiros. “Ofensas, mentiras nas redes sociais… tudo certo, nada diferente do que a gente sempre viu sobre o PT”, afirmou.

O relator da MP, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acusou Tarcísio de “sabotar” o texto ao contatar parlamentares para votar contra. Nos bastidores, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou que recorreu ao governador paulista para articular a derrubada da proposta.

Tarcísio se fortalece em Brasília 

Aliados no Centrão e no bolsonarismo afirmam que Tarcísio vem se firmando como uma liderança de peso, influenciando votações em Brasília e monitorando pautas nacionais. E que busca frear o aumento da carga tributária e fortalecer sua posição para 2026, quando pode ser o principal adversário de Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad ameaça cortar R$ 10 bi em emendas e leva troco de Hugo Motta: “Quem faz isso é contra o povo”

Foto: Agência Câmara

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não deixou barato a ameaça do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de cortar até R$ 10 bilhões em emendas parlamentares após a derrota do governo com a perda de validade da MP 1303, que tratava de alternativas ao aumento do IOF.

Em entrevista à CNN, Hugo disse que cortar emendas “é ir contra o interesse da população”, já que o dinheiro das indicações parlamentares é usado em obras e serviços do próprio governo federal nas cidades — como saúde, educação e assistência social.

Sem citar diretamente o governo ou Haddad, o deputado classificou como “desserviço” o discurso de quem tenta criminalizar as emendas. “Os deputados conhecem as dificuldades de cada cidade. Quem insiste nesse discurso pejorativo presta um grande desserviço ao país”, disparou.

Tensão escancarada entre Câmara e Planalto

A reação de Hugo ocorre após a Câmara retirar de pauta a MP 1303, o que frustrou o governo em cerca de R$ 17 bilhões em receitas. Irritado, Haddad afirmou que, sem os recursos previstos na medida, pode haver corte de até R$ 10 bilhões em emendas para equilibrar as contas.

Motta deve procurar o presidente Lula (PT) para discutir o assunto. Ele quer alertar que declarações como a de Haddad soam como “chantagem política” e dificultam a articulação de pautas importantes do governo no Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exportação aos EUA de produtos brasileiros sobretaxados cai 25,7% em setembro

Foto: Reprodução/Ministério da Economia

As exportações brasileiras de produtos afetados pelas tarifas dos Estados Unidos somaram US$ 2,06 bilhões em setembro de 2025, queda de 25,7% em relação ao mesmo mês de 2024, quando alcançaram US$ 2,77 bilhões, segundo o Monitor do Comércio Brasil–EUA, da Amcham Brasil.

Enquanto isso, os produtos livres do tarifaço registraram crescimento de 12,3%, totalizando US$ 516,4 milhões. No total, as vendas brasileiras para os EUA atingiram US$ 2,58 bilhões, uma retração de 20,3% no mês, influenciada principalmente pela queda nas exportações de petróleo e derivados.

De janeiro a setembro, o Brasil exportou US$ 29,2 bilhões aos Estados Unidos, o que representa uma queda acumulada de 0,6% frente ao mesmo período de 2024.

O presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto, afirmou que a tendência de queda pode se acentuar nos próximos meses e destacou a importância das negociações entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. “O avanço do diálogo será essencial para reequilibrar o comércio bilateral e garantir previsibilidade às empresas”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *