Saúde

Instituto Butantan adia envio de resultados da CoronaVac à Anvisa

O governador de SP, João Doria, participou do anúncio sobre a CoronaVac nesta quinta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

O Instituto Butantan adiou o envio do resultado dos testes da vacina CoronaVac no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão inicial era de que os documentos fossem enviados até esta terça-feira (15).

A vacina contra a Covid-19 é produzida pelo Instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Os dados sobre a eficácia e demais informações a respeito dos testes feitos em voluntários no país devem ser enviados à Agência e divulgados no dia 23 de dezembro.

O G1 enviou questionamentos sobre a mudança de data ao Instituto e aguarda retorno.

A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para que a vacina comece a ser distribuída, é necessário que o Instituto Butantan envie um relatório à Anvisa e que o órgão aprove o uso do imunizante.

Envase

Na última quarta-feira, o instituto começou o processo de envase da vacina a partir da matéria-prima importada da China.

Segundo o governo paulista, o processo de envase começou a ser realizado no dia 9 de dezembro, na fábrica do Butantan, que tem 1.880 metros quadrados, e contará com o reforço de 120 novos profissionais, além dos 245 que normalmente atuam no instituto.

Além disso, o Butantan passa a funcionar 24 horas por dia.

Matéria-prima

O governo de São Paulo já recebeu 120 mil doses prontas da CoronaVac. Além disso, chegou uma carga de insumos que poderá ser convertida em até 1 milhão de doses adicionais.

Os insumos são os “ingredientes” necessários para a finalização da vacina no país. Caberá ao Butantan concluir a etapa final de fabricação.

Ao todo, pelo acordo fechado, o Butantan receberá do laboratório chinês 6 milhões de doses prontas para o uso e vai formular e envasar outras 40 milhões de doses.
Estados interessados
O governador João Doria afirmou que 12 estados formalizaram a solicitação para compra da CoronaVac, são eles: Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso Sul, Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Ainda de acordo com ele, mais de 900 cidades manifestaram interesse na compra da vacina.

O Butantan firmou um protocolo de intenções com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para fornecimento de doses da CoronaVac. O valor das doses ainda será definido.

O diretor Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto tem capacidade para fornecer as doses aos demais estados e vacinar a população de SP conforme cronograma anunciado para a primeira fase de imunização (veja, abaixo, detalhes sobre o plano estadual).

O governo paulista pretende fornecer 4 milhões das 46 milhões de doses para vacinar profissionais da área da saúde de outras regiões do país.

“Com relação a volumes, o plano estadual, juntamente com essas 4 milhões de doses, totalizam, de janeiro a março, 23 milhões de doses. Nós temos 46 milhões. Então, nós estamos trabalhando esta primeira fase já prevendo a segunda fase e, eventualmente, a terceira fase”, afirmou Dimas Covas.

“Temos, já em negociação, por autorização do governador, mais 15 milhões de doses e devemos formalizar muito brevemente. Do ponto de vista quantitativo e de capacidade de produção, estamos plenamente aptos para atender essa primeira fase da vacinação.”

Ministério da Saúde

Na semana passada, durante reunião de governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que, se houver demanda e preço, o governo federal irá comprar a “vacina do Butantan”.

Na mesma reunião, ministro afirmou que a análise da compra da CoronaVac será enviada ao Palácio do Planalto após a conclusão dos estudos do Butantan.

Plano estadual

Na segunda-feira (7), o governo paulista anunciou o plano de vacinação com a CoronaVac, previsto para começar em 25 de janeiro de 2021.

De acordo com o anúncio, a primeira fase da vacinação será voltada ao grupo prioritário, que também inclui idosos com 60 anos ou mais, e dividida em cinco etapas. Nessa etapa, 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas.

Embates com o governo federal

Em outubro, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, chegou a anunciar, em uma reunião virtual com mais de 23 governadores, a compra do imunizante. Mas, menos de 24 horas depois, a aquisição foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em 1° de dezembro, o governo federal divulgou a estratégia “preliminar” para a vacinação dos brasileiros. Naquele calendário apresentado, a CoronaVac não foi citada pelo Ministério da Saúde.

No dia seguinte, a Anvisa disse que irá aceitar que empresas desenvolvedoras de vacinas contra a Covid-19 solicitem o “uso emergencial” no Brasil e divulgou os requisitos para o pedido.

Por conta dos embates políticos, o governo de São Paulo oficializou o programa de vacinação estadual, que será realizado sem apoio do governo federal.

Número mínimo de infectados

No final de novembro, o estudo da fase 3 da CoronaVac atingiu o número mínimo de infectados pela Covid-19 necessário para o início da fase final de testes.

A etapa permite a abertura do estudo e a análise interina dos resultados do imunizante. A expectativa é a de que os dados sejam divulgados pelo governo paulista nas próximas semanas.

Resposta imune e segurança

estudo feito com 743 pacientes apontou que a CoronaVac mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 de testes.

A fase 2 dos testes de uma vacina verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é feita em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares. É na fase 3, a atual, que é medida a eficácia da vacina.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Parece que tou vendo (com algumas variações):
    Querem vacinar no midiático dia do aniversário de SP (25/01), mas só vão conseguir mandar a documentação perto do Natal. Aí enviam um calhamaço de dezenas de milhares de páginas para a análise (o que demanda tempo) e vão botar a culpa em Bolsonaro por não se pode votar no dia festivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Maduro chama brasileiros às ruas e elogia MST: “Viva a unidade do povo do Brasil”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo público para que brasileiros saiam às ruas em defesa da “paz e soberania” venezuelana, alvo da pressão militar dos Estados Unidos. O recado foi dado durante participação em programa da emissora TeleSUR, em um português misturado com espanhol, conhecido como “portunhol”.

Maduro aproveitou a oportunidade para agradecer ao MST pelo envio de um boné ao Palácio de Miraflores. Segundo ele, o presente simboliza a “solidariedade” entre movimentos sociais dos dois países.

“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”.

O discurso coincidiu com nova ação militar dos EUA no Pacífico Leste, alegando combate ao tráfico de drogas. Nos últimos meses, Washington aumentou operações perto da costa venezuelana e afirma ter atacado pelo menos 23 embarcações suspeitas de tráfico no Caribe e no Pacífico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Saúde de Parnamirim ganha reforço: Gestão Nilda avança projeto de reformas de todas as UBSs do município

Foto: Divulgação

A saúde segue como prioridade absoluta na gestão da prefeita Nilda (SDD) em Parnamirim. Em ritmo acelerado, o município avança no amplo programa de manutenção das unidades de saúde, garantindo melhorias estruturais que impactam diretamente no acolhimento aos usuários e nas condições de trabalho dos servidores. Até o momento, 16 unidades da rede já passaram pelos serviços, assegurando ambientes mais seguros, organizados e funcionais.

Nesta semana, as equipes intensificaram a atuação em três importantes equipamentos: no Hospital Márcio Marinho, UPA, e CER. Os serviços incluem reparos estruturais, ajustes elétricos, hidráulicos, climatização, pintura, revisão de telhados e demais intervenções essenciais para o pleno funcionamento das unidades.

Já receberam as intervenções as seguintes unidades: Santos Reis, Cohabinal, Vale do Sol, Primavera, Liberdade, João Dias, Parque Industrial, Pium, Cidade Verde, Monte Castelo, Jockey Club, Santa Júlia, Nova Esperança, CER, Maternidade e CCPAR, no Centro. Com essas entregas, a Prefeitura garante espaços mais adequados, seguros e acolhedores tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam diariamente nessas unidades.

O trabalho, que segue um cronograma estabelecido pela Prefeitura, avança sem interrupções. As próximas unidades que receberão melhorias são: Parque das Orquídeas, Santa Tereza, Emaús, DVS, CCPAR Cardiológico e UBS Pirangi. A meta é alcançar toda a rede, promovendo um padrão de qualidade compatível com a política de cuidado que a atual gestão vem implementando.

A prefeita Nilda destaca que cuidar das pessoas começa por garantir que cada unidade esteja preparada para atender bem: “Seguimos com um olhar atento e sensível para a saúde. Melhorar nossas unidades significa acolher melhor a população e proporcionar um ambiente mais digno para nossos profissionais. Esse trabalho não para e vamos continuar avançando, unidade por unidade, porque a saúde de Parnamirim merece respeito e prioridade,” afirma.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-líder do PT no Senado constrói império milionário em cidade pobre do Maranhão

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Weverton (PDT-MA), vice-líder do PT no Senado e relator da indicação de Jorge Messias ao STF, comprou uma fazenda de R$ 15 milhões em Matões do Norte, no Maranhão — mais de três vezes o patrimônio declarado nas eleições de 2022. O imóvel tem casarão de 2 andares, área equivalente a 2 mil campos de futebol e é cortado por um igarapé. Ao lado, o senador construiu uma pista de pouso, embora não seja proprietário de aeronaves, mas use jatinhos com frequência no estado.

Só de ITBI, imposto sobre transmissão de imóveis, Weverton pagou R$ 140 mil. Nas eleições de 2022, declarou patrimônio de R$ 4,2 milhões, incluindo R$ 500 mil em espécie — a fazenda custou 257% a mais que todos os seus bens juntos. Em abril, adquiriu ainda um apartamento de R$ 1,2 milhão no Jardim Paulista, em São Paulo, pago em três parcelas, segundo informações do Metrópoles.

A DJ Agropecuária, usada por Weverton para comprar a fazenda, é administrada por contador ligado ao lobista Careca do INSS.  Em nota, o senador afirmou que “todas as atividades econômicas e empresariais estão, e estarão, devidamente declaradas nas minhas declarações anuais de renda ou das empresas das quais faço parte, dentro da lógica financeira e legalidade fiscal”.

Matões do Norte é uma das cidades mais pobres do país, com PIB per capita de R$ 5.737,04 e cerca de 18 mil habitantes. O valor da fazenda supera todo o orçamento do município com saúde em 2024, que foi de R$ 13,8 milhões.

Orçamento secreto turbinando aliados

Desde que anunciou a indicação de Jorge Messias ao STF, o governo Lula liberou R$ 807 milhões em emendas do chamado orçamento secreto para tentar abafar resistências. A maior parte (R$ 699 milhões, 86,57%) foi direcionada a emendas de bancadas e comissões, sem autoria individual identificável.

Os principais beneficiados foram a bancada do Maranhão, base de Weverton, que recebeu R$ 119,6 milhões, e a do Amapá, estado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com R$ 65,2 milhões — juntos concentrando quase 23% de todo o montante. Emendas de comissões somaram R$ 213,8 milhões, enquanto apenas R$ 108,4 milhões (13,43%) foram de emendas individuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Colégio Porto amplia estrutura e reforça preparação para receber estudantes em fases decisivas da vida escolar

Foto: Divulgação

Mudanças fazem parte do percurso de qualquer estudante, seja na passagem para um novo ciclo, na convivência com novos colegas ou na adaptação a rotinas mais exigentes. Também as escolas, para acompanhar esses movimentos, precisam se transformar. É nesse contexto de evolução constante que o Colégio Porto, em Natal, passa por uma ampla reforma de expansão, preparando-se para acolher seus alunos com ainda mais conforto, novos espaços de convivência e salas de aula modernas. Tudo em sintonia com o crescimento da instituição e com as necessidades das famílias que desejam iniciar ou reforçar a trajetória acadêmica dos filhos em fases estratégicas, como o 6º ano do Fundamental II e a 1ª série do Ensino Médio.

A orientadora pedagógica do Porto, Kennia Ísis, explica que o movimento de crescimento da escola reflete também a consolidação de uma cultura de estudos própria, reconhecida por resultados consistentes. Segundo ela, quanto mais cedo o estudante ingressa no Porto, maior é o impacto no desempenho a longo prazo, especialmente durante a transição do 5º para o 6º ano, considerada uma das fases mais delicadas da vida escolar.

“A entrada no sexto ano não é apenas uma troca de escola. É uma mudança de segmento que exige adaptação à rotina com múltiplos professores, mais disciplinas e demandas diferentes. Aqui no Porto, esse processo é gerenciado de perto pela equipe pedagógica e pelo NAPPE, nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico, com foco no acolhimento socioemocional e no desenvolvimento da autonomia”.

Foto: Divulgação

Ela destaca que esse período coincide com o início da adolescência e traz desafios naturais, tanto para os estudantes quanto para suas famílias. Por isso, o Porto estrutura uma transição sem choques, equilibrando segurança, apoio e estímulo ao enfrentamento de desafios.

A construção gradual da cultura de estudo — o chamado “DNA Porto” — começa cedo: organização, método, responsabilidade e consistência. Essa base, segundo Kennia, faz toda a diferença no desempenho ao final do ensino fundamental e, sobretudo, durante o ensino médio e na preparação para o Enem e vestibulares.

Ensino Médio: foco em desempenho, projeto de vida e escolha profissional

Mesmo para as famílias que optam por fazer a mudança apenas no ensino médio, o Colégio Porto possui uma estrutura pensada para apoiar estudantes que chegam a essa etapa já mais maduros, mas diante de novos desafios acadêmicos e sociais.

Foto: Divulgação

“O ensino médio marca o início de um novo ciclo. O currículo se torna mais complexo e voltado para o Enem. Ainda é possível construir uma cultura de estudo sólida quando o aluno entra nesse momento, porque ele passa a agir com foco estratégico nas áreas do conhecimento e nas competências exigidas pelo Exame Nacional”, reforça Kennia.

Outro diferencial citado pela orientadora é o trabalho com projeto de vida, que ajuda o estudante a se conhecer melhor, entender suas relações com o mundo e refletir sobre carreira e futuro profissional. Segundo ela, muitas famílias escolhem o Porto justamente por alinhar desempenho acadêmico, preparação para vestibulares e um ambiente de acolhimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Redução de pena de Bolsonaro ameaça provocar nova crise entre os Poderes

Foto: Reprodução

Parlamentares da oposição trabalham em projeto que pode reduzir a pena de Jair Bolsonaro de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado para apenas 2 anos e quatro meses, segundo o relator, deputado Paulinho da Força. A proposta, ainda que em análise, acende alertas sobre impactos políticos e jurídicos e o risco de tensionar ainda mais a relação entre os Poderes.

Especialistas ouvidos pelo R7 destacam que a iniciativa tem caráter inédito e pode gerar precedentes perigosos. O advogado criminalista Berlinque Cantelmo alerta: “A aprovação do PL da anistia não apenas modifica a situação jurídica dos condenados, mas redesenha o debate político nacional, desafia o papel do Judiciário e influencia o equilíbrio entre os Poderes”.

O professor de Direito Constitucional Luiz Gustavo Cunha explica que a medida poderia atingir processos em andamento, investigações e até condenações já confirmadas, criando um precedente para que grupos organizados pressionem o Parlamento por soluções semelhantes.

“O impacto prático pode ser próximo ao de uma anistia parcial, já que a pena se tornaria residual. Essa característica híbrida diferencia a proposta de experiências anteriores no país”, acrescenta.

No campo político, analistas apontam que a redução da pena permitiria a Bolsonaro reassumir protagonismo. Para Gabriel Petter, isso não necessariamente enfraqueceria Lula, mas daria ao ex-presidente espaço para influenciar seu campo político e ideológico, mesmo em cenário diferente do período em que ocupou o Planalto.

Opinião dos leitores

  1. Os “especialistas” que criticam a anistia, preferem que permaneça a injustiça porque temem o efeito político. E o “estado democrático de direito” que se dane.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Financial Times coloca Alexandre de Moraes entre os mais influentes do mundo e o classifica como “herói”

Foto: Reprodução/Financial Times

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi listado pelo Financial Times como uma das 25 personalidades mais influentes do planeta na “Influence List 2025”. O jornal britânico colocou o magistrado na categoria “Heróis”, ao lado de nomes como Jane Fonda, Margaret Atwood e Rory McIlroy.

O texto, assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, afirma que Moraes se tornou “um símbolo de democracia e justiça”, destacando sua atuação em um período em que “muitas cortes supremas cederam a autocratas”. A análise cita a condução dos julgamentos relacionados ao 8 de janeiro, que levaram à prisão de Jair Bolsonaro e militares.

Schwarcz ressalta que Moraes ajudou a reforçar no Brasil a ideia de que a Constituição “não é um ornamento”, ao enfrentar ataques ao sistema eleitoral e a disseminação de desinformação. Ainda assim, observa que o ministro também desperta debate por recorrer a medidas consideradas excepcionais e de amplo alcance.

A lista do Financial Times reúne nomes da política, cultura, economia e esportes que moldaram o cenário global em 2025, “para melhor ou pior”. Entre os selecionados também estão Jensen Huang (Nvidia), Rosalía, Margaret Atwood, Peter Thiel e Bad Bunny.

Com informações do InfoMoney

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE autoriza criação de federação entre Solidariedade e PRD

Foto: Reprodução / Direção Concursos

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira (4) a criação da federação Renovação Solidária, que unifica o Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD). As duas legendas passam a atuar como uma única agremiação em âmbito nacional e assumem o compromisso de permanecer unidas por, no mínimo, quatro anos.

A relatora, ministra Estela Aranha, afirmou que o pedido chegou ao TSE com toda a documentação exigida e que os estatutos foram devidamente ajustados para atender às regras das federações partidárias, previstas na Lei nº 14.208/2021. Segundo ela, os requisitos legais e formais foram integralmente cumpridos.

As federações foram criadas como uma alternativa às antigas coligações, mas com caráter permanente e atuação obrigatória em todo o país. O modelo também funciona como uma etapa que pode evoluir para fusões ou incorporações entre os partidos participantes.

Com a homologação da Renovação Solidária, o Brasil passa a ter quatro federações registradas: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSDB–Cidadania, PSOL–Rede e agora Solidariedade–PRD.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes pressiona Dino e diz que caso Marielle já pode ir a julgamento no STF

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta quinta-feira (4) que o caso da execução da vereadora Marielle Franco está pronto para julgamento e cobrou que o presidente da Primeira Turma do STF, Flávio Dino, defina a data da análise. O processo envolve cinco acusados de participação no planejamento e na execução do atentado que também matou o motorista Anderson Gomes.

Serão julgados o deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro Domingos Brazão, o delegado Rivaldo Barbosa, além do major Ronald Paulo Pereira e do PM reformado Robson Calixto Fonseca, o “Peixe”. A PGR já apresentou as alegações finais, pedindo a condenação de todos, e apontando que o crime foi motivado por interesses ilícitos ligados à grilagem de terrenos no Rio.

Segundo a investigação, os irmãos Brazão teriam mandado matar Marielle após conflitos políticos e por ela atuar para barrar negócios ilegais ligados ao grupo. Rivaldo, então chefe da Polícia Civil, é acusado de ajudar no planejamento, enquanto outros policiais teriam dado suporte logístico ao crime.

A delação de Ronnie Lessa, autor confesso dos disparos, aponta que “Peixe” participou na entrega e devolução da arma usada no assassinato. Agora, a definição da data do julgamento depende exclusivamente de Flávio Dino.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Passageiros evacuam avião às pressas após incêndio em Guarulhos

Vídeo: Reprodução/Instagram

Passageiros do voo LA3418, da Latam, viveram momentos de tensão na noite desta quinta-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos, após um incêndio atingir um equipamento de solo enquanto a aeronave se preparava para decolar para Porto Alegre. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram chamas altas e muita fumaça ao lado do avião.

Segundo a Latam, o fogo começou em um equipamento de uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. A fumaça acabou acionando os protocolos de segurança, levando à evacuação imediata da aeronave.

Os passageiros deixaram o avião tanto pela ponte de embarque quanto pela escorregadeira de emergência, com auxílio da equipe treinada. Não houve registro de feridos.

A companhia informou que todos os passageiros receberão assistência e serão reacomodados em outros voos.

Com informações do Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em Israel, Eduardo Bolsonaro deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo liberdade do pai

 

View this post on Instagram

 

A post shared by O POVO Online (@opovoonline)

Vídeo: Reprodução

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aproveitou uma visita ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, para deixar um bilhete pedindo a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro. No recado, ele escreveu: “Solta o Bolsonaro”. O parlamentar, que está morando nos Estados Unidos desde março, compartilhou nas redes sociais que fez orações e agradecimentos no local sagrado, citando pedidos por “saúde, família e liberdade”.

Eduardo tem mantido agenda internacional e, durante a passagem por Israel, também se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O encontro reforça a aproximação entre o deputado e lideranças conservadoras no cenário global.

Nas publicações, ele destacou a importância simbólica da visita ao muro, considerado um dos pontos mais sagrados do judaísmo, e afirmou que seguirá defendendo o que chama de “liberdade” e “justiça” em relação ao processo envolvendo seu pai.

Com informações do O Povo Online

Opinião dos leitores

  1. As pessoas de bem pagando o salário desse cara para ele ficar fazendo turismo. E fogo mesmo.

  2. É um artista esse menino! Alguém consegue mesmo acreditar que essa gente tem alguma fé em Deus?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *