Polícia

JACAREZINHO – RJ: ONU pede que MP faça investigação independente, cita tendência de ‘uso desproporcional’ da força em favelas, e delegado nega execução: “quem não reagiu, foi preso”

Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou, nessa sexta-feira (7), uma investigação independente sobre a operação policial no Jacarezinho que deixou 25 mortos, incluindo um policial.

O porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, Rubert Colville, disse em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, que há um histórico de uso desproporcional e desnecessário da força pela polícia.

“Pedimos que o promotor conduza uma investigação independente e completa do caso de acordo com os padrões internacionais”, disse Colville

O porta-voz ainda se diz preocupado com o fato de que a cena do crime não tenha sido preservada, dificultando o trabalho da perícia para a elucidação das circunstâncias da morte.

“É particularmente preocupante que a operação tenha ocorrido apesar de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2020 restringindo as operações policiais em favelas durante a pandemia de Covid-19”, afirma Colville.

Ele faz um alerta às autoridades brasileiras para que o uso da força seja aplicado quando estritamente necessário, respeitando os princípios da legalidade, precaução necessidade e proporção.

“A força letal deve ser usada como último recurso e apenas em casos em que há ameaça iminente à vida ou de um sério perigo”.

Comissão da Alerj suspeita de execuções

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) afirma que há “graves indícios de execução” no Jacarezinho e também pediu uma investigação do Ministério Público.

“É preciso dar o nome correto do que aconteceu no Jacarezinho: chacina. É absurdo naturalizar esse tipo de ação. As pessoas esperam do governo a vacina e a comida, é só recebem terror e morte. Não existe pena de morte no Brasil. A polícia não pode combater o crime cometendo crimes contra humanidade. O MP precisa investigar com seriedade e compromisso com a população do Rio”, afirma a presidente do grupo, Renata Souza (PSOL).

25 mortos

Um dos mortos foi o policial civil André Leonardo de Mello Frias, da Delegacia de Combate à Drogas (Dcod). A Polícia Civil diz que os outros 24 assassinados eram criminosos, mas não revelou as identidades ou as circunstâncias em que foram mortos.

Moradores da comunidade denunciam que suspeitos foram executados. O Ministério Público recebeu, em sua ouvidoria, denúncias de abusos policiais, que estão sendo investigados.

O delegado Ronaldo Oliveira nega que tenha havido execução. “Para deixar bem claro: quem não reagiu, foi preso. Ou foi preso ou fugiu”.

O sociólogo Daniel Hirata, do Geni/UFF, classifica a operação como inaceitável e diz que é mais grave do que chacinas como a de Baixada Fluminense, em 2005, ou a de Vigário Geral, em 1993.

“Foi a operação mais letal que consta na nossa base de dados, não tem como qualificar de outra maneira que não como uma operação desastrosa (…) É uma ação autorizada pelas autoridades policiais, o que torna a situação muito mais grave”.

Ele diz que, segundo os moradores, a ação se tornou mais violenta após a morte do policial e que ficou “incontrolável”. Na manhã desta sexta, a comunidade amanheceu com policiamento reforçado.

Com G1

Opinião dos leitores

  1. Olha no que dá a complacência do estado, com a ajuda do STF, inclusive com a comprovada permissão de áreas destinadas ao crime com o uso de drogas, além do faz de conta de dar atenção devida às fronteiras e as amizades com governantes de países produtores de drogas. O Brasil virou rota e piada de péssimo gosto, hoje os meliantes mandam nas ruas e nós ficamos presos em casa. Quero saber se com pão e mortadela se conseguiria subir nesses antros de marginalidade, a política do faz de conta tem um preço amargo.

  2. Desproporcional como, se os bandidos defendidos pela esquerda seboso, pq existe uma esquerda coerente e inteligente, estava mais armada e com um quantitativo maior que a polícia? Só os canalhas semelhante aos bandidos os defendem.

  3. Os policiais tem de reagir imediatamente a essa onda de criminalização de suas obrigalções constitucionais, a polícia sempre existiu para defender a sociedade, como disse o Delegado, “quem não reagiu foi presso” se fosse a contráruio e tivese morrido 25 policiais os direitos humanos achariam normal.

  4. Que a ONU, os Direitos Humanos e as ONGS que defendem bandidos os adotem. Que sejam vítimas de sua crueldade. Qie morram nas mãos deles.
    Força desproporcional é bandido atirando em PM de cima para baixo, com armamento de maior letalidade e sem compromisso de preservar nenhuma vida de inocente.
    Que merda de país estamos construindo, onde só quem tem direitos são os bandidos e os políticos corruptos?
    Até quando a sociedade vai aceitar isso de forma passiva?
    Onde estão a ONU, os Direitos Humanos e essas ONGs sugadoras do dinheiro público quando bandidos matam o cidadão de bem ou os policiais?
    A sociedade precisa urgentemente exigir e lutar por mudanças, se quisermos uma sociedade melhor no futuro.

  5. Manda esse povo da ONU e outros subir lá no morro, distribuindo picolé e apenas dizendo que veio prender bandidos. Se sair um vivo é milagre…

  6. Acho que foram poucos CPF cancelados, o que tinha de marginal que foi filmado, fugindo pelos telhados é pouco! E a verdade é que a Polícia teve que reagir, já no início da operação executaram o inspetor da PC, André Farias! Ai vem Direitos Humanos, OAB, imprensa, deveriam considerar os policiais uns heróis em colocar a vida em risco em prol da população. História de não combater facção criminosa por causa da milícia é muita cara de pau! É preciso sim combater, punir e aumentar a pena dos dois!

  7. fez certinho, reagiu é chumbo tinha que ter matado mais, a ONU E BOSTA ÉW A MESMA COISA MANDA EM NADA AQUI NÃO, tem que fazer todo dia, bater ate reduzira a zero esses criminosos, operação feita com inteligência, parabéns a policia

  8. Quando a PM é juridicamente impedida de atuar em área, publicamente conhecida, como sendo de atuação de bandidos e traficantes, tem muita coisa errada com quem tomou a decisão. Essa pilantragem de combater bandido e traficante com conversa, convencimento e flores, é de uma irresponsabilidade imensurável, parece coisa de gente conivente com o crime.
    Qual a razão do viciado atacar cidadão com arma para tomar o dinheiro e ir comprar o tóxico? Porquê o cidadão está desarmado. Se o viciado for roubar o traficante, vai ser recebido a bala de grosso calibre. Essa é a realidade! O resto é discurso torpe
    Quais os partidos políticos que defendem o bandido com a máscara de excluído social?

  9. O que parece ser só mais uma operação desastrada e sem inteligência da polícia também pode ser visto como uma forma de preparo de terreno para que a milícia possa dominar um território aonde nunca conseguiu se instalar. É fácil ficar comentando como se fosse um apresentador de programa policial popularesco com chavões surrados, mas para quem vive nessas regiões sem lei essa novela não tem graça nenhuma.

    1. Quer ser inocente útil, é problema seu, mas não venha externar sua opinião desvirtuada. Milícia vai tomar conta do espaço a qualquer preço e na hora que estiver mais forte. A regra é quem está mais forte toma conta dos negócios, sempre foi assim. Mas alguns tem o desvio mental e deterioração social de só ver a ação da PM como coisa ruim. Vá para Colômbia e Venezuela, lá a Milícia em nome do governo faz o que você entende e aceita, só atua democraticamente.

  10. Polícia miliciana.
    Uma verdadeira chacina, nunca vi uma operação como essa no Leblon, Ipanema, barra da Tijuca, etc.

    1. Um jumento direitopata, eleitor de outro ASNO fascista e genocida falando de …”milícia”?!?!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Esses eleitores do jumento mor fazem-me rir !!!!!!!!!
      Miliciano é esse assassino que voces doentes mentais colocaram na presidência por falta de opção, junto com a sua prole de BANDIDOS!
      Mais óia quem vem falar de milícia !!!kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vai estudar, JUMENTO!

  11. 24 CPF cancelados, engraçado é a imprensa fazer um alvoroço pela morte de 24 bandidos e ficar calada pela morte trágica de 3 crianças e 2 professoras por um esquerdista de 18 anos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DNA Fértil registra aumento na procura pelo congelamento de óvulos antes dos 35 anos no RN

Foto: Divulgação

O planejamento da maternidade tem acontecido cada vez mais cedo entre as mulheres no Rio Grande do Norte. No DNA Fértil, referência em reprodução assistida no Rio Grande do Norte, especialistas observam um crescimento na procura pelo congelamento de óvulos por pacientes com menos de 35 anos, refletindo uma mudança no perfil de quem busca preservar a fertilidade.

Segundo a especialista em reprodução assistida do DNA Fértil, Dra. Elle Rejane, a decisão está ligada às transformações da vida moderna. “Muitas mulheres priorizam a carreira, a formação acadêmica ou a estabilidade financeira antes da maternidade. Outras ainda não encontraram o parceiro ou a parceira com quem desejam formar uma família. O congelamento de óvulos passou a ser uma ferramenta de planejamento de vida”, explica.

A médica destaca que, embora a maior parte das pacientes ainda esteja entre 33 e 37 anos, cresce o número de mulheres que procuram orientação antes dessa faixa etária. “Do ponto de vista médico, essa é uma excelente notícia. Quanto mais jovem a mulher realiza o congelamento, melhores as chances futuras de um bebê em casa e saudável, já que os óvulos preservam a qualidade da idade em que foram coletados.”

A recomendação se baseia na própria biologia feminina. A mulher nasce com um número determinado de óvulos e, a partir dos 35 anos, ocorre uma aceleração na redução da quantidade e da qualidade dessas células, diminuindo as chances de gravidez natural e aumentando o risco de alterações cromossômicas.

Para Dra. Elle Rejane, o maior avanço é a mudança de comportamento das pacientes. “Antes, muitas mulheres só procuravam ajuda quando enfrentavam dificuldades para engravidar. Hoje, elas buscam informações de forma preventiva, o que amplia as possibilidades de planejamento reprodutivo.”

Ela reforça que o congelamento de óvulos não representa uma garantia de gravidez futura, mas aumenta as possibilidades de sucesso quando comparado ao adiamento da maternidade sem preservação da fertilidade.

“O mais importante é que a mulher conheça sua reserva ovariana e tenha acesso às informações necessárias para tomar uma decisão consciente. Planejar a fertilidade é cuidar do futuro com autonomia e tranquilidade”, conclui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Canção Nova celebra 26 anos de missão evangelizadora em Natal com grande encontro no Ginásio da UFRN

Foto: Divulgação 

A Comunidade Canção Nova em Natal celebra, de 24 a 26 de julho, seus 26 anos de presença missionária na Arquidiocese de Natal, promovendo um grande evento de evangelização no Ginásio Poliesportivo da UFRN. Com o tema “Ou Santos ou Nada! Nossa Maior Profecia”, inspirado em uma das expressões mais marcantes do fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, o encontro reunirá milhares de fiéis para momentos de oração, formação, celebração da fé e experiência com Deus.

Há mais de duas décadas, a Canção Nova desempenha um importante papel na missão evangelizadora da Igreja Particular de Natal, anunciando o Evangelho através dos meios de comunicação, eventos, atividades de evangelização e outras iniciativas pastorais que alcançam famílias, jovens, crianças e pessoas de todas as idades.

A história da missão teve início em 2000 e, desde então, tornou-se um instrumento de evangelização a serviço da Arquidiocese, colaborando com paróquias, movimentos, novas comunidades e pastorais, sempre fiel ao carisma recebido por Padre Jonas Abib: “Formar homens novos para um mundo novo”.

A programação contará com a presença de nomes importantes da Igreja e da Comunidade Canção Nova, entre eles Dom José Silvio, bispo auxiliar de Natal; Padre Roger Luiz, Presidente da Comunidade Canção Nova e pregador reconhecido nacionalmente; Padre José Márcio, da missão Canção Nova em Natal; e o missionário Jarles, que conduzirão momentos de pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa.

A entrada para os três dias de evento será através de uma entrada solidária (doação de 1 kg de alimento não perecível ou um produto de limpeza).

Evento: 26 anos da Missão Canção Nova Natal
Tema: “Ou Santos ou Nada! Nossa Maior Profecia”
Data: 24 a 26 de julho
Local: Ginásio Poliesportivo da UFRN – Natal/RN
Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou 1 produto de limpeza

Informações para a imprensa:
Missão Canção Nova Natal
Instagram: @cancaonovanatal

“Celebrar 26 anos é reconhecer a fidelidade de Deus que, através do carisma deixado por Padre Jonas Abib, continua transformando vidas e anunciando a esperança do Evangelho em Natal e em todo o Rio Grande do Norte.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Evento na Arenas das Dunas vai oficializar o apoio de Ezequiel a Zenaide

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia receberá mais um importante apoio à sua pré-candidatura para reeleição ao Senado. Desta vez, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, oficializará o apoio durante evento que será realizado nesta quinta-feira (23), às 19h, na Arena das Dunas, em Natal.

O encontro reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, lideranças políticas e militantes de todas as regiões do estado, em uma demonstração de força e reconhecimento ao trabalho de Zenaide. O apoio de Ezequiel reforça ainda mais o projeto político liderado pela senadora, que vem ampliando alianças e consolidando sua presença como uma das principais vozes do Rio Grande do Norte em Brasília.

Além da manifestação de apoio à senadora, o evento também será um momento de mobilização para as eleições de 2026, evidenciando a união das lideranças em torno do projeto político representado por Dra. Zenaide Maia, que já conta com o apoio de mais de 100 prefeitos do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mato Grande reforça apoio a Pré-candidatura de Cadu Xavier

Foto: Divulgação

Após mobilização histórica em João Câmara a favor da Pré-candidatura de Cadu Xavier a Governo do Estado, no último domingo (19), o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique, oficializou seu apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier. O anúncio aconteceu durante um encontro político que reuniu uma expressiva participação popular

O evento reforçou a articulação e força da região Mato Grande para com a Pré-candidatura de Cadu Xavier

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

União-PP de SP formaliza apoio a Flávio Bolsonaro

Screenshot

Foto: Reprodução

A federação União Progressista (União Brasil-PP) em São Paulo deve anunciar nesta segunda-feira (20) apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, em um movimento que antecipa a posição da direção estadual antes mesmo de uma definição da executiva nacional sobre a disputa de 2026.

O anúncio está previsto para ocorrer durante a convenção estadual da federação, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que também deve oficializar o secretário de Segurança Pública licenciado, Guilherme Derrite (PP-SP), como candidato ao Senado na chapa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A expectativa é que Flávio participe do evento ao lado de Tarcísio. Será a primeira agenda pública dos dois desde o desgaste provocado pelas tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre parte dos produtos brasileiros.

Integrantes da direção estadual da federação avaliam que a presença de Flávio fortalece a candidatura de Derrite ao Senado, que deve disputar o eleitorado da direita em São Paulo. André do Prado (PL) é o outro pré-candidato na chapa, enquanto Ricardo Salles (Novo) “corre por fora” como nome da direita sem apoio nem de Tarcísio nem de Flávio.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Mulher cadeirante fica gravemente ferida após incêndio atingir residência e oficina em Caicó

Foto: Divulgação 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, na manhã desta segunda-feira (20), uma ocorrência de incêndio em uma edificação mista, utilizada como residência e oficina de motocicletas, no município de Caicó, na região Seridó.

Ao chegar ao local, a guarnição constatou que o incêndio atingia diversos materiais combustíveis no interior do imóvel. De acordo com informações colhidas no local, a moradora, uma mulher cadeirante, estava sozinha na residência e dormia em uma rede quando acordou com a residência em chamas.

A mulher apresentava queimaduras em grande parte do corpo. A equipe do CBMRN realizou o atendimento pré-hospitalar, administrou oxigenoterapia durante todo o deslocamento e conduziu a vítima ao Hospital Regional do Seridó, onde ela permaneceu sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Na sequência, os bombeiros realizaram o combate às chamas utilizando técnicas específicas para incêndios em edificações residenciais, extinguindo o fogo e eliminando os riscos de reignição. Após a conclusão da ocorrência, a guarnição repassou orientações de segurança aos moradores da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF apreende mais de 812 kg de lagosta transportada irregularmente em Mossoró

Screenshot

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 812,5 quilos de lagosta transportada irregularmente em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi registrada por volta das 11h deste domingo, 19 de julho de 2026, no quilômetro 57 da BR-304.

De acordo com a PRF, o produto da pesca era transportado em desacordo com as normas sanitárias dentro de um caminhão Volkswagen 10.160 DRC 4×2, de cor branca. O veículo era conduzido por um homem de 41 anos.

Após a fiscalização, a carga de lagosta foi apreendida e encaminhada, juntamente com a ocorrência, à Vigilância Sanitária de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] POLÊMICA NA COPA: Jogadores da Argentina viram as costas durante festa da Espanha e cena gera críticas

Imagens: Reprodução/Thiago

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram jogadores da Argentina de costas durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo 2026, enquanto a Espanha comemorava o título conquistado. A cena gerou repercussão entre torcedores e imprensa esportiva.

Nas imagens, os argentinos aparecem voltados para o lado oposto do palco no momento em que a seleção espanhola recebia as medalhas e celebrava a conquista. A atitude foi classificada por críticos como uma falta de esportividade.

A Espanha venceu a Argentina por 1 a 0 na final e levantou o troféu mundial pela segunda vez na história. O gol do título foi marcado por Ferran Torres, na prorrogação.

Até o momento, a FIFA e a Associação do Futebol Argentino (AFA) não divulgaram posicionamento oficial sobre a repercussão envolvendo a cerimônia de premiação.

Opinião dos leitores

  1. MUITA SOBERBA DESSES INDIVIDUOS QUE QUEREM SER O QUE NÃO SÃO, PRATICARAM ANTI-FUTEBOL AGRDINDO OS ATLETAS ESPANHOIS SOBRE A CRETINA ARBITRAGEM QUE FAZIA DE CONTA QUE NÃO VIA. ESSES SOPRADORES DE APITOS CADA DIA MAIS CRETINOS E CONIVENTES COM O ANTI-FUTEBOL, INCLSIVE OS DO BRASDIL. PARABÉNS A ESPANHA, QUE GANHO NO FUTEBOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] VEXAME APÓS A DERROTA: argentinos deixam Times Square tomada por lixo em Nova York

Imagens: Reprodução

A derrota da Argentina para a Espanha na final da Copa do Mundo de 2026 terminou com um cenário de sujeira em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

Imagens registradas após a movimentação de torcedores argentinos na Times Square, em Nova York, mostram copos, garrafas, embalagens e outros resíduos espalhados pelas ruas.

O material ficou concentrado na região após a comemoração frustrada pelo vice-campeonato argentino. Equipes de limpeza foram acionadas para recolher os resíduos e normalizar o espaço.

A Espanha venceu a Argentina por 1 a 0 na decisão e conquistou o título mundial. Após a partida, grupos de torcedores se reuniram em diferentes pontos para protestar e lamentar o resultado.

Opinião dos leitores

  1. Eles precisam tomar aula de civilidade, educação e responsabilidade como fazem os Japoneses, vimos isto em Natal em 2014.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Torcedores argentinos se envolvem em confusões em diferentes cidades do Brasil após derrota na final da Copa

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Uma confusão entre torcedores argentinos e um motoboy chamou atenção neste domingo (19), em Copacabana, no Rio de Janeiro, após a derrota da Argentina para a Espanha na final da Copa do Mundo.

Imagens registradas no local mostram o momento em que o trabalhador é atingido por torcedores e reage à agressão. Durante o confronto, ele derruba um dos envolvidos no asfalto.

Segundo relatos que acompanham o registro, o motoboy teve a viseira do capacete quebrada durante a confusão.

Após a reação do trabalhador, ele aparece cercado por outros torcedores que estavam na região. O vídeo do episódio passou a circular nas redes sociais.

Outros locais tiveram registros de confusão

Além do Rio de Janeiro, também houve registros de tumultos envolvendo torcedores argentinos em outros destinos turísticos, como Arraial d’Ajuda (BA), Búzios (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Pipa, no Rio Grande do Norte.

Em Búzios (RJ). Fotos: Reprodução/Thiago Garcia

Em Balneário Camboriú (SC). Fotos: Reprodução/Thiago Garcia

Em Pipa (RN). Fotos: Reprodução/Tibau Notícias Pipa

Os episódios ocorreram após a final da Copa do Mundo, disputada entre Argentina e Espanha.

Durante a cerimônia de premiação, imagens mostraram jogadores argentinos de costas no momento em que os atletas espanhóis recebiam o troféu.

Opinião dos leitores

  1. Normal, pra um país onde a impunidade reverbera em todas as áreas. Até estrangeiro faz o que quer. Outro dia a imbecil turista argentina, foi racista e não aconteceu nada com ela. Em um país sério, seria presa sem fiança e ficaria um bom tempo atrás das grades no Brasil mesmo, pra conhecer alguns afrodescendentes infratores, que “adoram” ser chamados de símios, pra não dizer o contrário. Será que no “xilindró”, ela teria a mesma valentia?

  2. Queriam o quê?
    A seleção Argentina se acovardou na final.
    Não quiseram jogar, tudo que fizeram em outros jogos da copa, ontem se esconderam, o Messi parece que nem entrou em campo ontem.
    FORAM TOTALMENTE DOMINADOS ONTEM.
    TOTALMENTE!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *