Política

Janot pede ao TSE arquivamento de ação contra Dilma e Temer

Rodrigo JanotO procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo arquivamento de uma das ações em que o PSDB pede a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer. Para o procurador, as alegações do partido não demonstram gravidade capaz de autorizar a inelegibilidade de Dilma e Temer.

A ação do partido foi protocolada no TSE em outubro de 2014, antes da diplomação da presidenta para exercer seu segundo mandato. O PSDB alegou que os mandatos devem ser cassados por supostas irregularidades na campanha eleitoral, como o envio de 4,8 milhões de panfletos pelos Correios sem carimbos de franqueamento, utilização de propaganda em outdoor com projeção de imagens de órgãos públicos, utilização de entrevista de ministros na campanha eleitoral, uso das instalações de uma unidade de saúde em São Paulo em um vídeo da propaganda eleitoral e suposto uso do pronunciamento de Dilma no Dia do Trabalho, em 2014, para fins eleitorais.

De acordo com o parecer de Janot, o serviço dos Correios foi devidamente pago pela campanha e não houve uso indevido da máquina pública. Para o procurador, a postagem do material de propaganda sem o devido franqueamento evitou retardo no envio e não implicou no desiquilíbrio das eleições.

Sobre os outdoors, Janot disse que a irregularidade não é grave para configurar abuso de poder econômico, por ter sido veiculada por pouco tempo. No caso do pronunciamento do Dia do Trabalho, Janot lembrou que Dilma foi multada pelo TSE por propaganda eleitoral antecipada e que o fato não comprometeu a legitimidade da eleição.

“Esta procuradoria-geral Eleitoral não se convence, a partir das alegações e provas constantes dos autos, da existência de gravidade necessária a autorizar a aplicação das sanções previstas no art. 22, XIV, da Lei Complementar 64/90 [norma que prevê a cassação], fato que seria inédito na história republicana deste país em se tratando de eleições presidenciais, razão pela qual manifesta-se pela improcedência dos fatos”, concluiu Janot.

Outras ações do PSDB

Dilma e Temer são alvos de mais três ações do PDSB no TSE. Na defesa entregue em uma delas, os advogados de Temer alegaram que doações declaradas de empresas que têm capacidade para contribuir não são caixa dois. Segundo a defesa do vice-presidente, o PSDB também recebeu doações de empresas que colaboraram para a campanha de Temer e Dilma. Dessa forma, no entendimento dos advogados, não houve “uso da autoridade governamental” por parte da presidenta e do vice.

O prazo para entrega da defesa da presidenta ainda não terminou. Na ação, o PT sustenta que todas as doações que o partido recebeu foram feitas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral. As contas eleitorais da presidenta e de Temer foram aprovadas por unanimidade pelo plenário do TSE, em dezembro de 2014.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. A indicação para ser reconduzido ao cargo parece ter seu preço e o PT cobra alto.
    Esse deve ser um deles, o outro é deixar engavetado as acusações contra Renan Calheiros.

  2. Tudo não passa de um grande circo chamado "Brasil Sem Rumo", com as suas Leis falhas e cheias de entrelinhas aonde sempre vai aparecer um esperto para fazer e acontecer no quesito defesa dos malfeitores, e outros julgadores indicados por QI político e eternos devedores de favores aos seus padrinhos, enquanto não houver um processo seletivo formatado por regras claras e objetivas sempre em prol da qualificação, capacidade , conhecimento e isonomia entre os concorrentes, para os mais elevados cargos no judiciário e afins, nunca teremos julgamentos isentos e imparciais apenas espelhados nos conteúdos dos atos, portanto, ficaremos por anos e anos sem a verdadeira justiça! Infelizmente aqui nas terras de Tupi tudo é possível menos a Lei alcançar os ricos empresarios, políticos e malversadores do dinheiro do contribuinte.
    Tenho muitas reservas quando o indicado é o julgador de seu indicador.
    Vivemos há muito carente de justica plena, maso erro vêem de muito tempo, pois na carta de Pêro Vaz de Caminha, tá dito assim: "Em se plantando tudo dá", inclusive toda bandalheira plantada e praticada por nossos políticos com a plena anuência do poder judiciário vem em razão das muitas faltas e principalmente da morosidade e do paternalismo exacerbado, enquanto isso os outros tantos e tantos apenados que não são oriundos dos feudos estão apodrecendo em cadeias que não e nunca vão regenerar mingúem, pelo contrario estão se especializando em criminalidade, já os criminosos de paletó e gravata e portadores de diplomas consagrados pela justiça eleitoral, estão por aí a roubar e simplesmente mentir dizendo que todo foi doado dentro da lei e contabilizado em conformidade com a legislação, é a chamada oficialização da apropriação indébita.

    1. Muito bom seu comentário, parabéns, são esses que contribuem para formação de opinião sensata, sem partido, mostrando como deveriam ser as ações nessa terra sem rumo que temos hoje.

  3. Tá difícil saber em que latrina Moro, MPF, PF e a mídia suína vão enfiar a cara e dar descarga depois da bomba do "RioCentro" do sítio de Atibaia.

    1. Se isso acontecer o Brasil terá saído do Estado Democrático de Direito para uma ditadura petista imoral e descabida. O Brasil terá virado a página do progresso e do desenvolvimento caindo num retrocesso absurdo de ilegalidades. Seremos a segunda Venezuela da América Latina, estaremos literalmente dentro do esgoto social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flamengo vence Pyramids e vai enfrentar PSG na final do Intercontinental

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo está na final da Copa Intercontinental da Fifa depois de vencer o Pyramids neste sábado (13) pela semifinal da competição. O Rubro-negro, que ficou com a taça da Challenger Cup, terá agora o PSG pela frente na decisão do torneio mundial.

No Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, Léo Pereira abriu o placar aos 23 minutos de jogo. Arrascaeta cruzou na medida para o zagueiro mandar, de cabeça, para o fundo da rede.

Na segunda etapa, Arrascaeta apareceu de novo, em mais uma assistência, mas dessa vez para Danilo. Após cobrança de falta do uruguaio, Danilo surgiu na segunda trave para cabecear e ampliar o placar para o Rubro-negro.

O Flamengo agora se prepara para enfrentar o PSG, campeão da Champions League, na final do Intercontinental. As equipes entram em campo na próxima quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), também no Estádio Ahmad bin Ali.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petroleiro apreendido pelos EUA revela esquema de envio de petróleo da Venezuela a Cuba

Foto: Vessel Finder

Os Estados Unidos apreenderam nesta semana, em águas internacionais próximas à Venezuela, o petroleiro Skipper, que transportava petróleo venezuelano ligado a um esquema de apoio econômico do governo de Nicolás Maduro a Cuba. Segundo documentos da estatal PDVSA, o navio saiu da Venezuela em 4 de dezembro com quase 2 milhões de barris de petróleo pesado, tendo como destino declarado o porto de Matanzas, em Cuba.

Dados de rastreamento indicam que apenas cerca de 50 mil barris foram transferidos para outro navio, o Neptune 6, que seguiu para Cuba. O restante da carga teria sido redirecionado à Ásia, principalmente à China, prática usada para gerar divisas ao governo cubano, segundo fontes do setor petrolífero venezuelano.

Venezuela e Cuba mantêm há décadas um acordo de fornecimento de petróleo subsidiado, em troca do envio de médicos, técnicos e profissionais de segurança cubanos a Caracas. Nos últimos anos, porém, grande parte do petróleo destinado à ilha tem sido revendida, devido às sanções internacionais.

A operação americana ocorreu na quarta-feira, quando agentes armados desceram de helicóptero sobre o Skipper. A tripulação, majoritariamente russa, não resistiu. Os EUA informaram que pedirão um mandado para apreender a carga, avaliada em dezenas de milhões de dólares, e que o navio seguirá para um porto americano, possivelmente no Texas.

Cuba, Venezuela e Irã classificaram a ação como “pirataria” e “terrorismo marítimo”. O Departamento do Tesouro dos EUA também anunciou sanções contra o empresário panamenho Ramón Carretero, apontado como principal intermediário do comércio de petróleo entre Venezuela e Cuba.

O caso expõe uma rede energética que envolve Venezuela, Cuba, Irã e Rússia, países sancionados por Washington que cooperam para manter exportações de petróleo fora do mercado formal, principalmente com destino à China.

O Globo com informações de The New York Times

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com aumento de impostos, carga tributária bate recorde histórico em 2024 e alcança maior nível em mais de duas décadas

Foto: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

A carga tributária brasileira registrou em 2024 o maior nível da série histórica iniciada em 2002, impulsionada pelo aumento de impostos em todos os níveis de governo — federal, estadual e municipal, aponta a Secretaria da Receita Federal. Em 2024, o peso dos tributos no Produto Interno Bruto (PIB) subiu dois pontos percentuais em relação a 2023 e atingiu um novo recorde, mantendo o país no patamar mais elevado em mais de duas décadas.

O crescimento da carga reflete elevações em tributos como PIS/Cofins, ICMS, IPI e IRRF, além da reversão de desonerações e do fim de subsídios, que impulsionaram a arrecadação. Esse aumento acontece mesmo com mudanças metodológicas adotadas pela Receita, que excluíram contribuições ao FGTS e ao Sistema S do cálculo, adotando práticas alinhadas a padrões internacionais

Imagem: reprodução/g1

Principais números

  • A carga tributária bruta total — soma de tributos pagos sobre a riqueza produzida no país (PIB) por União, estados e municípios — chegou a 32,2% do PIB em 2024, o maior patamar desde 2002, com alta de cerca de 2 pontos percentuais em relação a 2023.

  • Pela metodologia anterior de cálculo, a carga tributária teria atingido 34,1% do PIB, também um recorde histórico.

  • O crescimento da arrecadação foi puxado principalmente pelo aumento de tributos sobre bens e serviços, e também por maiores receitas de impostos como IRRF e IPI, além da reoneração de combustíveis.

Relembre outros aumentos de impostos desde o início do governo Lula:

  • Tributação de fundos exclusivos, os “offshores”;
  • Mudanças na tributação de incentivos (subvenções) concedidos por estados;
  • Tributação das bets;
  • Imposto sobre encomendas internacionais (taxa das blusinhas);
  • Reoneração gradual da folha de pagamentos;
  • Fim de benefícios para o setor de eventos (Perse);
  • Aumento do IOF sobre crédito e câmbio.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diante de Lula, Tarcísio critica polarização: “está na hora de mudar essa chave, de dar a volta por cima”

Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o que chamou de “polarização acirrada” no país e defendeu que “está na hora de mudar essa chave”.

O governador falava da importância do jornalismo, durante a inauguração do SBT News nessa sexta-feira (12), na capital paulista.

“Um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva, onde as pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, começou Tarcísio.

“Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o chefe do Executivo paulista discursa sobre a necessidade de mudança no país. Em novembro, o governador afirmou que bastava o Brasil trocar o “CEO” para voltar a funcionar.

A sigla em inglês se refere ao diretor-executivo de uma organização, que ocupa o cargo mais alto na hierarquia de uma empresa. No caso da publicação de Tarcísio, era uma referência velada a Lula.

Apesar de insistir que será candidato à reeleição na disputa do ano que vem, o governador vinha sendo apontado como possível sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

Na semana passada, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que foi escolhido pelo pai para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Candidato do centrão, da faria lima, governa um pib maior do que o do Paraguai, Uruguai e igual o da Argentina.
    Vai findar ficando sem nada pra largar de ser Otário.
    Flávio Bolsonaro 22.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Terremoto de magnitude 4,4 é registrado em Araxá, no interior de Minas Gerais

Foto: Prefeitura de Araxá

Um terremoto de magnitude 4,4 foi registrado na noite dessa sexta-feira (12) em Araxá, no interior de Minas Gerais. O tremor foi registrado por volta das 22h10.

De acordo com a Defesa Civil, até o momento não há registros de graves danos materiais nem de feridos ou vítimas fatais em decorrência do abalo. As mineradoras que atuam no município foram acionadas, e as barragens instaladas na cidade permanecem estáveis.

O Corpo de Bombeiros foi acionado após moradores relatarem a ocorrência de fortes estrondos, com intervalos de cerca de três segundos entre eles, além da sensação de tremores no solo.

Em nota, a Prefeitura alertou para a possibilidade de novos tremores nas próximas horas e informou que o município segue em monitoramento permanente, em conjunto com órgãos técnicos.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zambelli deverá cumprir pena no presídio da Colmeia no DF caso seja extraditada

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviou nesta sexta-feira (12) ao Ministério da Justiça informações sobre onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deverá cumprir pena caso seja extraditada. O documento será repassado às autoridades da Itália, que solicitaram os esclarecimentos.

Segundo Moraes, como Zambelli tem residência em Brasília, a pena deverá ser cumprida em um presídio da capital federal, conforme dados fornecidos pela Vara de Execuções Penais.

Presídio indicado

A deputada ficaria na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, localizada no Gama, a cerca de 35 km do centro de Brasília.

A unidade tem capacidade para 1.062 detentas e abriga presas em regimes fechado, semiaberto e provisório.

Atualmente, 809 pessoas cumprem pena no local.

presídio conta ainda com uma Ala de Tratamento Psiquiátrico e oferece atendimento médico, psicológico, odontológico e ginecológico, além de assistência pediátrica, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da rede estadual de ensino é afastado do cargo após ser flagrado com drogas na companhia de estudante em Pau dos Ferros

Foto: reprodução

Um professor temporário da rede estadual de ensino foi afastado do cargo após ser flagrado com drogas enquanto estava acompanhado de um estudante, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. O caso ocorreu nesta sexta-feira (13) e foi confirmado pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC).

Segundo a pasta, o afastamento foi imediato e um procedimento administrativo foi aberto para apurar os fatos. As drogas foram encontradas na bolsa do professor durante uma abordagem da Polícia Militar. O educador e o estudante — que é maior de idade — foram conduzidos à delegacia, onde o aluno prestou depoimento como testemunha.

De acordo com o delegado Paulo Cesário, não houve prisão porque não foi configurado flagrante de tráfico. “Não ficou comprovado que ele estava traficando, nem que estava consumindo junto com o aluno. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse de droga”, afirmou.

A SEEC informou ainda que o professor não estava em unidade escolar nem em horário de atividade da rede estadual no momento da abordagem e destacou que não compactua com condutas que violem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão da prefeita Ceiça Lisboa recebe Selo Diamante de Transparência

O município de Caiçara do Rio do Vento recebeu, nesta sexta-feira, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), certificação máxima concedida aos entes públicos que se destacam pela excelência na transparência e no acesso às informações oficiais.

A conquista coloca Caiçara do Rio do Vento entre os municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso da gestão municipal com a integridade, a responsabilidade administrativa e o respeito ao cidadão.

A prefeita Ceiça Lisboa celebrou o reconhecimento e destacou que a transparência é um dos pilares da atual administração.

“Esse Selo Diamante é resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com o dinheiro público. Transparência, para nossa gestão, é respeito à população e compromisso permanente com uma administração correta, aberta e acessível”, afirmou a prefeita.

O Programa Nacional de Transparência Pública avalia critérios rigorosos relacionados à transparência ativa, incluindo a disponibilização clara de informações sobre despesas, contratos, atos administrativos e gestão fiscal nos portais oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Gosto muito do conteúdo do BG , mais quando parte pra política logo vejo q ele tem lado . Geralmente não apoio o candidato no qual ele menciona .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre afogado na Praia do Amor, em Pipa

Foto: reprodução

Um homem morreu afogado na manhã deste sábado (13) na Praia do Amor, em Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

A corporação informou que foi acionada às 6h32, após testemunhas relatarem o desaparecimento da vítima no mar. Pessoas que estavam no local disseram que o homem chegou a pedir socorro antes de submergir.

Uma equipe especializada em mergulho foi enviada para as buscas, com apoio de surfistas que estavam na praia. O corpo foi encontrado cerca de três horas depois.

A vítima não portava documentos e ainda não havia sido identificada até a última atualização da ocorrência.

O Corpo de Bombeiros reforçou a orientação para que banhistas sigam as normas de segurança e deem preferência a praias com guarda-vidas.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump volta a ameaçar Venezuela com operações por terra: ‘vai começar a acontecer’

Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar nesta sexta-feira (12), em pronunciamento no Salão Oval, que o governo americano deve iniciar ações terrestres na Venezuela. “Vai começar a acontecer”, disse.

Trump afirmou que as operações não seriam apenas contra o país, mas contra grupos que, segundo ele, atuam no narcotráfico. “Estamos falando de pessoas horríveis que trazem drogas e matam nosso povo”, declarou. Na quinta-feira (11), o presidente já havia dito que ações terrestres ocorreriam “muito em breve”.

O governo venezuelano reagiu, classificando as apreensões recentes como “roubo flagrante” e “ato de pirataria internacional”. Caracas acusa Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para tentar derrubar Nicolás Maduro e se apropriar das reservas de petróleo do país.

Desde agosto, os EUA reforçaram a presença militar no Caribe, com mais de 15 mil soldados e cerca de 12 navios. Segundo o governo americano, ao menos 22 ataques já foram realizados contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas, resultando em mais de 80 mortes.

Apesar de o governo dos EUA ter elaborado diferentes cenários de intervenção, incluindo ações contra Maduro e o controle de campos petrolíferos, Trump demonstrava cautela quanto a uma operação direta. Ainda assim, ele autorizou ações secretas e não descartou ampliar os ataques para alvos dentro da Venezuela.

Na quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA apreendeu um navio petroleiro utilizado por Venezuela e Irã para transportar petróleo sob sanções internacionais. A informação foi confirmada pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, que divulgou imagens da operação.

Com informações de Estadão e Associated Press

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkkkkkkk…
    Calça frouxa.
    Se encantou pela Jararaca.
    Lula da silva, o maior político do mundo.
    Dobrou até o Magnata americano.
    Apesar de não votar nesse ladrão corrupto, mas a verdade deve ser dita.
    O desonesto, biriteiro da nó em pingo d’água.

  2. Esse tramp é um fanfarrão. Fica só ameaçando, ai por trás pede apoio ao destruidor do Brasil para ajudar o maduro-podre renunciar e afrouxar a magniktisky pros sujeitos daqui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *