Jornalismo

Jaques Wagner que já incentivou greve da PM diz agora que não faz acordo com PM bandido

O ex-sindicalista do PT Jaques Wagner, hoje governador da Bahia, recusa-se a chamar a paralisação dos policiais militares do Estado pelo nome usual. “Isso é mais levante do que greve, pelo jeito que foi feito”, diz ele.

“Caboclo põe dois berros [armas] na cintura, tira população de dentro de ônibus, agride as pessoas, interrompe o trânsito. Têm por obrigação legal garantir a ordem pública e estão fazendo o contrário.”

Wagner falou aos repórteres Graciliano Rocha e Fábio Guibu. O resultado da conversa foi às páginas da ‘Folha‘ nesta segunda-feira (6), dia em que a greve com ares de levante entra no seu sétimo dia.

Nas ruas de Salvador, policiais da Força Nacional e soldados do Exército fazem as vezes de PMs. A paisagem urbana da capital baiana foi maculada pela presença de veículos de guerra –tanques do tipo Urutu.

A despeito da atmosfera de anormalidade, o governador declara que não cogita negociar salários com quem se porta como “bandido”. Bate o pé: não dará à PM nada além do que deu aos demais servidores: reajuste de 6,5%.

Líder dos PMs rebelados, o soldado Marco Prisco também fala grosso: “Isso não nos interessa. É obrigação do governo oferecer esse percentual a todos os servidores públicos. Do contrário, passa a agir de forma inconstitucional. O que nós reivindicamos são valores devidos especificamente à polícia.”

Prisco adiciona à pauta salarial duas novas reivindicações:  “a revogação das prisões” e a “anistia irrestrita aos policiais”. Há 12 mandados de prisão expedidos contra lideranças do “levante”. Uma delas ordena a detenção de Prisco. Wagner estica a corda.

Declara que “ninguém do governo vai receber o Prisco”. Deseja ver as ordens de prisão executadas. Anistia? Nem pensar. “Não vou assinar anistia nenhuma a quem cometeu crime, invadiu ônibus, matou mendigos ou moradores de rua, como foi feito.”

Quer dizer que os PMs mataram pessoas? “Óbvio que não tenho prova”, o governador admite. Se é assim, por que acusa? “Como a estratégia deles é a criação de pânico, é muito estranho que nesses dias morram moradores de rua na proximidade da associação deles.”

Wagner dá asas à suspeição: “Você pode perguntar se estou sendo leviano. Estou falando de uma suspeita. Será acusação se a gente conseguir provas.” Os PMs insurretos refugiraram-se na Assembléia Legislativa da Bahia.

Em nota, informaram que, com o reforço de familiares –incluindo mulheres e crianças—, a “tropa” da Assembléia já soma 3.000 pessoas. Entre elas os PMs que a Justiça mandou que fossem recolhidos ao cárcere.

O Legislativo será invadido? “Invasão, não, porque é um prédio de outro Poder”, disse o governador. “Mas o próprio Poder está incomodado com a presença de pessoas com ordem de prisão sentadas ali.”

Aliado de Wagner, o presidente da Assembléia, deputado Marcelo Nilo (PDT), disse: “Quero a Casa que eu presido de volta. Não posso permitir que o Poder Legislativo seja esconderijo de foragidos.” Fixou prazo para a saída dos intrusos: zero hora desata segunda (6). O ultimato foi ignorado. Sob cerco militar, o prédio do Legislativo teve a luz cortada. No início da manhã, respiravam-se ares de alta tensão.

Na mais grave crise de seu governo, Jaques Wagner vive seus dias de Cesar Borges, o ex-pefelê que governava a Bahia em 2001, quando a PM promoveu movimento semelhante ao atual. Naquela época, Lula responsabilizava o governo pelos saques e o PT apoiava os grevistas.

“Eu não”, diz agora o ex-deputado federal Jaques Wagner. “Vários parlamentares apoiaram, eu não apoiei. Eu entrei para negociar e ajudar a sair da greve.”

Prisco, o líder da rebelião, assegura que, em 2001, o atual governador chegou a auxiliar na estruturação financeira do movimento. Wagner diz que ele mente. Além de mimetizar o antecessor ao comparar PMs a bandidos, o governador petê enxerga digitais forasteiras no levante de 2012.

“Esse movimento tem esse caráter nacional, tem uma direção nacional, uma cartilha cujo objetivo é a votação da PEC-300”, diz Wagner, referindo-se a uma proposta de emenda constitucional que corre no Congresso. Nela, sugere-se a criação de um piso salarial para PMs e bombeiros.

Difícil prever qual será o desfecho da encreca policial baiana. No ponto em que se encontra, negociação soaria como capitulação. Autoridade, como se sabe, é como virgindade. Uma vez perdida, perdida está.

De concreto, por ora, apenas uma evidência. Os PMs amotinados empurraram para dentro da biografia do petista Jaques Wagner uma passagem perene. O verbete da enciclopédia anotará detalhes constrangedores.

Quando a PM impôs o regime de terror à sociedade baiana, o governador encontrava-se em Cuba. Junto com Dilma Rousseff, confraternizava com os companheiros-ditadores Fidel e Raúl Castro.

“Eu estava monitorando”, alega Jaques Wagner. “A Assembléia [de grevistas] foi no dia 31 [de janeiro] à tarde, cheguei na madrugada do dia 2 [de fevereiro]. Havia autoridade aqui. Tinha o governador em exercício e o secretário de Segurança.”

Tomado pelas palavras, o governador-viajante dispunha de um monitoramento de fancaria. “A primeira ligação que eu recebi foi informando que a Assembleia [dos PMs] deu mais gente do que eles [os órgãos de ‘segurança’] achavam que ia dar”. Hã?!?

“A avaliação que as estruturas de segurança tinham [do movimento] não se confirmou na Assembleia. Isso é fato.” Dito de outro modo: Wagner voou para Cuba imaginando que deixava para trás uma ameaça negligenciável de greve.

Ao retornar, encontrou um “levante” composto de elementos tóxicos: desordem, saques, assaltos, mortes, pânico. Como pano de fundo, os Urutus nas ruas de Salvador. Tudo isso na bica do Carnaval.

“Ainda estamos a 10 ou 11 dias do Carnaval. Não há hipótese de esse planejamento da PM para o Carnaval não ser cumprido. Até lá estará acabado esse processo”, diz Jaques Wagner. Será?, perguntam aos seus botões os milhares de turistas que programaram viagens à Bahia.

Blog do Josias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado estadual Kleber Rodrigues é internado para tratar problema de saúde

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Kleber Rodrigues encontra-se internado desde a tarde desta sexta-feira (6) para tratamento de um problema de saúde. De acordo com nota divulgada pela assessoria, o parlamentar apresenta quadro clínico estável e está sendo acompanhado por equipe médica.

Ainda segundo a informação oficial, Kleber deverá permanecer internado nos próximos dias para a realização de exames complementares e uso de medicação necessária ao tratamento.

O deputado agradeceu as orações, mensagens de apoio e a preocupação recebidas, e afirmou estar confiante de que em breve retomará suas atividades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula cobra que petistas busquem os evangélicos: “90% deles recebem benefícios do governo. Não podemos esperar que o pastor fale bem de nós”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (7/2), que 90% dos evangélicos no Brasil ganham benefícios do governo. A fala se deu durante o ato de comemoração de aniversário de 46 anos do PT, em Salvador (BA).

“90% dos evangélicos ganham benefícios do governo. Nós não podemos esperar que eles falem bem de nós. Nós precisamos ir para lá, conversar”, disse Lula.

Ao falar a apoiadores, Lula defendeu que o PT apresente um novo projeto nacional e afirmou que eventuais derrotas eleitorais só ocorreriam por falhas internas do próprio partido. “Não há como perdermos para os outros […]”, disse.

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) reagiu a fala do Lula sobre os evengélicos. O parlamentar comentou em um vídeo publicado pela reportagem do Metrópoles.

É só deixar ele falar de improviso que fala asneira, que bom Lula continua. Essa fala prova que eles não entendem e na respeitam os evangélicos, eles não entenderam que o evangélico ama e respeita o seu pastor. Aliás isso é um princípio bíblico de fé, ele não consegue entender isso, ele ataca o pastor e tenta enganar os membros, sabe quando ele não vai conseguir: NUNCAAA!”, disse o líder do PL na Câmara.

“Evangélico não é trouxa da esquerda! O primeiro respeito se quer voto de evangélico e honrar os nosso pastores. Segundo, respeitar os nossos dogmas. Terceiro, os comunistas odeiam os cristãos”, completou Sóstenes.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que eleição será ‘guerra’, ‘não tem mais Lulinha paz e amor’ e que é pra mandar quem fez notícia contra o governo ‘pra aquele lugar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (7/2), durante o ato de comemoração de aniversário de 46 anos do PT, em Salvador (BA), que este ano não terá “mais essa de Lulinha paz e amor”. Para o petista, 2026 será um ano de “guerra” por causa das eleições. Mostrou-se, ainda, “motivado para cacete”.

Lula falava aos militantes sobre debater com adversários políticos e disse: “A gente não pode ficar quieto. Alguém viu uma notícia contra o governo ‘ah, eu deletei’. Deletar, não. Você tem que mandar o cara que fez a notícia pra aquele lugar! Nós temos que ser mais desaforados“, afirmou.

Pouco antes, Lula afirmou que vai construir um discurso político, mas que ainda não está pronto. “Vamos ter de construir, porque é uma guerra política”, comentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senadora Zenaide Maia participa do “RN do Futuro” com lançamento da pré-candidatura de Allyson Bezerra

A Senadora Zenaide Maia (PSD/RN) marcou presença e teve participação ativa neste sábado (07) no “RN do Futuro – Encontro Suprapartidário”, um evento para a articulação política e o planejamento estratégico do Rio Grande do Norte, além do anúncio oficial da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao governo do Estado.

Realizado na Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn), em Natal, o encontro reuniu uma vasta gama de lideranças políticas, filiados, simpatizantes e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Estado.
Com o objetivo de promover um diálogo construtivo, união e a edificação coletiva de ideias, o evento serviu como plataforma para solidificar a caminhada conjunta de partidos como PSD, MDB, União Brasil, Progressistas e Solidariedade. A iniciativa visa a construção de um projeto político sério, responsável e intrinsecamente ligado às necessidades e aspirações da população potiguar.

Um dos momentos de maior destaque do “RN do Futuro” foi o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do Estado de Allyson Bezerra, atual e bem-sucedido prefeito de Mossoró. O anúncio reforça a proposta de renovação e união que o evento buscou consolidar, gerando grande expectativa entre os presentes e os partidos envolvidos, e selando uma importante aliança política, na qual Allyson Bezerra caminhará junto com a Senadora Zenaide Maia.

A Senadora Zenaide Maia, figura de destaque na política nacional e potiguar, ressaltou a importância da convergência de esforços em prol de um futuro mais próspero para o Rio Grande do Norte. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Ver tantos líderes, prefeitos, deputados e cidadãos engajados em um mesmo propósito, dialogando sobre o futuro que queremos construir, é inspirador. A união de forças políticas com ideais e programas voltados para o desenvolvimento social e econômico do RN é o caminho para superarmos os desafios e alcançarmos um patamar de excelência que nosso povo merece, e a pré-candidatura de Allyson é um passo fundamental nessa direção,” afirmou a Senadora.

O “RN do Futuro” foi também uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se filiar ou aprofundar seu conhecimento sobre os princípios, programas e propósitos dos partidos envolvidos. A grande adesão e a presença massiva de autoridades políticas, incluindo dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças regionais, evidenciaram o sucesso do encontro e a crescente mobilização em torno da proposta suprapartidária.

A lotação do local demonstrou o anseio da sociedade por um projeto político coeso e comprometido com as demandas estaduais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix e aplicativos de bancos são afetados por falha na Amazon Web Services neste sábado (7)

Foto: SOPA Images / Colaborador/Getty Images

Uma falha generalizada afeta alguns bancos brasileiros e o Pix neste sábado, 7. Segundo o site DownDetector, o problema pode ter começado na Amazon Web Services (AWS), que teve mais de 134 reclamações nas últimas 24 horas.

Relatos de usuários nas redes sociais indicam dificuldades para realizar transferências via Pix, acessar aplicativos bancários e concluir pagamentos em diferentes instituições. As queixas envolvem bancos tradicionais e fintechs, como Itaú, Nubank, Santander e outros.

O que é a AWS?

A AWS é a principal provedora de computação em nuvem usada por bancos e instituições de pagamento no Brasil. Parte relevante dos sistemas que sustentam o Pix — como processamento de transações, autenticação, segurança e escalabilidade — opera em ambientes hospedados na plataforma da Amazon.

Assim, falhas pontuais na nuvem podem gerar efeitos em cascata sobre diversos serviços ao mesmo tempo.

Até o momento, nem a Amazon, nem o Banco Central se pronunciaram oficialmente sobre a origem exata da instabilidade. Bancos afetados também não detalharam se houve indisponibilidade total ou apenas degradação de desempenho.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maioria das menções a Lula nas redes sociais é negativa, aponta levantamento

Foto: reprodução/Inatagram

Um levantamento sobre o debate político nas redes sociais aponta que, apesar da ampla presença digital comemorada por aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta na realidade um predomínio de engajamento negativo nas plataformas online.

Dados analisados por pesquisadores com base na plataforma Brandwatch, e divulgados pela Veja, mostram que 55% das interações sobre Lula em 2025 tiveram teor crítico, superando menções positivas e neutras em todos os meses do período.

Em janeiro de 2026, esse índice subiu para 64%, o segundo maior da série histórica e o maior salto mensal registrado.

O resultado aprofunda um levantamento do instituto Nexus, divulgado no início do mês, que apontou Lula como o pré-candidato à Presidência com maior presença nas principais redes sociais entre janeiro e dezembro de 2025.

Entre os temas mais criticados estão conflitos institucionais, decisões do Supremo Tribunal Federal, debates sobre transparência e sigilo, denúncias envolvendo o INSS, além de política externa, gastos públicos e desempenho de estatais.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGORA VAI: PDT oficializa pré-candidatura de Jean Paul Prates ao Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O PDT confirmou na sexta-feira (6) a pré-candidatura de Jean Paul Prates ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Recém-filiado à legenda, o ex-presidente da Petrobras deixou o PT após quase 12 anos no partido.

A oficialização foi formalizada por meio de um documento assinado pelas direções nacional e estadual do PDT e encaminhado à base de apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), além de partidos como PSB, PCdoB, PV, Rede e PSol.

Segundo o partido, a iniciativa busca dar transparência ao processo político e contribuir para a organização do campo democrático e progressista no estado.

Prates deixou a presidência da Petrobras em 2023, após divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ao anunciar sua saída do PT, afirmou que percebeu redução de espaço político dentro da sigla, embora tenha ressaltado respeito às decisões partidárias.

Opinião dos leitores

  1. Porquê o blog também não faz a mesma referência ao Coronel Hélio? Será que acha o candidato do PL tão forte assim?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolescente agredido pelo piloto Pedro Turra morre em hospital do DF

Rodrigo Castanheira (à esquerda) e Pedro Turra (à direita) | Imagens: reprodução

O adolescente Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos, morreu na UTI do Hospital Brasília, em Águas Claras, neste sábado (7/2). O estudante que estava internado a cerca de duas semanas não resistiu às graves lesões sofridas após uma briga ocorrida em Vicente Pires.

O principal envolvido no caso, o ex-piloto da Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso, foi preso preventivamente em 30/1. O óbito do rapaz foi confirmado pelo advogado da família, Albert Halex.

Segundo a Polícia Civil, a agressão ocorreu em 22 de janeiro, após uma discussão iniciada por provocações. Imagens mostram o momento em que Turra desfere um soco que faz Rodrigo bater a cabeça contra um carro e cair desacordado. O adolescente chegou a vomitar sangue e não resistiu às complicações.

Turra já havia sido preso e solto mediante fiança de R$ 24 mil, mas voltou a ser detido por decisão da Justiça após pedido do Ministério Público. A defesa contesta declarações do delegado do caso e afirma que houve excesso.

Com a confirmação da morte, o crime pode ser reclassificado para lesão corporal seguida de morte, cuja pena varia de 4 a 12 anos de prisão. O inquérito segue em andamento.

Com informações da coluna Na Mira – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Lembrando que é branco (mestiço de europeu) e rico ( estilo aristocrático tupiniquim) e por sente injustiçado.

  2. A defesa do bandido vai dizer que ele tem algum trastorno mental e será solto provavelmente, é Brasil .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Allyson Bezerra confirma pré-candidatura ao governo do RN

Imagens: 98 FM Natal

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), confirmou que é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, durante o evento RN do Futuro, realizado neste sábado (7),

Ao anunciar a decisão, Allyson afirmou estar “atendendo ao chamado da população potiguar” e destacou que aparece entre os principais nomes para a disputa há pelo menos um ano.

O encontro reuniu lideranças dos partidos que integram o bloco de apoio ao prefeito, entre eles PP, Solidariedade e MDB.

Opinião dos leitores

  1. Só se for no plural, porque eu mesmo não chamei pra vc ser candidato, digo mais, não voto em vc.
    Blz?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix bate recorde e movimenta R$ 35,3 trilhões em 2025; 79,8 bilhões de transações foram realizadas

Foto: Reprodução/Jornal Hoje

O Pix atingiu um novo recorde em 2025, ao movimentar R$ 35,36 trilhões, segundo dados do Banco Central. Ao longo do ano, foram realizadas 79,8 bilhões de transações, o maior volume desde a criação do sistema.

Em relação a 2024, o crescimento foi expressivo: o valor movimentado subiu 33,6%, frente aos R$ 26,24 trilhões do ano anterior, enquanto o número de operações avançou de 63,5 bilhões para quase 80 bilhões.

Diante do aumento do uso, o Banco Central também adotou novas regras para reforçar a devolução de valores em casos de fraude ou falhas operacionais, ampliando os mecanismos de rastreamento, já que criminosos costumam transferir rapidamente os recursos entre contas.

Novidades previstas para 2026

Entre as próximas funcionalidades do Pix estão:

  • Cobrança híbrida: pagamento via QR Code tanto para Pix quanto para boletos, com previsão de obrigatoriedade a partir de novembro;

  • Pagamento de duplicatas: uso do Pix para quitação de títulos empresariais, facilitando a antecipação de recebíveis;

  • Split tributário: integração com o sistema de arrecadação em tempo real da Receita Federal, dentro da reforma tributária.

Funcionalidades em estudo

Para os próximos anos, o BC avalia a ampliação do Pix internacional, o Pix como garantia de crédito para autônomos e empresas, o Pix por aproximação offline e o Pix parcelado, voltado a pessoas sem cartão de crédito.

O Banco Central afirma que o foco é ampliar a eficiência, a segurança e a inclusão financeira do sistema.

Opinião dos leitores

  1. O split tributário vai monitorar toda movimentação do contribuinte. Seria ótimo se nós tivéssemos a contra partida em serviços públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *