Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
Essa mamou junto com ele, agora se diz boazinha. Tudo igual, farinha do mesmo saco.
Mostra a fatura presidente! Cadê a prestação de contas?
E é mesmo!
Ele e toda a família nunca produziram nada.
Nunca geraram um emprego!
Nadinha.
O que foi pago com o cartão corporativo não é divulgado por motivo de "segurança nacional". Mas não impede que o STF investigue se parte desse dinheiro financiou milícias físicas e digitais, manifestações antidemocráticas e outros descaminhos. Alexandre de Moraes deveria requerer maiores informações sobre essa gastança. A desculpa inicial dos aviões de resgate, como tudo que sai da boca desse infeliz, é mentira. O valor já estava anormalmente alto antes mesmo do resgate dos brasileiros na China.
E DAÍ ??? Quer que eu faça o que??? Tálquêi??? Minha família acima de tudo e o gado acima de todos !!!
MUUUUUUU
O que dá mais raiva é saber que essa farra toda é patrocinada por mim, por vocês, por todos os brasileiros que pagam seus impostos honestamente. E além de tudo, ficar lendo e ouvindo gente trouxa e fanática que ainda grita aos 04 ventos que este homem é patriota, honesto, sério, blá, blá blá, blá………..
Isso fora aos quase 30 anos como deputado. É um bravateiro! Cai nessa conversa fiada dele quem quer.
Além disso, encaminhou quase toda a sua prole para a política, pra mamar nas tetas dos governos
Quanto será que a família Bolsonaro custa aos cofres públicos por mês? Isso é uma concentração de renda inmensurável!
Fica a dica para os MPs investigaram.
Todos eleitos democraticamente. Quem não votou neles fica com raiva mesmo.
simples
Prezado Chico,
Não estou com raiva. Concordo que todos eles foram eleitos democraticamente. Apenas, tenho liberdade para pensar e se achar convincente, expressar meus pensamentos. Esse é o mister da democracia.
Chico, o fato de serem eleitos democraticamente não exime o zelo com o recurso público. Vocês tanto julgam os outros políticos e não olham para os seus.
Sua liberdade para pensar está meio presa. O "míster" da Democracia como você cita, está pendendo para um lado da balança. E, assuma, você está com raiva sim. Por fim, pesquise os gastos do governo anterior e compare-os com o do Bozzo. Tira uma conclusão e uma resposta inteligente daí e refaça seu comentário.
Nobre Paulo,
Lí seu comentário, mas sequer acho que ele merece réplica. Ademais, esse não é o foro adequado pra esse tipo de discussão.
Forte abraço!