Diversos

Juiz condena quatro denunciados por irregularidades na gestão do Programa do Leite

O juiz Fábio Wellington Ataíde Alves, da 5ª Vara Criminal de Natal, condenou dois ex-secretários estaduais da Ação Social e dois representantes da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Seridó (Cersel) à penas que variam de oito a quinze anos de reclusão, todos em regime fechado, além do pagamento de multas, em virtude de irregularidades na gestão do Programa do Leite. Os réus foram condenados pela prática de crime de peculado, estelionato e dispensa ilegal de licitação.

Os réus são, Tertuliano Pinheiro, Joanete dos Santos, Lauro Gonçalves Bezerra, José Mariano Neto e Osmildo Fernandes. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual com base nos resultados da Comissão Especial de Auditoria, que registrou várias irregularidades na gestão do Programa do Leite.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, não houve cadastramento de novos beneficiários nem aumento no mapa de distribuição de leite nos municípios. Apesar disso, no papel, a partir do mês de fevereiro de 2002, quando secretário Tertuliano Pinheiro autorizou a ampliação do programa mediante um documento “sem forma nem figura de juízo, até o final do mandato do ex-governador Fernando Freire, em dezembro de 2002”, a CERSEL faturou, e o Estado do RN pagou, através dos secretários denunciados, por uma quantidade de leite que não foi distribuída à população.

Desta forma, ao desviarem em proveito da CERSEL recursos públicos no valor de R$ 9.389.779,12, os acusados cometeram, de forma continuada (art. 71 do código Penal), nos meses de fevereiro a dezembro de 2002, o crime de peculato, nos termos previstos no artigo 312, do código Penal, combinado como artigo 71 do mesmo Código Penal.

Para o juiz, os acusados manipularam dados a maior na distribuição/pagamento do programa do leite, dados estes que na prática não refletem a realidade causando assim um prejuízo ao erário de R$ 9.389.779,12.

“É lamentável que o Programa do Leite que tinha como escopo prestar assistência as famílias carentes, visando atender crianças, gestantes e família necessitadas (desempregada ou com renda até um salário mínimo, recebendo um litro de leite de gado para cada família, visando combater a fome e a situação nutricional de pessoas em situações inferior a linha da pobreza, além de estimular a produtividade da bacia leiteira do Estado) ocultasse um enorme esquema de malversação dos recursos públicos pelos seus gestores”, comentou o juíz Fábio Ataíde Alves.

O magistrado salientou que é necessário se punir o gestor que manipula o orçamento público, exercendo a má governança, aproveitando-se das diversas fragilidades e brechas no processo licitatório, seja na contratação direta de serviços e/ou compras, seja no fracionamento do valor. “Em especial, há a necessidade de agir de forma a impedir que pessoas mal intencionadas usem de artimanhas para causar prejuízos aos interesses da sociedade como um todo”, explicou.

Acusações

 O MP acusou Tertuliano Pinheiro, na qualidade de secretário de Ação Social do Estado, de autorizar o incremento do fornecimento de leite, agindo assim , segundo os autos, com completa irresponsabilidade fiscal, ordenando despesas não autorizadas por lei, sem previsão do impacto orçamentário, gerando um custo adicional para o erário, sem estudo de ampliação do programa do leite e sem o cadastramento de novos beneficiários.

As despesas do Programa do Leite ordenadas sem autorização legal nos meses de fevereiro a maio de 2002 totalizam o valor de R$ 1.323.978,50. Desta forma, Tertuliano Pinheiro, ao ordenar despesa não autorizada por lei, de forma continuada, nos meses de fevereiro, março, abril e maio do ano de 2002, cometeu o crime contra as finanças públicas previsto no artigo 359-D do Código Penal Brasileiro, combinado com o artigo 71 do mesmo código.

Joanete dos Santos, ao assumir o cargo de Secretária de Ação Social, em 5 de junho de 2002, do mesmo modo que se antecessor, ordenou despesas para o pagamento à CERSEL nos meses de junho, julho, agosto e setembro do ano de 2002, em valores superiores ao previsto no convênio nº 004/99, 1º e 2º aditivos, sem lastro orçamentário e sem previsão legal. Assim, cometeu o mesmo crime contra as finanças públicas.

Já os representantes da CERSEL, José Mariano Neto e Osmildo Fernandes, em comunhão de desígnios com os ex-secretários, a quem cabiam o cadastramento de novos beneficiários e a determinação das quantidades destinadas a cada município, forjaram um incremento do Programa do Leite que não aconteceu na prática.

Quanto à Lauro Gonçalves Bezerra, foi declarada a extinção da sua punibilidade, em virtude do reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva, cujo o prazo deve ser contado pela metade, na forma do art. 115 do Código Penal, em razão de haver completado 70 anos de idade. Assim, o processo prosseguiu somente com relação aos demais denunciados.

(Processo n.º 0003641-25.2004.8.20.0001)

TJRN

Opinião dos leitores

  1. Acho que vc ainda não entendeu muito bem o que estamos tentando dizer há bastante tempo, senhor Carvalho, e que apenas corrobora com o que acabou de dizer por vias indiretas o astuto Zé Ninguém.
    Entenda uma coisa. Não tenho dito que os políticos do Partido dos Trabalhadores acusados de improbidade administrativa, corrupção e outros desvios contra o erário, são inocentes não. O que dizemos é que esse é o "Modus Operandi" de todos os Partidos Políticos quando assumem o Poder e estão no Governo, seja Municipal, Estadual ou Federal. O PT apenas criou uma expectativa diferente em função de sua história de lutas em prol dos trabalhadores, das causas sociais e das minorias, além de sua militância aguerrida criticando todos e tudo. Contudo, quando depois de ter perdido três campanhas sucessivas, o PT fez aliança com a Direita por meio de José Alencar (representante dos empresários) e escreveu aquela "Carta aos Brasileiros", naquele instante ele estava dizendo que deveríamos esquecer o passado e esperar um PT novo, jogando o jogo do Poder. O pragmatismo político tomou conta da maioria petista, afastando-se do seu ideal primário e se aproximando das praticas que a direita sempre utilizou com a nossa tolerância e insensibilidade. Pois diante delas, nós pouco nos importamos…
    Assim, não sejamos tão ingênuos. Todos os Partidos possuem uma banda podre e um grupo que faz o serviço sujo para os outros posarem de limpos e honestos na TV. No mais, quando um político de qualquer partido é pego em uma corrupção, ninguém sabe o partido ou pouco se fala nisso. Não se levando a pecha daquele indivíduo pego com a boca na botija para todos os membros da agremiação. Ao contrário dos Petistas, que logo vem a associação e o martelamento típico dos linchamentos midiáticos no Partido e não apenas no acusado. Isso que chamamos de direcionamento e seletividade. Pois corrupção é corrupção. Seja praticado por A, B ou C. De qualquer classe social ou segmento da sociedade. Veja se os escândalos nas forças armadas, judiciário e até no vaticano, são tão explorados e tão condenados quanto o que fazem ou deixam de fazer os Pobres, Pretos Prostitutas e agora os Petistas.

  2. Talvez não tenha havido ainda nenhum condenado do PT, porque ainda não ganharam uma eleição para prefeito e nem para governador.
    E pelo que tenho visto sobre o "modo PT de governar", com muita incompetência e má gestão, espero sinceramente que não ganhem nunca.

  3. O engraçado é constatar que o RN é um dos Estados com um dos maiores números, proporcionalmente entre os outros Estados, de casos e operações desbaratando quadrilhas de cupins nas tetas do erário público e nenhum é do PT.
    Vejam bem: Assepsia, Sinal Vermelho, Impacto, Foliaduto, Ouro NEGRO, Gafanhotos, Satiagraha, Hígia, etc.
    Sem entrar no mérito da questão, observa-se que a nosso intolerância a Corrupção ACONTECE APENAS CONTRA pOBRES, pRETOS, pROSTITUTAS E pETISTAS.
    Somos seletivos mesmo, respondendo a questão colocada pelo senhor Marcos Aurélio na sua digressão histórica nas raízes da Corrupção em nossas tristes origens Portuguesas. Talvez a leitura de Gilberto freire (Casa Grande e Senzala) nos ajudem a compreender a desigualdade histórica e o sistema de castas que existe em nossa "perfumada e hipócrita sociedade burguesa".

  4. Impressionante como a maioria das pessoas só assumem cargos públicos no intuito de fraudar, usurpar, corromper e se deixar corromper.
    O modelo de nossa democracia necessita ser revista com urgência.
    As sanções para os casos de fraude e corrupção no serviço público tem que ser pesadíssimas.
    Mas aqui no Brasil as leis são feitas para facilitar a impunidade.
    O pobre senhor de 70 anos irá ficar impune por causa da idade.
    Mas para a prática do ato de corrupção não há limite de idade. Apenas se observa a idade na hora de punir. E muita gente pode até se programar para praticar corrupção sabendo que atingirá a idade limite e ficará impune, às custas dos bestas dos contribuintes que trabalham honestamente e pagam uma altíssima carga tributária para sustentar toda a pilantragem.
    O fato ocorreu em 2002. De lá para cá demandaram 12 anos até o julgamento e a sentença.
    Sendo assim, as pessoas deveriam deixar os cargos públicos compulsoriamente quando completassem 45 anos.
    Dessa forma, se o agente for processado por alguma irregularidade em sua gestão, a justiça terá tempo suficiente para condená-lo.
    Outra forma bastante eficiente seria a revogação dessa lei besta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

URGENTE: Jaques Wagner deixa liderança do governo após ser alvo da PF por ligação com Master

Foto: Divulgação

O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu nesta quarta-feira (24) deixar o cargo de líder do governo no Senado. Ele estava pressionado a sair do posto depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de ter recebido pagamentos ligados ao Banco Master, de Daniel Vorcaro. Wagner resistia à ideia de deixar a liderança do governo.

Sua saída foi consumada depois de reunião de cerca de duas horas com o presidente Lula (PT). O chefe do governo estudava demitir seu aliado, mas preferia que o próprio senador tomasse a iniciativa de se afastar.

O senador baiano deverá se concentrar em sua defesa. A 9ª fase da operação resultou na apreensão de US$ 55 mil em espécie (cerca de R$ 285 mil). Também foram encontrados 33,5 mil euros (R$ 199 mil). A PF ainda confiscou mais de 10 relógios durante a operação.

Integrantes do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) defendiam a saída de Jaques da liderança para evitar que o escândalo contaminasse a campanha de reeleição de Lula. Apesar da pressão, o senador resistia a deixar o cargo.

 

Com informações da Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Direita vence mais uma: Keiko é a nova presidente do Peru e Flávio Bolsonaro comemora

Foto: Reprodução

Com 99.859% das urnas apuradas, a conservadora de direita Keiko Fujimori está matematicamente eleita presidente do Peru, por ter atingido uma liderança irreversível no 2º turno das eleições presidenciais, registrando 50,118% dos votos, segundo dados oficiais da apuração atualizados às 10h da manhã desta quarta-feira (24). O país aguarda a proclamação oficial do resultado.

No universo de mais de 18 milhões de peruanos que foram às urnas há 17 dias, a vantagem de Keiko é de apenas 43.386 votos à frente do esquerdista Roberto Sánchez, do partido Juntos por el Peru. E, após uma tentativa frustrada de invalidar a apuração de votos vindos de 119 consulados peruanos no exterior, Sánchez antecipou que não reconhecerá o governo da presidente eleita.

Keiko aguarda a oficialização do resultado para ser a 9ª presidente do Peru, em uma década de crise política marcada por renúncias e destituições presidenciais, e até prisão dos presidentes Ollanta Humala e Pedro Castillo.

Na ocasião, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) parabenizou, nesta quarta-feira (24/6), a presidente eleita do Peru, Keiko Fujimori. “Que este novo ciclo, mais à direita, represente um tempo de paz, progresso e esperança para o Peru e para toda a América do Sul”, afirmou Flávio.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Após queda nas vendas, Land Rover deve encerrar produção no Brasil e ceder fábrica a chineses

Foto: Divulgação

A Jaguar Land Rover (JLR) está se preparando para fechar as operações industriais em Itatiaia (RJ). A marca afirmou que a produção segue normalmente ainda neste mês de junho.

– Não temos informações adicionais para compartilhar neste momento – explicou a Jaguar Land Rover, em um comunicado enviado à revista Quatro Rodas, de quem são as informações.

Paira no ar uma dúvida sobre o que acontecerá com a fábrica, que opera há dez anos no interior fluminense. Por enquanto, o que se sabe é que os últimos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque previstos foram montados e esperam o momento de envio para as concessionárias até meados de julho.

O desempenho comercial da marca no Brasil é apontado como um dos principais fatores para a saída da produção. Em 2025, foram vendidos apenas 757 veículos no país. Em 2025, conforme dados da Fenabrave, a Land Rover vendeu 425 unidades do Discovery Sport e 332 unidades do Range Rover Evoque no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia e Porto Real (Sindireal) apontou que, embora a produção da fábrica em Itatiaia tenha diminuído nos últimos tempos, os funcionários estão fazendo cursos de especialização.

A Prefeitura de Itatiaia teve uma reunião com representantes da chinesa Chery, no último dia 12. O motivo seria a continuidade de tratativas relacionadas à compra da fábrica da Jaguar Land Rover. Um texto a respeito da reunião, que chegou a ser publicado no site da prefeitura, acabou sendo tirado do ar.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ignorada de Norte a Sul, Janja diz que imprensa brasileira só quer saber quem paga suas viagens

Foto: Divulgação/PT

A primeira dama Janja Lula da Silva apontou que, no Brasil, recebe ataques da direita e da esquerda. Ela também disse que tem mais demanda por parte da imprensa estrangeira do que da nacional. As declarações foram dadas durante entrevista ao Partido dos Trabalhadores (PT), na última quinta-feira (18).

Janja afirmou que é mais respeitada pela imprensa de fora do país.

– Teve momento que eu queria pegar a minha bolsa, minhas cachorras e voltar para São Paulo. Eu sou uma pessoa normal, tenho sentimentos. (…) É muito ataque. Ataque de tudo que é lado: da direita, da esquerda, da imprensa. Eu sou muito mais respeitada pela imprensa fora do país do que aqui. Quando eu saio, vou viajar e vou fazer minhas atividades, eu sempre tenho demanda da imprensa. A gente sempre fala com a imprensa fora do país. Dentro do país, eu não tenho essa demanda.

Segundo a esposa do presidente Lula (PT), a imprensa brasileira só quer saber quem paga suas viagens. Ela lembrou que representou o governo brasileiro na Semana da Nutrição 2026, realizada em maio na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Roma, Itália.

– Eu sou embaixadora da FAO agora, do combate à fome, fui para Roma fazer a abertura ao lado do diretor geral da FAO. Ninguém da imprensa brasileira quis saber disso. Quer saber só quem pagou a viagem. O serviço que estou prestando, levando o nome do Brasil, não importa.

 

Com informações de Pleno News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista que atropelou e matou motociclista em Mossoró é condenado a 7 anos de prisão no regime semiaberto

Imagem: reprodução

A Justiça condenou Lucas Vinicius do Vale Lopes a 7 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto pela morte do motociclista José Martins Veras Neto, conhecido como Netão, em Mossoró. A sentença foi definida nesta quarta-feira (24), mais de um ano após o acidente.

O réu não participou do júri. Segundo a defesa, ele está psicologicamente abalado e optou por não comparecer à sessão, que durou cerca de quatro horas.

O acidente ocorreu na manhã de 22 de março de 2025, na Avenida Abel Coelho. Netão recolhia doações para uma instituição filantrópica quando foi atingido por um carro em alta velocidade. Ele morreu no local.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, policiais militares relataram que o motorista apresentava sinais de embriaguez após o acidente.

 REVEJA O ACIDENTE:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do PT diz que Lula deveria tirar Jaques Wagner da liderança do governo

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu nesta quarta-feira (24) que o senador Jaques Wagner deixe a liderança do governo no Senado enquanto enfrenta investigação relacionada ao Banco Master.

“Torço para que de fato não tenha absolutamente nada em relação a Wagner, uma pessoa que respeitamos muito. Se ele continua ou não na liderança, são coisas diferentes. Tem momentos em que a pessoa tem que deixar sua posição para se defender”, afirmou Marinho. “Eu optaria em substituí-lo.”

Segundo o ministro, o assunto ainda deverá ser discutido entre Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marinho também citou a defesa feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirmou que Wagner atuou contra interesses do Banco Master e ajudou o governo em articulações no Congresso.

A Polícia Federal investiga suspeitas de pagamentos ligados ao Banco Master ao núcleo familiar do senador. Wagner foi alvo de busca e apreensão na semana passada, nega irregularidades e afirma ser inocente das acusações. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, o senador tenta convencer Lula a mantê-lo no cargo ao menos até o início do recesso parlamentar, em 19 de julho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros do STF defendem prorrogar prisão domiciliar humanitária de Bolsonaro

Foto: REUTERS/Diego Herculano

Ministros do STF avaliam, nos bastidores, que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser mantida após o fim do prazo atual, segundo informações do SBT News. De acordo com a reportagem, fatores como o estado de saúde do ex-presidente, o cenário político e o calendário eleitoral pesam a favor da prorrogação da medida.

Segundo os ministros ouvidos pelo SBT News, o episódio envolvendo a apreensão de uma arma registrada em nome de Bolsonaro não deve alterar significativamente a análise sobre o cumprimento da pena. A decisão final, porém, cabe ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Na terça-feira (23), a defesa pediu a manutenção da prisão domiciliar humanitária, alegando que Bolsonaro ainda necessita de acompanhamento médico especializado. O pedido foi baseado em relatório médico enviado ao STF, que aponta estabilidade clínica, mas destaca riscos como instabilidade postural, alterações de equilíbrio, risco de quedas e necessidade de acompanhamento fisioterápico contínuo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aposentados vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; saiba quem pode ter direito

Foto: reprodução

Aposentados e pensionistas que venceram ações judiciais contra o INSS começarão a receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os recursos foram liberados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e beneficiarão cerca de 141,4 mil pessoas em 100,8 mil processos de concessão ou revisão de benefícios.

O pagamento será feito por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), destinadas a dívidas de até 60 salários mínimos. Têm direito ao lote os segurados cuja ordem de pagamento foi emitida pela Justiça durante o mês de maio.

Os valores envolvem ações relacionadas a aposentadorias, pensões, auxílios e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O calendário de depósitos será definido pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), responsáveis por informar a data exata de pagamento.

Segundo o CJF, o montante total liberado aos tribunais chega a R$ 2,6 bilhões, considerando também outras ações de natureza alimentar. Os segurados podem acompanhar a situação do pagamento no site do TRF responsável pelo processo ou por meio de seus advogados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

TRF da 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

  • Geral: R$ 671.902.805,89
  • Previdenciárias/assistenciais: R$ 562.242.004,98 (27.460 processos, com 33.891 beneficiárias(os))

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

  • Geral: R$ 192.464.861,23
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 131.512.019,09 (5.763 processos, com 8.311 beneficiárias(os))

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e no MS)

  • Geral: R$ 397.391.769,28
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 315.657.361,75 (10.255 processos, com 13.649 beneficiárias(os))

TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, no PR e em SC)

  • Geral: R$ 548.828.566,87
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 471.508.991,69 (24.559 processos, com 35.247 beneficiárias(os))

TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição: PE, CE, AL, SE, RN e PB)

  • Geral: R$ 528.042.642,66
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 454.216.672,00 (21.364 processos, com 36.054 beneficiárias(os))

TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)

  • Geral: R$ 240.456.800,16
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 212.060.626,98 (11.492 processos, com 14.217 beneficiárias(os))

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin diz que ‘momento do país’ exige prestação de contas do Judiciário e prevê proposta de reforma até o fim do ano

Foto: Gustavo Moreno/STF

O presidente do STF, Edson Fachin, afirmou nesta quarta-feira que o momento atual do Brasil exige das instituições uma “disposição sincera à autorreflexão sobre o que ainda não fazem bem o suficiente”. A declaração foi feita na abertura dos trabalhos do grupo criado pela Corte para discutir a reforma do sistema de Justiça.

Ao defender mudanças no sistema judiciário, o ministro apontou problemas que afetam diretamente a população. “A demora excessiva, o custo proibitivo, a linguagem inacessível, a desigualdade no acesso à tutela jurisdicional, tudo isso tem rosto e tem endereço. Este grupo existe, em última análise, para contribuir com respostas à altura dessas demandas“, afirmou.

Fachin pediu que a comissão apresente propostas até 15 de novembro e destacou que a sociedade espera respostas para temas como governança judicial, eficiência jurisdicional, transformação digital, acesso à Justiça e fortalecimento da confiança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BANCO MASTER: Segunda Turma do STF vai analisar pedido de Jaques Wagner para anular operação de busca e apreensão feita pela PF

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A defesa do senador Jaques Wagner pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da busca e apreensão realizada na semana passada no âmbito da investigação sobre o Banco Master. O recurso será analisado pela Segunda Turma da Corte, que tem confirmado as decisões do relator do caso, o ministro André Mendonça.

Ao autorizar a operação, Mendonça apontou indícios de supostas vantagens econômicas indevidas relacionadas à atuação parlamentar de interesse do Banco Master. Segundo o ministro, a medida era necessária para preservar provas como documentos, celulares e registros de comunicação.

A Polícia Federal suspeita que Wagner tenha sido beneficiário de pagamentos feitos por pessoas ligadas ao banco Master e apura possíveis articulações em temas de interesse da instituição no Congresso Nacional. A investigação cita mensagens e contatos entre o senador e empresários vinculados ao grupo.

No recurso, os advogados alegam que a decisão apresenta falhas que comprometem a legalidade da operação. A defesa também afirma que os valores em dinheiro encontrados durante as buscas, em Brasília e Salvador, possuem origem lícita e comprovada.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *