Representantes do movimento negro vinculados à organização não governamental (ONG) Educafro obtiveram do Ministério do Planejamento o compromisso de encaminhar até 2 de outubro à Casa Civil da Presidência da República a regulamentação da Lei de Cotas Raciais para concursos públicos federais. A pasta confirmou o acordo por meio de sua assessoria de comunicação. Atualmente, só existem cotas para o ingresso de deficientes físicos no serviço público federal, com reserva de 20% das vagas.
Pela manhã, representantes da ONG fecharam duas faixas da pista em frente a um dos prédios onde funciona o Ministério do Planejamento, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios. Eles também impediram a entrada e a saída de pessoas do edifício. Depois, tiveram uma primeira reunião com o órgão que terminou sem acordo. Cinco líderes do movimento ameaçaram permanecer no local em greve de fome. O grupo foi chamado para uma nova reunião à tarde, em que foi estabelecida a data para envio do texto.
“O Ministério do Planejamento, que durante três anos e 90 dias ficou com o documento parado na gaveta, assumiu o compromisso de liberar para a presidenta Dilma [Rousseff] assinar. Foi uma vitória muito grande. Viremos para cá [para Brasília] acompanhar”, disse frei David dos Santos, diretor executivo da Educafro. Frei David acredita que as cotas para o serviço público federal estimularão municípios e estados que ainda não têm o sistema a adotá-lo em seus processos seletivos. “Vários já adotaram. [A regulamentação] vai dar coragem a todos os prefeitos e governadores”, acredita.
Ainda não há definição sobre o percentual de vagas a ser reservado para candidatos negros nos concursos públicos federais. “As alternativas [relativas ao percentual de vagas] estão adiantadas. A gente assumiu [com o Ministério do Planejamento] o compromisso de manter em segredo”. De acordo com a assessoria de comunicação do Planejamento, os representantes da ONG Educafro reuniram-se com uma comissão de técnicos.
Quando vao criar cotas para EX-PRESIDIARIOS nos concursos publicos, pois so assim eles seriam reintegrados a sociedade??? Eh so o que ta faltando agora.Viva o Brasil!!!
Um concurso de nível superior terá a seguinte situação: o protegido chegou na faculdade por conta das cotas. Vai fazer concurso na vantagem por causa das cotas. Internamente suas promoções levaram em conta as cotas. Assumirá cargos de chefia por meio de cotas. Ao invés de atuar na causa, ensino de qualidade para todos, atacam as consequências. Ridículo, populista e imoral.
Pretendendo igualar situações por força da cor da pele, terminam criando um racismo diferente, mas que continua sendo racismo.
ABSURDO! Totalmente inconstitucional! As cotas em universidades ainda se justificam para tentar minimizar um problema social, que é o acesso a educação, mas no caso dos concursos públicos isso não tem fundamento nenhum! O princípio da isonomia e da eficiência da administração pública, ficam aonde nessa história???
Difícil entender essas cotas… porque nao começam com cotas pelo senado, numero de governadores, deputados, numero de empresários?? Talvez hajam cotas no futuro para evangelicos, LGBT, canhotos… Os únicos que deveriam ter uma reparação historica sao os indios que andam de caminhonete e usam iphone. Quando se criam leis para igualdade de direitos no Brasil, os ativistas oportunistas promovem a desigualdade de direitos. E o ensino básico que resolveria todo esse problema social é fraco…
Em diferentes regiões do País, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) realizam atos a favor do ex-presidente e contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Confira abaixo imagens das manifestações em diversas capitais:
Belo Horizonte (MG)
Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, o ex-BBB Adrilles Jorge e o deputado Nikolas Ferreira (PL) subiram ao trio elétrico para discursar. “Ele não pode falar porque estamos numa democracia, mas acredito que ele possa ver”, disse o político, aparentemente mostrando a multidão de pessoas por uma videochamada.
Salvador (BA)
Na capital baiana, o ato começou por volta das 9h, no Farol da Barra. Por lá, deputados seguiram o tom combinado e fizeram coro de críticas ao atual presidente da República, Lula, e a Alexandre de Moraes. Na ocasião, também atacaram o governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Brasília
Em frente ao Banco Central, em Brasília, um grupo se reuniu para se manifestar. Por ali, o coro de ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’ pode ser ouvido por algumas vezes seguidas.
Rio de Janeiro (RJ)
Na capital carioca, mais especificamente na região de Copacabana, uma concentração de pessoas foi avistada. Muitos de verde e amarelo e com cartazes pedindo anistia para Bolsonaro. Em paralelo, também faziam críticas ao ministro Alexandre de Moraes, que impôs a Bolsonaro medidas cautelares consideradas, por apoiadores, como severas.
Os atos a favor de Bolsonaro ainda devem ter desdobramentos ao longo do dia em outros Estados, bem como Espírito Santo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Recife, São Luís, João Pessoa, Natal, Teresina, Aracaju e Maceió.
O Hamas publicou neste sábado (2) um vídeo em que um dos reféns mantidos pelo grupo terrorista aparece cavando o que ele acredita ser sua própria cova.
A família de Evyatar David, o homem que aparece nas imagens, permitiu a veículos de comunicação a divulgação do conteúdo, segundo o jornal The Times of Israel.
Afirma que se sente “cada vez mais fraco” a cada dia e caminhando em direção à morte. “Esta é a cova em que acho que serei enterrado.”
Essa é a segunda gravação com Evyatar divulgada em menos de 24 horas — uma estratégia do grupo extremista para aumentar a pressão por um cessar-fogo.
Estima-se que cerca de 50 reféns ainda estejam sob poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro, mas apenas cerca de 20 teriam chances de ainda estarem vivos.
Também no sábado (2), o comandante do Estado-Maior do Exército israelense afirmou que, se os reféns em poder do Hamas não forem libertados da Faixa de Gaza, o “combate continuará sem trégua”.
Com informações de Folhapress e Canal Paulo Mathias
A guerra entre facções criminosas se instalou de vez no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Após diversas ocorrências de tiroteios ao longo desta semana, surgem imagens de uma facção criminosa anunciando a tomada da região conhecida como ‘Morro do TGA”.
Faccionados armados com fuzis e pistolas caminham pelo bairro, pichando paredes com menções à facção que pertencem e provocando a facção rival. No percurso, eles se deparam com moradores do bairro e dizem “pode ficar tranquilo, aí morador”.
Uma artista circense sofreu uma grave queda enquanto executava sua performance durante a apresentação do Circo Los Campellos na noite deste sábado, 2 de agosto, em Macau.
Um espectador registrou o momento da queda da artista. Ela foi atendida por uma equipe de socorristas e encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade, mas precisou ser transferida para realização de exames em Natal.
Em nota o Circo Los Campellos agradeceu o carinho e a preocupação do público e informou que após os exames realizados a artista Ayla Campello está bem.
Uma noite de lazer que prometia entreter famílias e crianças em Macau, no litoral do Rio Grande do Norte, terminou em apreensão e comoção. Durante a apresentação do Circo Los Campellos na noite deste sábado, 2 de agosto, uma trapezista caiu de forma brusca enquanto sua performance aérea, deixando o público em choque.
O acidente ocorreu sob os olhares atônitos da plateia, que presenciou o momento exato da queda da artista. Segundo informações colhidas no local, a vítima foi prontamente atendida por uma equipe de socorristas e encaminhada para uma unidade hospitalar do município.
Na noite deste sábado (2), o que era para ser um momento de alegria e diversão em um espetáculo circense na cidade de Macau terminou em desespero e correria.
Durante uma apresentação no trapézio, uma artista circense despencou de uma altura considerável diante dos olhares assustados do público. A cena foi chocante e deixou adultos e crianças em pânico dentro do picadeiro.
Imediatamente, equipes de socorro entraram em ação, e uma ambulância local levou a artista às pressas para atendimento.
Devido à gravidade da queda, ela foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
Ingredientes:
Carne de Sol
1 kg de carne de sol
1 cebola grande cortada a julienne
2 dentes de alho fatiados
1 colher de sopa de azeite balsâmico
Sal e pimenta do reino
Azeite extra virgem
200g de nata
100g de muçarela fatiada
Polenta
3 colheres de sopa de fubá de milho
1/2 de tablete de caldo de carne
1 dente de alho fatiado
1 folha de louro
1 colher de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino
400 ml de caldo de legumes
Modo de preparo:
Carne de Sol
Em uma panela de pressão cozinhe a carne em pedaços de aproximadamente 5cm por cerca de 30 minutos em fogo médio.
Desligue o fogo, retire a pressão e com a ajuda de um fouet desfie a carne.
Em uma frigideira aqueça o azeite, frite o alho até desprender o aroma, junte a carne, o azeite balsâmico e frite até dourar.
Adicione a cebola e frite por mais 10 minutos sempre mexendo com uma espátula.
Acrescente a nata, mexa bem e deixe incorporar. Reserve.
Polenta:
Em uma panela coloque o calde de legumes, o caldo de carne e deixe esquentar um pouco.
Dissolva o fubá de milho em um copo com água e vá adicionando aos poucos na panela, mexendo bem.
Coloque a pimenta do reino a gosto, ajuste o sal e cozinhe por mais uns 10 minutos, sempre mexendo e retire do fogo sem deixar engrossar muito.
Montagem: Faça uma cama generosa de polenta, coloque duas a três fatias de muçarela sobre a polenta e coloque a carne de sol na nata sobre a tudo.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 25 min
Tempo de cozimento: 60 min
DICA RÁPIDA
FILHÓS DE LEITE
Ingredientes:
Filhós de leite
1K de farinha de trigo
1L de leite
1L de óleo para fritar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite, a manteiga, o fermento e o sal.
Quando estiver quase fervendo vá colocando o farinha de trigo e mexendo até todo o leite incorporar.
Desligue o fogo e espere a massa esfriar.
Em seguida faça os bolinhos e frite no óleo quente.
Retire da panela e coloque para escorrer.
Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 20min
Mel para servir de acompanhamento
Ingredientes:
250g rapadura
2 copos de água
Modo de preparo:
Rale ou corte a rapadura em pedaços pequenos.
Numa panela leve a rapadura com água para o fogo e deixe ferver até o ponto desejado, uma calda grossa.
Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min
Coloque o mel de rapadura sobre o filhós frito e sirva em seguida.
O papa Leão 14 celebrou neste domingo (3) uma missa para um público estimado em 1 milhão de pessoas, reunidas em Roma por ocasião de uma vigília de oração pelo Jubileu da Juventude, o ano sagrado da Igreja Católica. Na noite deste sábado (2), antes de uma vigília à qual o pontífice também compareceu, os organizadores calcularam 800 mil fiéis no amplo espaço ao ar livre destinado ao evento no distrito de Tor Vergata, nos subúrbios da capital italiana. Já na manhã deste domingo, o Vaticano afirmou que o número havia subido para 1 milhão. Trata-se, assim, da maior cerimônia do pontificado de Leão 14, iniciado em maio.
Já na manhã de sábado, milhares de jovens peregrinos dispostos a passar a noite ao ar livre já tinham se instalado com cobertores e colchões em Tor Vergata.
Eles passaram a noite na esplanada de cerca de cem hectares, onde foram instaladas telas gigantes. Antes da missa, o líder de 1,4 bilhão de católicos do mundo chegou de helicóptero e saudou a multidão de dentro do papamóvel.
Em seguida, o papa Leão 14 realizou a cerimônia de um altar de madeira de 1.400 metros quadrados instalado para a ocasião, junto a milhares de sacerdotes, religiosos, além de 450 bispos e mais de 7.000 padres.
Em sua homilia, o pontífice deixou uma mensagem de esperança, humildade e fraternidade. “A plenitude da nossa existência não depende do que acumulamos, nem do que possuímos. Em vez disso, está ligada ao que podemos acolher e compartilhar uns com os outros”, disse aos jovens.
“Queridos jovens, espalhem seu entusiasmo e o testemunho de sua fé a todos que encontrarem”, disse o papa durante o evento, que também incentivou o público a não se concentrar em adquirir bens materiais, mas em ajudar os necessitados.
“Comprar, acumular e consumir não é suficiente”, disse Leão. “Precisamos perceber que tudo no mundo só tem sentido na medida em que serve para nos unir a Deus e aos nossos irmãos e irmãs”, declarou. “Aspirem às grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam.”
No encerramento da missa, Leão anunciou a data da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude. O encontro ocorrerá de 3 a 8 agosto de 2027, em Seul, na Coreia do Sul, com o tema “Tende coragem, Eu venci o mundo”.
A organização do Jubileu representou um desafio logístico extraordinário para as autoridades, com cerca de 10 mil pessoas mobilizadas, entre policiais e agentes de proteção civil, e medidas sanitárias — distribuição de garrafas de água e pulverizadores — para ajudar os participantes a suportar o calor do verão romano.
Um pequeno terremoto de magnitude 3.0 atingiu a região metropolitana de Nova York no fim da noite de sábado, 02 (horário local). O epicentro do tremor foi no subúrbio de Hasbrouck Heights, em Nova Jersey, a uma profundidade de cerca de 10 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não há informações sobre feridos ou acidentes em decorrência do abalo.
A oscilação foi rápida e leve. Apesar disso, as redes sociais rapiamente se encheram de comentários de pessoas que sentiram o abalo. A conta oficial do Empire State Building no X (antigo Twitter) brincou publicando que o prédio estava bem.
O tremor foi bem mais leve do que o terremoto de magnitude 4.8 que atingiu Tewksbury, Nova Jersey, em 2024, um pouco mais a oeste da cidade.
“O futuro é agora”, anuncia nas redes sociais uma fintech de Mogi das Cruzes (SP), em uma sequência de posts com imagens criadas por inteligência artificial (IA) que mostram jovens enriquecendo enquanto teclam no celular. Outras duas instituições de pagamento da capital paulista e de Campinas (SP) prometem “liberdade” e o “avanço para o futuro”. “Restrições bancárias e bloqueios judiciais tiram o seu sono? Conheça a conta garantida e retome o controle”, propaga a primeira. “Seja digital, seja atual”, reforça a segunda.
Essas três são parte de um grupo de fintechs que entrou na mira das autoridades nos últimos meses por suspeita de lavar dinheiro do crime e tiveram operações suspensas pela Justiça. Segundo as investigações, as empresas de “inovação tecnológica” operavam a serviço de pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Comando Vermelho (CV), as duas maiores facções criminosas do país.
Com muitas startups financeiras fora do radar dos órgãos de controle, o fenômeno da “fintechização” chegou ao submundo do crime. De acordo com as investigações, cerca de R$ 28,2 bilhões de recursos oriundos de supostos esquemas do tráfico de drogas e armas foram movimentados nos últimos seis anos por meio de oito dessas instituições de pagamento e bancos digitais, que oferecem todo o tipo de produto financeiro, de transferências de recursos a compra e venda de criptomoedas.
“Fintechs estão substituindo doleiros. São paraísos fiscais” — Fábio Bechara, promotor do Ministério Público de São Paulo
O valor foi levantado pelo GLOBO com base em mais de 3 mil páginas de relatórios e denúncias de seis operações da Polícia Federal, Polícia Civil de São Paulo e Rio e do Ministério Público. O montante corresponde a mais da metade do orçamento da Prefeitura do Rio (R$ 46 bilhões) e supera o de Belo Horizonte (R$ 22,6 bilhões) para 2025.
As mais de 1.500 fintechs em operação no Brasil ampliaram o acesso da população a serviços bancários ao proporcionar maior competição no setor financeiro com soluções tecnológicas, menos burocracia e taxas mais baixas. Essa mesma infraestrutura, no entanto, também passou a ser explorada por organizações criminosas, que se aproveitam da regulamentação limitada do segmento, de acordo com investigadores e especialistas.
— Algumas fintechs estão substituindo os doleiros. Por que o criminoso vai correr o risco de ser assaltado, de alguém não pagar o dólar-cabo (compensação ilegal da moeda), se pode usar essas ferramentas? São como paraísos fiscais — diz o promotor Fábio Bechara, do MP de São Paulo, responsável por denúncias de fintechs usadas pelo PCC.
Em nota, o Banco Central (BC) informa que faz um trabalho constante de supervisão das instituições e vem aperfeiçoando a regulação para prevenir a ação de criminosos.
Fundada em 2019 com o slogan o “primeiro banco cripto” do Brasil, a 4tbank está oficialmente no nome de uma jovem de 24 anos que, segundo a Polícia Civil de São Paulo, movimentou meio bilhão de reais em quatro anos, sendo R$ 80 milhões em espécie.
Apesar de a jovem ser o rosto público da instituição, o verdadeiro “CEO” da empresa era o padrasto dela, João Gabriel de Mello Yamawaki. Conforme as investigações, ele estava em vias de ser “batizado” no PCC e indicado a uma função na operação financeira da facção.
Yamawaki está foragido. A defesa reconheceu que ele é o chefe da empresa, mas negou vinculo com o PCC. “Ele refuta que seria batizado por organização criminosa”, escreveu o advogado André Jardim de Siqueira Branco.
Aliados políticos marcaram atos em 62 cidades de todo o Brasil, neste domingo (3/8), em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A agenda das mobilizações foi divulgada nas redes sociais do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), no decorrer da última semana. Todas as regiões do país estão contempladas.
O ex-presidente é réu no processo relacionado a uma suposta tentativa de golpe de Estado, que teria ocorrido em 2022 para mantê-lo no poder, mesmo após a vitória do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação penal é conduzida por Moraes no STF.
A anistia em pauta visa livrar Bolsonaro de uma possível condenação que pode levá-lo à cadeia. O perdão se estenderia, ainda, aos demais réus no processo que trata da trama golpista e aos condenados pelo 8 de Janeiro. Nas redes sociais, Nikolas fala em “anistia ampla, geral e irrestrita”.
Os atos serão realizados no contexto da imposição de medidas cautelares a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica. Devido às restrições impostas por Moraes, o ex-presidente não pode sair de casa aos finais de semana e, por isso, não participará de nenhuma das manifestações convocadas para este domingo.
As manifestações acontecem também no contexto das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do STF. Moraes é acusado pelo presidente Donald Trump de violar direitos fundamentais, como liberdade de expressão.
As sanções dos EUA estabelecem, entre outros pontos, por meio da Lei Magnitsky, que Moraes não pode fazer transações com empresas do país, como usar cartão de crédito com bandeira dos EUA.
Defesa da liberdade
Os materiais de comunicação que convidam para os atos deste domingo levantam como pauta a defesa da “liberdade” e rechaçam supostas censuras que estariam em curso no país. A frase “reage Brasil” aparece em várias das falas de lideranças em vídeos na internet.
Diferente de outras mobilizações realizadas em prol de Bolsonaro, os atos serão “pulverizados”. Nos atos anteriores, as atenções se concentravam em apenas uma capital por vez, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Veja lista completa com local e horário das manifestações
Sudeste
São Paulo
São Paulo – Avenida Paulista – 14h
Sorocaba – Campolim – 10h
São José do Rio Preto – Praça Dom José Marcondes – 15h
Baurú – Avenida Getúlio Vargas, quadra 19, em frente à Copaíba – 10h
Araçatuba – Avenida Pompeu – 10h
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro – Copacabana – 11h / Cabo Frio – Praia do Forte – 10h
Minas Gerais: Belo Horizonte – Praça da Liberdade – 10h / Uberlândia – Praça Tubal Vilela, Centro – 10h
Espírito Santo: Vila Velha – Posto Moby Dick – 12h
Centro-Oeste
Distrito Federal:Brasília – Banco Central – 10h
Goiás:Goiânia – Praça Tamandaré – 10h
Mato Grosso do Sul:Campo Grande – Praça do Rádio – 10h / Dourados – Parque do Lago – 10h / Bonito – Praça do Rotary – 10h
O governo Lula celebrou a saída do Brasil do Mapa da Fome, de acordo com relatório divulgado na última segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Porém, entre os itens do relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, o país só melhorou em 3 (incluindo o dado que, segundo a ONU, tira o Brasil do Mapa da Fome), e piorou em 8 de 11 quesitos avaliados.
O Brasil melhorou em:
risco de subnutrição,
amamentação exclusiva (0 a 5 meses),
risco de anemia em mulheres (15 a 49 anos).
O Brasil piorou em:
risco de obesidade em maiores de 18 anos,
% de brasileiros que podem pagar por dieta saudável,
risco de insegurança alimentar grave,
risco de insegurança alimentar moderada ou grave,
risco da criança ter baixo peso ao nascer,
risco de baixo crescimento em crianças (até 5 anos),
risco de obesidade em crianças (até 5 anos) e
custo de dieta saudável.
MAPA DA FOME
Apesar de o relatório considerar que o Brasil deixou o Mapa da Fome –medida comemorada pelo governo Lula, o percentual da população sob risco de insegurança alimentar grave ou moderada subiu de 2014-2016 a 2022-2024.
Eis os dados:
insegurança alimentar grave – de 0,7% da população para 3,4%;
insegurança alimentar grave ou moderada – de 13,3% da população para 13,5%.
Houve uma piora significativa no risco de obesidade para:
criançasde até 5 anos – foi de 7,7% para 10,9% da população nesta faixa etária;
pessoasacima de 18 anos – foi de 19,1% para 28,1% da população nesta faixa etária.
Não há informações sobre as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Todos os indicadores relacionados a crianças com menos de 5 anos pioraram.
DIETA SAUDÁVEL
O relatório mostrou também que o custo diário (em dólares) de uma dieta saudável no Brasil foi de US$ 3,15 em 2017 para US$ 4,69 em 2024 –um aumento de 49%.
A FAO considera que uma dieta saudável deve incluir “grãos integrais, leguminosas, nozes e uma grande variedade de frutas e vegetais, podendo conter quantidades moderadas de ovos, laticínios, aves e peixes e pequenas quantidades de carne vermelha”.
O percentual da população brasileira que pode pagar por uma dieta saudável caiu de 27,1% em 2017 para 23,7% em 2024. Em números absolutos, 50,2 milhões são capazes de bancar uma dieta equilibrada.
Quando vao criar cotas para EX-PRESIDIARIOS nos concursos publicos, pois so assim eles seriam reintegrados a sociedade??? Eh so o que ta faltando agora.Viva o Brasil!!!
Um concurso de nível superior terá a seguinte situação: o protegido chegou na faculdade por conta das cotas. Vai fazer concurso na vantagem por causa das cotas. Internamente suas promoções levaram em conta as cotas. Assumirá cargos de chefia por meio de cotas. Ao invés de atuar na causa, ensino de qualidade para todos, atacam as consequências. Ridículo, populista e imoral.
Pretendendo igualar situações por força da cor da pele, terminam criando um racismo diferente, mas que continua sendo racismo.
ABSURDO! Totalmente inconstitucional! As cotas em universidades ainda se justificam para tentar minimizar um problema social, que é o acesso a educação, mas no caso dos concursos públicos isso não tem fundamento nenhum! O princípio da isonomia e da eficiência da administração pública, ficam aonde nessa história???
Difícil entender essas cotas… porque nao começam com cotas pelo senado, numero de governadores, deputados, numero de empresários?? Talvez hajam cotas no futuro para evangelicos, LGBT, canhotos… Os únicos que deveriam ter uma reparação historica sao os indios que andam de caminhonete e usam iphone. Quando se criam leis para igualdade de direitos no Brasil, os ativistas oportunistas promovem a desigualdade de direitos. E o ensino básico que resolveria todo esse problema social é fraco…