Política

Lira indica apoio a voto impresso e fala em ‘auditagem mais transparente’

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira, 4, não existir “nenhum fato relevante” que aponte fraude nas urnas eletrônicas. Mesmo assim não deixou de apoiar a bandeira do presidente Jair Bolsonaro, que defende o voto impresso nas próximas eleições. Lira falou em criar formas de auditagem “mais transparente”, que evite a contestação das eleições, e jogou a decisão final sobre o tema para o Senado.

“Neste sistema, foram seis eleições. Eu não tenho nenhum fato relevante que eu possa falar que houve fraude nas urnas eletrônicas, eu não posso desconfiar de um sistema que eu fui eleito. Mas a discussão é, se não há falha, se não há problema, por que ficar discutindo essa versão? Por que essa versão cresce? O Brasil é feito com problemas de versão”, afirmou nesta manhã em entrevista ao Jornal Gente da Bandeirantes.

Mas completou: “Se não há problema, não há porque nós não chegarmos numa situação de termos uma auditagem seja lá de que maneira for, de forma mais transparente, para que não se tenha uma eleição, independente do que seja eleito, contestada”.

Lira disse que esse debate está “muito polarizado” e pediu calma e paciência para o Congresso decidir sobre o tema. “Nós estamos perdendo tempo, energia, muitas vezes gerando atritos entre instituições democráticas que são necessárias para o equilíbrio do Brasil de maneira que não trará benefício nenhum, então nós temos que ter nesse momento calma”.

Lira afirmou que já existe desde 2015 no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema aprovada pela Câmara, e jogou a decisão para os senadores. “Nós temos que ter paciência e esperar que as casas legislativas se pronunciem. Se a Câmara vai ter que votar as duas (propostas) para que fique as duas paradas no Senado, ou se o foco teria que ser: Senado, decida se vota ou não uma PEC que está aí há seis anos, porque se não votar uma PEC que está lá em 2015, não vai votar uma que vai aprovar em 2021”, afirmou, em referência à PEC apresentada este ano, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e que prevê a impressão da cédulas, conforme quer Bolsonaro.

O voto impresso virou uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro e tem gerado conflito entre os Poderes, já que Bolsonaro tem atacado a democracia, instituições e autoridades e colocado em suspeição a realização das eleições no ano que vem caso a medida não seja implementada no Brasil.

TSE investiga Bolsonaro por fake news

Jair Bolsonaro encaminhou respostas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as acusações de possibilidade de fraude das urnas eletrônicas do País e manipulação dos resultados das eleições de 2014 e 2018, na qual saiu vencedor.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, tinha determinado que Bolsonaro apresentasse até segunda-feira, 2, os indícios de fraude que o presidente dizia possuir, a fim de esclarecer o teor das acusações reiteradas que partem do Palácio do Planalto contra o sistema de votação eletrônico. Bolsonaro, porém, entregou as respostas ao TSE um dia depois de o prazo ter expirado. O presidente teve 15 dias para encaminhar o documento.

“A busca de informações detalhadas e documentadas sobre os fatos narrados tem como objetivo principal subsidiar estratégias de aprimoramento dos recursos de segurança que envolvem as atividades voltadas à realização das eleições, em especial as relativas ao pleito que se avizinha”, escreveu Salomão ao pedir as respostas a Bolsonaro.

Na segunda-feira, 2, os ministros do TSE aprovaram por unanimidade a abertura de inquérito administrativo para apurar se, ao promover uma série de ataques infundados às urnas eletrônicas, Bolsonaro praticou “abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea”.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Lira foi mais “liso” do que um sabonete, kkkkkkkk. Homi, isso é um Pelezão profissional by CENTRÃO, kkkkk.

  2. Por que não dar mais transparência e segurança às eleições? Por que a insistência em “contar os votos” numa “caixa preta”, longe das vistas dos eleitores e não permitindo que o resultado do pleito possa ser auditado? Querem esconder o que?

  3. Isso Lira, a gente já entendeu que o Ciro Nogueira estando na casa civil foi mais uma forma de comprar o apoio do centrão corrupto de sempre … Converse mais pra que o MINTO aumente o “tratoraço” e as verbas espúrias para vocês… Assim como o governo de Lulaladrão fazia né!? Mas qual a diferença mesmo dos dois governos? NENHUMA!

    1. Mané, as eleições de 2018 foram só 2 po 1. À moda Luís Gonzaga e anseime. Um pa eu, um pa tu e um pa eu. O homem teve voto demais. Por isso venceu. Depois manda chico100 inventar outra piada.

    1. As eleições foram “sujas” desde quando? Quando o MINTO das rachadinhas foi eleito ou quando ele começou a bostejar o tempo todo? Se as eleições não foram limpas, temos logo que anular a eleição do MINTO e fazer outra né!?

    2. É impressionante como esse Mané passa o dia todo por aqui, postando asneiras. Quem está custeando esses “jagunços digitais”?

    3. Esse cara ainda não entendeu que o ladrão tá solto.

    4. Esse Manoel Fulero é muito deslocado e burro, o que se quer é transparencia e possibilidade de AUDITORIA (conhece esse termo?), segurança para todos, quer que escreva? Qual o motivo de tanto medo? Outra, quem deve decidir isso é o legislativo, qualquer cidadão poderia querer essa possibilidade, entra na lei e pronto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo


O Sicredi foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil na categoria Gigantes, segundo o ranking Great Place toWork® (GPTW) 2025. É a terceira vez que a instituição financeira cooperativa integra o seleto grupo das organizações mais bem avaliadas, reafirmando a consistência de sua cultura e das práticas voltadas às pessoas.

Em agosto, o Sicredi também foi eleito uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, conforme o ranking GPTW LATAM (Great Place ToWork®), ampliando o reconhecimento de sua atuação para além do país.

A cerimônia da premiação nacional aconteceu em São Paulo e destacou 175 organizações nas categorias Gigantes, Grandes e Médias. Nesta edição, mais de 5 mil empresas se inscreveram, representando 3,2 milhões de colaboradores em todo o Brasil.

Segundo César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, o resultado reflete uma cultura organizacional em constante evolução. “Esse reconhecimento é fruto de uma cultura que se transforma e se adapta aos novos desafios do mercado, mantendo o foco no desenvolvimento e bem-estar das pessoas”, afirma.

Para Damião Monteiro, presidente da Sicredi RN, o prêmio reforça o orgulho de integrar uma instituição sólida e humana, que se importa com o colaborador: “Fazer parte de uma organização que coloca as pessoas no centro de tudo é motivo de grande satisfação. Essa conquista mostra que o cuidado com os colaboradores é um valor real no Sicredi — e isso se reflete diretamente no relacionamento com nossos associados”, destaca.

Em 2025, 90% dos colaboradores do Sicredi participaram da pesquisa, que registrou um índice de confiança de 90%, superando o resultado do ano anterior. O e-NPS (Employee Net Promoter Score) — indicador que mede o quanto os colaboradores recomendam a empresa como um bom lugar para trabalhar — atingiu 84%, reforçando o orgulho e o engajamento das equipes, refletidos na relação direta com os associados.

O ranking GPTW Brasil é elaborado pela consultoria global Great Place to Work®, em parceria com as revistas Época Negócios e Valor Econômico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU apura uso indevido da Lei Rouanet em evento com Lula e Boulos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades no uso da Lei Rouanet durante o Festival Cultura e Direitos, realizado em 1º de maio de 2024, em São Paulo. O evento contou com a presença do presidente Lula (PT) e do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que estava em pré-campanha à Prefeitura da capital.

A apuração foi aberta pelo ministro Benjamin Zymler, após representação do Partido Novo. Ele determinou que o Ministério da Cultura, a Funarte, a Petrobras e a Veredas Gestão Cultural — organizadora do festival — apresentem documentos e informações em até 15 dias.

Segundo Zymler, há indícios de “desvio de finalidade”, já que o evento, aprovado como espetáculo musical para o Dia do Trabalhador, pode ter se transformado em ato político-partidário.

A Petrobras, principal patrocinadora, afirmou que o apoio seguiu todos os critérios legais e foi aprovado após análise técnica e de governança interna, conforme as normas da empresa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barroso cogita voto sobre descriminalização do aborto como seu “ato final” no STF

Foto: Victor Piemonte/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), avalia deixar pronto seu voto pela descriminalização do aborto antes de se aposentar da Corte, o que deve ocorrer na próxima semana.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada após 12 anos no Supremo. Indicado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, ele poderia permanecer até 2033, quando completaria 75 anos.

O julgamento sobre o aborto começou em 2023, quando a ministra Rosa Weber, então presidente do STF, votou pela descriminalização da interrupção da gravidez até 12 semanas. Rosa se aposentou logo depois, mas quis registrar sua posição.

Barroso interrompeu o processo ao pedir destaque, o que suspendeu o julgamento. Durante sua gestão, preferiu não retomar o tema, alegando que “a sociedade ainda não está preparada” e que o assunto poderia gerar tensão no STF.

Agora, ele considera apresentar seu voto como “ato final” antes da aposentadoria, garantindo mais uma manifestação a favor da descriminalização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre dá ‘bronca’ em fiéis e recusa pedidos de oração para Odete Roitman

Foto por Reprodução/Instagram e Divulgação/TV Globo

O padre Cleber Pagliochi, da Paróquia São Daniel de Seara (SC), viralizou nas redes sociais após se recusar a atender pedidos de oração pela vilã Odete Roitman, personagem de Débora Bloch na novela Vale Tudo.

Fiéis procuraram a igreja pedindo orações depois que surgiram teorias de que a personagem teria forjado a própria morte. O padre, porém, esclareceu:

“Não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman. Trata-se de uma personagem de novela. A oração cristã deve se dirigir a pessoas reais e situações concretas.”

Pagliochi ainda pediu que os fiéis mantenham o bom humor, mas lembrem-se de não confundir ficção com realidade:

“Sigamos rezando pelos que sofrem e precisam de consolo, para que a ficção nunca substitua a verdadeira compaixão do Evangelho.”

O caso virou assunto nas redes, em meio ao suspense sobre o último capítulo de Vale Tudo, que vai ao ar em 17 de outubro.

Veja a nota oficial do padre:

Opinião dos leitores

  1. Esse é o nível intelectual e emocional dessa massa de manobra acéfala que compõem esse país falido!!! Consumidores de ilusões e adoradores de ladrões!!! Deus, tenha piedade….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dnit publica aviso de licitação para obras de duplicação da BR-304 no RN

Foto: Canindé Soares

O Dnit publicou nesta quinta-feira (10) o aviso de licitação para as obras de duplicação da BR-304, uma das principais rodovias do Rio Grande do Norte. O edital completo, com regras e prazos para participação das empresas, deve ser divulgado em 17 de outubro.

As obras devem começar até dezembro e têm prazo de dois anos para conclusão. O investimento previsto é de quase R$ 1 bilhão, com cerca de 100 km duplicados nesta primeira etapa.

O projeto terá duas frentes de trabalho:

  • Lote 1B – entre Mossoró e Assú;

  • Lote 2D – entre Macaíba (BR-226/Reta Tabajara) e Riachuelo.

O Dnit destacou que o cronograma levará em conta o período de chuvas e a complexidade da execução em pavimento rígido.

Opinião dos leitores

  1. Vixe! Com muito boa vontade, essa obra só será concluída daqui a vinte anos, em 2045 ela será entregue.
    Quem viver verá!

  2. É muita sacanagem querer enganar o povo nas vésperas de uma eleição, sabendo que 500 metros da reta tabajara faz mais de 2 anos e não terminam, haaaaaaa Brasil véi de guerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

María Corina Machado agradece Trump em 1º declaração após receber Nobel da Paz

Foto: Gaby Oraa/Reuters

Na primeira declaração direta após receber o Nobel da Paz de 2025 nesta sexta-feira (10), a líder da oposição venezuelana María Corina Machado dedicou a premiação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao povo venezuelano.

Corina também afirmou que a premiação é um “impulso para concluir nossa tarefa” de derrubar o regime de Nicolás Maduro.

“Eu dedico este prêmio ao sofrimento do povo venezuelano e ao presidente Trump por seu apoio decisivo à nossa causa!”, escreveu Corina em suas redes sociais após o anúncio da premiação.

Já o governo de Donald Trump, também em sua primeira publicação sobre a laureada, não parabenizou Corina pela premiação e criticou o Comitê do Nobel.

“O Comitê do Nobel provou que eles colocam a política na frente da paz”, disse o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung.

O governo dos Estados Unidos tinha expectativa de que Trump levasse o Nobel da Paz, e o próprio presidente norte-americano disse que ele merecia a premiação por resolver conflitos globais.

g1

Opinião dos leitores

  1. Também acho que o Nobel da Paz, deveria ficar com quem consegue convencer líderes mundiais a cessar-fogo, de suas atividades beligerantes. Podem até não gostar da figura carrancuda do Donald Trump, mas ninguém pode negar que o cara tem um poder de persuasão incrível!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula já disse que María Corina, Nobel da Paz 2025, não devia “ficar chorando”, quando foi impedida pelo regime de Nicolás Maduro de disputar as eleições na Venezuela

Post de María Corina Machado em seu perfil oficial no X em resposta ao presidente Lula.Imagem: reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua equipe já criticaram a venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. Ela opositora ao regime ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela.

Em março de 2024, quando o regime de Maduro proibiu Corina de disputar a presidência da Venezuela, Lula comentou:

“Fui impedido de concorrer às eleições de 2018. Em vez de ficar chorando, indiquei outro candidato [Fernando Haddad]”.

A opositora venezuelana rebateu, acusando o petista de machismo:

“Eu chorando, presidente Lula? Você diz isso porque sou mulher? Luto pelo direito de milhões de venezuelanos de votar livremente e derrotar Maduro.”

Há diferenças entre os casos. Lula foi impedido por condenações na Lava Jato, confirmadas por tribunais superiores — decisões que depois foram anuladas. Já Corina Machado foi afastada na época por um Judiciário controlado por Maduro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Arena lança neste domingo (12) o parque inflável BLOW PLANET pro dia das crianças

Foto: Divulgação

Neste próximo domingo, 12 de outubro, as comemorações pelo Dia das Crianças ganham um reforço especial em Natal com a estreia do parque inflável BLOW PLANET na Casa de Apostas Arena das Dunas. A novidade promete ser o grande destaque para o público infantil na data, trazendo uma programação cheia de diversão em um ambiente seguro, criativo e estimulante.

Instalado na praça externa Sul da Arena das Dunas, o BLOW PLANET vai oferecer acesso sem limite de tempo para a criançada brincar em diversas atrações infláveis. Entre os brinquedos disponíveis estão: discoteca inflável, piscina de bolinhas, tobogã, mesa de air hockey, cama elástica, pebolim, entre outras atividades que garantirão o entretenimento para crianças de 2 a 12 anos.

O parque funcionará de forma paralela e independente ao já tradicional projeto Domingo na Arena, que também retorna no mesmo dia com sua programação especial repleta de lazer, cultura e entretenimento para toda a família. O parque ficará disponível durante toda a realização do evento, das 16h às 20h, e possui valores com combos promocionais de acesso:
R$ 45 (1 criança + 1 adulto de cortesia)
R$ 85 (2 crianças + 1 adulto de cortesia)
R$ 120 (3 crianças + 1 adulto de cortesia)

– Pessoas com deficiência (PCD) ou autistas terão 50% de desconto no valor do ingresso.
– Cada opção de valores e combos dará direito a um acompanhante adulto como cortesia.

A proposta do BLOW PLANET é proporcionar uma experiência inesquecível em um espaço seguro, lúdico e com atividades que estimulam o movimento e a socialização. A expectativa é de que a atração se torne uma opção fixa e funcione nas próximas edições do Domingo na Arena.

Mais informações: @casadeapostas.arenadasdunas ou @domingonaarenanatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Marquise desaba e mata trabalhador na Zona Norte de Natal

Foto: Pedro Trindade

Um homem morreu após ser atingido por uma marquise que desabou sobre ele em Natal. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar.

O caso aconteceu por volta das 8h em uma casa na Rua Açude de Ouro Branco. A vítima morreu ainda no local, antes de receber socorro médico.

Segundo a polícia, duas pessoas trabalhavam há três dias na reforma da laje que cobria parte da calçada da residência.

Nesta sexta, quando a vítima chegou à obra, a estrutura caiu e atingiu a cabeça dela. A suspeita é de o homem teve um traumatismo craniano.

O outro trabalhador, que estava na frente do portão do imóvel, não foi atingido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, mas constatou o óbito. O corpo foi recolhido pela Polícia Científica para passar por exames necroscópicos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

LIGAÇÃO MUDA: Tática usa IA e capta sua voz para aplicar golpes

Foto: Reprodução

Golpe já acontecia no meio de cybersegurança, mas ganhou o “mundo dos crimes comuns” com a popularização da inteligência artificial, afirma especialista. Ao UOL, Hiago Kin Levi, presidente do Instituto Brasileiro de Resposta a Incidentes Cibernéticos afirmou que agora, criminosos com conhecimentos menos avançados de tecnologia já têm capacidade de fazer a simulação de voz.

Especialistas alertam que não é preciso muito tempo de interação para copiar quem está do outro lado da linha. “Hoje, com apenas alguns segundos de gravação de áudio, é possível gerar uma cópia convincente da voz de uma pessoa e utilizá-la em golpes de engenharia social”, afirmou Anderson Leite, Pesquisador de Segurança da Kaspersky.

Como se proteger?
Programar o aparelho para receber somente ligações de números conhecidos é uma das formas de evitar golpe. A funcionalidade está disponível em androids e em iPhones. Veja como bloquear ligações de desconhecidos aqui.

Aguardar a ligação em silêncio também pode ser alternativa. A orientação da Polícia Civil de São Paulo é de que o usuário não fale nem “alô” nem “sim”, aguardando que o outro lado se pronuncie. Em caso de ligações suspeitas, nenhuma informação sensível deve ser passada.

Mesmo se o outro lado se “pronunciar” na chamada, é necessário ter cautela. Hiago Kin explica que as IAs hoje estão mais evoluídas e já conseguem fazer anúncios com voz humanizada, que podem dizer o primeiro nome da pessoa em alguns dos casos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *