Diversos

Livro com denúncias contra PT chega às livrarias nesta quinta-feira

10_49_32_531_file O livro que vem causando polêmica desde o último fim de semana chega às livrarias nesta quinta-feira (12). Assassinato de Reputações – Um crime de Estado, do ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior chegará primeiro à Livraria Travessa, no Rio de Janeiro, mas segundo a assessoria de comunicação da loja, não haverá festa de lançamento ou noite autógrafos previstas por enquanto.

O livro, de 560 páginas, já está em pré-venda pelo R7 Livros por R$ 69,90 (clique aqui). Segundo a editora Topbooks, Assassinato de Reputações termina de ser impresso ainda nesta quarta-feira (11), quando deve começar a ser distribuído nas livrarias.

De acordo com a sinopse disponível nos sites, o livro faz “uma verdadeira devassa nos métodos postos em prática durante o governo Lula”.

Tuma Jr. antecipou parte do conteúdo do livro em entrevista à edição da revista Veja desta semana. Nela, o ex-secretário Nacional de Justiça diz que, enquanto estava no Ministério da Justiça, descobriu uma conta nas ilhas Cayman utilizada para movimentar recursos do esquema do mensalão. Ainda segundo Tuma Jr., o governo Lula usou a máquina pública para montar dossiês contra adversários.

No livro, Tuma Jr. ainda diz que o ex-presidente Lula foi informante do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) durante a ditadura militar. O ex-secretário de Justiça também faz graves acusações acerca do caso Celso Daniel, o ex-prefeito do PT que teria sido assassinado depois de se insurgir contra um esquema de corrupção em Santo André.

Segundo ele, o atual ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, teria lhe confessado um plano de sequestrar o ex-prefeito; plano esse que deu errado e acabou levando à morte de Celso Daniel.

A oposição convidou Tuma Jr. para depor na Comissão de Fiscalização e Controle, mas ainda não há data para a audiência e nem confirmação da presença do ex-secretário.

Ele deixou o governo em 2010, acusado de manter ligações com a máfia chinesa. Gravações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal durante investigação sobre contrabando ligaram Tuma Jr. ao principal alvo da operação, Li Kwok Kwen, apontado como um dos chefes da máfia, em São Paulo.

R7

Opinião dos leitores

  1. Vou comprar esse livro. Produzido sem recursos do Estado, pelas mãos de um jornalista sério, teoricamente é neutro.

  2. Mas amigos, sabemos que o grande cabeça disso tudo é o LU LÁ LÁ, o cara é um mala. Chega de PT, veja que muita coisa apareceu no nesse governo, temos que tirar o PT de cena, Fora fora fora LULA, já roubou demais.

  3. Olha Rafael Vale,
    Agora entendi, o que melhorou foi o PT USAR a MÁQUINA PÚBLICA em seu favor.
    Neste caso especificamente o Ministro da Justiça, petista de carteirinha, SÓ DEIXOU CHEGAR A IMPRENSA os NOMES dos supostos INVESTIGADOS que estão ligados a partidos políticos NÃO COLIGADOS AO PT, ou não foi isso?
    Ele vem usando o "cargo" para levar o "suposto" escândalo ao conhecimento do povo, publicando APENAS os nomes de A e B que são de partidos contra a administração do PT, ou não é isso que existe? O próprio "Ministro" vem se enrolando por usar essa tática vergonhosa.
    Já notaram que o PT a cada NOVA CONDENAÇÃO dos "companheiros" na semana seguinte "aparece" uma nova pesquisa de intensão de votos, onde Dilma CRESCE eleitoralmente? Quanta coincidência… Isso sim é o PT, máscara, manipulação, faz de conta, enrolada, enrolada, enrolada e o BRASIL descendo a ladeira… CUBA é nosso futuro!

    1. Falar em "suposto" escândalo já mostra toda sua parcialidade, assim fica difícil debater com fanáticos que possuem indignação seletiva.
      Não acho que o governo do Lula e o da Dilma sejam maravilhosos, apenas pela idade que possuo e por lembrar dos tempos do Sarney, Collor, Itamar e FHC posso garantir que os dois foram melhores que seus antecessores, principlamente no aspecto social.
      Com relação a usar a máquina pública, acho que você desconhece o Geraldo Brindeiro, Procurador Geral da República na época do FHC que ficou conhecido como o engavetador geral da república.
      De 626 inquéritos criminais que recebeu, engavetou 242 e arquivou outros 217. Somente 60 denúncias foram aceitas. As acusações recaíam sobre 194 deputados, 33 senadores, 11 ministros e quatro ao próprio presidente FHC. Por conta disso, Brindeiro recebeu o jocoso apelido de "engavetador-geral da república". Entre as denúncias que engavetou está a de compra de votos para aprovação da emenda constitucional que aprovou a reeleição para presidente, beneficiando o então presidente Fernando Henrique Cardoso.
      Se sua indignidade não é seletiva leia o link da folha de SP: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1334864-livro-contra-fhc-revela-fonte-que-provou-compra-de-votos-pela-emenda-da-reeleicao.shtml

      Com relação ao Ministro da Justiça acho que a explicação que ele deu ao Deputado Rodrigo Maia do PSDB/RJ foi mais que suficiente, o ministro lembrou que o próprio Rodrigo Maia solicitou abertura de processo contra o Ministro da Justiça, na época Tasso Genro, porque o mesmo não enviou para a PF uma denúncia apócrifa contra Lula, sendo assim qual atitude o Deputado Rodrigo Maia do PSDB/RJ esperava que o atual ministro tivesse diante de uma denuncia que vem balizada em apurações da justiça da Suiça, Alemanha e França.
      A máquina que você tanto fala, deve ser a máquina que fez o Procurador da República lotado em SP, Rodrigo Grandis, "guardar" em uma pasta errada pedido da justiça Suiça que envolvia nomes diretamente ligados ao PSDB.
      Chega de sujeira para debaixo do tapete, a caixa de pandora que SP no dia que for aberta vai mostrar quem é o PSDB, basta ver o que vem se descobrindo com essa máfia do ISS que atuou por anos e o escândalo do metrô ainda mais antigo.
      Sem falar que a máquina montada pelo PT denunciou e julgou o mensalão, mais é incapaz de "conseguir" fazer o mesmo com o mensalão tucano, conhecido como mensalão mineiro, que acabou de completar 10 anos.

  4. Veja quem são alguns dos herois rescentes da oposição:

    Tuma Jr., o policial que perdeu o cargo de Secretario Nacional de Justiça por comprovadas ligações com o contrabandista Li Kwok Kwen. É possivel dar crédito a um personagem que, no papel de chefe da área federal contra o contrabando, foi flagrado negociando um salvo-conduto para um dos maiores contrabandistas do País, Li Kwok Kwen, o chinês que controla o contrabando de produtos piratas em São Paulo.

    O senador Aloysio Nunes que é um dos principais líderes do PSDB nacional está envolvido até o pescoço com as denuncias do propinoduto tucano no metrô de SP.

    Demostenes Torres que nada mais era que um senador a serviço dos interesses de Carlinho Cachoeira.

  5. O BRASIL realmente é um trem muito grande e de difícil condução.
    Precisa demorar 12 anos para que alguém tenha a coragem de vir a população falar quem são os mentores e senhores do PT. Precisou um mensalão para estimular?
    Se o PT continua crescendo, a falta de oposição tem 50% de culpa nisso.
    O único projeto efetivo do PT é a distribuição dos recursos públicos através dos milhares de programas de bolsa que vemos e ninguém faz nada!!!
    O PT fez discurso por 16 anos criticando tudo e prometendo mudar para muito melhor. O que mudou??? Onde estão as reformas políticas e tributária? A saúde melhorou? A educação tem qualidade? O cidadão está seguro? Nossa polícia civil e militar nos dão tranquilidade? Nosso código Penal deixa bandido na cadeia?
    Alguém sabe o que melhorou? Qual discurso político, promessa do PT virou realidade?

    1. "Alguém sabe o que melhorou?"
      Respondendo de forma objetiva, se compararmos com o governo do PSDB de FHC, praticamento tudo melhorou, inclusive o combate a corrupção, a sujeira deixou de ser varrida para debaixo do tapete, deixou-se de engavetar denuncias, o Modus Operandi do PSDB que ainda funciona a todo vapor em São Paulo não existe mais na esfera federal.

    2. Rafael, os escândalos deixaram de ser varridos para debaixo do tapete? Sério? Fala aí sobre o Rosegate, sobre a Cooperativa dos bancários de SP, sobre o dossiê dos aloprados, sobre a Delta, nos brinde com a informação sobre condenados nesses escândalos gerados no ventre petista e que até hoje dormem o sono dos justos numa gaveta qualquer.
      Nunca antes na estória desse país viu-se tanta sede para roubar os cofres públicos. Sempre são descobertos e ficam impunes graças a máquina petista de fazer heróis.

    3. Já tivemos uma pessoa que teve a coragem de revelar um esquema de corrupção que se chamou Mensalão. Se existem corruptos presos é porque fizeram uma investigação profunda em busca dos fatos, buscando o melhor para o País, sem fanatismos.
      Agora temos outras denúncias de uma pessoa que presta também, um grande serviço à
      sociedade brasileira para se acabar com a corrupção. O correto é fazer como dantes foi feito, investigação profunda. Vasculhar a verdade de forma isenta e prender os corruptos para o bem do nosso Brasil. Dar crédito às informações contidas nesse livro e proceder uma investigação geral é o mínimo que a Justiça pode fazer para se
      mostrar independente e correta.

  6. esse PT foi e é a maior farsa que esse Brasil já teve, é uma verdadeira gangue, este país está se tornando ingovernável……. fora bando de Ptralhas…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Secretário municipal de Turismo de Extremoz é preso durante blitz da Lei Seca

Foto: Cedida/CPRE

O secretário municipal de Turismo de Extremoz, Luiz Thiago Tinet, 43 anos, foi detido no final da tarde deste sábado, na Estrada de Genipabu, durante uma blitz da Lei Seca – Operação Zero Álcool.

Segundo o coronel PM César Fagundes, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, Tinet estava dirigindo um buggy e tentou se esquivar da fiscalização. Ao ser interceptado, ele se recusou a realizar o teste de alcoolemia (bafômetro), recebendo voz de prisão, diante dos visíveis sinais de alteração da capacidade psicomotora.

Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro entregará armas na segunda (6); Moraes revogou porte e registro de CAC do ex-presidente

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que entregará à Polícia Federal, na segunda-feira (6), as armas registradas em nome dele, em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes.

A medida foi determinada após Moraes revogar o porte de arma e o Certificado de Registro de CAC de Bolsonaro. Segundo a defesa, duas armas da marca Caracal não serão entregues porque já estão sob custódia por determinação anterior.

A decisão foi motivada pela apreensão de uma pistola Glock calibre 9 mm encontrada em junho em um veículo utilizado pela segurança do ex-presidente. Na ocasião, Bolsonaro confirmou que a arma era de sua propriedade e havia sido retirada para manutenção.

A relação das armas inclui:

  • Pistola Taurus, calibre .380 Auto;
  • Pistola Taurus, calibre .40 S&W;
  • Pistola Glock, calibre 9×19 mm Parabellum;
  • Carabina/Fuzil Caracal, calibre 5,56×45 mm;
  • Pistola Caracal, calibre 9×19 mm Parabellum;
  • Carabina/Fuzil Springfield Armory, calibre 7,62×51 mm;
  • Espingarda Typhoon, calibre 12 GA;
  • Pistola Arex, calibre 9×19 mm Parabellum;
  • Pistola SIG Sauer, calibre 9×19 mm Parabellum;
  • Espingarda Maestro Arms Company, calibre 12 GA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC perde para o Águia de Marabá-PA e agora vai decidir classificação em casa


Imagem: reprodução/redes sociais/Águia de Marabá

O ABC perdeu por 2 a 1 para o Águia de Marabá neste sábado (4), no Estádio Zinho Oliveira, no Pará, pelo jogo de ida da terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

Os donos da casa abriram o placar com Diogo Carlos, de pênalti, ainda no primeiro tempo, e ampliaram no início da etapa final com Carlos Maia. O ABC descontou aos 15 minutos do segundo tempo, quando Igor Bahia marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Luiz Fernando.

A vaga para a próxima fase será decidida no jogo de volta, na Arena das Dunas. A partida acontecerá no domingo (12), às 16h. O Águia de Marabá-PA joga pelo empate para ficar com a vaga. O ABC precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação. Em caso de vitória alvinegra por vantagem de um gol, o classificação será decidida nos pênaltis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eriko Jácome fortalece pré-candidatura a deputado estadual com importante grupo político em São Gonçalo do Amarante

A pré-candidatura de Eriko Jácome a deputado estadual ganhou um importante reforço com a adesão de um expressivo grupo de lideranças de São Gonçalo do Amarante, um dos municípios mais importantes do Rio Grande do Norte e integrante da Grande Natal. Os novos apoios fortalecem ainda mais o projeto político de Eriko, ampliando sua presença em uma cidade estratégica para o desenvolvimento da região metropolitana.

Durante o encontro, declararam apoio à pré-candidatura de Eriko Jácome o secretário municipal de Educação, Micael Moreira da Silva; a presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Talita Dantas; a secretária municipal de Manutenção e Reforma, Rosimeire Moura; a subsecretária de Administração da Secretaria de Educação, Joelma Máximo; o subsecretário de Educação, Platiny; o chefe de gabinete da Secretaria de Educação e liderança comunitária, Nazareno Alexandre; a liderança comunitária Walter Amadeu; José Oliveira (Dedé do Esporte), presidente do Esporte Clube São Gonçalo; além da liderança comunitária Cledson Moura.

A reunião também contou com a participação e o apoio da senadora e pré-candidata ao senado, Zenaide Maia e do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e compromisso. Quero agradecer a cada liderança que decidiu caminhar ao nosso lado, acreditando nesse projeto construído com diálogo, trabalho e compromisso com as pessoas. Agradeço também à senadora Zenaide Maia por sua presença e pelo apoio que fortalece ainda mais essa caminhada. Tenho certeza de que, juntos, vamos avançar pelo Rio Grande do Norte, levando desenvolvimento, oportunidades e mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou Eriko Jácome.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

América goleia o Trem-AP fora de casa pela Série D e abre vantagem no confronto

Imagem: reprodução/Instagram/América-RN

O América goleou o Trem-AP por 4 a 1 neste sábado (4), no Estádio Augusto Antunes, em Santana (AP), pelo jogo de ida da terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

Aleilson abriu o placar para time da casa aos 34 minutos do primeiro tempo. O empate americano aconteceu aos 37 minutos e a virada logo em seguida, aos 39, com dois gols de Luiz Thiago. Na segunda etapa Alexandre Aruá e Galvan, de pênalti, consolidaram a goleada rubra.

Com a vitória, o time potiguar abriu boa vantagem na disputa por uma vaga nas oitavas de final. A partida de volta será na segunda-feira (13), às 20h, na Arena das Dunas, em Natal. O América pode empatar ou perder por até dois gols de diferença que garante a classificação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PIB do RN deve crescer apenas 0,5% em 2026, abaixo da média nacional e do Nordeste, projeta consultoria

Foto: Getty Images

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte deve crescer apenas 0,5% em 2026, segundo projeção da Tendências Consultoria, em reportagem publicada pelo jornal Tribuna do Norte, neste sábado (3).

A estimativa foi reduzida de 1,4% para 0,5% e ficou abaixo das previsões para o Brasil (1,9%) e o Nordeste (2,2%), de acordo com a consultoria.

O estudo mostra que Bahia, Pernambuco e Ceará concentram a maior parte do PIB nordestino, enquanto o RN tem participação bem menor no cenário nacional. Em 2023, o RN respondeu por 0,9% do PIB do país, contra 3,9% da Bahia, 2,5% de Pernambuco e 2,1% do Ceará.

Segundo a consultoria, a revisão foi motivada, principalmente, pelo desempenho mais fraco da indústria e da agropecuária. A queda na produção de petróleo, especialmente em campos maduros, e a retração no refino de combustíveis tiveram impacto direto na economia do estado, aponta o estudo.

A consultoria também prevê dificuldades para a agropecuária, com expectativa de queda na produção de mandioca, leite, ovos e carne bovina. Já para 2027, a projeção feita é de recuperação, com crescimento de 1,8%, impulsionado pela melhora da indústria e do setor agropecuário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de pessoas mortas em terremotos na Venezuela se aproxima de 3 mil

Foto: Federico Parra/AFP

O número de mortos nos terremotos que atingiram a Venezuela há dez dias subiu para 2.954, segundo balanço divulgado neste sábado (4) pelo governo. Ao todo, 16.592 pessoas ficaram feridas.

Em relação ao boletim anterior, foram registrados mais 309 mortos e cerca de 4 mil novos feridos. O governo também informou que mais de 16 mil pessoas perderam suas casas e 856 prédios foram danificados.

Os terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, atingiram principalmente o estado de La Guaira, no norte do país.

O governo venezuelano não divulga números sobre desaparecidos, embora a ONU estime que possam chegar a 50 mil.

Parte dos venezuelanos critica a resposta da ditadura venezuelana, considerada lenta e insuficiente. A líder interina Delcy Rodríguez, por sua vez, vem defendendo a atuação das autoridades e afirma que as operações de busca e resgate continuam em andamento.

Ela rebateu críticas à resposta à catástrofe e acusou, sem apresentar provas, “laboratórios midiáticos” de tentar dificultar o trabalho das equipes de emergência.

Com informações de Terra e CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande Natal tem três pontos impróprios para banho; veja quais são


Foto: Divulgação/Prefeitura

O boletim de balneabilidade divulgado pelo Idema neste fim de semana apontou três pontos impróprios para banho na Grande Natal. Os trechos ficam em Parnamirim e Natal.

Os locais classificados como impróprios são:

  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Pirangi do Norte (APURN), em Parnamirim;
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal.

Segundo o boletim, o trecho de Areia Preta foi considerado impróprio devido ao lançamento constante de efluentes não tratados, além dos resultados das análises da água.

Os demais pontos monitorados em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz foram classificados como próprios para banho. A avaliação segue os critérios da Resolução nº 274/2000 do Conama e serve de orientação para banhistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ayrton Senna entra para o Livro dos Heróis da Pátria após sanção de lei

Foto: EBC

Ayrton Senna passou a integrar o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, mantido no Panteão da Pátria, em Brasília. Com a inclusão, o tricampeão mundial de Fórmula 1 tornou-se o 100º homenageado da obra, criada para reconhecer personalidades que contribuíram para a construção e defesa do Brasil.

A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após aprovação do Congresso. A homenagem havia sido proposta pelo senador Marcos Pontes em 2024.

Senna conquistou os títulos mundiais de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991 e morreu aos 34 anos em um acidente durante o GP de San Marino, na Itália, em 1994. Antes dele, apenas os atletas Adhemar Ferreira da Silva e João Carlos de Oliveira, ambos da modalidade salto triplo, haviam recebido a homenagem.

Opinião dos leitores

  1. O competente presidente Lula deve entrar também para esse livro por tudo de bem que fez e faz a nação brasileira.

    1. Parece que não leu o texto direito.
      É para heróis não pra Ladrão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 65% dos brasileiros dizem que depender menos do governo melhora a vida

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Pesquisa Datafolha mostra que 65% dos brasileiros concordam com a frase: “quanto menos eu depender do governo, melhor estará minha vida”. É o maior percentual da série histórica.

Outros 31% afirmam que “quanto mais benefícios do governo eu tiver, melhor estará minha vida”, enquanto 4% não souberam responder.

Na primeira edição da pesquisa, em 2013, as opiniões estavam empatadas: 47% defendiam menor dependência do governo e 47% preferiam mais benefícios públicos.

Por gênero

Entre os homens, 71% afirmam que preferem depender menos do governo. Entre as mulheres, o índice é de 59%.

Por região

Regionalmente, o Sudeste registra o maior percentual dos que defendem menor dependência do governo, com 70%. Já o Nordeste concentra o maior apoio à ampliação dos benefícios governamentais, com 38%.

Por intenção de voto

No recorte por intenção de voto, 50% dos eleitores de Lula (PT) dizem preferir depender menos do governo, enquanto 45% defendem mais benefícios públicos. Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PL), 79% apoiam menor dependência do governo e 18% preferem ampliar os benefícios.

Dados da pesquisa

O Datafolha ouviu presencialmente 2.004 eleitores de 16 anos ou mais em 139 municípios, nos dias 17 e 18 de junho de 2026. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Nos estratos, a margem varia conforme a base. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09956/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *