Saúde

Macacos ficam imunes após se curarem de Covid-19, indica estudo

Foto: Inna Polekhina/Getty Images

Uma pesquisa publicada na revista Science mostrou que macacos-rhesus mantém anticorpos por pelo menos um mês após a primeira infecção de Covid-19 – o que pode ser um indicativo positivo para nós.

No estudo, cientistas chineses infectaram seis macacos da espécie com o novo coronavírus e avaliaram a progressão da doença. Os primatas foram usados porque são parentes próximos de nós, humanos, e portanto têm sistemas parecidos com os nossos. Todos eles desenvolveram quadros da doença, que variaram de leves a moderados, incluindo até pneumonia e alterações no sistema respiratório e gastrointestinal.

Após 28 dias, quando os macacos já estavam naturalmente curados, quatro deles receberam novamente o vírus (os outros dois serviram de grupo controle para os cientistas compararem os dados).

Logo após a reinfecção, os quatro macacos apresentaram uma curta febre, mas nenhum outro sintoma foi observado, e testes moleculares continuaram dando negativo por duas semanas após esse episódio. Isso sugeriu que os anticorpos nos primatas tinham sido formados – e eram bons o bastante para barrar uma segunda infecção.

Uma análise laboratorial confirmou: o sangue dos animais tinha anticorpos com formatos específicos para se ligar a proteína spike do vírus – estruturas com formato de espinho usadas pelo invasor para infectar nossas células.

A equipe notou, inclusive, que o nível de anticorpos era maior duas semanas após a segunda introdução do vírus do que duas semanas após a primeira infecção. Mesmo assim, a proteção da primeira infecção parece ter sido suficiente.

Proteção garantida?

Os resultados da pesquisa são pertinentes, sobretudo após alguns relatos de pessoas que voltaram a ter sintomas ou testar positivo para o vírus dias (ou até semanas) depois de, supostamente, terem se curado.

Episódios como esse foram observados pontualmente em diversos países, embora não se saiba se, de fato, estamos falando de pessoas que ficaram doentes duas vezes. Uma hipótese é que esses indivíduos nunca tenham se curado. Nesse caso, eles apenas deixaram de apresentar sintomas porque a carga viral diminuiu em seus corpos – mas o vírus continuou se espalhando e voltou a causar danos algum tempo depois.

Outra possibilidade é que falsos negativos em resultados de testes tenham levado pessoas a acharem que estavam curadas erroneamente. Afinal, sabe-se que alguns testes, especialmente os rápidos, não são precisos.

Como funciona a nossa resposta imune?

Quando somos infectados por um vírus (ou outro micróbio), começa uma resposta de defesa bastante complexa. Nos primeiros dias da batalha, usamos algo chamado resposta imune inata ou natural – assim chamada porque já nascemos com ela.

Essa linha de defesa consiste em células como os glóbulos brancos e trata, basicamente, todo invasor da mesma forma. É uma reação imediata para uma infecção, mas não é tão eficiente porque aposta em estratégias gerais contra os antígenos.

Já o sistema imunológico adaptativo entra em cena, em geral, dias após a detecção do invasor. Ele recebe esse nome pois se adapta de acordo com o inimigo, criando estratégias personalizadas para cada um.

É nessa hora que entram os anticorpos: substâncias feitas sob medida para se ligar a um tipo específico de vírus ou bactéria e, assim, neutralizá-lo. Uma vez que o corpo desenvolve os anticorpos para aquele invasor, a luta contra ele fica muito mais fácil: o indivíduo pode até ficar imune para aquela doença, já que os anticorpos são defesas duradouras.

Mas esse processo varia de pessoa para pessoa e, principalmente, de micróbio para micróbio. Algumas respostas imunológicas são, de fato, duradouras e eficientes: é o caso do sarampo e da catapora. Nessas doenças, geralmente basta uma infecção vencida para que a pessoa fique imune para o resto da vida. Em outros, porém, o corpo até aprende a lutar contra o invasor, mas os anticorpos somem depois de um tempo e a pessoa fica novamente vulnerável (é o caso de alguns vírus da gripe e do resfriado comum).

Além disso, possuir anticorpos não significa, necessariamente, estar imune. Às vezes, os anticorpos produzidos pelo corpo não são tão bons assim em neutralizar o invasor, ou não existem em quantidade suficiente para vencer a batalha. Nesse caso, a pessoa pode ficar doente mesmo com a presença deles no sangue.

Isso acontece, por exemplo, no caso do vírus sincicial respiratório, um causador de resfriado bastante comum em bebês (quase todas crianças pegam o vírus em algum momento dos primeiros três anos de vida). Nosso corpo até cria anticorpos contra ele, mas, por algum motivo, eles não são muito eficientes em frear o vírus, e podemos ser reinfectados por ele durante a vida. Vale dizer, no entanto, que é muito difícil que alguém desenvolva sintomas graves nesses quadros de reinfecção – a doença se comporta mais como um resfriado.

Como o SARS-CoV-2 é um vírus novo, ainda não sabemos em qual dos cenários ele se encaixa. Pesquisas mostram que outros vírus do grupo dos coronavírus que causam resfriados geram uma resposta imune que dura poucos meses, enquanto os vírus da SARS e da MERS (doenças mais graves, parecidas com a Covid-19) resultam em uma resposta imune mais eficiente e duradoura.

Diversos estudos preliminares já foram feitos, mas ainda não é possível para bater o martelo. O que sabemos até agora é que o corpo humano produz anticorpos contra a Covid-19 – mas o quão eficiente eles são, e por quanto tempo duram, ainda são dúvidas que precisam de mais evidências para serem respondidas.

O estudo chinês oferece um indicativo de como o processo funciona, mas vale ressaltar que ele ainda está longe de fornecer tal resposta. Afinal, macacos não são humanos, e o período analisado foi de pouco mais de um mês, insuficiente para entender por quanto tempo a memória imunológica dura. Além disso, os animais só desenvolveram quadros moderados e leves de Covid-19. Outras pesquisas são necessárias para revelar mais detalhes sobre casos graves.

Todas essas dúvidas estão sendo investigadas em ensaios clínicos com humanos, mas ainda levará algum tempo até que tenhamos uma série satisfatória de evidências.

Super Interessante

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Comércio de Natal terá horários especiais no fim de ano; programe-se

Foto: Reprodução

O comércio de Natal vai esticar o expediente nas últimas semanas de dezembro. Shoppings vão funcionar até às 23h nos dias 17 a 20, 22 e 23, e terão horários especiais em domingos, véspera de Natal e Ano Novo.

O comércio de rua também ganha fôlego extra entre 20 e 23 de dezembro, fechando apenas às 19h no dia 24 e às 18h no dia 31.

As mudanças vêm de um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2025-2026, assinado entre o Sindilojas-RN e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

O acordo garante que horas extras sejam pagas em até 60 dias e permite que as empresas utilizem banco de horas, desde que autorizado formalmente.

O presidente do Sindilojas-RN, Gilberto Costa, defende o ajuste. “Esse termo harmoniza a operação do comércio nos períodos de maior movimento, respeitando direitos e garantindo segurança jurídica”. Para quem vai às compras, a boa notícia é poder aproveitar mais tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Cadu Xavier garante que a situação fiscal do RN em 2025 está “melhor” que anos anteriores

Imagens:  Reprodução/98 FM Natal

O secretário da Fazenda e pré-candidato a governador, Cadu Xavier, afirma que o RN encerra 2025 em “situação melhor” do que nos anos anteriores. Em entrevista à 98 FM Natal, ele disse que o Estado mantém o pagamento da folha e do 13º salário dos servidores em dia, mesmo reconhecendo que fornecedores ainda enfrentam atrasos.

Cadu explicou que dezembro costuma trazer mais arrecadação por causa do Natal, equilibrando as contas. Admitiu que 2025 teve desafios, mas não tão severos quanto 2024, quando a redução do ICMS de 20% para 18% travou a receita estadual nos primeiros meses.

O secretário destacou que, apesar de alguns atrasos com fornecedores, o volume de pendências é menor que no fim de 2024. Para ele, cumprir o calendário de salários desde que a gestão começou é prova de que a situação fiscal do RN melhorou em relação ao “estado completamente quebrado” recebido em 2019, reforçando sua proximidade com a governadora Fátima Bezerra.

Mesmo assim, Cadu alerta que os desafios continuam. Na avaliação dele, o governo encerra 2025 em condições mais favoráveis, com caixa mais organizado e capacidade de honrar compromissos prioritários, embora fornecedores sigam esperando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Trump elogia Lula e acerta papo sobre tarifas e crime organizado: “Eu gosto muito dele”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não economizou elogios a Lula após uma ligação de 40 minutos nesta terça-feira (2). “Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom”, declarou Trump, em referência ao presidente brasileiro, depois de discutir tarifas sobre produtos brasileiros e a cooperação contra o crime organizado.

A conversa teve como destaque a retirada de tarifas de 40% sobre carnes bovinas frescas, cacau, café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes brasileiros, decisão anunciada pela Casa Branca em 20 de novembro. Lula comemorou a medida e reforçou que ainda há produtos com tarifas e que o Brasil quer avançar rápido nas negociações, mirando principalmente o setor industrial.

Além do comércio, Lula pediu reforço dos Estados Unidos no combate ao crime organizado internacional. O presidente brasileiro citou operações recentes que sufocaram financeiramente organizações criminosas com ramificações fora do país. Trump se mostrou “totalmente disposto” a apoiar ações conjuntas entre os dois países contra essas redes.

Os dois líderes concordaram em manter conversas frequentes para acompanhar os avanços nos temas discutidos, garantindo que a relação entre Brasil e EUA fique em alta, tanto na economia quanto na segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alcolumbre joga sabatina de Messias para escanteio e detona omissão de Lula

Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou nesta terça-feira (2) a sabatina de Jorge Messias, indicado de Lula ao STF, e não poupou críticas ao governo federal. Segundo ele, a responsabilidade é exclusiva do Executivo, que não enviou a mensagem oficial de indicação ao Senado. Segundo informações do Metrópoles, uma declaração do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, foi o estopim para a desistência de Alcolumbre.

Conforme aliados, o presidente do Senado se irritou com fala de Wagner, que

Alcolumbre explicou no plenário que havia definido 3 de dezembro para a leitura do parecer do relator e 10 de dezembro para a sabatina e votação. O objetivo era cumprir a atribuição constitucional do Senado ainda em 2025, sem empurrar a decisão para o ano que vem. Mas, segundo ele, o governo Lula “omitido” impediu que o processo seguisse o cronograma.

“A omissão do Executivo é grave e sem precedentes. Isso interfere no cronograma da sabatina e poderia gerar alegações de vício regimental”, disse Alcolumbre, em nota lida aos senadores, sem definir nova data para a votação.

Opinião dos leitores

  1. Lula foi eleito e tem que colocar o candidato que alcumbre quiser no dia em que alcolumbre quiser kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Bandidos fazem van de entregas refém, levam mercadoria e parte da carga é recuperada

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

Criminosos transformaram uma van de entregas em refém na tarde desta terça-feira (2) na rotatória que liga a estrada do Aeroporto à Rodovia Humberto Pessoa, em São Gonçalo do Amarante. O motorista ficou refém por cerca de uma hora antes de ser encontrado em Macaíba, próximo a uma comunidade quilombola.

A van, carregada de encomendas, também foi localizada na estrada de Lagoa de Pedras, em Macaíba, mas parte da carga já havia sido levada pelos criminosos. Segundo a Polícia Militar, quatro homens abordaram o motorista sozinho por volta das 14h e fugiram com algumas mercadorias.

Equipes do 11º e do 16º Batalhão foram acionadas imediatamente, mas os suspeitos conseguiram escapar. A empresa tentou rastrear o veículo pelo GPS, sem sucesso em impedir o roubo.

A Polícia Civil investiga o caso para identificar os criminosos, entender a dinâmica do crime e tentar recuperar o restante das encomendas. Até o momento, ninguém foi preso, e o alerta permanece para motoristas e entregadores da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique entrega reforma da Escola Municipal Maria de Lourdes, em Gravatá

Foto: Divulgação

A manhã desta terça-feira (2) marcou mais um avanço importante para a educação de Ceará-Mirim. O prefeito Antônio Henrique entregou oficialmente a reforma da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Oliveira, na comunidade de Gravatá — unidade que atende mais de 160 alunos, distribuídos em sete turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A intervenção realizada pela Prefeitura transformou completamente a escola. A obra incluiu substituição e nivelamento do piso, retelhamento e reforço da cobertura, adequações de acessibilidade nos banheiros, reorganização da cozinha, melhorias na fachada, reparos elétricos e hidráulicos, pintura geral e readequação de todos os ambientes internos. O resultado é um espaço mais seguro, funcional, moderno e acolhedor para alunos, professores e funcionários.

Com a conclusão dos serviços, a Escola Maria de Lourdes passa a oferecer um ambiente renovado e preparado para fortalecer o desenvolvimento acadêmico e social das crianças da comunidade. Esta já é a terceira escola reformada entregue pela atual gestão, enquanto outras cinco unidades serão entregues até o final do ano, ampliando ainda mais o alcance das melhorias estruturais no município.

Durante a solenidade, o prefeito também anunciou a licitação de mais duas creches para ampliar a rede municipal de Ensino Infantil e confirmou a entrega do novo fardamento escolar para todos os estudantes da rede.

“Hoje não entregamos apenas uma obra. Entregamos dignidade, respeito e futuro para nossas crianças. A escola é o coração de uma comunidade, e estamos trabalhando para que todas as nossas unidades ofereçam a qualidade que nossos estudantes merecem. Estamos transformando a educação de Ceará-Mirim com planejamento, responsabilidade e compromisso”, afirmou o prefeito Antônio Henrique.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Margareth, do secretário municipal de Educação, Assis Cavalcanti, do presidente da Câmara, Marconi Barbosa, além de vereadores, lideranças e moradores da comunidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin recusa novos pontos em plano de paz : “Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”

Foto: Sergei Ilnitsky/ Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou nesta terça-feira (2) os pontos adicionados por Ucrânia e líderes europeus ao plano de paz elaborado pelo governo de Donald Trump. Ele classificou as novas exigências como “totalmente inaceitáveis” e afirmou que a Europa “não quer a paz”.

“Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”, declarou Putin.

O plano original dos EUA tinha 28 pontos considerados favoráveis à Rússia — como a cessão de 20% do território ucraniano, a promessa de que Kiev não entraria na Otan e a redução do Exército da Ucrânia de 900 mil para 600 mil soldados. A revisão europeia propunha, por exemplo, manter 800 mil militares e rejeitava entregar território a Moscou.

Putin fez as declarações ao receber o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que apresentou a versão atualizada do plano. O Kremlin também confirmou a participação de Jared Kushner, genro de Trump, nas conversas.

O líder russo disse estar disposto a negociar, mas avisou que, caso a Ucrânia rejeite um acordo, a Rússia avançará e tomará mais território. Na segunda (1º), Putin celebrou a captura de uma “cidade-chave”, algo negado por Kiev.

Atualmente, forças russas controlam pouco mais de 19% do território ucraniano e avançaram em 2025 no ritmo mais rápido desde o início da invasão em 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relator apresenta parecer e rejeita cassação de Zambelli; colegiado ainda precisa aprovar

Licenciada e presa na Itália, Carla Zambelli chora em audiência na CCJ da Câmara — Foto: Kevin Lima/g1

O relator do processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou nesta terça-feira (2) parecer contra a cassação do mandato da parlamentar.

Em coletiva à imprensa, o relator disse não ter encontrado provas de que Zambelli ordenou a invasão ao Conselho Nacional de Justiça.

“Eu analisei toda a ação e todos os documentos no qual tive acesso e o que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que a deputada tenha ordenado as invasões”, disse o relator.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por ter sido condenada criminalmente em decisões definitivas, a Câmara precisa dar aval à perda do mandato.

O parecer de relator ainda precisa ser votado pelos membros da CCJ, que podem aceitar ou rejeitar o texto.

Após a análise da Comissão, o caso será submetido ao plenário principal da Casa. São necessários, no mínimo, 257 votos para que a deputada seja cassada.

A parlamentar participou remotamente, em setembro, de uma audiência sobre o caso na CCJ. A deputada trocou acusações com o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado com ela pelo STF.

Na ocasião, Zambelli afirmou que Delgatti é um “mitomaníaco” e chegou a questionar a saúde mental do hacker, fazendo menção ao uso de medicamentos para tratar um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Relembre o caso

De acordo com as investigações, Zambelli atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto para inserir documentos falsos na base de dados do CNJ – incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A defesa de Zambelli chegou a apresentar um recurso pedindo a absolvição da parlamentar e alegou cerceamento de defesa, por falta de acesso a todos os arquivos apreendidos com o hacker, mas foi negado.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, ilegibilidade e perda do mandato parlamentar, sem deliberação da Câmara. No entanto, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu adotar rito distinto e enviou o caso à análise dos deputados.

A deputada também foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Não cabe mais recurso das duas condenações.

A parlamentar está presa em Roma, na Itália, desde julho deste ano. Antes de a condenação se tornar definitiva, Zambelli fugiu para o país, o que levou a ser incluída na difusão vermelha da Interpol.

Após a prisão, Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que vai provar que não tem envolvimento na invasão do sistema do CNJ.

A extradição da deputada para o Brasil é analisada pela Justiça da Itália. Uma nova audiência foi marcada para 4 de dezembro.

g1

Opinião dos leitores

  1. A mulher tomava Toddynho com o Hacker por amizade kkkkk a direita gosta de bandido. Defende com gosto

  2. O povo precisar dar uma resposta a esse congresso, é inacreditável um país miserável salário a câmara mantenha deputados condenados benefícios as custas do nosso suor, chegar de defender o errado seja, esquerda ou direita, é preciso renovar os quadros da política Brasileira.

  3. botaram outro relator piegas e babão para apreciar a matéria… vai fazer como o que inocentou o bananinha, por ser muuuito amigo dele… Brasil feito de maricas…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV pede que EUA não tentem tirar Maduro por meio de força militar

Foto: Reprodução/Vatican News

O papa Leão XIV fez nesta terça-feira (2) um apelo direto aos Estados Unidos para que evitem qualquer tentativa de derrubar Nicolás Maduro por meio de força militar. Para o pontífice, a saída para a crise venezuelana passa pelo diálogo e, se necessário, por pressões econômicas — nunca por intervenção armada. Em meio ao aumento das tensões, o papa reforçou sua posição: a crise venezuelana precisa de “razão, prudência e diálogo”, não de tanques e mísseis.

Durante a coletiva de imprensa concedida no retorno de sua viagem à Turquia e ao Líbano, Leão XIV reforçou que Washington deveria priorizar caminhos diplomáticos: “É melhor buscar formas de diálogo, ou talvez de pressão, inclusive econômica“, afirmou, ao ser questionado sobre as ameaças de Donald Trump de retirar Maduro do poder pela força.

O papa, primeiro americano a comandar a Igreja Católica, demonstrou preocupação com a escalada militar na região. Para ele, os sinais emitidos pelo governo dos EUA são contraditórios e dificultam a leitura sobre os próximos passos de Washington. “Por um lado, parece que houve uma ligação entre os dois presidentes. Por outro lado, existe o perigo, existe a possibilidade de haver alguma atividade, alguma operação militar“, disse.

Leão XIV destacou ainda a instabilidade nas mensagens divulgadas pela Casa Branca: “As vozes que vêm dos Estados Unidos mudam com certa frequência“, afirmou, sinalizando que o cenário pode se alterar rapidamente.

O governo Trump acusa Maduro de chefiar o Cartel de los Soles e de manter vínculos com o narcotráfico — acusações negadas pelo líder venezuelano, que colocou suas Forças Armadas em alerta. Os EUA, por sua vez, ampliaram a presença militar no Caribe, enviando navios de guerra e aviões e realizando operações contra embarcações suspeitas de transportar drogas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Não há no mundo um Poder Judiciário tão forte quanto no Brasil”, diz Alexandre de Moraes

Foto: Gustavo Moreno/STF

“Não há no mundo um Poder Judiciário tão forte quanto no Brasil.” A afirmação, feita pelo ministro Alexandre de Moraes nesta terça-feira (2), serviu como eixo para um discurso em que ele explicou por que, em sua visão, o sistema judicial brasileiro se tornou alvo de ataques organizados nos últimos anos. A fala ocorreu durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Moraes argumentou que a força institucional do Judiciário — estruturado como carreira de Estado, independente de eleições, de pressões externas e de financiamento privado — transformou o Brasil em um dos principais focos de campanhas de desinformação.

Segundo Moraes, grupos econômicos financiam há décadas iniciativas para deslegitimar cortes constitucionais ao redor do mundo, mas esse movimento ganhou intensidade no país justamente pela robustez da magistratura brasileira.

O ministro destacou que a tradição de controle de constitucionalidade, exercida desde 1890, consolidou o papel central do Judiciário na preservação de direitos e garantias. Para Moraes, essa atuação provocou a reação de “grupos inimigos”, que enxergariam igualdade e liberdade como privilégios reservados apenas a si próprios, e não como direitos universais.

Ele também criticou o ambiente criado nas redes sociais, onde influenciadores digitais passaram a comentar decisões judiciais sem conhecimento técnico, mas com grande impacto sobre a opinião pública. Segundo Moraes, essa dinâmica contribui para a manutenção de um “estado permanente de ataques” às instituições. “Hoje, qualquer influencer é um ‘analista’ de Poder Judiciário. Não sabe nem a composição de um tribunal, mas tem milhões de seguidores”, criticou.

Opinião dos leitores

  1. Ainda bem que ele assume que quem manda e desmanda nessa bagaça é ele. A-LEI-É-XANDRE! Será que ele tá orgulhoso disso?

    1. Claro que muita gente pensa o contrário: passam o dia recebendo notícias falsas no WhatsApp. Tem gente que espera 72h pra uma reação do Bolsonaro. Muitos não foram à escola e entendem que 72h quer dizer “algum dia”. Outros esperam recassirmento da telexfree até hoje kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *