Judiciário

Ministério Público aponta Marcelo Crivella como ‘vértice’ e líder de organização criminosa

Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Na denúncia apresentada contra Marcelo Crivella, preso nesta terça-feira, o Ministério Público aponta que o prefeito é o “vértice” da organização criminosa que ficou conhecida como “QG da propina”. Segundo os promotores, Crivella “orquestrava sob sua liderança pessoal” o esquema que tinha como objetivo “aliciar empresários para participação nos mais variados esquemas de corrupção, sempre com olhos voltados para a arrecadação de vantagens indevidas mediante promessas de contrapartidas”.

Os investigadores narram ao longo da denúncia que Crivella “desempenha a função de verdadeiro organizador e idealizador de todo o plano criminoso, promovendo a cooperação no crime e dirigindo as atividades dos demais agentes”. Sua participação no suposto esquema era essencial, segundo o Ministério Público, pelo seu posto de prefeito. Isso porque seu gabinete seria capaz de executar e comandar os atos necessários para a organização criminosa conseguir atuar dentro da prefeitura do Rio. Os promotores dizem ainda que o plano criminoso é “meticulosamente elaborado”.

“O vértice da organização criminosa é ocupado por Marcelo Crivella, que na qualidade de Prefeito do Rio de Janeiro, concentra em suas mãos as atribuições legais indispensáveis para a consecução do plano criminoso, meticulosamente elaborado pela organização criminosa. Em outras palavras, seu status funcional de alcaide lhe confere, e a mais ninguém, a capacidade de executar e determinar a execução dos atos de ofício necessários à materialização das escusas negociatas”, diz trecho da denúncia obtida pelo GLOBO.

Os alvos da operação que prendeu Crivella

Preso na manhã desta terça-feira, Crivella (Republicanos) é um dos alvo da operação que resultou do inquérito que ficou conhecido como “QG da propina”. Também estão na mira do Ministério Público o empresário Rafael Alves, homem de confiança de Crivella; o ex-tesoureiro de Crivella Mauro Macedo; o ex-delegado Fernando Moraes; o ex-senador Eduardo Lopes e os empresários Cristiano Stocler e Adenor Gonçalves.

Rafael Alves

Rafael Alves é apontado como o chefe do esquema de lavagem de dinheiro. Filiado ao Republicanos (antigo PRB), mesmo partido do prefeito, ele foi pré-candidato à prefeitura de Angra em 2016 e doador da campanha de Crivella a governador em 2014. Figura que circula entre o universo do carnaval — já foi dirigente da Viradouro, Império Serrano e Salgueiro — e de casas noturnas.

O empresário estreitou os laços com o município em 2016. Naquele ano, Alves colaborou na arrecadação de recursos durante a campanha de Crivella à prefeitura e para a diminuição da resistência do mundo do samba ao prefeito. Apos a posse, a influência de Rafael na Riotur — da qual seu irmão Marcelo Alves foi presidente — era presente mesmo sem um cargo no órgão, diretamente ligado ao carnaval na Avenida Marquês de Sapucaí e aos blocos de rua.

Mauro Macedo

Mauro Macedo é ex-tesoureiro de antigas campanhas de Marcelo Crivella. Ele esteve no centro de uma denúncia de que recebeu doações não declaradas de R$ 450 mil da Fetranspor, entre os anos de 2010 e 2012. Macedo tem fama de bom administrador herdada pelo sucesso como gestor de negócios de empresas ligadas à Igreja Universal, do primo Edir Macedo. E, na última campanha, ganhou um apelido inusitado quando Crivella disputava a prefeitura em 2016: “Mestre dos Magos”.

Registros do sistema interno do Senado mostram que, entre 2003 e 2011, Macedo ocupou vários cargos em Brasília, quando Crivella exerceu seu primeiro mandato no Senado. Neste período, com alguns intervalos, ocupou cargos de confiança no gabinete do atual prefeito e também na liderança do extinto Partido Liberal (PL), pelo qual Crivella se elegeu ao senado pela primeira vez. A última passagem de Macedo pelo gabinete de Crivella ocorreu entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, quando exercia um cargo comissionado, cujo valor atual equivale a R$ 16,4 mil.

Eduardo Lopes

O ex-senador Eduardo Lopes também é filiado ao Republicanos e foi suplente de Marcelo Crivella. Assumiu o cargo pela primeira vez em 2012, retornou por três meses em 2016 e depois se manteve no Senado entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

Lopes tentou a reeleição no pleito de 2018, quando teve 3% dos votos nas urnas. Durante a campanha, chegou a ser notificado por possível prática de propaganda irregular com abuso de poder religioso. Lopes e os candidatos a deputado federal Marcelo Crivella Filho — filho do prefeito — e a deputado estadual Daniel Librelon foram acusados de terem sido favorecidos politicamente após um culto celebrado pelo bispo Jadson Santos numa Igreja Universal.

Alvo da operação desta terça, o ex-senador foi procurado na casa dele, no Rio, mas a defesa informou que está morando em Belém, no Pará onde deve se apresentar à polícia. Ele já é considerado foragido.

Fernando Moraes

José Fernando Moraes Alves, conhecido como Fernando Moraes, é delegado aposentado da Polícia Civil e foi titular da Delegacia Anti-Sequestro. Também é ex-vereador pelo MDB e em 2019, ocupou o cargo de conselheiro da Agetransp, nomeado pelo ex-governador Luiz Fernando Pezão.

Na época, a Justiça pediu a suspensão da nomeação em sentença publicada no dia 14 de maio. Alegou que, apesar do notável saber jurídico, Moraes, “sem qualquer dúvida, não atende ao requisito da experiência profissional na área de transporte”. A Agetransp é responsável por fiscalizar o transporte público a nível estadual.

Nas redes sociais, Moraes compartilha uma vida de luxo. Posa ao lado de carros Ferrari, faz passeios de jet skis e mostra viagens em hotéis com piscinas de borda infinita e vista para o mar. Recentemente, viralizou nas redes sociais num vídeo que dizia que o novo sistema de transações PIX poderia facilitar sequestros. O Banco Central nega.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. #crivelalivre…#eleiçõessemcrivelaégópi….kkkkkkkkkkkkkkkkk….os adoradores de corruptos piram!!!!

  2. Engraçado que o MP não descobriu nada de Eduardo Paes que enfiou a mao no dinheiro das olimpíadas ! É um artista inteligente , um dia esse rato cai na ratoeira .

  3. Será mesmo que ele é o Líder dessa quadrilha? Hum, não acredito. Tem que ser investigado por instituição isenta. A PF e a ABIN, sabemos, está aparelhada. Acho que Crivel é do segundo escalão. Quem é o político do RJ, grande aliado dele, com maior posição hierárquica na república, que desde que assumiu o mandato vem tentando minar o combate à corrupção? E é a favor de isenção de impostos das igrejas, principalmente algumas ordens evangélicas, que lhe dão apoio?

  4. Aliado de Bozo, evangélico, homem da família, casado, de bem.
    É a “nova” forma de fazer política no Brasil.
    Tirando a esquerda do governo, acaba a corrupção.
    Assim nos prometeram…..
    Kkkkk

    1. Era a corrupção dos outros, Luiz..a nossa e dos meus filhos, poooooode…

    2. O governo ainda é todo de esquerda, o que não é de esquerda é a presidência.
      Todas as universidades são de esquerda, o MEC é de esquerda, o STF é canhoto e por aí vai

      Bolsonaro é um herói por ainda estar lutando contra esse organismo gigante que nos rouba há tanto tempo.

  5. Que veinho sem vergonha rapaz, e com um agravante é evangélico, com isso mancha a imagem do crente fiel e temente a Deus.

    1. A rede Globo de televisão aceitando ou não,você ideológicamente de centro,esquerda ou de direita,a Globo funciona hoje como um poder midiatico regulador da vida política e partidária,politica-admistrativa do país,os outros canais de televisão,rádios e sites de notícias praticamente só re-publicam e difundem as mesmas informações do grupo globo,o grupo Globo é odiado tanto pelos políticos de esquerda e quanto pelos políticos de direita e pelo(a)s idiotas subservientes e bajuladores que defendem tais politicos e estes dois espectros ideológicos esquerda×direita e boa parte para não dizer a maioria desses partidários liderados não conseguem ganhar nada,e no máximo que conseguem arranjarem são brigas,intrigas,discórdias,confusões,hoje não defendo mais nenhuma ideologia política-partidaria,partido político,políticos é tudo uma imensurável perda de energia da materia,do espaço e do tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Confusão em shopping durante ato por uso de banheiros femininos termina com vereadora trans no hospital após queda

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Um vídeo divulgado nas redes sociais registrou o momento de uma confusão envolvendo a vereadora trans Benny Briolly, no Plaza Shopping, em Niterói, na noite desta terça-feira (19). As imagens mostram o tumulto gerado no local durante uma mobilização.

O episódio ocorreu durante o ato denominado “Libera o Meu Xixi”, organizado em defesa do acesso de mulheres trans a banheiros femininos. A movimentação gerou discussões e correria nos corredores do estabelecimento comercial.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da parlamentar, Benny Briolly teria sido empurrada por um homem ao tentar entrar no banheiro feminino. Com o impacto, a vereadora caiu e bateu a cabeça no chão.

A equipe da parlamentar informou ainda que, após a queda, ela apresentou uma alteração na pressão arterial. Diante do quadro, foi necessário acionar uma ambulância para realizar o socorro e encaminhá-la para atendimento médico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Janones chama Neymar de “vagabundo”, mas diz que vai torcer por ele na Copa

Imagens: Reprodução/Jovem Pan News

O deputado federal André Janones (Rede-MG) gerou forte repercussão nas redes sociais ao comentar a convocação do atacante Neymar para a Copa do Mundo de 2026. O parlamentar utilizou termos pesados ao se referir ao camisa 10 da Seleção Brasileira.

Mesmo chamando o atleta de “vagabundo” e afirmando publicamente que ele “não entende nada de política”, o deputado de esquerda recuou na postura de boicote. Janones declarou que irá torcer pelo desempenho do jogador no torneio mundial.

Na mesma manifestação, o congressista defendeu que a população brasileira deve voltar a celebrar as partidas da Seleção Brasileira e focar na Copa do Mundo. A postura ambígua do parlamentar dividiu opiniões e gerou debate imediato entre os internautas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Erro em informes de rendimentos do Governo Fátima faz servidores caírem na malha fina da Receita Federal

Foto: Reprodução

Servidores públicos do Governo do RN enfrentam graves problemas no período de declaração do Imposto de Renda 2026. Diversos relatos apontam inconsistências severas nos informes de rendimentos emitidos pelo Estado, gerando retenções na malha fina e atrasos no recebimento das restituições.

 De acordo com as denúncias da categoria, o valor do Imposto de Renda retido na fonte apresenta diferenças de até 30% a menos do que o efetivamente descontado dos salários. Servidores relatam que o sistema emite múltiplos documentos com dados conflitantes, impedindo a validação correta junto à Receita Federal.

Contribuintes afetados classificam a situação como “pura desorganização e ineficiência”. Um dos relatos aponta que erros semelhantes em anos anteriores geraram cobranças indevidas superiores a R$ 5 mil pela Receita Federal, sem que o ressarcimento tenha sido efetuado até o momento.

Explicação Oficial

Em nota pública, a Secretaria de Estado da Administração (Sead-RN) justificou que as atualizações decorrem da transição para o sistema eSocial, considerado mais complexo. A pasta informou que o processamento dessas retificações junto ao banco de dados da Receita Federal pode demandar tempo para sincronização.

A Sead-RN alertou que, com o novo sistema, o CNPJ impresso no informe passou a ser o do órgão de origem do servidor, e não mais o CNPJ geral da secretaria. A orientação oficial é que os servidores utilizem exclusivamente o demonstrativo atualizado disponível no Portal do Servidor para o preenchimento.

A administração estadual declarou que a Coordenadoria de Pagamento (Copag) elaborou um guia de orientações para consulta via portal e-CAC. O governo afirmou que segue acompanhando os casos de servidores que foram retidos na malha fina para monitorar os fatores envolvidos.

NOTA

A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) informa que segue realizando os envios de retificações e atualizações dos Informes de Rendimentos dos servidores públicos estaduais para os sistemas oficiais vinculados à Receita Federal. No ano de 2026, referente ao calendário 2025, o sistema utilizado passou a ser o eSocial, que opera em uma estrutura nova e mais complexa, já em funcionamento no Estado.

Em alguns casos, essas atualizações podem levar um tempo para aparecer no sistema da Receita Federal, especialmente na declaração pré-preenchida. Isso não significa que a declaração não deva ser enviada ou que deixará de ser processada. Conforme orientação da Receita Federal, a declaração pré-preenchida é uma prévia das informações, que deve ser conferida pelo contribuinte, incluindo dados como CNPJ da fonte pagadora, valores recebidos, rendimentos isentos, despesas e informações pessoais. Somente após essa conferência, e de posse de todos os comprovantes e demonstrativos, a declaração deve ser transmitida.

Para auxiliar os servidores no acompanhamento do processamento da declaração junto à Receita Federal, a Coordenadoria de Pagamento (COPAG) elaborou um guia com orientações para consulta da situação da declaração no portal e-CAC. O material está disponível para consulta AQUI.

A SEAD reforça que o documento que deve ser utilizado pelos servidores para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda é o demonstrativo disponível no Portal do Servidor do RN, que reúne as informações mais atualizadas, efetivamente enviadas e recebidas pelo sistema do eSocial junto à Receita Federal do Brasil.

A Secretaria também ressalta que, com a implantação do eSocial, o CNPJ que aparece no Informe de Rendimentos passou a ser o do órgão de origem do servidor. Até o ano passado, as informações eram enviadas utilizando o CNPJ da SEAD. Dessa forma, é fundamental que o servidor utilize, na declaração, o mesmo CNPJ que consta no demonstrativo disponível no Portal do Servidor do RN, para evitar inconsistências no envio.

A SEAD tem acompanhado o cenário de processamento de malha fina junto à Receita Federal, monitorando os casos de servidores eventualmente afetados e os diferentes fatores envolvidos.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações adicionais, a Secretaria permanece à disposição dos servidores.

Natal, 19 de maio de 2026.
Secretaria de Estado da Administração

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos do Alto Oeste fecham apoio a Álvaro Dias e Babá Pereira em articulação política durante Marcha em Brasília

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), reuniu nesta terça-feira (19), em Brasília, prefeitos e importantes lideranças do Alto Oeste Potiguar em mais uma agenda de fortalecimento político visando as eleições de 2026.

O encontro contou também com a presença de Babá Pereira e do deputado estadual Kerginaldo Jácome.

Estiveram presentes os prefeitos José Adolfo, de Francisco Dantas; Marcus Aurélio, de Riacho da Cruz; José Augusto, de Portalegre; Rosânia, de Serrinha dos Pintos; Dibed, de Marcelino Vieira; Cleiton Jácome; Luciano Cunha Lages; Nilson, de Bom Jesus; e Gleidson Benevides, de Carnaubais.

Também participaram do encontro os ex-prefeitos Babau, Bárbara Teixeira e Clécio Azevedo.

O encontro é mais uma demonstração de força política de Álvaro e Babá, durante a programação da 27ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Escutas da Operação Mederi apontam gestão de Allyson Bezerra como “pulmão” de esquema bilionário investigado no RN

Foto: Reprodução

Transcrições da Polícia Federal juntadas à Operação Mederi apontam que a gestão municipal de Mossoró, sob o comando de Allyson Bezerra (União Brasil), teria papel relevante no fluxo financeiro da distribuidora Dismed, segundo registros anexados aos autos, conforme informações do Blog do Dina.

Em conversas gravadas em maio de 2025, dois sócios da empresa discutem contratos públicos, volume de compras e a dependência de grandes cidades para sustentar a operação em outros municípios do RN.

Em um dos trechos citados pela PF, um dos interlocutores afirma que “sem Mossoró não teria volume”, destacando ainda a importância da cidade no equilíbrio das operações da empresa em outras localidades.

Em outra passagem, há menções ao impacto do volume de compras na formação de preços e competitividade da distribuidora em licitações municipais.

Dados reunidos pelo MPF e pelo TCE-RN indicam que, entre 2021 e 2025, Mossoró teria repassado cerca de R$ 13,5 milhões à Dismed.

Segundo a perícia citada no processo, esse valor representa aproximadamente 59% de todos os pagamentos identificados no período envolvendo seis municípios potiguares analisados na investigação.

Foto: Reprodução/Blog do Dina

Concentração de contratos

Ainda conforme os autos, a diferença entre Mossoró e outros municípios é destacada pela investigação, que aponta que a cidade teria volume superior ao somatório de outros contratos relevantes da mesma empresa em parte do período analisado.

O relatório também cita que, em 2024, os pagamentos teriam alcançado cerca de R$ 5,86 milhões em um único ano.

Investigação federal

A Operação Mederi apura possíveis irregularidades em contratos públicos envolvendo fornecimento de medicamentos em municípios do RN, com base em documentos, perícias e interceptações telefônicas.

As defesas citadas nos autos negam irregularidades e afirmam que os contratos seguiram os trâmites legais de licitação. O caso segue em investigação pela Polícia Federal e pelo MPF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta nova pesquisa Vox Brasil

Foto: Reprodução

O levantamento nacional do instituto Vox Brasil, divulgado nesta quarta-feira (20), aponta ainda que a desaprovação ao governo Lula  (PT) atingiu 50,4% entre os entrevistados.

Já a aprovação da gestão petista fixou-se em 46,1%. Os eleitores que não souberam responder ou não opinaram somam 3,5% do total.

A pesquisa da Vox Brasil realizou 2.100 entrevistas em todo o território nacional entre os dias 17 e 19 de maio de 2026. A margem de erro estimada é de 2,15 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02416/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula lidera rejeição com 52,8% em novo levantamento da Vox Brasil

Foto: Reprodução

Levantamento divulgado pela Vox Brasil nesta quarta-feira (20) indica que o presidente Lula  (PT) atinge 52,8% de rejeição entre os eleitores brasileiros.

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência, aparece na sequência com 49,2% de rejeição.

De acordo com os dados, o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o terceiro nome mais rejeitado no cenário testado, somando 21,3%.

A coleta de dados ocorreu em um período subsequente à repercussão do caso envolvendo áudios atribuídos ao senador do PL.

Dados Técnicos

A pesquisa da Vox Brasil realizou 2.100 entrevistas em todo o território nacional entre os dias 17 e 19 de maio de 2026. A margem de erro estimada é de 2,15 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02416/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado petista lidera ranking de gastos na Câmara Federal; veja os valores

Foto: Divulgação

Levantamento feito com dados da Câmara dos Deputados revelam que o deputado Carlos Veras (PT-PE) lidera o ranking de gastos da cota parlamentar no ano. O petista registrou despesas que somam mais de R$ 260,1 mil até o momento, conforme a coluna Cláudio Humberto, no Diário do Poder.

A maior despesa do parlamentar foi com a “divulgação da atividade parlamentar”, totalizando R$ 78.912,80. Outros R$ 60 mil foram destinados ao aluguel de veículos de representação.

A manutenção do escritório de apoio do deputado custou R$ 42.753,40. O valor se aproxima da quantia declarada para gastos com combustíveis e lubrificantes, que atingiu R$ 40.454,87.

Lideranças Partidárias

Entre as lideranças dos partidos na Câmara, a bancada do PT também figura na liderança dos gastos. O partido registrou o uso de mais de R$ 112 mil entre o mês de janeiro e meados de maio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador esquece microfone aberto durante sessão e diz: “vai embora, baitola” em plenário

Imagens: Reprodução/Jovem Pan News

Um flagrante de microfone aberto gerou forte repercussão na Câmara Municipal de Cuiabá, realizada nesta terça-feira (19). O vereador Rafael Ranali acabou transmitindo uma conversa reservada enquanto discutia com outro parlamentar no plenário.

Sem perceber que o equipamento de som estava ativado e transmitindo os bastidores, Ranali direcionou críticas a um colega de parlamento.

“Valeu, ô petista. Você não ia embora hoje? Vocês não votaram para ele ir embora? O que estão fazendo aqui ainda? Vai embora, baitola…”, registrou o sistema de áudio oficial da Casa Legislativa.

Ele já havia sido flagrado ao usar o termo “punhetagem” para criticar o sistema de emendas parlamentares federais, ao defender uma reformulação na divisão da arrecadação de impostos entre municípios, estados e União.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle “evita” defender Flávio Bolsonaro e desconversa sobre caso Vorcaro: “tem que perguntar pra ele”

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) evitou comentar a repercussão envolvendo a pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A declaração ocorreu após a divulgação de áudios sobre negociações financeiras com o banqueiro Daniel Vorcaro, conforme o Estadão.

Durante evento político em Brasília, Michelle foi questionada sobre o impacto do caso na imagem do parlamentar. Ela disse apenas que os questionamentos devem ser direcionados ao próprio senador: “(Sobre) Flávio, você tem que perguntar pra ele”.

Flávio Bolsonaro confirmou ter solicitado recursos ao banqueiro do Banco Master para a produção de um filme sobre a trajetória de Jair Bolsonaro. O senador afirmou publicamente que cancelou o pedido após constatar a gravidade das denúncias contra o empresário.

No mesmo evento, Michelle Bolsonaro adotou tom firme ao defender a pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo cearense. “Se tiver que perder, vamos perder com dignidade. A gente não vai fazer aliança com o mal. Aqui não é projeto de poder”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *