‘Não vão botar no meu colo essa conta’, diz Bolsonaro sobre mortes pelo coronavírus, cobrando governadores e prefeitos por políticas de isolamento reclamadas na Justiça

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (29) que não se responsabiliza pelas mortes pela COVID-19. Segundo ele, “a conta” deve ser direcionada para os governadores e prefeitos que adotaram medidas de restrição. Ele citou em especial João Doria (PSDB), governador de São Paulo, estado mais afetado pela doença.

“Não adianta a imprensa querer colocar na minha conta essas questões que não cabem a mim”, destacou. “O Supremo (Tribunal Federal) decidiu que quem decide essas questões (sobre restrição) são governadores e prefeitos”, disse.

Bolsonaro hoje voltou a lamentar o número de mortes, mas ressaltou que “sabia que ia acontecer”. O chefe do Executivo destacou o impacto da pandemia na atividade econômica, repetindo que sua preocupação sempre foi “vidas e emprego”.

Bolsonaro falou que a “segundo onda” do desemprego provocará uma “recessão gravíssima”. Ele citou as ações do governo de combate a COVID-19, como o pagamento do auxílio emergencial e a liberação de recursos extras para a Saúde.

“O que estou fazendo é sugerir ao Ministério da Saúde medidas para a gente voltar rapidamente, tá? Com responsabilidade, (voltar) a uma normalidade. Como disse um parlamentar aqui, os países que adotaram o isolamento horizontal foi onde mais faleceram (sic) gente”, disse.

Bolsonaro estava acompanhado de deputados do PSL, seu antigo partido, que defenderam o presidente, o fim do isolamento social e retomada do trabalho. Nesta quarta, o presidente recebeu os parlamentares da legenda para um café da manhã no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro reforçou ainda seu posicionamento contrário a prisões feitas em Estados em função de quebra do isolamento. Segundo ele, essa era uma cobrança que fazia ao ex-ministro da Justiça Sergio Moro. “Vou divulgar agora a última, penúltima, reunião de ministros onde cobrei isso dele (sobre prisões por medidas de restrição)”, declarou.

Com informações do Estadão

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Gaius Baltar disse:

    Na verdade você mesmo já colocou essa bomba no colo, presidente.

  2. Paul disse:

    👏👏👏governadores não queriam ter autônomo? Junto com o bônus que venha o ônus. Os grandes responsáveis por tudo isso são governadores e o judiciário. E agora ? Além de pensar na vida por corona vírus temos que tomar cuidado com assaltos pela misericórdia hipócrita do nosso judiciário de meia tigela. Hipócritas

  3. Justus disse:

    Que eu saiba ele tomou providências desde 6-2-20. Mas vocês nem pensavam nisso no carnaval, né? Nem os governadores.

  4. Justus disse:

    O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, elogiou a escolha de Alexandre Ramagem para a direção-geral da PF, que a entidade considera “perfeitamente qualificado para o cargo e tem o respeito da categoria”, e demoliu a fantasia de muitos políticos e jornalistas hostis ao governo: “até agora, não houve interferências nas investigações em andamento”, garante. Porque seria crime, sem chance de não ser levado a termo, denunciado à Justiça.

  5. ALEXANDRE MAGNUS disse:

    Realmente ele tem razão,se fosse com as vontades dele os números de mortos e infectados seria bem MAIOR.

  6. Antonio Turci disse:

    O Presidente está certo. Os governadores resolveram editar tudo quanto foi de decretos e leis, passando, literalmente, por cima da autoridade central.

    • Jr disse:

      Tá errado! Enquanto os Governadores bancam a quarentena há mais de quatenta dias o Presidente há mais de quarenta dias vem boicotando o isolamento incentivando as pessoas à irem para as ruas. Cai no colo dele sim!

  7. Breno disse:

    É muito esc#$&@ esse presidente. Menosprezou a doença, pediu pra tdo mundo ir pra rua, demitiu o ministro da saúde, foi contra o isolamento proposto pelos governadores, tripudiou dos mortos….e agora fala q a conta não é dele? É do senhor sim. A história nao te perdoará nem seus eleitores.

  8. Victorino disse:

    Interessante como os comentários ai do Henrique e do Ricardo Lúcido, petistas fanáticos, se ver pelos os comentários, aqui no RN a Fátima pegou o governo quebrado, por isso que não pode fazer nada, nem pagar os atrasados, mas a nível nacional o presidente estar nadando em dinheiro deixado pelos governos PeTralhas, hipocrisia sobra, o que falta mesmo é ver a verdade, no RN o governo até o momento não vez uma ação em relação a população mais carente, mostrem com números e projetos? O povo não é babaca, a esquerda tenta politizar a pandemia para lucrar futuramente com essa politicagem rasteira, estão se lixando para a população.

    • Minion alienado disse:

      Camarada, os dois lados estão politizando. O governo estadual e prefeituras enfrentam dificuldades na gestão da pandemia, até mesmo os estados governados pela direita ou pelos pseudo-comunistas também. O mínimo que o governo federal deveria fazer é dar suporte aos gestores, o presidente ao invés de criar polêmicas deveria ter bom senso, não se fazer de vítima e cumprir adequadamente um papel de liderança da nação e não apenas dos seus admiradores.

  9. Cesar Bomone disse:

    A culpa é dos governos PETISTAS, que preferiram construir ESTÁDIOS DE FUTEBOL, gastar em OLIMPÍADAS, e patrocinar obras em OUTROS PAÍSES e pouco fizeram para construir hospitais e investir na SAÚDE PÚBLICA.
    Foram anos desperdiçando dinheiro público em investimentos desnecessários sem se investir satisfatoriamente na infraestrutura da saúde pública.
    AGORA MUITOS PODERÃO MORRER POR FALTA DE LEITOS HOSPITALARES.

    • Henrique disse:

      O PT saiu do governo vai fazer quatro anos, procura outra desculpa e deixa de defender esse presidente maluco, incompetente e perdido

    • Marcos disse:

      Daqui a 100 anos ainda virão com a mesma desculpa. Por favor, vira o disco!!!

    • Nando do oeste disse:

      Essa alta letalidade, é o resultado da insensatez do trato com prioridades governamentais e desonestidade do pt, que investiram bilhões numa copa do mundo e olimpíadas, ao mesmo tempo que roubaram e deixaram roubar trilhões de reais dos cofres da nação, com a insanidade do louco Bolsonaro, que desafiou uma doença perigosíssima, e não sistematizou a proteção da população numa saúde estadual já caótica, e cujos gestores estão tentando tirar proveitos econômicos das situações emergencial existentes. Tudo isso num caldeirão, infelizmente, dificilmente não resultará numa tragédia anunciada. Mas, DEUS está no comando, e ele proverá!

  10. RICARDO LÚCIDO disse:

    Balança que o filho é teu seu irresponsável . Vossa excrescência é de um escárnio retumbante e não dignifica o cargo que ocupa . Sua insensibilidade é do tamanho da sua estatura moral . Esse filho é deu Bolsonaro ,tem o seu DNA , vai ser o seu 05 . Defenda-o e cuide dele pós ele tem a sua cara .

COMENTE AQUI