OAB demonstra preocupação com saúde de Genoino na prisão

PRISÃO MENSALÃOO presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Wadih Damous, divulgou nota para manifestar sua preocupação com as condições de saúde do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), detido desde a última sexta-feira (15) pela Polícia Federal.

Damous publicou a nota em seu perfil no Facebook nesta segunda-feira (18). Na mensagem, o advogado diz que a prisão de Genoino “em regime fechado por si só configura uma ilegalidade e uma arbitrariedade”.

Como foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão (menos que oito anos), Genoino pode responder pela pena em regime semiaberto. Sua pena, contudo, ainda não começou a ser cumprida — isso só vai ocorrer depois que a Vara de Execuções Penais de Brasília executar a ordem de prisão expedida pelo STF (Supremo Tribunal Fedral).

Desde que foi detido, Genoino já passou mal e precisou de atendimento médico três vezes. Alegando preocupações com a saúde do ex-presidente do PT, a defesa de Genoino pediu neste domingo ao STF que ele possa cumprir a pena em regime domiciliar.

Genoino passou em julho por uma cirurgia cardíaca em São Paulo e permaneceu internado até o dia 20 de agosto. Neste domingo, ele disse, por meio dos advogados, que é um preso político e que está muito doente, emendando: “Se morrer aqui, o povo livre deste país que ajudamos a construir saberá apontar os meus algozes!”.

Leia a nota do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB:

“O estado de saúde do deputado José Genoino requer atenção. A sua prisão em regime fechado por si só configura uma ilegalidade e uma arbitrariedade. Seus advogados já chamaram a atenção para esses dois fatos, mas, infelizmente, o pedido não foi apreciado com a mesma rapidez com que a prisão foi decretada. É sempre bom lembrar que a prisão de condenados judiciais deve ser feita com respeito à dignidade da pessoa humana e não servir de objeto de espetacularização midiática nem para linchamentos morais descabidos”

R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Maurício Giovani disse:

    A OAB deveria estar preocupada com o dinheiro que este ladrão safado deverá devolver aos cofres públicos que está faltando para a saúde, educação e outras coisas mais. A OAB como sempre, nos últimos tempos de governo do PT, têm demonstrado em seus manifestos por todo o Brasil, ao defender invasões de prédios públicos e legitimar em parte, protestos que fogem dos padrões normais, um grande apreço pelos bandidos juramentados e um certo desprezo pela população decente. Ninguém vê a OAB cobrar pena para os corruptos ou aprofundamento na investigação para apanhar o grande chefe que ficou de fora das condenações, o asqueroso Lula da Silva. Se fosse Collor ou FHC, a OAB já estaria com seu bloco na rua. Por que será hein? Deve ser porque grande parte dos advogados que faz parte de seus quadros direcionais, são membros filiados a estes partidos que mamam nas tetas do governo federal e que diariamente assaltam os cofres e roubam a dignidade do povo brasileiro e se utilizam da estrutura da OAB para fazerem proselitismo político barato.

  2. Fabricio disse:

    Onde esse senhor quer chegar? Quando se apropriou do dinheiro público não teve uma gripe para incomodá-lo, agora inicia essa novela em papel de coitadinho? Vai procurar sua turma de condenados, respeite o povo brasileiro que não lhe tem qualquer respeito ou pena! Se vira agora com os milhões que desviou, afinal foi condenado mas não devolveu 01 centavo.

  3. zulmira disse:

    Lamentavel!!!!ele não pensou nisso…nem na saúde quando foi desonesto!!!!!!! agora quer ficar no bem bom da casa? espero que a justiça siga em frente.Fez…tem que pagar,vamos ver se todos vão cumprir a pena.KKKKKKK,preso potilico? me engana que eu gosto!!!!!!!!!!!era só o que faltava! me poupe!!!!!!!!!

  4. Gilliano disse:

    sou médico do SUS e nunca ninguém da OAB me procurou para defender usuário sem recursos ou advogados famosos.
    Que estes que se preocupam com a saúde dos detendos de vão a ALCASUS, lá certamente tem casos bem piores que o de GENOINO.

  5. caio fábio disse:

    Com a saúde de milhões de trabalhadores honestos, ninguém se preocupa.

COMENTE AQUI