Educação

Os problemas no Instituto de Neurociências de Natal não vem de hoje.

O BlogdoBG conversou, ontem a tarde, com um pessoa diretamente ligada ao assunto e ao trabalho que era exercido no Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Pedindo para, por enquanto, não ser identificado, o mesmo disse que “a convivência com o professor Miguel Nicolelis é praticamente impossível” e que os problemas não são de hoje, já vem de algum tempo. “Ele é excêntrico, autoritário e minimiza o trabalho dos colegas daqui”, revelou a pessoa ouvida pelo Blog.

Por coincidência, a reportagem que vamos reproduzir, a seguir, da Tribuna do Norte, praticamente diz a mesma coisa:

A parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o cientista Miguel Nicolelis para a criação e instalação de um núcleo internacional de pesquisa na área de neurociências “trincou”. Apresentada à imprensa como “uma briga pessoal” entre pesquisadores sobre “acesso e uso de equipamentos”, a questão tem razões mais consistentes. Elas passam pelo “estilo pessoal de administração de Nicolelis”, como afirma um dos envolvidos, mas também estão relacionadas a autonomia da universidade em pesquisas bancadas por recursos públicos.

adriano abreuMiguel Nicolelis marca entrevista coletiva para falar sobre o assunto

As dificuldades nas relações da equipe de pesquisadores vinculados  a UFRN com Miguel Nicolelis e a Associação Alberto Santos Dumont (a organização social criada para gerir o Instituto Internacional de Neurociências de Natal – IINN) não são recentes. Vieram a público, agora, com a decisão do cientista Sidarta Ribeiro, um dos três  idealizadores de um núcleo internacional de neurocientistas em Natal (os outros dois são Claudio Mello e Sergio Neuenschwander), de transferir equipamentos da UFRN que estavam na sede do IINN, em Macaíba, para o novo prédio do Instituto do Cérebro, em Lagoa Nova (Natal). A própria  criação do Instituto do Cérebro fez parte, em abril deste ano, das tentativas anteriores para administrar os conflitos.

A reitora Ângela Paiva, em entrevista na manhã de ontem, expõe a tese de que se trata de “uma divergência pessoal entre pesquisadores que não põe em risco a parceria da UFRN com o IINN”. Mas, confirmou que deu o aval para a decisão de Sidarta Ribeiro de retirar os equipamentos da universidade que estavam com Nicolelis e que eles serão instalados no Instituto do Cérebro. De acordo com ela, Miguel Nicolelis já havia sido informado da transferência, em uma reunião realizada na semana passada.

Os equipamentos científicos – computadores, centrífugas e outros instrumentos – foram adquiridos  pela UFRN mas, segundo Sidarta Ribeiro e mais sete pesquisadores  que apoiam uma revisão na parceira com o IINN, “o acesso e o uso deles estavam proibidos a alunos dos cursos de pós gradução e graduação da UFRN”. Os equipamentos, no valor de R$ 6 milhões, foram adquiridos via convênio entre a AASDAP,  a UFRN e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A concepção da UFRN para o IINN em parceria com a ong de Miguel Nicolelis e a UFRN previa o uso compartilhado dos espaços físicos do instituto de neurociências, como também dos equipamentos. O objetivo final era “repatriar” neurocientistas brasileiros formados no exterior e também atrair pesquisadores estrangeiros. À UFRN ficaria responsável, principalmente, por viabilizar a fixação da equipe, contratando os pesquisadores para o quadro de professores; à ong de Miguel caberia a gestão administrativa e cientifica do instituto.

Entre 2003, ano de lançamento do IINN, e 2009, a universidade viabilizou a contratação de 14 professores (três deles estrangeiros) e implantou o curso de pós-graduação em Neurociências. Pessoalmente, Nicolelis conseguiu atrair doadores de peso, como Lily Safra, para o projeto; deu visibilidade internacional ao instituto e atraiu a atenção para os aspectos científico e social do trabalho do instituto em Natal e Macaíba.

A produtividade científica e acadêmica é analisada como positiva pela UFRN – os trabalhos publicados ficaram acima da média; 9 mestre e 2 doutores formados – mas, o mesmo não se pode dizer da interação com Miguel Nicolelis e o grupo mais próximo dele. Sérgio Neuenschwander, que voltou da Alemanha para trabalhar no IINN, falando para a Folha de São Paulo (edição de ontem), considera que “Nicolelis contribuiu imensamente, mas a gestão dele foi destrutiva”.

A queixa do grupo do qual Sergio e Sidarta fazem parte é quanto as limitações que desde 2008, aproximadamente, Nicolelis e a direção da AASDAP vem impondo às pesquisas e trabalhos acadêmicos dos graduados e pesquisadores da UFRN. “Nicolelis é centralizador e quer decidir o que deve ou não ser pesquisado. Além disso, por temperamento, é autoritário e, pela formação lá fora, tende a não acreditar nas capacidades locais”, comentou um dos envolvidos na questão, na condição de não ser identificado.

Reitora da UFRN tenta intermediar divergências

Para a reitora Ângela Paiva a “divergência” entre integrantes da Aasdap (organização que administra o IINN, presidida por Nicolelis) e do Instituto do Cérebro (criado pela UFRN e presidido por Sidarta Ribeiro) ocorreu devido a regras de distribuição de espaço e de acesso aos equipamentos. A reitora vem tentando intermediar o entendimento entre os dois grupos de pesquisadores e crê em uma solução para o impasse.

“Divergência é algo natural em grupos de pesquisadores. Alguns deles (do Instituto do Cérebro) já foram vinculados à Aasdap. De 2008 para cá, os concursos aconteceram e eles se tornaram professores da UFRN. As regras da Aasdap para administrar o espaço físico e os equipamentos são um pouco diferentes das regras da UFRN e é natural que conflitos aconteçam. Estamos buscando a convivência mais harmônica.”

Ângela Paiva ressaltou que na conversa mantida com Miguel Nicolelis, semana passada, ficou claro o interesse das duas instituições em manter o trabalho conjunto. “A ideia é que tracemos o modo de convivência dos dois grupos de pesquisa porque, enfim, a área estratégica é a mesma, a de neurociências”, enfatiza.

Segundo a reitora, o valor total dos equipamentos adquiridos pela UFRN para o Campus do Cérebro é de R$ 6 milhões, porém alguns, que já estavam em utilização, foram mantidos em Macaíba. “E mesmo com a transferência dos demais para a casa onde funciona o Instituto do Cérebro, eles se mantêm à disposição dos pesquisadores da Aasdap”, assegurou.

“Institutos não são concorrentes”

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, afirma que a criação do Instituto do Cérebro pela UFRN, em dezembro de 2010, não representou uma concorrência ao IINN. “Ao contrário. Uma regra da UFRN é a de que, ao contratarmos professores e técnicos, eles precisam ter uma vinculação a um departamento ou instituto. Então essa criação era um passo necessário para que esses professores começassem a trabalhar como professores da UFRN”.

Ao todo, dez pesquisadores já integram o Instituto do Cérebro, pela universidade, e utilizavam a sede provisória em Lagoa Nova para desenvolver parte de suas atividades, aguardando a conclusão dos prédios em Macaíba. “Solicitamos que equipamentos que não estão sendo usados (em Macaíba) e que são tombados pela UFRN fossem trazidos para essa casa onde os professores estão atuando”, justificou.

A transferência, reforça, ocorreu após negociações com a Aasdap e o próprio Miguel Nicolelis. E mesmo em Lagoa Nova, os equipamentos continuariam à disposição dos pesquisadores do IINN que não possuam vínculo com a universidade. “Não há cisão. Acho até que a gente vai buscar mais parcerias. Vamos nos somar a Miguel Nicolelis, vamos ao Ministério da Educação, da Ciência e Tecnologia, para que avancemos na consolidação do Campus do Cérebro, em Macaíba.”

Para Nicolelis, afastamento de pesquisadores é “coisa trivial”

A TRIBUNA DO NORTE tentou, durante todo o dia de ontem, contato com os cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro. Ambos não retornaram às tentativas de contato telefônico nem responderam aos e-mails. No final da tarde, porém, a secretária de Nicolelis enviou uma nota na qual afirma que  a Associação Alberto Santos-Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), gestora IINN-ELS, e a UFRN continuam trabalhando em conjunto, visando concretizar o plano de criação do Campus do Cérebro em Macaíba.

“O fato de haver ajustes administrativos não significa cisão. Em relação ao grupo de pesquisadores da UFRN que está encerrando sua colaboração com os Centros de Pesquisa da AASDAP, nada impede que trabalhemos juntos no futuro. A missão do IINN-ELS, de usar a ciência como agente de transformação social do nosso país, continua sendo cumprida”, diz a publicação.

Ontem à tarde, através do twitter, Nicolelis caracterizou a saída do grupo de pesquisadores do Instituto como uma “coisa trivial”. “O IINN-ELS é irreversível. Foi apenas uma colaboração científica que acabou. Coisa trivial. A missão científica continua viva”, publicou. Em outra mensagem, desejou sorte ao grupo da UFRN. “Meus melhores votos aos pesquisadores da UFRN que decidiram criar o seu próprio instituto. Espero que eles prosperem muito”. O pesquisador marcou uma entrevista coletiva para amanhã, às 14 horas, em Macaíba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MALANDRAGEM: Lula inventa regra e diz que só vai em debate da Globo com abertura de sigilos de Flávio

Foto: Manoella Mello

Após o revés no primeiro debate do segundo turno e vendo o avanço consistente de Flávio Bolsonaro (PL) na reta final da disputa, o presidente Lula (PT) apareceu com mais uma apelação. Em ato de campanha realizado em Juazeiro (BA) nesta terça-feira (20), o petista afirmou que só comparecerá ao debate na TV Globo caso Flávio apresente um documento autorizando a quebra de seus sigilos.

“Se ele apresentar um documento autorizando a quebrar o sigilo, vai ter debate, porque senão ele não pode ir ao debate, porque o presidente da República não pode debater com ladrão”, disparou Lula.

A insistência do presidente ocorre em meio as investigações da Polícia Federal que cercam o seu próprio núcleo familiar — a começar pelos inquéritos que miram seu  filho, Lulinha.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Com Flávio na liderança em pesquisa, Bolsa fecha próxima de recorde

Reprodução

O Ibovespa fechou esta terça-feira (20) em alta de 1,57%, aos 208.296 pontos, próximo do recorde histórico de 209.066 pontos, registrado em 9 de outubro. A valorização ocorreu em meio à divulgação de pesquisas eleitorais sobre o segundo turno da disputa presidencial, com Flávio Bolsonaro na frente com 52% dos votos válidos.

Durante o pregão, o dólar recuou 0,58%, encerrando o dia cotado a R$ 5,0188.

A movimentação da Bolsa ocorre a cinco dias da eleição, em um cenário de atenção dos investidores às perspectivas para a economia brasileira.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] TIME FORTE: Flávio recebe apoio de grandes nomes do sertanejo e diz que vai arrumar o país e resgatar a economia


O senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) se reuniu nesta terça-feira (20), em Goiânia, com mais de 30 grandes artistas da música sertaneja. O presidenciável participou de um encontro articulado pelo senador Wilder Morais (PL) para consolidar apoio a sua candidatura neste segundo turno.

Entre os pesos-pesados da música que marcaram presença e declararam apoio ao parlamentar estavam nomes como Gusttavo Lima, Zezé Di Camargo, Jorge (da dupla com Mateus) e Marrone (com Bruno), além de artistas como Felipe Araújo, Rodolffo, Jader, Hugo e Murilo Huff.

Flávio apontou os principais gargalos deixados pela gestão do atual Governo Petista de Lula: a escalada da violência, a carga brutal de impostos e o sufocamento financeiro das famílias brasileiras.

O candidato do PL reforçou que o foco do seu mandato será devolver o otimismo ao cidadão, garantindo que o setor produtivo volte a respirar.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Juiz Henrique Baltazar é promovido ao cargo de Desembargador do TJRN

Foto: Magnus Nascimento

Foi publicada nesta terça-feira (20) a Portaria nº 1530/2026, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Ibanez Monteiro, que promove o magistrado Henrique Baltazar Vilar dos Santos ao cargo de Desembargador do TJRN.

A promoção ocorreu pelo critério de antiguidade. Henrique Baltazar, que vinha atuando como titular da 1ª Vara Regional de Execuções Penais, assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro.

Reconhecido no meio jurídico por sua atuação firme, justa e de destaque frente ao sistema prisional e às execuções penais do Estado, o novo desembargador passa a compor a mais alta Corte de Justiça do Rio Grande do Norte.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF investiga violência da esquerda contra ato de apoiadores de Flávio na UFRN

Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para investigar intimidação, violência e tentativa de censura nas Instituições Federais no Rio Grande do Norte. O estopim para a intervenção do MPF ocorreu nesta segunda-feira (19), quando um ato pacificamente organizado por estudantes e apoiadores da direita no campus central da UFRN acabou em pancadaria. Manifestantes e militantes ligados à esquerda invadiram o local, rasgaram cartazes, arrancaram faixas e partiram para a truculência.

Diante do ataque, que resultou em depredação do patrimônio público e agressões físicas, o MPF enviou ofícios com pedidos formais de informação à UFRN, à Ufersa e ao IFRN. As reitorias terão que explicar detalhadamente as providências de segurança adotadas e esclarecer se tentaram omissão frente à sanha censora da militância.

A apuração, conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), mira ainda ocorrências na Ufersa em Mossoró e no IFRN em Apodi. A ivestigação foi encaminhada também para a Procuradoria Regional Eleitoral e para o Núcleo Criminal do MPF, para identificação e punição severa dos infratores nas esferas eleitoral e criminal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF pede mais tempo para investigar Lulinha por corrupção e tráfico de influência

Reprodução

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal mais tempo para avançar em investigações contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. O filho do presidente é alvo de inquéritos mantidos sob sigilo que apuram suspeitas de corrupção e tráfico de influência em órgãos do governo federal.

Entre as medidas solicitadas pelos investigadores estão a devassa nas viagens nacionais e internacionais de Lulinha, o levantamento de quem pagou suas passagens, além da checagem de agendas públicas e movimentações financeiras. A PF quer entender a fundo a relação do filho de Lula com a lobista Roberta Luchsinger.

As apurações miram a intermediação de negócios no Ministério da Saúde — no setor de cannabis medicinal — e facilidades para empresas de tecnologia no Ministério do Desenvolvimento Social.

Os advogados de Lulinha reagiram acusando a corporação de promover “pesca probatória” para tentar arranjar provas onde supostamente não haveria nada.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DISQUE STF: Lula liga para Ministros do Supremo, ataca presidente do TSE e admite surpresa com liderança de Flávio

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mantido conversas por telefone com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta reta final de segundo turno. Aconselhado a evitar encontros presenciais para conter desgastes, o petista usou as chamadas para criticar a atuação do ministro Kassio Nunes Marques no TSE, alegando que decisões da Corte estariam favorecendo a campanha de Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo informações de bastidores reveladas pelo jornal O Globo, o presidente confidenciou a interlocutores no STF que estava bastante confiante na vitória e demonstrou surpresa com o fato de Flávio ter chegado ao segundo turno na liderança das pesquisas e da votação inicial.

Do outro lado da linha, integrantes do STF aproveitaram para tecer duras críticas à desorganização da gestão governamental. Os magistrados apontaram falhas graves na condução do Ministério da Justiça e cobraram postura do Palácio do Planalto pela falta de apoio e proteção ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TOMA LÁ, DÁ CÁ: Empresário beneficiado com contrato na Petrobras dá cargo de conselheiro a Lulinha

Reprodução

Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula, foi indicado como conselheiro de uma ONG ambiental criada pelo empresário Léo Slezynger, da petroquímica Unigel. A nomeação ocorreu após articulações da lobista Roberta Luchsinger, que se apresentava como sócia de Lulinha, segundo informações reveladas pela colunista Malu Gaspar, de O Globo.

As mensagens obtidas pela coluna mostram que Luchsinger incentivou a criação de um fundo para captar recursos destinados ao Fundo Amazônia, após o anúncio, em 2023, de que os Estados Unidos buscariam aportar US$ 500 milhões na iniciativa. Em uma das conversas, a lobista chamou a proposta de “toma lá, dá cá”.

O caso ganha relevância porque a Unigel havia sido beneficiada por um contrato com a Petrobras para o processamento de gás natural, posteriormente anulado após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou o acordo prejudicial à estatal.

Do valor anunciado pelos Estados Unidos, US$ 100 milhões foram aprovados pelo Congresso americano e efetivamente repassados ao Fundo Amazônia.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS: Ação solidária da OXE by Aerotur leva alunos da rede pública a aula de campo gratuita em Natal

Alunos de uma escola técnica de São Gonçalo do Amarante, RN, tiveram hoje (19) a oportunidade de aprendizado em um City Tour histórico em Natal, oferecido pela Oxe by Aerotur e seus parceiros.

A OXE, empresa potiguar do grupo Aerotur e que está presente em 11 estados do Brasil, destaca que essa parceria com a rede pública de ensino busca igualar as oportunidades de aulas em campo para quem busca o aprender.

“Desde 2024, quando fundamos a OXE, criamos em conjunto a ideia desse programa de ação social, pois sabíamos que também tínhamos a responsabilidade de pensar no coletivo. Já foram mais de 10 instituições abraçadas pelo programa”, destaca Henrique Sodré filho, diretor de operações da OXE.

Para complementar o programa, também são disponibilizadas aulas de campo gratuitas para alunos bolsistas em escolas privadas que estão com a OXE.

Para nós é um prazer imenso estar com quem quer aprender. Não existe nada melhor do que a educação de qualidade para que todos tenham um futuro próspero. Esse é o recado do time OXE by Aerotur.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio anuncia “Vira Pix” para devolver parte dos gastos dos brasileiros

Reprodução

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) anunciou nesta terça-feira (20) o “Vira Pix”, proposta que prevê devolver parte do dinheiro gasto pelos brasileiros em pagamentos como contas de luz, prestações e taxas. A iniciativa foi apresentada por Daniella Marques, coordenadora econômica da campanha, e prevê parceria com a Caixa Econômica Federal.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Daniella afirmou que a ideia é fazer com que parte dos valores pagos pelos consumidores volte diretamente para o bolso da população. A proposta busca ampliar os benefícios financeiros para os brasileiros, com alcance anunciado para toda a população

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *