Jornalismo

IMPRESSIONANTE: Como a Petrobras foi comandada até quase ser tragada pela roubalheira

Petrobras

Por Ricardo Noblat

Que direção de órgão público ou de empresa estatal ou de repartição do governo resistiria incólume à revelação em detalhes de discussões travadas sob o manto do segredo?

Desconfio que nenhuma. Ou poucas. Talvez resistisse a direção de piedosas e seculares irmandades religiosas. Ou nem essas.

Nada é mais demolidor do que a transparência. Nada resiste à luz inclemente do sol a pino.

É o que prova a série de reportagens de Vinícius Sassine, de O Globo, escritas com base em gravações de reuniões da diretoria da Petrobras ou do Conselho de Administração da empresa.

A mais recente informa sobre a recusa dos principais conselheiros da Petrobras a acatarem pedidos para excluir de futuras licitações a empreiteira Odebrecht, envolvida na roubalheira da Lava-Jato.

Áudio da reunião de 4 de novembro de 2014, obtido pelo GLOBO, mostra que o conselheiro Sérgio Quintella, presidente do comitê de auditoria da Petrobras, afirmou serem “evidentes os indícios de fraude” em contrato de R$ 825,6 milhões da Odebrecht para serviços de segurança em refinarias no exterior.

Conselheiros questionaram a então presidente da estatal, Graça Foster, sobre o fato de a empresa holandesa SBM Offshore ter sido impedida de participar de novas licitações e a Odebrecht, não. A SBM confessou o pagamento de propina a funcionários da estatal.

Resposta enviesada de Graciosa, como Dilma chama Graça:

– Existe um processo, eu não sou advogada, peço ajuda aos advogados, existe um processo no Ministério Público decorrente da comissão interna. A Odebrecht tem um diretor com acusações do próprio Ministério Público, e isso está em curso. Por que punimos SBM e não punimos Odebrecht? É uma pergunta que eu não tenho elementos.

Entendeu? Eu, não.

Miriam Belchior, então ministra do Planejmento e membro do Conselho, apressou-se em sair em defesa da Odebrecht:

– Uma coisa é a empresa admitir o que fez. A outra é ter indícios e não ter as provas que o Ministério Público está averiguando. Vou adotar a mesma penalidade para situações diferentes? Todo mundo é inocente antes de provas. Esse é um cuidado que a empresa tem de ter, independente de quem está do lado de lá, se é pequena, se é grande. A despeito de indícios fortíssimos, nós não temos provas cabais. Não tenho, graças a Deus, procuração para estar defendendo nenhuma empresa. A gente precisa ser cuidadosa para ter as provas cabais, senão vamos fazer caça às bruxas.

Comovente, não?

Representante dos funcionários no colegiado, o conselheiro Sílvio Sinedino defendeu a exclusão da Odebrecht de novas licitações:

– A Petrobras pode se adiantar, sim. “Não vou convidar mais essa empresa, porque ela já quis me passar a perna em US$ 400 milhões”. Quem garante que não vai passar a perna em US$ 1 bilhão? Acho que não devemos convidar mais.

Foi quando Guido Mantega, ministro da Fazenda e presidente do Conselho de Administração da empresa, pôs um ponto final do debate:

– Vamos tocar adiante (a reunião).

Dez dias depois, a Polícia Federal prendeu presidentes, executivos e funcionários de empresas suspeitas de integrar um cartel que fatiou contratos da Petrobras. A Odebrecht está sendo investigada.

Somente em 29 de dezembro do ano passado, a Petrobras excluiu a Odebrecht e mais 22 fornecedoras de futuras licitações. A Odebrecht tem R$ 17 bilhões em contratos com a Petrobras.

Opinião dos leitores

  1. Deu pra notar que o nobre Realista Brasileiro não gosta muito de ler. Não é mesmo?
    Pois se tivesse lido o que senhor João Honesto escreveu não estaria dizendo as coisas que está.
    Prefiro pensar assim. Pois se eu pensar que ele leu, vou ter certeza que não soube interpretar o que estava contido nas linhas, entrelinhas e contexto do conteúdo escrito.
    O analfabetismo funcional é uma doença clássica nos meios jornalísticos, políticos e científicos também.
    Nesses meios altamente tendenciosos, direcionar o tema ou manipular uma informação são atos comuns e corriqueiros, para atender a interesses diversos, adversos e as vezes emocional ou remunerado.
    É nesse contexto que as análises passionais se espalham e impedem aqueles que não querem ver que ninguém está defendendo criminosos, e sim a seletividade da justiça e da imprensa que está politizando as questões e só investiga o que é pertinente a uns e outros não. Tudo que é referente ao PSDB e seus aliados, são abafados, escamorteados e ocultados. Por que isso? Será que é esse o combate a corrupção que nós queremos? Ou deve responder todo mundo, doa a quem doer

  2. Pronto, acharam o culpado para a roubalheira da petrobras, um senhor chamado Semler que tem ligação com o PSDB. Deviam enviar isso ao juiz Sérgio Moro para que ele libere imediatamente todos os inocentes das empreiteiras ligadas ao comando do PT, liberar todos os diretores da petrobras indicados pelo PT que desviam milhões. Inocentar a todos imediatamente, o culpado é o Semler.
    Aliás nem precisa mais investigar os fundos de pensões, os empréstimos secretos do BNDES, a CEF, esqueçam tudo e todos, a culpa é do senhor Semler que tem ligação, sabe-se lá onde e quanto, com o malvado PSDB. Viva os inocente do PT!
    Os petistas hoje parecem a mãe de Fernandinho Beira Mar jurando que o filho é inocente e muito bonzinho, que a culpa das ações dele é porque viu os outros fazendo, então a culpa é dos outros – Isso é o PT, uma farsa.

  3. BBC

    04/05/2015 07h39 – Atualizado em 04/05/2015 07h39
    'Pela primeira vez no Brasil temos gente rica assustada'
    Em entrevista à BBC Brasil, empresário e autor Ricardo Semler diz que casos Petrobras e HSBC estão mudando o país: 'A sensação de que os ricos podem fazer qualquer coisa está fraquejando'.
    Quem é Ricardo Semler?
    Segundo a Jornalista Ruth Costas da BBC Brasil em São Paulo, Semler é sócio majoritário do conglomerado Semco Partners e ex-professor de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ricardo Semler tornou-se um dos empresários brasileiros mais conhecidos no exterior nos anos 90 por aplicar em sua empresa princípios gerenciais que ficaram conhecidos como 'democracia corporativa'.
    Ao comentar o caso de corrupção na Petrobras, Semler defendeu que "nunca se roubou tão pouco" no Brasil.
    E completou: "Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80 e 90, até recentemente", escreveu ele.
    E isso não seria tão importante se tivesse sido dito por um defensor dos petistas, pois Semler é filiado ao PSDB.
    Essas questões que estão sendo jogadas contra o governo do dia são muito antigas. A Petrobras é só a ponta do iceberg. Há corrupção nas teles, nas montadoras, nas farmacêuticas, nos hospitais particulares. O problema é endêmico e não adianta fazer de conta que surgiu agora. Se você vai para a Paulista e grita contra a corrupção, também precisa responder: Está declarando todos os seus imóveis pelo valor cheio? Nunca deu R$ 50 para o guarda rodoviário? Nunca pediu meio recibo para um médico? E quem está colocando no Congresso esses políticos? Não sei se a Paulista não estaria vazia se todo mundo fizesse um autoexame.

    O que ocorre com a corrupção é algo semelhante a nossa percepção sobre violência. Nunca se matou tão pouco no mundo – pense nas duas grandes guerras, na guerra civil espanhola, etc. Mas a internet, os debates, a difusão da informação faz com que tenhamos a sensação contrária.
    Basta olhar para o escândalo do HSBC. Ele revelou que quase 10 mil brasileiros têm conta no exterior – imagino que a grande maioria não declarada. Isso não tem a ver com o PT – ou com o PSDB. Há 30, 40, 50 anos as pessoas mandam dinheiro para a Suíça para pagar menos imposto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT reúne grupo de trabalho para discutir projeto de desenvolvimento para Natal

PT

 

O PT realizou, na noite desta quinta-feira (14), a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Natal, criado para pensar, com a participação dos(as) filiados(as), um projeto de desenvolvimento para a cidade. Além da militância que compareceu maciçamente, o evento contou com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, da senadora Fátima Bezerra e dos vereadores Hugo Manso e Fernando Lucena.
Os debates envolveram a avaliação sobre a conjuntura política, a situação dos serviços públicos municipais e os cenários para a disputa de 2016. As opiniões convergiram quanto ao diagnóstico sobre o conservadorismo da atual gestão municipal, a falta de um projeto moderno de desenvolvimento e a necessidade de discutir com a população os problemas reais da “cidade além da maquiagem”.
Mineiro ressaltou que o GT vai se debruçar sobre todas as áreas, discutir ideias e colher sugestões para formatar um plano com proposições para a cidade. Ele disse que a cidade “merece uma administração mais moderna, que aproxime a cidade real da cidade maquiada”.
A senadora Fátima Bezerra falou sobre os investimentos da gestão da presidenta Dilma Rousseff em Natal. Ela citou como exemplos as obras de drenagem, mobilidade urbana e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que receberam recursos do governo federal.
Fátima afirmou que o objetivo do PT, além de discutir abertamente os problemas da cidade, é contribuir com propostas inovadoras para, efetivamente, melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

Opinião dos leitores

  1. Essa turma tão competente deveria ajudar ao gov do RN na resolução dos problemas da Saúde , como a superlotação do HWG e falta de insumos . Tb a falta de repasses da caixa econômica para o minha casa minha vida com o anúncio de demissão de mais de 4000 pais de família . Tem ainda os estudantes que não conseguiram o FIES. Pq não tentam um emprego na iniciativa privada já que são tão competentes pra administrar !!! Bando de Vagabundos !!! Lembrando que o PT ficou 2 anos a frente da secretaria de saúde de Natal com o super capaz Cipriano Maia e vejam o que ele fez por lá .

  2. Tão doidos pra pegar a prefeitura para roubarem como fizeram na petrobras, por onde essa gang do PT passa deixa o estrago. E essa estratégia da sala é pra dizer que tem muita gente, quem gosta de maquiagem é o PT que conseguiram maquiar o Brasil e reeleger aquela incompetente da Dilma.

  3. E ainda tem tantos necessitados do PT, estou admirado, pensei que fossem menos.
    Mas em terra de ensino sem qualidade, se consegue direcionar o pensamento dos menos preparados.
    Local apertado para dar impressão que tem muita gente. Pagaram quanto? Todos ali devem ter cargo comissionado ou dependência do PT.
    Racionalmente e moralmente não acredito que estejam ali por vontade própria.

  4. Agora que sabemos quem é o PT, pergunto: Quando o PT teve algum projeto para um bairro, uma cidade, uma região, um país? O PT só trabalha por ele, pra ele e pela manutenção dele no poder. O resto é jogo de cena, faz de conta, enrolação e mentira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Plano de cargos dos agentes penitenciários será analisado pela Consultoria Geral do Estado

O governador Robinson Faria recebeu na noite desta quinta-feira (14) representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp) para tratar sobre o plano de cargos da categoria, discutir o sistema de co-gestão no sistema prisional e  melhorias para os agentes. A reunião contou com a participação do deputado Fernando Mineiro e dos secretários de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, e de Justiça e Cidadania, Edilson França.

Uma das principais determinações do chefe do Executivo Estadual foi que o plano de cargos seja analisado pelo consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre. O estudo levará em conta se a implantação do plano não colide com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma nova reunião será realizada na manhã da próxima terça-feira (19) para apresentação do parecer.

Também foi discutido na reunião o pagamento de diárias operacionais, que será tratada especificamente com o secretário Gustavo Nogueira para definir a melhor forma de pactuação.

O sistema de co-gestão na administração dos presídios foi outro ponto da pauta do Sindicato. O governador reafirmou o compromisso com o funcionalismo e reforçou a intenção de melhorar o serviço público. “A minha boa vontade sempre foi com o servidor, mas o que nós estamos buscando dentro da nossa proposta inovadora de gestão é dar mais eficiência na esfera pública. Não tenho preconceitos. Vamos estudar todas as formas e buscar como fazer o nosso estado crescer”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça já bloqueou R$ 700 mi das empreiteiras envolvidas na Lava Jato

A Operação Lava Jato já resultou no bloqueio judicial de cerca de R$ 700 milhões de empreiteiras envolvidas no cartel que assaltou os cofres da Petrobras. Coordenador da força-tarefa que investiga o escândalo, o procurador da República Deltan Dallagnol divulgou nesta quinta-feira duas novas decisões judiciais.

Numa, foi decretado o bloqueio de pouco mais de R$ 241 milhões da Camargo Corrêa e da Sanko-Sider. Noutra, bloquearam-se R$ 302 milhões da Galvão Engenharia. Somando-se as duas cifras, chega-se a R$ 544 milhões. Incluindo-se na conta valores que já haviam sido bloqueados da construtora Engevix, chega-se ao montante de R$ 700 mihões.

As cifras são expressivas. Mas representam pouco perto do total da pilhagem. O procurador Dallagnol estimou o buraco do propinoduto petroleiro em R$ 6,2 bilhões. Somando-se as pretensões de ressarcimento da Procuradoria com as multas, chega-se ao valor de R$ 6,7 bilhões. Esses números vieram à luz junto com a nova denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Paraná, dessa vez contra o núcleo político.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Palio com ocupantes sem habilitação perde o controle na Rota do Sol e causa morte de motociclista

Imagens e informações Everton Dantas – Novo Jornal

Acidente grave registrado por volta das 23h desta quinta-feira(14) na Rota do Sol, próximo ao estádio Frasqueirão.

Um Fiat Palio que trafegava no sentido Natal / Pium perdeu o controle, capotou, invadiu a pista contrária e atingiu um motociclista, que ia no sentido Pium / Ponta Negra.

O motociclista que tinha 46 anos, morreu na hora.

O veículo causador do acidente estava com 6 ocupantes, todos sem Carteira de Habilitação.

A polícia informou que o motorista não estava alcoolizado e que é de maior.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Musical sobre a vida de Cazuza chega a Natal no fim do mês

Cazuza O MusicalUm dos musicais mais premiados da atualidade chega a Natal nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio no Teatro Riachuelo. “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, o Musical” já foi visto por mais de 200 mil espectadores e acumula os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção e melhor ator na categoria musical (Prêmio Arte Qualidade Brasil 2014). Estrelado pelo ator e músico Emílio Dantas, o espetáculo chega a Natal com produção local da Viva Entretenimento e Artrec Produções, de Recife.

O musical tem direção de João Fonseca, texto de Aloisio de Abreu e já passou por 12 cidades brasileiras. Nos dias 29 e 30 de maio as sessões serão às 21h, enquanto no dia 31 a apresentação começa mais cedo, às 20h. O espetáculo reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza, em carreira solo ou no Barão Vermelho, como ‘Pro Dia Nascer Feliz’ e ‘Codinome Beija-Flor’. Canções como ‘Bete Balanço’, ‘Ideologia’, ‘O Tempo não para’, ‘Exagerado’, ‘Brasil’, ‘Preciso dizer que te amo’ e ‘Faz parte do meu show’ também estão presentes no roteiro, que reserva espaço ainda para composições que ele nunca chegou a gravar, como ‘Malandragem’, ‘Poema’ e ‘Mais Feliz’.

Além de Emílio Dantas, que ganhou vários prêmios de melhor ator de musical, como o Cesgranrio e o Arte Qualidade Brasil, o elenco traz também Stella Rodrigues, Marcelo Várzea, André Dias, Fabiano Medeiros, Brenda Nadler, Arthur Ienzura, Igor Miranda, André Vieri, Marcelo Ferrari, Dezo Mota, Sheila Matos, Carol Dezani, Oscar Fabião, Osmar Silveira, Philipe Carneiro e Carlo Leça, dando vida a nomes como Lucinha e João Araújo, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, Caetano Veloso, Dé Palmeira, entre vários outros personagens que gravitaram no universo de Cazuza.

O espetáculo tem duração de 2h30 e será apresentado no formato plateia. Os ingressos inteira estão custando R$ 150 (plateias A e B), R$ 100 (camarotes e balcão nobre) e R$ 50 (frisas), e as meias entradas serão vendidas por R$ 75, R$ 50 e R$ 25, respectivamente. As vendas já foram iniciadas na bilheteria do teatro.

Sobre o musical

Para a construção do texto, Aloisio de Abreu partiu das conversas com pessoas próximas aCazuza e fez uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramática do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explica Aloisio.

Como a vida do personagem foi curta e, ao mesmo tempo, muito intensa, o autor procurou contar a história de forma ágil, avançando sempre a partir dos momentos de virada na carreira e na vida dele: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momento em que resolve cantar, montar uma banda, se profissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença, a urgência poética no fim das forças.

Ficha técnica

Texto: Aloísio de Abreu

Direção Geral: João Fonseca

Produção Geral: Sandro Chaim

Direção Musical: Daniel Rocha

Supervisão Musical: Carlos Bauzys

Preparador Vocal: Felipe Habib

Coreografias: Alex Neoral

Cenário: Nello Marrese

Figurino: Carol Lobato

Visagismo: Juliana Mendes

Design de luz: Daniela Sanches e Paulo Nenem

Design de som: Gabriel D´Angelo

Apresentado pelo Ministério da Cultura

Realização: Miniatura 9, Chaim XYZ Produções

Elenco

Emílio Dantas ou Osmar Silveira (Cazuza), Stella Rodrigues (Lucinha Araújo), Marcelo Várzea (João Araújo), André Dias (Ezequiel Neves), Fabiano Medeiros (Ney Matogrosso), Brenda Nadler (Bebel Gilberto), Arthur Ienzura (Frejat), Igor Miranda (Maurício Barros e sub Cazuza), Oscar Fabião (Serginho e sub Frejat), André Vieri (Guto Goffi), Marcelo Ferrari (Dé Palmeira), Dezo Mota (Caetano Veloso), Carol Dezani (Yara Neiva / vizinha / médica/ feia / Swing feminino), Sheila Matos (Tereza / mãe / enfermeira / sub Lucinha), Philipe Carneiro (Zeca Camargo / traficante / repórter / swing masculino), João Fonseca (sub Ezequiel Neves) e Carlo Leça (swing masculino).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Desembolsos do BNDES encolhem 24% no primeiro trimestre

BNDES-Banco-inicia-programação-de-novo-concurso-públicoDe janeiro a março deste ano, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) desembolsou R$ 33,3 bilhões em empréstimos, uma retração de 24% frente ao mesmo período de 2014.

Nesses três meses, todos os setores apoiados pelo banco de fomento tiveram baixa nos valores desembolsados: agropecuária (-13%), indústria (-17%), infraestrutura (-25%) e comércio e serviços (34%).

As aprovações para financiamento a novos projetos também encolheram drasticamente: 46% de janeiro a março, para R$ 21 bilhões no acumulado do período, informou o banco estatal nesta quinta-feira (14).

Já as consultas (pedidos de crédito) recuaram 47% nos três meses.

Os dois indicadores (de aprovações e de pedidos de crédito) são uma espécie de termômetro para o futuro. O fraco desempenho aponta, portanto, para desembolsos mais escassos para frente.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já havia alertado em audiência pública no Senado que os desembolsos do banco seriam menores neste ano em comparação a 2014 -quando somaram R$ 188 bilhões.

Isso porque o banco se ajusta atualmente à nova política econômica, comandada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Nos últimos anos, o BNDES recebeu aportes bilionários do Tesouro para financiar o setor privado.

Com o ajuste das contas públicas, o BNDES tem desacelerado e buscado novas fontes de recursos. O banco precisará neste ano de R$ 30 bilhões para fazer todos os desembolsos que já estavam programados.

O banco também atribui a queda das liberações de recursos ao Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI). Essa linha de crédito voltada para bens de capital teve suas taxas aumentadas.

“O banco vem reduzindo os níveis de participação máxima em TJLP nos seus financiamentos, abrindo mais espaço para a presença do mercado de capitais no financiamento de longo prazo”, informou o banco em nota nesta quinta-feira (15).

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: Policiais pagam fiança de homem que roubou carne para dar ao filho e fazem compras para ele no DF

alx_brasil-policia-civil-df-20150514-001_originalPreso em flagrante após tentar roubar uma peça de dois quilos de carne na tarde de quarta-feira, o eletricista Mário Ferreira Lima, de 47 anos, foi encaminhado à 20ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, onde comoveu agentes da Polícia Civil com sua história.

Desempregado há mais de dois meses, sem condições de ajudar a mulher convalescente e de sustentar o filho de 12 anos, Lima estava sem comer há dois dias quando foi detido. Saiu da delegacia com a fiança paga pelos próprios policiais, que o levaram novamente a um supermercado e o presentearam com alimentos e produtos de higiene.

“Ele escondeu a carne em um momento de fraqueza”, disse o agente Francisco Sena, que atendeu o caso. No supermercado, foi comprar pães, mortadela, presunto e queijo, além da peça de carne, mas percebeu que tinha apenas 14 reais em sua conta bancária.

Segundo o relato feito aos policiais, ele tentou pagar pelos outros itens e colocou a carne em sua bolsa, movimento que foi imediatamente repreendido pelo segurança do local. Impedido de sair do local, ele ainda teria ligado para sua mãe para que ela pagasse pela carne, mas ela não conseguiu ajudá-lo.

Lima disse aos policiais que recebe mensalmente uma parcela de 70 reais do programa Bolsa Família, atualmente a única fonte de renda que sustenta ele e o filho. A mulher sofreu um acidente há cerca de um ano, o que teria obrigado o eletricista a largar o emprego. “Por um período que ela ficou em coma no hospital, ele teve que sair do trabalho para cuidar dela”, contou Sena.

Ao chegar à delegacia, o eletricista passou mal e quase desmaiou. Uma equipe médica foi chamada para atendê-lo e constatou que Lima não comia há pelo menos dois dias. Ele disse aos policiais que, quando saiu de casa, achava que o valor do Bolsa Família referente a maio já havia sido pago.

O delegado decidiu que a fiança pela liberdade do eletricista seria de 270 reais. Por volta das 19h, uma agente policial pagou o valor, e Lima foi levado para casa por quatro policiais.

O caso ainda não está totalmente resolvido. Um processo será encaminhado ao Tribunal de Justiça de Santa Maria, no Distrito Federal, onde será decidido como Lima pagará pelo roubo da carne.

(Veja, com Estadão Conteúdo)

Opinião dos leitores

  1. Sábias palavras Paulo Martins. É impressionante como a justiça do nosso país só nos envergonha. E a irracionalidade cdas pessoas também é uma coisa absurda. Se o cara roubou um pedaço de carne para dar de comer ao filho, como vai ter 270 reais para pagar a fiança? Olhe sinceramente… Cada dia que passa sinto mais vergonha de morar aqui. E mais sinceramente ainda?! Não tenho um pingo de esperança de alguma coisa mudar.

  2. Pátria educadora ensina: roube cem reais e vá em cana. Roube cem milhões e vá para sua mansão usando tornozeleira. Melancólico conhecer tão bem este país.

  3. O Brasil vem sendo roubado há muito tempo e não é só por um partido não. O roubo é praticado por todos os partidos. O sujeito pensa que burro é apenas os eleitores do PT, acreditando que ele não é burro por ter votado em Aécio. Pura idiotice, pois, isto é trocar seis por meia dúzia, ou seja, tirar um ladrão para colocar outro, é burro reclamando de burro. O indivíduo só sabe reclamar, mas, na hora de votar escolhe os mesmos ladrões, não consegue escolher um nome diferente. Fica dividido entre PT e PSDB e, mais, não sabe nem escolher seus representantes para o congresso. O executivo não governa sozinho, não esqueça dos congressista que você colocou lá. E, para terminar, quadrúpede são os eleitores do PT e do PSDB.

  4. Infelizmente as condições de vida desse homem o levaram a cometer este ato, Deus o abençoe e a todos os policiais que o ajudaram. Por outro lado, grande parte das pessoas que furtam, o fazem ou por ganancia ou simplesmente para manter o vicio na droga.

  5. Isso é o espelho do Brasil falido e quebrado por um partido de bandidos, uma presidente mentirosa e um barbudo salafrário e maldito. estamos no começo do furacão que deve transformar-se em um ciclone destruidor da nossa economia, não sou profeta, mas vamos passar por um inferno, como desemprego, fome, conflitos nas ruas e até saqueadores no comercio. tudo culpa do satanás PT, O comercio está parado, as indústrias demitindo, a reclamação é geral em todos os segmentos e ainda tem alienados ou beneficiados pelos PTralhas que não enxergam esse momento tétrico. Sim e onde esta a Pátria educadora? Universidades federais fechadas por falta de recursos e a tão falada Universidade sem fronteiras, que esse governo ladrão deixou de repassar a verba dos convênios e existem alunos fora do Brasil passando fome e com vergonha, pois nos U.S.A mandaram os alunos do Brasil darem o jeitinho brasileiro para alimentar-se e pagarem suas despesas. Essa é uma pátria educadora de corruptos e FDPs que estão furtando o dinheiro do pais e ficando ricos, cagando para os abestalhados que votaram neles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Disputado por Fla e Sport, Brasileiro de 87 se aproxima da ‘decisão’, no STF

sport_flamengo_taca_das_bolinhas_560_1.jpgFoto: Animação via Diário de Pernambuco

A poucos dias da decisão final sobre o título brasileiro mais discutido da história, três jogadores do Flamengo que participaram da conquista da Copa União de 1987 – Andrade, Bebeto e Jorginho – voltaram ao Maracanã nesta quinta-feira para colocar seus nomes no Livro de Ouro do estádio. Na cerimônia, eles assistiram nos telões a lances decisivos das vitórias por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, na semifinal, e 1 a 0 sobre o Internacional, na final, e quando questionados sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinará se o campeão brasileiro de 1987 foi o Flamengo ou o Sport, vencedor do Módulo Amarelo da Copa União, os três foram unânimes em afirmar que a decisão que importa foi a do dia 13 de dezembro daquele ano, quando Bebeto marcou o gol da vitória sobre o Inter no Maracanã lotado.

Eu não tenho dúvida de que somos os campeões de 87, o Brasil inteiro viu. Só falta agora o Sport ganhar um Brasileiro e dizer que é o campeão da Libertadores – ironizou Andrade, autor do passe para o gol decisivo de Bebeto.

– Nós ganhamos em campo e ninguém vai tirar isso da gente. Não estou nem um pouco preocupado com a decisão do STF – completou Bebeto.

– Naquele tempo, as coisas eram resolvidas fora de campo. Os outros times envolvidos, Inter, Sport e Guarani, não têm culpa do que aconteceu, mas como atleta, eu sempre me considerei campeão de 87. O mais importante é o sentimento de dever cumprido – opinou Jorginho.

A discussão, que dura 28 anos, agora está perto de terminar. O processo já foi encaminhado ao gabinete do ministro Marco Aurélio Mello, e o julgamento final, na mais alta instância da justiça brasileira, será marcado nos próximos dias.

Em 1987, o Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Clube dos 13, que dividiu as equipes em módulos Verde, equivalente à primeira divisão, e Amarelo, a segunda, sem obedecer a critérios técnicos referentes ao Brasileiro de 1986. Durante a competição, a CBF estabeleceu um cruzamento entre os campeões e vice dos dois módulos, mas Flamengo e Inter, apoiados pelo Clube dos 13, se recusaram a disputar esse quadrangular após a decisão do Módulo Verde. O Sport, vencedor do Amarelo, foi declarado, então, o campeão brasileiro e disputou, junto com o Guarani, a Taça Libertadores da América de 1988 – ambos foram eliminados na fase de grupos.

A polêmica perdura por 28 anos, com os dois rubro-negros – o carioca e o pernambucano – se considerando o legítimo campeão brasileiro de 1987. Em 2011, a CBF chegou a declarar os dois times campeões, reconhecendo pela primeira vez o título do Flamengo, mas o Sport recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que impediu a CBF de legitimar a conquista do Flamengo. Foi a vez, então, do clube carioca ir ao STF, que dará, em poucos dias, o apito final nesta decisão fora de campo.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Não admito como advogado , mudarem um regulamento sem unanimidade e mandarem cruzar módulos com times da Elite e outros lascados da segunda divisao que nunca serãooooo campões brasileiros.
    é por isso que o Brasil levou de sete, e ain da vai perder outra copa para a argentina de Messi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Força do punho ajuda a prever chance de ataque cardíaco e derrame, diz estudo

3vwuok970v_rbf74ifld_fileDescobrir a sua probabilidade de ter um ataque cardíaco ou um derrame é algo que pode estar escondido na palma da sua mão, segundo as conclusões de um estudo canadense.

Uma pesquisa com mais de 140 mil pessoas de 14 países, publicado na revista científica Lancet, sugere que a força do punho é um indicador melhor que a medição da pressão sanguínea para se prever o risco dessas doenças.

Segundo pesquisadores canadenses, esse seria um método “simples e barato” de ser implementado.

A força de se pressionar algo com a mão, naturalmente, vai sendo reduzida no decorrer dos anos. Mas aqueles cuja a força cai muito rapidamente têm um risco maior de se ter problemas de saúde.

As mulheres nos seus 20 anos, por exemplo, conseguem exercer uma força do punho equivalente a 34 quilos – algo que cai para 24 quilos quando elas atingem os 70 anos. Para homens nas mesmas faixas etárias, esse número cai de 54 quilos para 38 quilos.

O estudo mostrou que a cada 5 quilos de força reduzido na força do punho se aumenta em 17% em problemas de coração e 9% a de derrame.

Mais precisão?

Os médicos atualmente calculam a propensão a essas doenças a partir de informações fornecidas pelo paciente, como histórico familiar de doenças, se são fumantes, sedentários, além de dados como peso e níveis de colesterol e pressão.

No entanto, para os os pesquisadores, a força do punho é um indicador muito mais preciso do que a pressão sanguínea.

Para pesquisadores canadenses, médoto é simples, barato e mais eficiente que medir a pressão sanguínea

“A força do punho pode ser um teste fácil e barato para testar o risco de os pacientes de terem doenças cardiovasculares”, afirma Darryl Leong, um dos pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, que conduziu o estudo.

— Mas ainda são necessárias mais pesquisas para se estabelecer se exercícios para melhorar a força muscular podem reduzir o risco desses problemas.

Doirean Maddock, da Fundação British Heart, disse que a pesquisa “é bastante interessante, mas que ainda é preciso se fazer mais estudos para se determinar a ligação entre a força do punho e as doenças cardiovasculares”.

O que se sabe até o momento é que o endurecimento das artérias acabam reduzindo a força muscular.

R7 com BBC Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

STF decide que Ministério Público tem poder de investigação criminal

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (14) que o Ministério Público tem competência para exercer investigações criminais. A questão foi decidida em um caso concreto, no qual um ex-prefeito, denunciado por crime de responsabilidade, questionou investigação conduzida exclusivamente pela Procuradoria, sem participação da polícia. As informações são da Agência Brasil.

Por 7 votos a 4, a maioria dos ministros entendeu que o Ministério Público tem legitimidade para investigar por conta própria, desde que os procedimentos sejam autorizados por um juiz e que as garantias individuais sejam respeitadas.

De acordo com a Corte, “o Ministério Público tem competência para promover, por autoridade própria, e por prazo razoável, investigações de natureza penal, desde que respeitados os direitos e garantias dos investigados”.

O julgamento teve início em 2012 e foi finalizado nesta quinta. Além de votos que tinham sido proferidos anteriormente, os ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli votaram contra o poder exclusivo de investigação do MP, e as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia votaram a favor.

Para Marco Aurélio, o MP deve atuar somente no controle da atividade policial. Segundo o ministro, a Constituição é clara em definir a atribuição das polícias para atuarem na investigação. “O que se mostra inconcebível é um membro do Ministério Público colocar uma estrela no peito, armando-se e investigar. Sendo titular da ação penal, terá a tendência de utilizar apenas as provas que lhe servem, desprezando as demais, prejudicando o contraditório e inobservando o princípio da paridade de armas”, disse.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que o objetivo do MP é trabalhar em conjunto com as polícias. “O Ministério Público pode contribuir com a investigação naquilo em que é próprio, e não se nega que a polícia pode contribuir muito com a investigação. Atingiremos um trabalho cooperado. Não se trata aqui de estabelecer um jogo de uma instituição contra outra, mas que o trabalho seja integrado, seja cooperado.”, disse Janot.

No caso julgado, o ex-prefeito de Ipanema (MG) Jairo de Souza Coelho questionou decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que recebeu denúncia contra ele. Com a decisão do Supremo, o ex-prefeito continuará respondendo pelos crimes. O entendimento firmado pelos ministros terá impacto em 177 decisões que estavam paradas, aguardando decisão da Corte.

A polêmica sobre a competência do Ministério Público para realizar investigações criminais não é nova. Promotores e procuradores divergem de delegados civis e da Polícia Federal, que pretendem ter exclusividade nas investigações. Em 2013, a proposta de emenda constitucional 37 entrou em tramitação na Câmara dos Deputados, mas foi rejeitada pelo plenário da Casa. A PEC previa que o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. Junior Pinheiro é engraçado…
    O pessoal da Operação Impacto foi condenado….com confirmação no Tribunal.
    Na Operação Judas, Carla e o marido confirmaram os fatos investigados e até já foram condenados.
    Na Operação Assepsia, que depois foi remetida pra Justiça Federal, já há condenações…e houve até afastamento da Prefeita.
    Na Sinal Fechado, o principal implicado confirmou a tese da acusação e ainda apresentou mais provas.
    Na Pecado Capital, Rychardson também confirmou a tese da acusação. Foi condenado, assim como diversas pessoas.
    Acho que Junior Pinheiro já andou sendo investigado ou conhece alguém que se deu mal.

  2. O povo eprincipalmente os políticos estão dando um tiro no pé, é muito poder pra pouca gente, quem fiscaliza eles???? Quem será punido nos vacilou que deram aqui em nosso estado já?????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Explicação do MEC sobre Fies é “fumaça”, diz setor particular

Mudanças-no-Fies-2015-02Representantes de faculdades particulares afirmaram nesta quinta-feira (14) ser “fumaça” a alegação do Ministério da Educação de que as mudanças no financiamento estudantil tenham buscado a melhoria da qualidade do ensino superior.

A partir deste ano, a gestão Dilma Rousseff (PT) passou a liberar mais financiamentos em cursos com nota 5, o maior patamar na avaliação federal de qualidade. Até então, cursos com nota 3 ou maior não tinham restrição para receber estudantes com o financiamento federal, o Fies.

Outras medidas também foram impostas, como a exigência de o estudante ter uma nota mínima no Enem para poder pleitear o financiamento.

Como resultado das restrições, foi aprovado cerca de um terço de novos estudantes no Fies em relação ao ano passado.

No programa, a União custeia a mensalidade do aluno, que passa a pagar apenas após a formatura a dívida, corrigida a juros baixos.

O governo federal defende que, além de enfrentar restrição orçamentária, passou a dar mais atenção à qualidade do Fies.

“Isso é fumaça”, disse a presidente da Fenep (uma das representantes do ensino privado), Amábile Pacios. “O que aconteceu foi que o governo está com restrição orçamentária. Mas não quis deixar isso claro.”

O vice-presidente do Semesp (outra entidade representativa do setor), Thiago Pêgas, disse que “já havia exigência de qualidade, curso nota 2 não conseguia alunos com Fies de nenhuma forma”.

O setor realiza nesta semana um congresso, no Rio. Na abertura, o presidente da Abmes (também representante das universidades), Gabriel Mario Rodrigues, disse que as instituições vivem um ano “difícil”.

O Ministério da Educação afirmou que está em constante diálogo com ensino particular, inclusive criou comissão para avaliar os argumentos das instituições referente ao reajuste de mensalidades (o governo também impôs trava de reajuste das mensalidades no programa).

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS: Polícias Civil do RN e de SP prendem suspeitos de tráfico; milhares de trouxas e embrulhos de maconha, crack e cocaína‏

IMG-20150514-WA0041 IMG-20150514-WA0042 IMG-20150514-WA0039 IMG-20150514-WA0040 IMG-20150514-WA0043 IMG-20150514-WA0044Após um intenso trabalho investigativo, realizado em conjunto entre a DP de Macaíba, o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (NIP) e a Delegacia Seccional de Taboão da Serra/SP, foram presos na manhã desta quinta-feira (14), em São Bernardo do Campos/SP, os traficantes macaibenses Lindomar Silva do Nascimento, vulgo “Liro”, e Jackson Mak do Nascimento, vulgo “Nego Jackson”.

Com os traficantes foram apreendidos 6.500 trouxas de maconha, 11.850 embrulhos de crack e 9.700 embrulhos de cocaína, além de 1 revolver calibre .38.

Liro é o principal fornecedor de Drogas da cidade de Macaíba e possui uma sentença condenatória da comarca desta cidade por homicídio. O delegado Normando Feitosa, que esteve à frente das investigações, disse que não foi fácil chegar até os traficantes, e que o trabalho conjunto entre as Polícias do Rio Grande do Norte e de São Paulo foi fundamental para captura-los.

Opinião dos leitores

  1. Liro da praça de Chico sebo, se não fosse o esforço dos Agentes Da civil não seria preso nunca, parabéns PC RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ministro das Comunicações participa nesta sexta de inaugurações na TVU e no DECOM, na UFRN

001O ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, virá ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 15, para participar da cerimônia de inauguração do sinal digital da Televisão Universitária (TVU) e da ampliação das instalações do prédio do Departamento de Comunicação Social da UFRN (DECOM).

O evento acontece às 15h, no auditório do Laboratório de Comunicação (LABCOM) e também contará com a presença da reitora Angela Maria Paiva Cruz, entre outros gestores da Universidade, além de serem aguardadas autoridades como o governador do estado, Robinson Faria, e da senadora Fátima Bezerra.

O novo anexo do prédio do DECOM possui 2.381,47m² de área construída e conta com um total de 4 andares, onde estão incluídas 13 salas de aulas, um estúdio de rádio, um estúdio de tv, um auditório, três salas de informática, áreas de secretaria e chefia de departamento, dez salas de professores, além de banheiros. A obra custou R$ 2,216 milhões.

A inauguração do sinal digital da TVU vai fazer com que UFRN seja a primeira instituição federal do país a explorar, em sinal aberto, um canal de TV Digital, antecipando em dois anos o apagão das tvs analógicas.

Operando no canal 5.1, a TVU Digital traz dois grandes benefícios: a qualidade da imagem e a acessibilidade com o recurso closed caption (opção de legendas para a sua programação), além de criar a possibilidade do uso de recursos de interatividade. Para os telespectadores que possuem tv a cabo ou via satélite, a transmissão é automática e já está disponível. Já o público dos canais abertos deve ressintonizar a televisão.

Com informações da UFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Igreja Universal diz que terremotos no Nepal são ‘claro sinal do fim dos tempos’

CE_5OMgVEAAzO7zO anúncio de uma palestra da Igreja Universal sobre a origem dos abalos sísmicos no Nepal deixou internautas revoltados. O panfleto, publicado na página oficial da instituição no Facebook, convocava os fiéis para um culto especial, na noite de quarta-feira, no Templo de Salomão, em São Paulo: “Venha descobrir os motivos que levaram a acontecer o terremoto em Nepal”, dizia a propaganda. O convite, no entanto, foi deletado da rede social na manhã desta quinta-feira. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa da igreja informou que “a reunião do Templo de Salomão em questão abordou, entre outros temas, uma reflexão sobre o terremoto no Nepal sob o ponto de vista da fé, na busca de respostas para tragédias como essa”.

O site da Universal, que deu mais detalhes sobre o encontro, trouxe a teoria de que os tremores de terra seriam “um claro sinal” do Apocalipse:

“A Bíblia fala sobre terremotos como um claro sinal do início das dores do Fim dos Tempos.

Como se não bastasse isso, outros sinais apocalípticos, como as crescentes guerras, o esfriamento do amor pelo próximo, a fome e outros distúrbios naturais e sociais, estão cada vez mais frequentes e abundantes. Há poucos dias, por exemplo, o Chile presenciou uma das mais violentas erupções vulcânicas de sua história.

Você ainda tem dúvidas de que os sinais do Apocalipse já estão acontecendo? Está preparado para o Fim dos Tempos? Tem certeza da sua Salvação?

Participe de uma reunião na Universal. Encontre um templo perto de sua casa acessando www.universal.org/enderecos. Se você necessita de ajuda neste momento, fale com um pastor ou bispo pelo Pastor Online.”

Segundo a instituição religiosa, “uma série de acontecimentos ao redor do planeta não deixa dúvidas do que foi profetizado na Bíblia”. Para a doutrina, “grandes desastres naturais seguidos” são evidências de que o fim da Terra se aproxima.

Três semanas atrás, um abalo devastador no Nepal matou mais de 8 mil pessoas e danificou centenas de milhares de edifícios. Nesta terça-feira, mais um tremor, de 7,3 graus de magnitude, sacudiu novamente a região, matando ao menos 96 pessoas e deixando mais de 1.100 feridas. Muitos internautas consideraram o tema da palestra extremamente desrespeitoso com as vítimas da tragédia; outros decidiram demonstrar o descontentamento transformando o evento em uma grande piada. Confira clicando aqui, no fim do texto na íntegra.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. A humanidade continua na ignorância primeiro, desde a criação do mundo, o homem não atimite a soberania de Deus sobre todos as coisas. Segundo o homem não admite o óbvio, Deus nunca jamais vai deixar de ser DEUS . Terceiro a bíblia é muito clara em relação aos finais dos tempos. Quarto desde o Egito homem e deuses preferem ouvir aquilo que lhe convém melhor. Quinto o homem foi criado para adorar somente um DEUS o criador que em amor a sua imagem e semelhança mandou seu próprio filho que se fez carne, por amor a nós
    ENTÃO é muito claro é melhor crer no diabo do que em DEUS.? DEUS NÓS DEU O LIVRE Arbítrio, então a consequência pela escolhas são nossas , Deus não têm nada a ver com isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS: Polícia Militar resgata aves em operação conjunta na cidade de Caicó

Resgate de Aves 2 Resgate de Aves 1Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram na manhã desta quinta-feira (14) o resgate de 29 aves do tipo Canários da Terra, após uma operação realizada na cidade de Caicó, região Seridó do RN.

Além das aves resgatadas foram encontradas na residência 15 viajantes, 1 alçapão, 1 balança de precisão e um recipiente contendo medicamento para aves.

Após o resgate, as aves e o material foram conduzidos para a Delegacia do município e, posteriormente, entregues ao IBAMA que reintroduzirão as espécies ao meio ambiente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *