Política

Deputados querem diagnóstico da saúde do Estado

d4cefbd2-4a16-4852-b29c-bee60483534a (1)Os deputados Kelps Lima (SDD) e Galeno Torquato (PSD) se pronunciaram na manhã desta quarta-feira (6) em plenário sobre a situação dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. Ambos cobraram uma atitude por parte do Governo do Estado e convidaram o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, a apresentar um diagnóstico da atual situação da saúde do RN e medidas adotadas pelo Executivo.

Kelsp Lima destacou a situação que ele classifica como “caótica” do hospital regional de Caicó. “Foi relatado que não há os insumos básicos para se trabalhar no hospital. Os pacientes encaminhados só serão medicados se levarem medicação própria. Ontem, 50 pessoas foram atendidas no setor de emergência do hospital de Caicó e nenhuma foi medicada por falta de medicamento. É necessária uma reformulação na forma de gerir o estado”, alertou Kelps. O deputado chegou a sugerir a elaboração de um plano de emergência.

O deputado Galeno Torquato (PSD) também se pronunciou sobre o tema e considerou a possibilidade de um plano com resultados a curto prazo. “O RN possui 24 hospitais regionais. Um estado pequeno como o RN não pode ter tantos hospitais com mau funcionamento. Essa Casa precisa convocar o Estado para fazer uma explanação da real situação dos hospitais regionais. A crise começou em Currais Novos, agora está em Caicó e em Canguaratema existe um problema que contou com parceria com município. É preciso um diagnóstico da situação ou vai ficar essa peleja”, definiu Galeno.

Em parte o deputado Carlos Augusto Maia (PTB) falou que o atual secretário de saúde está elaborando projeto que trata da regionalização da saúde. “É o que temos de mais moderno e o que o SUS pretende para a saúde. Temos que dar credibilidade ao secretário. A gestão dele está apenas iniciando”, afirmou.

Nélter Queiroz (PMDB) também contribuiu para o debate alertando o governo do estado para a necessidade de providências urgentes. “Temos que ajudar o governo do estado a melhorar a situação dos hospitais regionais. Tem que ter urgentemente uma solução”, disse. A deputada Márcia Maia (PSB) aparteou o pronunciamento do deputado Galeno Torquato e chamou a atenção para a epidemia de dengue que assola o estado.

Reunião

O líder do governo da Assembleia, deputado Fernando Mineiro (PT), afirmou que o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, está disposto a participar de reunião sobre o tema diante da Comissão de Saúde, na próxima quarta-feira (13), a partir das 9h30.

E justificou a situação de crise nos hospitais regionais. “O governo herdou uma dívida razoável. O problema do desabastecimento é que os fornecedores querem receber o atrasado e querem, como é de direito deles, receber os pagamentos atuais. Defendi que fosse pago o atual juntamente com o parcelamento dos atrasados. A falta de insumos é provocada por isso. Porque existe um descrédito da instituição em honrar suas negociações”, completou.

Com informações da ALRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governo busca texto ‘menos pior’ sobre a redução da maioridade

O secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, um dos membros do governo que negocia no Congresso a derrubada da proposta da redução da maioridade penal, tem consciência de que a tarefa não será simples e já admite que o caminho passa, agora, por uma redução de danos: amenizar o texto, que tramita numa comissão especial na Câmara, deixando-o o “menos pior possível”. A ideia é tentar derrubá-lo no plenário da Casa.

— Estamos trabalhando com a rejeição da PEC (proposta de emenda constitucional). Agora, é claro que, num ambiente desfavorável, você tem que dialogar com essa situação. Tem deputados que defendem (redução para) 12 anos, dez anos para qualquer crime. A disputa na comissão me parece que é esta hoje: deixar a proposta o menos pior possível. Agora, isso é o elemento da comissão, a tática da comissão. Porque obviamente, depois de tramitado na comissão, a movimentação é outra no plenário — explicou o secretário, que assumiu o cargo, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, em janeiro.

Hoje, 21 dos 27 deputados titulares da comissão defendem a redução da maioridade penal. A maioria, porém, quer algumas restrições à medida: valeria só para os crimes mais graves, como os hediondos ou violentos, e os jovens condenados iriam para unidades ou alas prisionais separadas das reservadas para os mais velhos. Há quem defenda a redução da maioridade penal para dez anos, mas a maioria quer reduzi-la para 16. Depois de aprovada na comissão especial, a PEC vai ao plenário da Câmara, onde precisa ter apoio de 60% dos deputados, ou seja, 308 dos 513. Isso significa que, mesmo numa posição minoritária, os contrários à proposta podem derrubá-la.

— O que dá para dizer é que é muito possível, por essa conjuntura, por esse quadro, que o projeto passe na comissão. Agora, além da comissão, vamos ter a própria votação em plenário. A aprovação exige um quórum qualificado. Essa é uma conta importante de ser feita. Essa é uma busca factível — disse.

Segundo o secretário, faltam informações sobre o tema, tarefa para a qual a Secretaria Nacional de Juventude está dando atenção. Ele argumenta, por exemplo, que o encarceramento em massa — o número de presidiários quase dobrou entre 2005 e 2012, passando de 294 mil para 548 mil — não deu resultados. Para piorar o problema, o sistema carcerário é superlotado, dominado pelo crime organizado e tem baixa taxa de ressocialização, o que impede comparações com outros países, argumento muitas vezes usado pelos defensores da PEC.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Alberto Youssef é condenado por lavagem de dinheiro desviado no mensalão

2014-708005404-2014-706198083-2014-705551293-2014041040065.jpg_20140410.-3O doleiro Alberto Youssef foi condenado na manhã desta quarta-feira por lavagem de dinheiro desviado pelo ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010, no escândalo do mensalão. Além dele, também foram condenados o doleiro Carlos Habib Chater e os laranjas Carlos Alberto Pereira da Costa e Ediel Viana da Silva.

As investigações da Operação Lava-Jato comprovaram que Youssef e Chater ajudaram Janene a lavar R$ 1,1 milhão de propina que o ex-deputado ganhou no mensalão. Para tentar dar caráter lícito à transação, eles investiram o recurso na empresa Dunel Indústria. Durante o julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), a Procuradoria da República provou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-deputado recebeu R$ 4,1 milhões no esquema fraudulento conduzido pelo publicitário Marcos Valério. Janene escapou da condenação no processo do mensalão, porque morreu antes do julgamento do STF.

Além da pena, os condenados terão que pagar R$ 1 milhão em indenização aos proprietários da Dunel que denunciaram o esquema. A partir do relato dos empresários Hermes Freitas Magnus e Maria Teodora da Silva, a procuradoria descobriu que Youssef havia voltado a lavar dinheiro em Londrina, no Paraná.

Apesar de ter sido condenado a cinco anos de prisão em regime fechado, Youssef não cumprirá a pena por conta do acordo de colaboração feito com o Ministério Público Federal (MPF). Ele ficará três anos em regime fechado e depois progredirá para o regime aberto.

“A efetividade da colaboração de Alberto Youssef não se discute. Prestou informações e forneceu provas relevantíssimas para Justiça criminal de um grande esquema criminoso”, afirmou o juiz Sérgio Moro.

Condenações

Alberto Youssef (doleiro): Foi condenado a 5 anos de prisão em regime fechado, mas, por conta do acordo de colaboração com o MPF, cumprirá três anos de reclusão e depois ficará em regime aberto. Moro confiscou R$ 1,1 milhão e aplicou uma multa de R$ 290 mil por lavagem de dinheiro.

Carlos Habib Chater (doleiro): Foi condenado 4 anos e 9 meses de prisão em regime fechado e ao pagamento de multa de R$ 290 mil por lavagem de dinheiro.

Carlos Alberto Pereira da Costa (laranja): condenado a 4 anos de prisão, mas devido a sua colaboração informal à Justiça teve a pena convertida à prestação de serviços comunitários e o pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade filantrópica. Também é obrigado a pagar uma multa de R$ 4.150,00 por lavagem de dinheiro.

Ediel Viana da Silva: condenado a 3 anos por lavagem de dinheiro e uso de documento falso. Assim como Carlos Alberto, ele teve a pena substituída por pela a prestação de serviços comunitários devido a colaboração informal às investigações e o pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade filantrópica. Além de multa de R$ 10,3 mil pelos dois crimes.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ingressos para a estreia do ABC na Série B já estão à venda

O ABC estreia no Campeonato Brasileiro Série B na próxima sexta-feira (06/05), contra o Oeste/SP, no Frasqueirão. Os ingressos já estão à venda.

A venda de ingressos para a decisão teve início nesta quarta-feira (6). Os ingressos variam de R$ 20,00 à R$ 60,00, até o dia partida, sexta-feira (6).

Confira os horários dos pontos de venda:

– ABC STORE – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 9 as 18Hs.; Sexta-feira(08/05) das 9 as 14Hs.
– FRASQUEIRÃO – Sexta-Feira (08/05) a partir das 9Hs.
– STERBOM ZONA NORTE – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 9 as 19Hs.; Sexta-feira(08/05) das 9 as 12Hs.
– STERBOM MIDWAY – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 10 as 20Hs.; Sexta-feira(08/05) das 10 as 12Hs.
– ORTOBOM NATAL SHOPPING – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 10 as 20Hs.; Sexta-feira(08/05) das 10 as 12Hs.
– LIVRARIA CÂMARA CASCUDO – RIO BRANCO – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 8 as 18Hs.; Sexta-feira(08/05) das 8 as 12Hs.
– LIVRARIA CÂMARA CASCUDO – PARNAMIRIM – Quarta-feira(06/05); Quinta-feira(07/05) das 8 as 18Hs.; Sexta-feira(08/05) das 8 as 12Hs.
Valores dos ingressos:
Arquibancada Inteira – R$ 40,00
Arquibancada Meia – R$ 20,00
Cadeira Inteira – R$ 60,00
Cadeira Meia – R$ 30,00

Com informações do site do ABC

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Até quando resistirá o otimismo exagerado do Governador Robinson Faria no RN?

Por Marcos Aurélio de Sá

Desde que foi eleito governador do Rio Grande do Norte numa campanha eleitoral marcada pela profunda desigualdade de estrutura com um adversário super fortalecido política e financeiramente – que tinha tudo para ser mal sucedida mas acabou vitoriosa –, Robinson Faria não tem feito outra coisa senão externar um exagerado otimismo a cada vez que fala dos seus projetos administrativos ou da governabilidade que pretende dar ao Estado.

Na condição de ter sido vice-governador do Estado durante os quatro anos que antecederam sua eleição para o governo e de ter exercido na década passada a Presidência da Assembleia Legislativa do RN por quatro legislaturas (oito anos), ninguém pode apontar em Robinson Faria um político desconhecedor ou desligado da realidade social, política e econômica norte-rio-grandense. Não tem o menor sentido, portanto, acusar seu otimismo de ser fruto de ingenuidade, ignorância ou deslumbramento, como aqui e ali, nos bastidores, já aparecem comentários maliciosos dos adversários políticos.

Mas a verdade é que, nesses pouco mais de quatro meses de exercício do mandato governamental, Robinson não tem (pelo menos em público) se deixado abalar pelo quadro de queda mensal da arrecadação do Estado e pela permanente e incômoda necessidade de sacar recursos do Fundo Previdenciário para poder pagar em dia a folha de pessoal ativo e inativo.

Se não cresce em níveis satisfatórios a arrecadação própria, decorrente da cobrança dos tributos que são da alçada estadual. E com a crise econômica instalada na administração federal, só tem feito decair, de janeiro para cá, a transferência de recursos de Brasília para o Rio Grande do Norte. Reduziram-se os valores das parcelas do FPE (Fundo de Participação dos Estados); minguaram os royalties do petróleo; sumiram as contas de convênios já celebrados, muitas delas se convertendo apenas em miragens; dos empréstimos prometidos, combinados, e até aprovados pela Assembleia, ouvem-se apenas as promessas de liberação pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, tudo isso sem que a autoridade estadual possa sequer demonstrar irritação, sob pena de deixar de ser visto pela ‘presidenta’ Dilma e pelo PT como ‘um aliado da primeira hora’.

O quadro de perdas continuadas na receita orçamentária, acompanhado dos incontroláveis acréscimos de despesas estaduais, sem que surjam nos horizontes da administração as perspectivas seguras de chegada de recursos externos (públicos ou privados), capazes de aliviar a caótica situação econômico-financeira do Governo, nos levam a supor que está cada vez mais próximo o dia em que o governador terá de renunciar ao seu complexo de Cândido, o otimista, sob pena de começar a ser comparado com o personagem imortalizado por Voltaire

Opinião dos leitores

  1. Desce do palanque Robson. O Sr. foi eleito p/governar e não para ficar nesse bla, bla, bla, tá na hora de mostrar serviços, principalmente na segurança e saúde. A propósito, quando é que o Sr. vai colocar sua mesa de trabalho no Walfredo Gurgel, como o foi premetido em campanha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CEI Zona Sul homenageia as mães nas redes sociais

unnamedO dia das mães está se aproximando e, como forma de homenageá-las, o CEI Zona Sul lançou, nas mídias sociais, a campanha #ColodeMãeCeiZonaSul. A ideia é que tanto as mães, cujo os filhos estudem na instituição, quanto os próprios filhos, postem fotos que representem o “colo de mãe” – utilizando a hashtag #ColodeMãeCeiZonaSul – e, as fotos serão publicadas nas redes sociais do colégio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia Cidade

ÁUDIO – MEIO-DIA CIDADE: confira programa desta quarta, que teve como entrevistados Afrânio Miranda e George Ramalho

Confira programa desta quarta-feira(6). O Meio-Dia Cidade, com este blogueiro, entrevistou o  empresário Afrânio Miranda(FCDL), e George Ramalho, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do RN. Clique abaixo e ouça:

https://soundcloud.com/meiodiacidade/meio-dia-cidade-completo-06-05-15

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende homem por abusar sexualmente de enteada no interior do RN

Os policiais civis da Delegacia de Polícia de Apodi prenderam na manhã dessa quarta-feira (6), em uma comunidade rural da cidade, um agricultor, de 34 anos, acusado de abusar sexualmente a enteada, de apenas 16 anos. A mãe da vítima, e companheira do acusado, tinha ciência dos abusos que a filha sofria, mas era constantemente ameaçada de morte pelo agricultor.

Após denúncias anônimas e mãe e filha confessarem que eram abusadas sexualmente e ameaçadas, a equipe policial prendeu o agricultor na manhã de hoje. O homem já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime, quando abusou duas adolescentes, de 12 e 14 anos de idade, filhas de uma ex-compaheira; tendo, inclusive, passado seis meses no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP). O delegado Renato Oliveira vai solicitar a prisão preventiva do homem a justiça da Comarca de Apodi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Em reunião no MPRN, Fundac apresenta resultados após um ano de intervenção

DSC_8917_exportadaA Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) passa por um processo de intervenção que já dura um ano. Para ficar a par do que vem sendo feito, o Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça da Infância, Juventude e Família (Caopij) recebeu na terça-feira (5) os gestores e o interventor da Fundação.

A reunião, ocorrida na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em Natal, foi transmitida por videoconferência, dando a oportunidade a promotores de Justiça que estão em comarcas do interior de participarem. Na ocasião, as perspectivas futuras também foram apresentadas.

“O Ministério Público teve presença constante durante a intervenção sempre acompanhando e participando, em alguns momentos, da tomada de decisões. Temos um problema crônico, relacionado às vagas que é apenas um dos desafios a serem vencidos”, destacou a coordenadora do Caopij, promotora de Justiça Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, que conduziu a reunião, auxiliada pelo promotor de Justiça, Marcus Aurélio de Freitas Barros. O representante ministerial ficou responsável por historiar a situação da Fundac até a deflagração do processo de intervenção.

“No que compete à atuação do MP na fiscalização e qualidade do atendimento socioeducativo no RN, verificamos que apesar de terem havido interdições parciais ou definitivas de Ceducs [Centro Educacional para Adolescentes Infratores], o problema de falta de vaga persistia por não haver nenhuma medida estruturante”, observou o promotor de Justiça.

Nesta perspectiva, até ser ajuizado e atendido o pedido de intervenção judicial, o MPRN celebrou termos de ajustamento de conduta (TACs); inspecionou as unidades para avaliar o cumprimento dos TACs (quando foram verificadas novas irregularidades); visitou as unidades juntamente com representantes dos Conselhos Nacional de Justiça, do Ministério Público e dos Direitos da Criança e do Adolescente – CNJ, CNMP e Conanda e ingressou com ações civis públicas (para a devolução de servidores e a reforma das unidades e aquisição de material, por exemplo).

Na função de interventor da Fundac, Ricardo Cabral apresentou os dados do que tem sido feito. Entre as mudanças, estão a reestruturação de todas as unidades (exceto Ceduc Pitimbu); recomposição de vagas em todas as unidades; criação de uma central de vagas; reestabelecimento total de todas as unidades; recuperação da frota de veículos e auditoria de compras; auditoria no setor de recursos humanos (controle de horas extras, de diárias, de adicionais e de gratificação, abono de carga horária e implantação de relógio de ponto). “Hoje não temos nenhum servidor cedido com ônus para a Fundac e temos participação política nas entidades de apoio aos adolescentes, como Fiern, Pronatec e Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

Plano de metas 2015/2016

Para este ano e o próximo, o planejamento da Fundac é que seja reposta a disponibilidade de 36 vagas físicas no sistema socioeducativo do Ceduc Pitimbu; haja a recomposição de parte do quadro da Fundac com a contratação de 388 profissionais (por meio de concursos públicos e temporários) e definição da meta do CIAD Natal e reforma CEAD Natal.

Acompanharam o interventor gestores das áreas de diretoria-técnica, administrativa-financeira, recursos humanos, jurídica, engenharia, contratação temporária e concursos público, planejamento e a representante da empresa que presta consultoria à Fundac.

Com informações do MPRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: Polícia Militar intensifica patrulhamento na zona Leste de Natal; barreiras e abordagens em ônibus

Abordagens na zona Leste 1Os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) tem intensificado o patrulhamento na zona Leste de Natal, com a realização de barreiras policiais e abordagens no intuito de coibir a criminalidade e garantir a paz social. Na tarde dessa terça-feira (5) foram realizadas abordagens nos bairros de Petrópolis e Tirol. Durante a ação, cinco ônibus e 15 motocicletas foram abordados, com a realização da revista pessoal.

Já na manhã desta quarta-feira (6), os policiais continuaram o trabalho de abordagem a motocicletas e ônibus, e conseguiram apreender uma motocicleta que estava sendo conduzida por um condutor não habilitado. A motocicleta tipo Honda Twister, de cor verde, de placa KLI 3603, foi recolhida para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).

O trabalho de abordagens a veículos e pedestres na zona Leste de Natal estão sendo realizadas levando em consideração os dados estatísticos, que indica as áreas que necessitam de um maior força policial e um trabalho de patrulhamento mais intenso dos policiais do 1º BPM.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Hotel Reis Magos entra na pauta de discussão do CONPLAM

21290A reunião mensal Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM) girou entorno da pauta sobre o Hotel Internacional dos Reis Magos, que ficou definida no encontro anterior, e serviu para pontuar discussões importantes. Os representantes da FECOMÉRCIO, Ronald Gurgel, Câmara Municipal, Hugo Manso, e do Clube de Engenharia, Vicente Caldas Amorim, foram empossados na ocasião. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (05), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).

A vice-presidente do Conplam, Ruth Maria da Costa Ataíde, convidou o Professor do Departamento de Arquitetura da UFRN, George Dantas, um dos responsáveis pelo estudo que atesta a importância do edifício para o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, cujo material foi entregue ao Ministério Público em 2014. Ele veio para apresentar a conclusão do estudo e participar da discussão, que aponta as alternativas para solucionar as questões que permeiam a edificação.

Sobre as notícias da possibilidade de demolição que a mídia vem divulgando, a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, membro do Conselho, assegura que o prédio está protegido por ato administrativo e a demolição atenta contra um bem da coletividade, portanto, um crime. O professor George Dantas ressalta que “é importante desfazer mitos. A preservação não é contra o desenvolvimento, não é sinônimo de estagnação e nem de marginalidade. Não demolir não significa manter o abandono”.

Ao longo do segundo semestre de 2014, a Semurb fez duas tentativas para marcar uma reunião com o arquiteto do Grupo Hotéis Pernambuco e o Departamento de Arquitetura da UFRN, que se propuseram a discutir possíveis propostas de requalificação do edifício, nos dias 07/11 e 04/12, ambas foram canceladas. A última tentativa ocorreu há 20 dias, mas o Grupo preferiu não marcar o encontro alegando que o projeto que vão apresentar ainda não está concluído. “Nosso objetivo é fazer com que a discussão aconteça e nós possamos encontrar a melhor solução para a cidade”, explica o secretário da Semurb, Marcelo Rosado.

Opinião dos leitores

  1. Somos uma cidade do depois. Depois que definem um destino para o esqueleto do T-Rex aparece meio mundo de pessoas dizendo que tem como dar uma destinação ao prédio.
    Onde esse povo estava até agora? E mais: como trocar os empregos que serão gerados com o empreendimento pela singela vista daquela obra? Mas como todos eles estão com seus empregos garantidos, para que se importar com esse "detalhe"?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Tribunal italiano suspende extradição de Pizzolato

henriquepizzolatomensalaoextradicaoFoto: José Cruz / Agência Brasil

O Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lacio suspendeu a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, após a defesa do condenado no processo do mensalão apresentar um recurso contra a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando.

A informação foi confirmada à ANSA pelo advogado do ex-banqueiro, Alessandro Sivelli. Segundo ele, a corte marcou uma audiência para o próximo dia 3 de junho para discutir o caso. “Até essa data, Henrique Pizzolato com certeza ficará na Itália”, declarou.

O recurso diz que Orlando tomou a decisão de extraditar o ex-diretor do BB utilizando novos documentos enviados pelo governo brasileiro e que não foram colocados à disposição da defesa. “Além disso, o procedimento contradiz uma recente lei aprovada pelo Parlamento que permite aos cidadãos italianos detidos no Brasil cumprir sua pena na Itália”, acrescentou Sivelli.

De acordo com ele, Pizzolato sempre se mostrou disposto a descontar sua sentença no país europeu. “Lembremos ainda que ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em único grau, sem possibilidade de impugnação, procedimento no qual os direitos da defesa não foram respeitados”, disse o advogado.

Seu recurso também menciona indiretamente o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que foi sentenciado em sua nação de origem e ganhou o direito de permanecer no Brasil graças a uma decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento salienta que a não extradição de Pizzolato “contradiz um procedimento precedente no qual foi negada a expulsão do Brasil de um cidadão ítalo-brasileiro”.

Sem essa decisão do TAR, o ex-banqueiro seria colocado à disposição de Brasília em 11 de maio, data a partir da qual começaria a contar um prazo de 20 dias para ser realizada sua extradição. Como o seu próprio nome diz, o tribunal é uma instância administrativa, e não penal, e é bastante utilizado na Itália para contestar decisões judiciais ou institucionais. Se a corte acatar o recurso de Pizzolato, o caso seguirá para o Conselho de Estado, que dirá se ele poderá ou não cumprir sua pena no país.

O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. De acordo com a sentença do STF, ele autorizou a transferência de R$ 73 milhões do fundo Visanet (administrado pelo Banco do Brasil) para as agências de publicidade de Marcos Valério, operador do esquema de pagamentos ilegais a parlamentares da base aliada do ex-presidente Lula.

Após sua condenação, Pizzolato fugiu para a Itália com um passaporte falso em nome de um irmão morto. Contudo, em fevereiro de 2014, ele foi capturado pela polícia local em Maranello, dando início ao seu processo de extradição. Sua defesa alega que os presídios do Brasil não oferecem garantia de segurança para seus detentos, por isso ele não deve ser devolvido ao país.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Ufersa e Bombeiros montam serviço para coleta de enxames de abelhas – SOS Abelhas

DSC8993-e1430840482133-485x247|Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte – CETAPIS, órgão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, montou um serviço de atendimento a chamadas de urgência para coleta de enxames de abelhas. O “SOS Abelhas” irá funcionar em parceria com o Corpo de Bombeiros através dos seguintes telefones de ocorrência: pela central de urgência do 190 discado para a Polícia Militar e 193 para os Bombeiros; ou ainda pelos celulares em contato direto com o Centro pelos números (84) 8846-5392 ou 9818-2354.

“O projeto é a junção da força operacional dos homens do Corpo de Bombeiro com o conhecimento técnico da Universidade”, argumento o professor Lionel Gonçalves, detalhando o funcionamento da força tarefa: quando os Bombeiros forem acionados, a gente irá acompanhar a equipe até o local e fazer o procedimento correto.

Segundo ele, havia uma tradição de quando queimar os enxames de abelhas, prática não recomendada. Com um equipamento adequado desenvolvido pela Universidade, as abelhas passarão a ser recolhidas e levadas para estudo, já o mel extraído será doado. “Para que o resultado do procedimento seja positivo, é preciso ser realizado no horário certo e de forma adequada”, ressalta o pesquisador.

Isso porque o Corpo de Bombeiro só pode atuar em chamadas dessa natureza quando há risco iminente de morte. Somente no último mês já foram atendidas quase 40 ocorrências com abelhas em Mossoró.

Com informações da Ufersa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Natal realiza coletiva de imprensa nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realiza na manhã desta quinta-feira (7) uma coletiva de imprensa, com a presença do secretário Luiz Roberto Fonseca, para apresentar as novas diretrizes que normatizam as portas de entrada de urgência do município, como o Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, o Hospital dos Pescadores, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Esperança e de Pajuçara, as Unidades Mista de Saúde de Cidade Satélite e Mãe Luiza e as três maternidades da rede municipal de Saúde: Maternidade das Quintas, de Felipe Camarão e a Maternidade Leide Morais.

A coletiva será realizada no auditório da SMS às 8h30.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Ausência de Dilma no programa do PT foi sugerida por Lula

Seguindo sugestão do ex-presidente Lula, o PT excluiu depoimentos da presidente Dilma Rousseff do programa do partido exibido, em rádio e TV, na noite desta terça (5).

A orientação de Lula foi de que a propaganda se concentrasse na recuperação da imagem do PT, abalada com escândalo da Operação Lava Jato, em vez de exaltar as ações do governo Dilma.

Para se poupar de um novo panelaço, Dilma não contestou a decisão. Nos dez minutos do programa, ela teve duas rápidas aparições. Sem fala.

Mesmo assim, foram registrados protestos com panelas em bairros de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba e Brasília durante a exibição do programa.

Tradicionalmente responsável pela propaganda do PT, o marqueteiro João Santana foi substituído pelo também baiano Maurício Carvalho, um de seus discípulos.

Segundo petistas, Santana defendia que, a exemplo das veiculações anteriores, o programa fosse destinado à louvação da gestão Dilma.

Mas, preocupado com o desgaste da sigla, o PT optou por investir na ideia do antes e depois da chegada do partido ao poder. O programa exibiu imagens do passado em preto e branco em contraposição de cenas coloridas da gestão petista.

O modelo foi discutido em reuniões no mês de março. “A mudança da linha [do programa] foi debatido internamente”, disse o secretário de Organização, Florisvaldo Souza.

Além da mudanças do conteúdo, petistas afirmam que a troca de marqueteiro se deve à necessidade de redução de custos, já que o partido enfrenta dificuldades de arrecadação desde o início da Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras.

“Juntamos a fome com a vontade de comer”, diz Jorge Coelho, vice-presidente nacional do partido.

Pelo formato original, o programa se limitaria à veiculações de depoimentos dos programas sociais da administração petista.

Mas Lula decidiu participar para fazer uma crítica à proposta de terceirização das chamadas atividades fim. Ele tem dito que o combate à terceirização é um instrumento de resgaste da base petista.

“Não podemos permitir que nossa história volte para trás […] voltar ao tempo em que o trabalhador era cidadão de terceira classe, sem direitos, sem garantias e sem dignidade”, diz. “Não vamos permitir o retrocesso”.

Durante seu depoimento no programa, Lula se referiu à “marca desses 12 anos”: “O PT nasceu para mudar o Brasil”, afirmou.

Ainda segundo petistas, o partido decidiu incluir uma declaração do presidente da sigla, Rui Falcão, sobre corrupção ao avaliar que havia necessidade de uma abordagem política sobre o tema.

Na TV, Falcão afirmou que não permitirá que o partido seja criminalizado e que outros partidos são investigados. Prometeu ainda que petistas condenados pela Justiça serão afastados da sigla.

As participações de Lula e Falcão foram pontuadas por imagens de cartazes com dizeres de quais seriam as atuais bandeiras do PT, como o combate à impunidade e à volta da inflação.

Os programas Proune a Mais Médicos também foram lembrados no programa.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. SOBRE BATER PANELAS…
    Davison Coutinho, morador da Rocinha, publicou artigo no Jornal do Brasil sobre o panelaço realizado na noite de ontem (5), em bairros nobres do Rio de Janeiro, durante fala do ex-presidente Lula da TV. "Onde estavam 'elles' para protestar contra a redução da maioridade penal, contra a desigualdade social, contra a pobreza nas favelas, contra o descaso do governo nas favelas, contra a PEC da terceirização?", questionou, para concluir: "Bater panela em São Conrado e Leblon tomando champanhe é mole. Quero ver carregar água na cabeça na favela e acordar cedo pra ir trabalhar no ônibus lotado".

  2. A falta de Dilma foi uma grande falha. Mas o programa foi ótimo.
    Não são panelas gourmet que vão fazer o povo deixar de ouvir a verdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Bombeiros da Força Nacional já realizaram cerca de 17 mil ações no litoral do RN

IMG-20150506-WA0032 IMG-20150506-WA0029 IMG-20150506-WA0033Desde dezembro de 2014, quando iniciou a Operação Verão, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) tem contado com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública nas ações preventivas e de salvamento aquáticos no litoral potiguar. Neste período, compreendido entre o dia 5 de dezembro de 2014 e 29 de abril deste ano, os Guarda-vidas da Força Nacional realizaram um total de 16.925 ações de prevenção, busca e salvamento, sendo 14.421, orientações, 2.349 advertências, 86 salvamentos e 69 ocorrências diversas.

Durante uma reunião, realizada nesta semana, com a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, o Comandante da Operação da Força Nacional no Rio Grande do Norte, o Major do Corpo de Bombeiros do estado de Alagoas, Luciano Almeida de Melo Virtuoso, disse que as praias onde ocorreram maiores necessidades de intervenções por parte da Força Nacional foram as mais frequentadas por turistas, como a Praia do Amor, a 80 quilômetros da capital, onde foram registrados 22 salvamentos aquáticos. Logo em seguida estão às praias de Tibau do Sul e do Forte, ambas com 11 salvamentos e praia de Genipabú com 10 registros. É importante ressaltar que este ranking estão contabilizadas apenas as praias atendidas pela Força Nacional, não sendo incluídas as praias atendidas pelos bombeiros potiguares.

No RN, a Força Nacional conta, atualmente, com um efetivo de 52 Bombeiros Militares, dentre esses 3 oficiais e 49 praças, distribuídos em 12 pontos estratégicos do litoral potiguar. Os locais escolhidos para implantação das bases da Força Nacional no litoral observam diferentes necessidades, como a limitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), frequência de banhistas, os perigos existentes devidos as correntes de retorno e arrecifes, entre outros.

A secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, elogiou a atuação dos Guardas Vidas da Força Nacional e disse que a parceria com os bombeiros do RN tem conquistado resultados surpreendentes.

“As estatísticas registradas em nosso litoral desde a Operação Verão até o fim do mês de abril demonstram que o método de trabalho executado está sendo muito eficiente, pois os registros dos atendimentos em sua grande maioria está relacionado com a atividade de prevenção. Neste período não foi registrado nenhuma morte por afogamento nas áreas monitoradas pelos bombeiros, ficando claro que o afogamento ocorre quando há alguma falha nessa prevenção, causada na maioria dos casos por fatores alheios ao Guarda-Vidas”, disse Kalina Leite.

Opinião dos leitores

  1. Impressiona que 16.770 "ações" foram apenas salivares. Trabalho mesmo só em 86 salvamentos. Se mostrar quantas pessoas se afogaram em nossas praias aí sim a vergonha fica maior.
    Até que deixem de tratar o tema com essas manobras matemáticas teremos que engolir uma das mais caras e ineficientes forças policiais do mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *