Diversos

CONCURSO: CGU aguarda autorização para lançar editais com 697 vagas

466929b8d2da622ff41989ecae3be74fA Controladoria-Geral da União ( CGU ) já tomou as providências para a oficialização do novo concurso público. O órgão solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a abertura de dois editais que juntos oferecerão 697 vagas.

Em um dos concursos, os graduados poderão concorrer a 620 vagas no posto de analista de finanças e controle. O salário é de R$ 15.376,70. A outra seleção oferecerá 77 oportunidades, também em nível superior, para os cargos de engenheiro civil , engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, administrador , médico, assistente social, psicólogo e contador.

Quem pretende concorrer a cargos de nível médio deve aguardar. A CGU adiantou que estuda a possibilidade de abertura de mais um edital especialmente para esse nível de escolaridade. Podem ser oferecidas 876 vagas para técnico de finanças e controle. O salário pago por essa função é de R$ 6.065,36.

O último concurso público do órgão para esses cargos ocorreu em 2008. Na ocasião, foram oferecidas 400 oportunidades. Dessas, 220 foram para analista de finanças e controle e 180 para técnico de finanças e controle. As vagas foram distribuídas entre a sede, em Brasília, e as unidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) organizou a seleção

CorreioWeb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Estudantes fazem VÍDEO para protestar contra cortes no Fies

CEVFzaQWgAANUQiASSISTA AQUI

Um dia depois de o Ministério da Educação (MEC) afirmar que não há mais verbas para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudantes que pleitearam o benefício e não conseguiram demonstraram insatisfação e já começam a se mobilizar em protesto.

— Fizemos o vestibular no ano passado com a expectativa de conseguir o financiamento. Mudaram as regras em janeiro e nos fizeram acreditar que a instabilidade era só um erro. Quando o prazo acaba, afirmam que não têm dinheiro. Foram desrespeitosos com aqueles que têm sonhos — diz Luara Bernades, de 22 anos, que tentou uma vaga em Pedagogia, mas não obteve êxito.

Luara não está sozinha. Ingrid Pereira, de 20 anos, começou a cursar Publicidade e Propaganda na Unip, em São Paulo, e deverá trancar a faculdade, já que não consegue pagar a mensalidade. Além disso, a jovem pretende renegociar com a instituição os valores dos meses que já foram cursados, que somam uma dívida de R$ 2.500. Inconformada, a estudante resolveu praticar o que aprendeu em suas primeiras aulas produzindo um vídeo — ainda que de forma amadora —, com outros alunos de todo o Brasil que não conseguiram o financiamento, para criticar a exclusão no programa.

— Criamos o grupo no WhatsApp e pensamos em uma forma de chamar atenção para o problema. Aí veio a ideia do vídeo. Ainda tenho esperança, mas não muita. Foi meio injusto. Fiquei tentando e, no último minuto, cheguei a conseguir, mas o sistema travou e não confirmou a inscrição. Na minha sala eram 60 pessoas, agora são 30, porque os outros não conseguiram o financiamento. Fiquei dias sem dormir, revezando com meu namorado para tentar me inscrever, e nada adiantou — conta Ingrid.

‘FOI DESESPERO TOTAL’ AFIRMA ESTUDANTE

Depois de ficar seis anos sem estudar devido a uma depressão, a piauiense de 25 anos, Ana Karine Santos voltou aos livros este ano quando passou no vestibular de Serviço Social da Faculdade Internacional do Delta. No entanto, o sonho foi mais uma vez interrompido, agora pela falta de vagas de Financiamento.

— A única solução foi trancar a faculdade. Aqui no Piauí é difícil, é muita gente que precisa do Fies, aqui não rola emprego para poder pagar uma faculdade. Estou indignada, porque passei seis anos sem estudar e quando eu volto para tentar uma faculdade, ser alguem na vida, aí bato de frente com isso. A gente vota neles, eles dizem que vão ajudar na educação e são os primeiro a tirar onda da nossa cara- desabafa.

A jovem, que já trancou matrícula na faculdade, conta que nos último dias de tentativa para ingressar no programa chegou a ter uma crise emocional e está novamente em acompanhamento psicológico.

— A gente se estressa, não sabe se estuda para a prova ou tenta o Fies. Ficamos o tempo todo na frente do computador tentando para não conseguir. Foi desespero total — relata.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Parabéns Antônio Brito. É muito bom ouvirmos ou lermos pessoas que sabem do que estão falando. Pois alguns comentaristas mal sabem do que se trata o tema e já saem criticando ou defendendo a ou b. é preciso se informar melhor e primeiro, antes de sair pregando revoluções e fazendo críticas sem fundamentos.
    As empresas privadas, que se dizem mais honestas do que as públicas, vendo um veio de lucratividade no sistema, começam a operar diretamente por meio de lobbies políticos e indiretamente fazendo propagandas elaboradas ou fingindo que são estudantes (montagens programadas para parecerem autênticas). E até por meio simplesmente da manipulação por meio de informações imprecisas, erradas e inverídicas, fazendo pessoas pensarem, sentirem e agirem com agressividade contra algo que mal sabem do que se trata.
    Lamentável esse tipo de jornalismo de desinformação.

  2. Antes da eleição esses estudantes eram paparicados pelo PT. Hoje deveriam se esforçar, estudar mais ir para uma Universidade Pública e deixar de fazer vídeo. Mundo que gira.
    Mas, uma dúvida: tem vaga para todo mundo nas públicas?

  3. Esses estudantes, em vez de ficarem perdendo tempo fazendo vídeo, deveriam estar estudando mais para passarem em universidades federais, ou fazerem jus às vagas do Prouni. O Fies está sendo utilizado pela raspa do tacho. Concordo com o comentário de Antônio Brito: deveria ser apenas para pessoas carentes e não como prêmio de consolação para quem não conseguiu nota suficiente para entrar via Prouni.

  4. Vamos aos fatos:

    Pelas informações que consegui colher, o FIES está mantido para os alunos que já faziam parte do programa.

    Os custos com o programa cresceram absurdamente, as universidades particulares, de olho nesse mercado, dobraram de uma hora para outra a quantidade de vagas em seus cursos, na maioria das vezes apenas aumentaram o número de alunos por sala, cursos que antes possuíam 30 cadeiras, passaram para 60.

    O governo não acabou com o FIES, apenas houve uma limitação, contingenciada pelo orçamento, no número de novos inscritos no programa.

    Acredito, que ano que vem, o FIES passará a exigir requisitos mais rígidos para que os interessados consigam esse financiamento, atendendo prioritariamente aos estudantes mais carentes.

    Da forma como está, só era interessante para as universidades particulares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Pleno aprova votos de congratulações à Presidência da Assembleia e ao MPRN

Com proposição do presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, a Corte Estadual de Justiça, no decorrer da sessão administrativa desta quarta-feira (06), aprovou voto de congratulações à Presidência da Assembleia, reeleita na terça-feira (05) para mais um mandato. O dirigente do Judiciário pontuou que a recondução de todos os parlamentares componentes da atual mesa diretora do parlamento. Ele desejou êxito aos deputados responsáveis pela gestão do Poder Legislativo nos dois anos subsequentes ao atual mandato.

Durante a sessão de ontem (05), na Assembleia, o atual presidente, deputado Ezequiel Ferreira Filho, recebeu 21 votos entre os 22 parlamentares presentes. Com a eleição, ele também estará à frente da casa legislativa potiguar no biênio 2017/2018. Além do presidente, foram reeleitos os deputados: 1º Vice-presidente: Gustavo Carvalho, 2º Vice-presidente: José Adécio, 1º Secretário: Galeno Torquato, 2º Secretário: Hermano Morais, 3º Secretário: George Soares e 4º Secretário: Carlos Augusto Maia.

Ministério Público

Durante a a sessão, o desembargador e corregedor geral de Justiça do RN, Saraiva Sobrinho, apresentou voto de congratulações, também acompanhado pelos demais pares da Corte, pela eleição do procurador de Justiça, Paulo Roberto Leão, para ocupar a corregedoria geral do Ministério Público Estadual (MPRN) no período 2015/2017. Saraiva disse acompanhar a trajetória deste profissional do Direito desde o início de sua carreira no MP e externou o seu parabéns pela escolha do nome de Leão pelos colegas de trabalho.

TJRN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Agentes da Defesa Civil evitam tentativa de suicídio na Ponte Newton Navarro

Agentes da Defesa Civil de Natal evitaram na noite dessa terça-feira (05) mais uma tentativa de suicídio na ponte Newton Navarro. A ação rápida dos servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) possibilitou o resgate de um jovem de 17 anos que demonstrava se encontrar muito abalado e ameaçava saltar da ponte.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Civil de Natal, Eugênio Soares, os agentes se depararam com a mãe do jovem que ameaçava suicídio solicitando ajuda no início da ponte Newton Navarro. “Os agentes se dirigiram até a vítima, que estava em situação de perigo no parapeito da ponte, e após uma conversa conseguiram distrair e imobilizar o rapaz”, contou.

O cidadão dominado pelos agentes da Defesa Civil foi conduzido na viatura da Semdes para o Hospital João Machado. Ele foi entregue aos cuidados médicos e foi acompanhado pela mãe, que agradeceu a ação rápida e eficiente dos agentes. “Esse é o trabalho da Defesa Civil, preservar vidas, e ficamos felizes por contar com profissionais capazes servindo a sociedade”, concluiu o Eugênio Soares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Banco do Brasil liberou crédito para socialite Val Marchiori comprar Porsche

val-marchiori-2217A socialite Val Marchiori conseguiu autorização do Banco do Brasil para comprar um carro de luxo com parte dos recursos do financiamento de caminhões para sua empresa. Val é amiga pessoal do atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, que antes comandava o banco estatal. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (6).

Em abril de 2013, o Banco do Brasil aprovou empréstimo de 3 milhões de reais à Torke Empreendimento, empresa da socialite registrada em São Paulo. O valor concedido, no entanto, foi de 2,79 milhões de reais. Os recursos, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), eram subsidiados pelo governo a juros de 4% ao ano.

Documentos obtidos pelo jornal mostram que, meses depois, Val solicitou o uso do limite do crédito, cerca de 200 000 reais, para a compra de um carro de passeio.

O banco estatal aprovou a ampliação do crédito em fevereiro de 2014. Com o recurso, a socialite adquiriu um Porsche Cayenne S, avaliado em 400 000 reais.

Ainda de acordo com a reportagem da Folha, não é praxe do Banco do Brasil autorizar o uso de “sobras” de empréstimos sem que haja ligação direta com o pedido do financiamento. No caso da Torke, o valor restante poderia ser usado para a compra de outro caminhão ou de peças, mas não para a aquisição de um carro particular.

Procurado por VEJA SÃO PAULO, o banco ainda não se pronunciou. À Folha o BB informou que o financiamento não empregou recursos do BNDES e que a Torke opera com o “BB nas linhas necessárias para condução dos seus negócios”.

A assessoria de imprensa da socialite informou que não poderia responder aos questionamentos de VEJA SÃO PAULO no momento e que enviaria uma resposta “mais tarde”. Em nota publicada em seu blog, que ficou no ar no site da VEJA SÃO PAULO até o fim do ano passado, Val afirmou que seguiu todas as regras e normas exigidas pelos bancos envolvidos para obter o financiamento para a Torke. No entanto, à época, desconhecia-se o crédito para a compra do Porsche.

Veja SP

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TJRN e FIERN firmam convênio para profissionalizar apenados nesta quinta

O Tribunal de Justiça, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o Serviço Social da Indústria (Sesi-RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN) e o Instituto Euvaldo Lodi, instituições ligadas à Federação, assinam, às 10 horas desta quinta-feira (7), na Presidência do TJRN, o segundo Termo Aditivo ao convênio que destinado a promover a realização de cursos profissionalizantes para cumpridores de penas e medidas alternativas, apenados do regime aberto e beneficiados com o livramento condicional.

O segundo Termo Aditivo prorroga o prazo de vigência do Convênio nº 13/2013-TJ por mais 12 meses, contados da data de seu termo final, compreendendo o período de 10 de maio de 2015 a 10 de maio de 2016, passando a totalizar 36 meses. A renovação foi solicitada pelo coordenador do Programa Novos Rumos na Execução Penal, juiz Gustavo Marinho em virtude do término do prazo, que acontece próximo dia 08 de maio.

De acordo com o juiz Gustavo Marinho, a renovação do Convênio vem sendo objeto das ações do Tribunal de Justiça potiguar em atenção às recomendações do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem por finalidade a qualificação e a reinserção social dos que estão inseridos no sistema carcerário.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Renault comunica recall de mais de 30 mil unidades de Sandero e Logan no Brasil

CEU4Ts6VAAIyekr

A Renault convocou, nesta quarta-feira, os proprietários dos veículos Novo Sandero e Novo Logan, motor 1.0 com ar-condicionado, fabricados entre 1º de outubro de 2013 e 10 de janeiro de 2014, com numeração de chassis EJ776649 a FJ703048 (Novo Sandero) e EJ218750 a FJ698928 (Novo Logan), a agendarem junto a uma concessionária da marca a aplicação de componente de fixação no tubo de combustível e/ou substituição do mesmo, se necessário. O recall envolve 33.974 veículos, sendo 15.521 unidades do Novo Sandero e 18.453 do Novo Logan.

No comunicado, a empresa informa que houve montagem incorreta do tubo de combustível que pode permitir o contato com a mangueira do ar-condicionado e causar danos no item envolvido. E m consequência deste defeito, poderá ocorrer a perfuração do tubo de combustível com possibilidade de incêndio no compartimento do motor, que, em casos extremos, poderá ocasionar danos materiais e/ou lesões graves aos ocupantes.

O conserto será feito gratuitamente em uma das concessionárias Renault. A lista das concessionárias está no site www.renault.com.br e mais informações podem ser obtidas no SAC Renault, no número 0800-0555615.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CASO MÁXIMO AUGUSTO – (FOTOS): Itep analisa carro de estudante na manhã desta quarta e aponta próximos passos

d60933a5e440451220057a22c19b35be e1cc80d7b6a9acb298f6f80024cd67d3Fotos: cedidas

O Instituto Técnico-Científico de Polícia(ITEP), através dos peritos criminais Lindyce Guerra Paulo Vale, iniciou na manhã desta quarta-feira(6) as buscas no veículo Fiat Palio, por digitais e outros sinais que possam trazer novas pistas do(s) suspeito(s) pela morte do estudante Máximo Augusto, 23 anos, desaparecido no fim de semana e encontrado já sem vida, com sinais de violência, no domingo(3), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Preliminarmente, foram encontradas porções de areia, provavelmente do local onde a vítima foi encontrada. Também foram encontradas duas vestes, uma calça jeans e uma camisa, que serão analisadas. Manchas de sangue visíveis não foram visualizadas. A necessidade do uso do luminol, caso possíveis manchas tenham sido removidas, serão avaliadas se as investigações solicitarem.

Lindyce Guerra confirmou que a busca por material biológico, como manchas de sangue, semên e fios de cabelo serão aprofundadas durante esta quarta-feira(6), com todo cuidado para que, em caso do encontro de qualquer indício, seja comparado ao DNA da vítima. Não havendo compatibilidade, as análises serão aprofundadas para o trabalho de investigação e identificação do(s) suspeito(s).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF

juiz(Foto: Tribunal Regional Federal/Divulgação)

O recém-empossado juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, afirma que disciplina e motivação foram a receita que o levaram a romper com a antiga realidade de borracheiro e alcançar o sonho de ser magistrado em Brasília. Os últimos quatro anos foram dedicados a concursos públicos, nos quais ele acumulou 200 quilos de resumos de disciplinas de direito. O advogado é de Sananduva, no Rio Grande do Sul, e foi aprovado na mesma seleção feita pela miss DF Alessandra Baldini.

Spanholo conta que a ideia de virar juiz veio tarde, já no final da faculdade e por influência de um professor. Até então o objetivo dele era apenas “melhorar de vida”. A graduação, de acordo com o juiz, já parecia uma grande superação para ele e os quatro irmãos, que trocavam de roupa e sapatos entre si para não irem todos os dias vestidos do mesmo jeito para a instituição.

O trabalho começou cedo. Entre os 9 anos e os 15 anos, os cinco consertavam pneus e lavavam carros junto com o pai. “Durante o inverno, as mãos e os pés ficavam quase sempre congelados. Não tínhamos luvas de borracha e outros equipamentos de proteção que hoje são comuns e obrigatórios. Só restava fazer muito fogo para se aquecer, mas, com isso, os choques térmicos eram inevitáveis. Vivíamos com fissuras nas mãos e pés.”

O magistrado diz que a condição levava a família a ser muito severa em relação à educação e a acreditar que só assim todos teriam melhores oportunidades. O esforçou coletivo ajudou os cinco irmãos a ingressarem em uma faculdade de direito que ficava a 250 quilômetros de casa. Para pagar os estudos, os irmãos tiveram de aprender a costurar cortinas e edredons e a fazer bordados.

“Depois, com a chegada da habilitação para dirigir, também passei a trabalhar na área de vendas. Era um desafio diário. Saía sempre cedinho, rodava o dia todo, batendo de porta em porta pelos municípios da região, oferecendo nossos produtos diretamente nas casas. Por razões de economia, meu almoço era sempre debaixo da sombra de uma árvore, dentro do carro. Cardápio? Algumas fatias de pão caseiro e um pedaço de frango empanado – e frio – ou uma torrada carinhosamente preparados pela minha mãe. Bebida? Água que levava dentro de um litro [de garrafa] pet”, lembra.

Spanholo voltava para casa no final da tarde para pegar o ônibus para ir à faculdade. Muitas vezes, por causa da distância, não conseguia tomar banho antes das aulas. As faltas também eram frequentes por causa do trabalho e aconteciam em média duas vezes por semana. Como consequência, ele ficou de exame nos dez semestres do curso.

“Na verdade só consegui levar adiante a graduação porque meus colegas conheciam minha realidade e sempre me emprestavam os cadernos para copiar ou tirar xerox das suas anotações. Confesso que, durante a graduação, estudei muito pouco por livros de doutrina, não tinha como”, explica. “Aliás, meu ‘horário de estudos’ era no ônibus, durante as viagens de ida e volta, e aos domingos – os sábados eu usava para fazer vendas nas cidades mais distantes. A necessidade faz a gente se reinventar.”

Sem familiares e conhecidos na área, Spanholo afirma que só fez a seleção para a Escola Superior da Magistratura, aos 22 anos, por insistência de um professor. A instituição fica em Porto Alegre e oferece cursos de preparação e de aperfeiçoamento para interessados na área. A aprovação foi uma surpresa, e o jovem precisou se desdobrar entre trabalhar em escritórios aos finais de semana enquanto passava de segunda a sexta estudando a 400 quilômetros de casa.

Ao fim do curso e já casado, o juiz deu início à primeira das duas “temporadas” de concursos públicos. Ele conta que chegou perto da aprovação para promotor, procurador, juiz do trabalho e juiz estadual entre 1999 e 2003, mas precisou desistir dos certames porque a mulher havia acabado de ganhar bebê.

“Tínhamos o filho pequeno, e, em uma decisão muito difícil, conjuntamente optamos por ‘adiar’ meu sonho de ser magistrado. Em 2010, decidi retomar tal sonho, mas agora na área federal. Sofri muito para refazer a base do conhecimento que perdi durante aquela ‘parada técnica’. Levei um bom tempo para voltar a atingir um ‘nível competitivo’. Reprovei em muitos concursos. Aliás, de tanto ficar no ‘quase’, acabei ficando ‘especialista’ em calcular e antecipar as notas de cortes das provas objetivas dos nossos concursos”, brinca Spanholo.

Foram dezenas de seleções desde então. Para se preparar, o magistrado passou a estudar a vida de pessoas que já haviam alcançado aprovação no concurso que ele queria. Ele lembra que identificou o que havia de comum, em relação a estratégias e métodos de estudos, para traçar o plano de como se prepararia.

(mais…)

Opinião dos leitores

  1. Parabéns! Um megaexemplo para todos. Este é o verdadeiro juiz preparado pela escola da vida. Que seja também o juiz autêntico de investidura e valor realmente bíblico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ato de Desagravo ao advogado Rilke Barth acontece nesta quinta

358c9e2ba075a8d8a8d11303aafd5376O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte vai realizar Ato de Desagravo ao advogado Rilke Barth, que é presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/RN, na próxima quinta (07), às 17h30, durante reunião do Conselho Seccional. O Desagravo foi aprovado pelos conselheiros em 19 de março de 2015 em razão de afirmações de ex-diretor do Presídio Rogério Coutinho Madruga em seu pedido de exoneração. Conforme o ex-diretor, a justificativa para saída do cargo foi rebelião na unidade que teria ocorrido depois de uma visita da Comissão de Advogados Criminalistas.

Segundo o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, quando a secretária Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite, pediu que a OAB entrasse nas negociações, as rebeliões já existiam. “Quando começamos a negociar as rebeliões já tinham começado. Nosso objetivo sempre foi estabelecer a paz social, buscar a dignidade para os apenados e melhorias para os advogados e agentes penitenciários. A colocação de Osvaldo foi infeliz, de quem não conhece o trabalho da Ordem dos Advogados”, afirmou.

OAB-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Hospital Infantil Varela Santiago oferece manhã de beleza para mães

No próximo dia 8 de maio, o Hospital Infantil Varela Santiago vai oferecer uma manhã de beleza para as mães das crianças que estão em tratamento na Instituição e também para as funcionárias da Instituição. Na oportunidade, serão realizadas demonstrações dos produtos e serviços de salões de beleza parceiros e sorteios de serviços, como: hidratação, corte, escova, manicure e pedicure, de cinco salões parceiros, para as mães que prestam serviço para o hospital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Presidente da Câmara de Caicó desabafa e diz que falta até soro no hospital regional

É destaque no Política em Foco, por Anna Ruth Dantas nesta quarta-feira(6). O presidente da Câmara Municipal de Caicó Nildson Dantas lamentou, em tom de desabafo, a situação do Hospital Regional de Caicó, onde pacientes estão comprando soro, por falta de material na unidade.

“É vergonhoso ver nossas crianças, idosos e pessoas simples morrendo em leitos e corredores dos hospitais públicos, ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Outro aspecto relevante desse quadro em Caicó diz respeito aos profissionais da área que chegam ao ponto de serem obrigados a fazerem ameaças de parar suas atividades justamente pela falta de condições no atendimento das pessoas”, lamentou o vereador.

Ele destacou que as vítimas são os próprios cidadãos com a falta de estrutura das unidades. “Estamos diante de uma situação onde as vítimas somos nós mesmos. A falta de estrutura, remédios, soro e a superlotação, dentre outros, no Hospital Regional do Seridó, uma unidade hospitalar de referência para a região, são dilemas que necessitam ser revistos. Para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas três pessoas foram a óbito naquela unidade pela falta de condições no atendimento.”, comentou Nildson Dantas.

Com informações do Política em Foco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Casal condenado por fazer sexo em praia pode pegar até 15 anos de prisão

jose-caballero-40-e-elissa-alvarez-20-foram-presos-por-fazer-sexo-em-praia-na-florida-1430865744817_615x300Um homem e uma mulher da Flórida, condenados por terem tido relações sexuais numa praia pública na presença de uma criança, podem pegar até 15 anos de prisão e entrar para a lista de criminosos sexuais, afirmou o advogado deles nesta terça-feira (5).

Elissa Álvarez, 20, e José Caballero, 40, foram presos em julho de 2014 em Bradenton Beach, na Flórida, depois que outros banhistas, entre eles a mãe de uma criança de 4 anos que viu o ato, chamaram a polícia para reclamar.

Um vídeo feito por uma das testemunhas, que mostra Álvarez, uma assistente de consultório odontológico, movendo-se sugestivamente sobre Caballero, um personal trainer, foi publicado no YouTube e amplamente visto online.

“Eles estão devastados, absolutamente devastados”, disse Ronald Kurpiers, o advogado do casal. “Não acho que o que eles fizeram justifica classificá-los como criminosos sexuais.”

Um júri na segunda-feira (4) considerou o casal culpado de ato lascivo ou exibição lasciva na frente de uma criança, um crime de segundo grau, após deliberar por 15 minutos.

Antes do julgamento, os réus rejeitaram acordos que limitariam a pena de Caballero a 2,5 anos de prisão e a punição de Álvarez a 90 dias de prisão, disse Kurpiers, acrescentando que seus clientes negam que tiveram relações sexuais na praia.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

“Vai haver desemprego. É preciso não ter ilusões”, avisa ex-ministro da Fazenda

3cyntqsde2_7c08d3dv81_fileFoto: Alexandre Saconi/R7

Em março, o nível de desemprego no Brasil avançou para o maior nível desde maio de 2011 e começou a gerar preocupação entre analistas da área econômica.

Em entrevista exclusiva ao R7, o embaixador Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e diretor da faculdade de Economia da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), disse acreditar que o desemprego será um problema pontual daqui para frente.

— Uma economia que cresça saudável proporciona empregos, como proporcionou até pouco tempo atrás. Empregos com carteira [assinada], com direitos. E é isso que, agora, vai ficar cada vez mais difícil.

Para o ex-ministro, responsável pela implementação do Plano Real em 1994, é preciso ter o “pé no chão” quando o assunto é esse.

— Na verdade, é preciso não ter ilusões. Embora muitos fatores contribuam para a melhoria do bem-estar, para essa expansão da classe média e do consumo, o fator mais importante é o crescimento da economia.

Esse processo, que afeta a fatia mais pobre da população, é injusto, segundo Ricupero. Para o embaixador, essa é a população que mais vai sofrer, e de maneira injusta.

— É injusto, mas eles [integrantes da fatia mais pobre da população] sofrerão. Não como está se dizendo, por causa dessas propostas de corrigir os abusos do abono salarial, do seguro-desemprego, dos abusos das pensões. Nisso, o governo tem inteira razão, são abusos, coisas que o País não tem condições de proporcionar. […] Onde eu creio que vá haver um sofrimento é porque vai haver desemprego. Vai haver [desemprego] e não vai haver crescimento [econômico].

Já sobre possíveis cortes nos gastos com a área social, o ex-ministro da Fazenda afirmou não acreditar que haverá cortes.

— Eu acredito que o Brasil manterá, por exemplo, o Bolsa Família. Mas o Bolsa Família é apenas um pequeno atenuante da miséria dos mais pobres. Para a maioria da população, a condição indispensável da melhoria terá de vir do crescimento da economia.

R7

Opinião dos leitores

  1. Mas olha só quem está falando! O homem do escândalo da parabólica, com sua polêmica declaração em off vazada via satélite: – "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde."

  2. Ricupero, fale-nos do Banestado…
    O Banestado, um dos bancos mais sólidos do sistema financeiro do país, foi saqueado pelos tucanos na década de 90. Após devastarem as finanças da instituição, o PSDB, que governava o país, iniciou um processo de privatização cheio de fraudes.
    O Banestado foi então vendido para o Itaú, pela bagatela de R$ 1,6 bilhão.
    Existem acusações de que a privatização do Banestado gerou prejuízo de R$ 42 bilhões aos cofres públicos.
    Mas tucanos podem tudo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Câmara Criminal do TJRN nega Habeas Corpus para suspeita presa com fuzil na Grande Natal

A Câmara Criminal do TJRN, na sessão ordinária desta terça-feira (5), negou um pedido de Habeas Corpus feito por uma mulher que havia sido presa em flagrante, na sua residência, com uma arma de uso restrito, e que, supostamente, estava agindo sob as ordens de Paulo Victor Monteiro, preso em Alcaçuz e um dos suspeitos de participação no sequestro do empresário mossoroense Porcino Fernandes, o Popó Porcino, crime ocorrido em 2012.

Segundo os autos, em 6 de abril de 2015, Yanca Thainá, companheira de Paulo Victor, foi flagrada – na companhia de outra mulher, quando guardava, em sua casa, um fuzil calibre 7.62, além de 78 munições. As testemunhas relatam também que dois homens foram filmados no momento em que faziam o transporte do fuzil, retirando-a da casa das autuadas.

A defesa chegou a formular pedido de liberdade alegando, dentre outros pontos, que não estão presentes os requisitos da prisão preventiva, já que Yanca tem endereço fixo, profissão definida e que é ré primária e, desta forma, moveu o pedido sucessivo de substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar por ter filho em fase de amamentação. Alegou ainda que o local de custódia não tem espaço adequado para presas lactantes.

O Ministério Público opinou pela manutenção da prisão preventiva para garantia da ordem pública, já que as circunstâncias do caso indicariam periculosidade em razão do tipo de arma apreendida e quantidade de munições, além do fato de que os autuados estavam agindo sob ordens de um presidiário de Alcaçuz.

Yanca e os outros três presos foram detidos em uma residência localizada no Loteamento São Francisco, em São Gonçalo do Amarante. A equipe da Dehom foi informada que duas mulheres, que estavam na residência, iriam, supostamente, fornecer drogas para dois homens que chegariam ao local em dois veículos, um carro Fiat Strada, cor cinza e uma motocicleta Honda CG cor azul.

O MP também destaca que os policiais informaram que o cano da arma estava visível no momento em que os dois homens, também autuados, faziam o transporte, de modo que a alegação de que não sabiam o que estavam transportando não pode ser acolhida. Argumentou também que a autuada já tinha ciência alguns dias antes, através do presidiário Paulo Victor, que um homem deixaria uma arma na sua casa e posteriormente dois homens a procurariam para pegar a arma.

Os quatro suspeitos foram indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo de uso restrito. Yanca Tainá Rebouças confessou que era companheira de Paulo Victor Monteiro.

Saiba mais

A prisão preventiva é medida cautelar criminal que se aplica, caso do autos, quando se observa a plausibilidade mínima de existência do crime e indícios de autoria, e em decorrência da necessidade, que se consubstancia em uma das hipóteses previstas no art. 312 do CPP, quais sejam, a garantia da ordem pública, da ordem econômica, a conveniência da instrução criminal, para assegurar a aplicação da lei penal, ou no caso de descumprimento de qualquer obrigação imposta por força de outras medidas cautelares. Além disso, deve ser decretada quando não for cabível a substituição por outra medida cautelar (CPP, art. 282, § 6º).

(Habeas Corpus com Liminar nº 2015.004557-4)
TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Sessão de escolha de novo desembargador do TJRN irá ocorrer em 29 de maio

DSC_0018A Corte Estadual de Justiça definiu para o dia 29 de maio, uma sexta-feira, a data para a sessão administrativa especial que irá escolher o nome do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O próximo integrante do Pleno irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Aderson Silvino, ocorrida em janeiro. O horário para início da sessão é o das 10 horas.

O critério de escolha, desta vez, é de merecimento. O presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, fez a proposição da data, aprovada à unanimidade pelos demais integrantes da Corte. “Todos os colegas já devem ter recebido as informações sobre os juízes aptos a compor a relação da qual sairá o nome escolhido”, salienta o dirigente do Judiciário estadual.

A mais recente sessão de escolha de desembargador foi a do magistrado Gílson Barbosa, realizada em 28 de agosto de 2013, pelo critério de antiguidade.

TJRN

Opinião dos leitores

  1. Na torcida pela doutora Sandra Elali, reconhecidamente uma das mais estudiosas juristas da América Latina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *